Dúvida - Força Aeronaval

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#16 Mensagem por zela » Sex Fev 02, 2007 12:13 pm

Fábio Nascimento escreveu:
Marino escreveu:
Pelo que eu entendi e conversei com um amigo meu, haveria possibilidade de se especializar e ser "Fiel", cuidar de reparos, manutenção, e etc, mesmo como Cabo, depois poderia se especializar em aviônica e ser piloto de teste e coisas assim, além de cuidar das outras coisas. confere?

O Fiel é uma praça especializada em aviação.
Primeiro tem que entrar na Marinha, fazendo prova para uma Escola de Aprendizes Marinheiros, ou incorporando depois de um período como recruta (muito difícil). Sai da Escola Marinheiro, depois de um tempo quando chega o período da promoção a Cabo e a escolha da especialização, pode optar por uma das especializações de aviação. Pode se especializar em aviônica, em mecânica de aviação, controle aéreo, etc.
Para ser piloto tem que fazer prova para a escola naval, ou entrar como oficial QC (Quadro Complementar, após completar a faculdade) e optar por especialização como piloto.

Os Oficiais Complementares também podem se tornar pilotos?
Estou pensando em fazer concurso depois que terminar a faculdade, vai ser minha ultima chance para ser militar visto que já passei da idade para os demais concursos!

Eu não sabia disso...é como nos EUA?
Pq eu estou terminando a universidade este ano, e tenho 23 anos...quem sabe eu tenha a chance de ser piloto...
Por enquanto só no sonho :(

Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#17 Mensagem por Piffer » Sáb Fev 03, 2007 11:03 am

Não querendo desanimar ninguém, mas entrar na Marinha ou no Exército para ser piloto é furada. Quem voa é a FAB. No EB e na MB é uma especialização bem restrita (principalmente no EB)

Exemplo do Exército: minha turma entrou na EsPCEx com 730 alunos. 465 se formaram na AMAN. Hoje devemos ser pouco mais de 400. Apenas 12 são pilotos. Claro que nem todos queriam, mas a proporção é bem pequena.

Além disso, só se consegue fazer o curso depois de sete anos no Exército: um na Prep, quatro na AMAN e dois na tropa.

Para os sargentos é diferente. Você escolhe se quer ser de aviação no momento do concurso.

Abraços,

Carpe noctem!
david_wesley
Novato
Novato

Concursos

#18 Mensagem por david_wesley » Sáb Fev 03, 2007 12:07 pm

Fábio, quando terminar a faculdade você poderá fazer concurso para as 3 forças. Na FAB, pelo menos nas minha área (Saúde), a idade limite é 33 anos. Na Marinha o limite subiu de 31 para 35 anos. E no Exército o limite de idade é 37 anos. Portanto você tem tempo ainda. Bom, também depende da tua profissão fazer parte dos quadros das Forças...

Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: Concursos

#19 Mensagem por Fábio Nascimento » Sáb Fev 03, 2007 12:18 pm

david_wesley escreveu:Fábio, quando terminar a faculdade você poderá fazer concurso para as 3 forças. Na FAB, pelo menos nas minha área (Saúde), a idade limite é 33 anos. Na Marinha o limite subiu de 31 para 35 anos. E no Exército o limite de idade é 37 anos. Portanto você tem tempo ainda.

Na FAB segundo eu soube, não abre vagas para a minha área, mas na Marinha tem, e no exército tmb, porem eu tava em duvida quanto a idade, muito obrigado pelas informações!!

_______________________________________________.
thicogo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 17 vezes

#20 Mensagem por thicogo » Dom Fev 04, 2007 5:22 pm

Piffer escreveu:Não querendo desanimar ninguém, mas entrar na Marinha ou no Exército para ser piloto é furada. Quem voa é a FAB. No EB e na MB é uma especialização bem restrita (principalmente no EB)

Exemplo do Exército: minha turma entrou na EsPCEx com 730 alunos. 465 se formaram na AMAN. Hoje devemos ser pouco mais de 400. Apenas 12 são pilotos. Claro que nem todos queriam, mas a proporção é bem pequena.

Além disso, só se consegue fazer o curso depois de sete anos no Exército: um na Prep, quatro na AMAN e dois na tropa.

Para os sargentos é diferente. Você escolhe se quer ser de aviação no momento do concurso.

Abraços,

Piffer, quanto tempo dura o curso de piloto?
E como você comentou o curso é restrito.Então como foi para vc entrar peixe, mérito, idade, patente , como foi?"Me desculpe pelo peixe mas derrepente,né? ".VALEU :wink:

jambockrs
Sênior
Sênior
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#21 Mensagem por jambockrs » Dom Fev 04, 2007 10:13 pm

Fábio Nascimento escreveu:Para ser piloto tem que fazer prova para a escola naval, ou entrar como oficial QC (Quadro Complementar, após completar a faculdade) e optar por especialização como piloto.
Os Oficiais Complementares também podem se tornar pilotos?
Estou pensando em fazer concurso depois que terminar a faculdade, vai ser minha ultima chance para ser militar visto que já passei da idade para os demais concursos!

Marino escreveu:Sim, podem. Também devem fazer um curso de especialização e podem optar por serem pilotos.

Prezado Marino: creio que há um leve engano na resposta dada ao Fábio Nascimento.
Vejamos. A Marinha, periódicamente e segundo suas necessidades específicas, abre concurso para o Quadro Complementar de Oficiais, destinados a candidatos portadores de diploma de curso superior que seja do interêsse da Marinha, num determinado momento. Assim, os aprovados irão exercer, estritamente, as funções para as quais já tenham habilitação legal para o exercício da profissão.
Estive pesquisando e ví o edital da aprovação e classificação de candidatos para uma vaga na profissão de Ciencias Contábeis e uma vaga na de Economia. Assim, este Contador e este Economista irão exercer suas profissões na Marinha. Eles foram admitidos para serem o que são. Não poderão pedir ingresso em um curso para piloto naval. Outra coisa, suas carreiras serão muito limitadas. Chegando, no máximo a Capitão-Tenente. Quero crer que até o seu tempo de serviço é limitado a nove anos, snme. (pesquisarei mais tarde).
Imagem
Um abraço e até mais...

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#22 Mensagem por Marino » Dom Fev 04, 2007 10:29 pm

Caro jambockrs
As vagas que você viu eram para o QC(IM), Intendentes.
Outras vagas são abertas para o QC(CA), Corpo da Armada, que juntamente com os QC(FN), podem sim ser pilotos.
Na Marinha, diferentemente do EB, estes Oficiais podem reverter para outros quadros. A maioria pode reverter para a Armada, como se fossem Oficiais oriundos da EN. Também podem ir para o Quadro Técnico.
Um abraço
Marino

Ah, estes Oficiais QC(IM) podem reverter para o IM, como se fossem oriundos da EN.

Piffer
Sênior
Sênior

#23 Mensagem por Piffer » Seg Fev 05, 2007 4:40 pm

thicogo escreveu:Piffer, quanto tempo dura o curso de piloto?
E como você comentou o curso é restrito.Então como foi para vc entrar peixe, mérito, idade, patente , como foi?"Me desculpe pelo peixe mas derrepente,né? ".VALEU :wink:

O curso é de um ano. Na verdade são dez meses, mas você fica o ano todo empenhado. Fev a Jun teórico e Jul ao início de Dez prático, com vôos praticamente todos os dias, incluindo os sábados em algumas situações.

Eu disse que é restrito porque são poucas vagas mesmo. As regras já mudaram algumas vezes quanto às turmas: às vezes vêm somente as turmas mais modernas, com dois anos de tropa. Em outros anos, abre-se para o pessoal mais antigo, próximo da EsAO. Mas isso vem de Brasília, não é decidido aqui. E tem a ver com a política de pessoal (falta ou excesso de gente em algum lugar, necessidade de oficiais mais novos ou mais antigos na AvEx, etc...).

Se houve peixada alguma vez, foi apenas para o requerimento do sujeito chegar aqui, mas isso não é nada de mais. Quem pede, normalmente vem. Mas nunca ninguém entrou no curso sem ter sido aprovados nos testes. Isso é levado muito a sério aqui.

Abraços,

Carpe noctem!
thicogo
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por thicogo » Seg Fev 05, 2007 7:40 pm

Piffer escreveu:

O curso é de um ano. Na verdade são dez meses, mas você fica o ano todo empenhado. Fev a Jun teórico e Jul ao início de Dez prático, com vôos praticamente todos os dias, incluindo os sábados em algumas situações.

Eu disse que é restrito porque são poucas vagas mesmo. As regras já mudaram algumas vezes quanto às turmas: às vezes vêm somente as turmas mais modernas, com dois anos de tropa. Em outros anos, abre-se para o pessoal mais antigo, próximo da EsAO. Mas isso vem de Brasília, não é decidido aqui. E tem a ver com a política de pessoal (falta ou excesso de gente em algum lugar, necessidade de oficiais mais novos ou mais antigos na AvEx, etc...).

Se houve peixada alguma vez, foi apenas para o requerimento do sujeito chegar aqui, mas isso não é nada de mais. Quem pede, normalmente vem. Mas nunca ninguém entrou no curso sem ter sido aprovados nos testes. Isso é levado muito a sério aqui.

Abraços,

Capitão, muito obrigado pela explicação, me descupe por não levar muito a sério com palavras, mas eu tenho consciência da seriedade do seu trabalho e do curso que o EB ministra.VALEU :D

Editado pela última vez por thicogo em Ter Fev 06, 2007 12:36 am, em um total de 1 vez.
thicogo
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por thicogo » Seg Fev 05, 2007 7:43 pm

Piffer escreveu:

Abraços,

Se o aluno for reprovado, ele pode tentar denovo no próximo ano?VALEU :wink:

Piffer
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por Piffer » Seg Fev 05, 2007 9:05 pm

me descupe por não levar muito a sério com palavras

No stress.

Se o aluno for reprovado, ele pode tentar denovo no próximo ano?

Temos várias situações distintas, que no final levam a dois casos: o desligamento do curso e o trancamento da matrícula.

Se for desligado, tem que passar por todo o processo de seleção novamente, o que é bem improvável, principalmente por causa dos prazos da documentação e coisas assim.

Se for o trancamento, é praticamente certo que pode voltar no ano seguinte.

Agora as razões que levam a um caso e outro são inúmeras.

Carpe noctem!
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#27 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Fev 06, 2007 10:04 am

Cap. Piffer, bom dia!

No Exército ao contrario da Marinha quem é do QC não pode ja mais conseguir transferencia para a Infantaria ou algo assim??

_______________________________________________.
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#28 Mensagem por Marino » Dom Fev 11, 2007 12:39 pm

Responder