Carlos Mathias escreveu:
1)- Ela e qualquer empresa deste porte deve e tem que pagar impostos, eu também pago os meus, em dia. Portanto ela não faz nada, absolutamente nada além da obrigação dela. Não existe glória nem altivez em pagar impostos no Brasil, afinal um miserável que compra um kilo de arroz está deixando 40% do seu dinheiro para o nosso governo. É na verdade uma vergonha que esta empresa se vanglorie de pagar impostos, coisa que todo assalariado brasileiro faz e nem por isso recebe elogiosos comentários nem finaciamentos do BNDES. Sobre benefícios para a localidade, temos também a CSN em Volta Redonda, a PETROBRÁS em Macaé e etc, etc, etc. Mais uma vez, uma consequência que toda empresa grande e que gera muito dinheiro traz consigo, empregos e renda. Mas não é um favor ou uma bondade, é tão somente uma consequência das necessidades da empresa. Tenha certeza que se fosse possível, todos os empregados seriam trocados por robôs, que não ficam doentes, não fazem greve, não ganham salário, nem reclamam. Faltariam os agradecimentos deles pelas bondades e tal, mas o lucro valeria a pena, como o que a VW está fazendo numa de suas unidades demonstra.
2)-Todos tem financiamento "diferenciado" ? No Brasil? Ah, lá fora... Tá bom então. Não há nada de errado nisso, cada um defende o seu e a EMBRAER, como empresa privada que visa o lucro, tem que usar todas as possibilidades, isso é assim no mundo todo.
3)- Não vendeu o P-99, fez beicinho e não quiz participar do P-3, dizendo que era coisa de avião velho e tal, ainda bem que os F-5E são uma modernidade só... Com isso, a FAB teve que mandar os aviões para um processo que será mais custoso do que se a gloriosa tivesse aceitado fazer a modernização. E além do que, o embroglio do FX provou sem sombra de dúvidas o que é a bondade da EMBRAER, mais ainda um pessoal da FAB que não gostou nem um pouco daquela coisa com os franceses. No final e afinal, ficamos com os M-2000C dos sócios da bondosa. Mas o que prevaleceu foi a vontade da FAB não é? M-2000C, era isso que a FAB queria?
4)- O problema da FAB são os políticos, inclusive os que fazem lobby pela EMBRAER, como foi visto no FX, alardeando prá todo lado que o único caça que seria realmente nacional era o M-2000BR. Mas são muito competentes no que se propõem, pois melaram uma compra desta magnitude. Prova disso é que a suposta segunda compra esta sendo feita mais na moita, longe das vistas.
5)- Não, os humildes que reelegeram ele. E que provavelmente vão eleger o sucessor dele. Sobre "os do partido", isso vale prá todos, sempre foi assim.
Ficaria sinceramente muito feliz em visitar a EMBRAER, empresa de que temos orgulho verdadeiro. Mas só não vale querer passar atestado de bondade, isso não.
A empresa é competente e faz o que se propõem, dar lucro, como qualquer empresa privada deve fazer. Se não for assim, vai fechar as portas, a não ser que o BNDES dê uma mãozinha. Me desculpe se você é funcionário e as palavras te magoaram, eu seu muito bem o que é isso, pois fui funcionário de uma empresa referência em qualidade de serviços, mas que foi pro buraco, sem BNDES nem nada.
Na minha ignorante opinião a EMBRAER deveria esperar a FAB escolher e depois embarcar. Simples assim.
1) Puxa ainda bem que vc me avisou sobre os impostos, eu não sabia que pagava...
É claro que uma grande empresa movimenta a economia de sua região, pois injeta, através dos salários, dinheiro na praça. Mas era isso que eu estava falando... falava do Colégio da Embraer, do PEE, dos programas ambientais e sociais, do FUNDHAS, dos programas de empreendorismo e etc... Benefícios parecidos com os que estas outras empresas citadas por vc também trazem, mas tb que tantas outras não.
2), sim foi isso que eu disse, obrigado por confirmar.
3) Ela não quiz participar do P-3 porque estrategicamente não era interessante para ela, e porque economicamente tb não. Se fosse estaria participando. Essa história de fazer beicinho... é meio infantil essa análise não é.
4) Vc tá bravinho porque a FAB e a Embraer melaram o seu tão sonhado Caça Russo... tadinho. Fica bravo não, logo, logo vc vai ele voando por aqui.
5) Os humildes e ignorantes... Claro que elegerão sempre aquele que der mais esmola... Foi o maior esquema de compra de votos que se tem notícia.
É simples assim mesmo... tão simples que não é real. A coisa não funciona mais assim, A Embraer não é estatal... não vai esperar por outro AMX.
Tenho minha opinião pessoal quanto aos erros de posicionamento da Embraer na questão do FX, acho mesmo que outra postura teria trazido melhores frutos... mas esta postura não seria, com certeza ficar esperando a FAB decidir seu futuro.
E o convite para visitar e Embraer ainda está de pé...
Sds,
Vector