Forças Aéreas "emergentes" e AEW&C
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
- Contato:
Forças Aéreas "emergentes" e AEW&C
Tomando como base o post do cupincha Túlio:http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?p=229056#229056
onde ele chama a atenção a importância de se ter aeronaves AEW&C me veio a mente uma questão:
Porque Forças Aéreas "emergentes" como a Força Aérea da Espanha, Força Aérea da África do Sul, Força Aérea do Chile e a Força Aérea Venezuelana que estão em processo de modernização com caças de última geração preterem a aquisição de aeronaves AEW&C ?
A importância deste tipo de "auxílio" a aviação de combate na guerra moderna se mostra hoje em dia imprescindível.
Vimos na prática na CRUZEX como uma aeronve com aviônica e armamento moderno ( F-5 BR + Derby ) aliádo a uma aeronave AEW&C pode destroçar a aviação inimiga.
O que se passa então com os brigadeiros destes países?!
onde ele chama a atenção a importância de se ter aeronaves AEW&C me veio a mente uma questão:
Porque Forças Aéreas "emergentes" como a Força Aérea da Espanha, Força Aérea da África do Sul, Força Aérea do Chile e a Força Aérea Venezuelana que estão em processo de modernização com caças de última geração preterem a aquisição de aeronaves AEW&C ?
A importância deste tipo de "auxílio" a aviação de combate na guerra moderna se mostra hoje em dia imprescindível.
Vimos na prática na CRUZEX como uma aeronve com aviônica e armamento moderno ( F-5 BR + Derby ) aliádo a uma aeronave AEW&C pode destroçar a aviação inimiga.
O que se passa então com os brigadeiros destes países?!
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6431 vezes
- Agradeceram: 6787 vezes
- Contato:
Meu cupincha, a meu ver temos realidades distintas aí:
A Espanha está sob o guarda-chuva da OTAN e não tem compromissos internacionais como a França e Grã-Bretanha, os quais têm capacidade AEW/AWACS. A meu ver - e creio que os responsáveis pela Defesa Espanhola pensam igual - a Espanha não tem porque NÃO PRECISA!
O Chile inaugurou esta capacidade na AS com o Condor, e parece já estar buscando substitutoS. Fazem o certo.
A Venezuela, em que pese não dar qualquer indicativo, cedo ou tarde terá de ir às compras de Sistemas como o descrito no post a que aludiste. Só GCI não basta.
Agora, a África do Sul é mais brabo de entender: Ter Gripen e não ter AEW é privar o caça de dar o seu melhor, o que ele faz em ambiente NCW. É como defenderes a tua casa com um Rottweiler dos mais brabos mas mantido sempre preso numa corrente bem curtinha...
A Espanha está sob o guarda-chuva da OTAN e não tem compromissos internacionais como a França e Grã-Bretanha, os quais têm capacidade AEW/AWACS. A meu ver - e creio que os responsáveis pela Defesa Espanhola pensam igual - a Espanha não tem porque NÃO PRECISA!
O Chile inaugurou esta capacidade na AS com o Condor, e parece já estar buscando substitutoS. Fazem o certo.
A Venezuela, em que pese não dar qualquer indicativo, cedo ou tarde terá de ir às compras de Sistemas como o descrito no post a que aludiste. Só GCI não basta.
Agora, a África do Sul é mais brabo de entender: Ter Gripen e não ter AEW é privar o caça de dar o seu melhor, o que ele faz em ambiente NCW. É como defenderes a tua casa com um Rottweiler dos mais brabos mas mantido sempre preso numa corrente bem curtinha...
-
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 1 vez
tulio escreveu: Agora, a África do Sul é mais brabo de entender: Ter Gripen e não ter AEW é privar o caça de dar o seu melhor, o que ele faz em ambiente NCW. É como defenderes a tua casa com um Rottweiler dos mais brabos mas mantido sempre preso numa corrente bem curtinha...
Calma meu cupicha, como eu já postei aqui a SAAF está procurando um avião AEW&C e agora que estão começando a receber os Gripens.
-
- Sênior
- Contato:
tulio escreveu: A Espanha está sob o guarda-chuva da OTAN e não tem compromissos internacionais como a França e Grã-Bretanha, os quais têm capacidade AEW/AWACS. A meu ver - e creio que os responsáveis pela Defesa Espanhola pensam igual - a Espanha não tem porque NÃO PRECISA!
Também não precisa de Tomahawk... mas tem !
Com uma aviação daquele tamnaho e com tanta capacidade é inexplicável e diría inaceitável que não contem com uma aeronave AEW&C !
Com FA's tão capazes e autônomas creio que é uma grande mancada depender dos AEW&C da OTAN !
tulio escreveu: O Chile inaugurou esta capacidade na AS com o Condor, e parece já estar buscando substitutoS. Fazem o certo.
O Condor é um solitário e digamos "idoso" AEW&C para uma aviação de combate moderna e numerosa( Quase 30 F-16 MLU/Block-50 ) + 15 F-5 Tiger III etc...
Quanto a sua possível substituição há apenas rumores nada de oficial, sequer um RFP foi emitido...
tulio escreveu: A Venezuela, em que pese não dar qualquer indicativo, cedo ou tarde terá de ir às compras de Sistemas como o descrito no post a que aludiste. Só GCI não basta.
Concordo plenamente. E de todos os exemplos que citei parece ser o mais "crítico" pois tem sérias ameaças e uma defasagem tecnológica muito grande.
tulio escreveu: Agora, a África do Sul é mais brabo de entender: Ter Gripen e não ter AEW é privar o caça de dar o seu melhor, o que ele faz em ambiente NCW. É como defenderes a tua casa com um Rottweiler dos mais brabos mas mantido sempre preso numa corrente bem curtinha...
Concrodo... belo exemplo... huahuahua!
-
- Sênior
- Contato:
Sideshow escreveu:tulio escreveu: Agora, a África do Sul é mais brabo de entender: Ter Gripen e não ter AEW é privar o caça de dar o seu melhor, o que ele faz em ambiente NCW. É como defenderes a tua casa com um Rottweiler dos mais brabos mas mantido sempre preso numa corrente bem curtinha...
Calma meu cupicha, como eu já postei aqui a SAAF está procurando um avião AEW&C e agora que estão começando a receber os Gripens.
Justamente. Dos exemplos que citei é que eu mais acredito em uma compra de AEW&C a curto prazo...
-
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Sniper escreveu:Sideshow escreveu:tulio escreveu: Agora, a África do Sul é mais brabo de entender: Ter Gripen e não ter AEW é privar o caça de dar o seu melhor, o que ele faz em ambiente NCW. É como defenderes a tua casa com um Rottweiler dos mais brabos mas mantido sempre preso numa corrente bem curtinha...
Justamente. Dos exemplos que citei é que eu mais acredito em uma compra de AEW&C a curto prazo...
Quero ver a Angola peitar isso
Tulicinho, lo que ha trascendido es que se buscan complementos no sustitutos.
No tiene sentido sustituir uno de los más avanzados AEW en servicio en el mundo.
O Condor é um solitário e digamos "idoso" AEW&C para uma aviação de combate moderna e numerosa( Quase 30 F-16 MLU/Block-50 ) + 15 F-5 Tiger III etc...
Si, un Cóndor es poco, pese a tener autonomía de avión intercontinental...
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
-
- Sênior
tulio escreveu:
Também não precisa de Tomahawk... mas tem !
Com uma aviação daquele tamnaho e com tanta capacidade é inexplicável e diría inaceitável que não contem com uma aeronave AEW&C !
Com FA's tão capazes e autônomas creio que é uma grande mancada depender dos AEW&C da OTAN !
Bueno, tampoco es para tanto. España dispone de una buena y amplia red de EVAS (Escuadrones de Vigilancia Aerea), con radares 3D Lanza de fabricación española, aparte de los embarcados en sus fragatas AEGIS.
No es lo ideal, pero con ello puede hacer frente a cualquier amenaza actual de sus posibles enemigos.
Tenerlos solamente es una decisión politica que en nada afectaria a la economia del pais.
Ademas, en Europa creo que solamente Gran Bretaña y Francia poseen estas plataformas propias, otros paises como Alemania o Italia creo que tampoco disponen de ellas.
Tal vez en un futuro no muy lejano España decida tener sus AEW&C propios, cuando ya esten cubiertas otras necesidades y finalizados algunos programas actuales.
Hay que tener en cuenta que con un 1% del PIB no se puede tener de todo.
Saludos.