Alcantara escreveu:Não é uma questão de Multirole / Swingrole. Eu levo em consideração alcance, persistencia, etc...
Eu tive uma discussão muito boa com o Carlos Mathias justamente sobre isso, caça pesado vs caça leve no tópico sobre o Gripen, se não me engano, onde defendi que uma quantidade maior de caças leves pode ser mais vantajoso do que uma quantidade menor de caças pesados. Muito boa discussão.
Resumindo, eu disse que o caça leve faz a mesma coisa que um pesado faz, a diferença é que o pesado o faz MAIS LONGE...
Dentro do que eu penso, talves fosse melhor mudar de Grupo de Defesa Aérea para Grupo de Superioridade Aérea. Um no norte, outro no nordeste, outro no centro-oeste e um outro no sul.
Imagino que a discussão deva ter sido mesmo frutífera.
Mas mesmo neste contexto Hi-Lo Mix, penso que o conceito Multirole continua valendo.
Acredito que justamente caças como F-16C Block 50+, Gripen, MiG-35, são caças leves que podem atuar em vários tipos de missões, especialmente valendo-se de munições guiadas no caso de missões de ataque à alvos em terra.
Sobre Caças Leves, há também que se levar em consideração que dois caças leves, estrapolando uma coparação, podem estar em dois locais diferentes, enquanto um caça pesado só pode realizar uma única missão por vez.
O que acha?!