Bye Bye Dassault - Bem vindo Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

#241 Mensagem por Vector » Sex Fev 02, 2007 11:34 pm

Carlos Mathias escreveu:
1)- Ela e qualquer empresa deste porte deve e tem que pagar impostos, eu também pago os meus, em dia. Portanto ela não faz nada, absolutamente nada além da obrigação dela. Não existe glória nem altivez em pagar impostos no Brasil, afinal um miserável que compra um kilo de arroz está deixando 40% do seu dinheiro para o nosso governo. É na verdade uma vergonha que esta empresa se vanglorie de pagar impostos, coisa que todo assalariado brasileiro faz e nem por isso recebe elogiosos comentários nem finaciamentos do BNDES. Sobre benefícios para a localidade, temos também a CSN em Volta Redonda, a PETROBRÁS em Macaé e etc, etc, etc. Mais uma vez, uma consequência que toda empresa grande e que gera muito dinheiro traz consigo, empregos e renda. Mas não é um favor ou uma bondade, é tão somente uma consequência das necessidades da empresa. Tenha certeza que se fosse possível, todos os empregados seriam trocados por robôs, que não ficam doentes, não fazem greve, não ganham salário, nem reclamam. Faltariam os agradecimentos deles pelas bondades e tal, mas o lucro valeria a pena, como o que a VW está fazendo numa de suas unidades demonstra.

2)-Todos tem financiamento "diferenciado" ? No Brasil? Ah, lá fora... Tá bom então. Não há nada de errado nisso, cada um defende o seu e a EMBRAER, como empresa privada que visa o lucro, tem que usar todas as possibilidades, isso é assim no mundo todo.

3)- Não vendeu o P-99, fez beicinho e não quiz participar do P-3, dizendo que era coisa de avião velho e tal, ainda bem que os F-5E são uma modernidade só... Com isso, a FAB teve que mandar os aviões para um processo que será mais custoso do que se a gloriosa tivesse aceitado fazer a modernização. E além do que, o embroglio do FX provou sem sombra de dúvidas o que é a bondade da EMBRAER, mais ainda um pessoal da FAB que não gostou nem um pouco daquela coisa com os franceses. No final e afinal, ficamos com os M-2000C dos sócios da bondosa. Mas o que prevaleceu foi a vontade da FAB não é? M-2000C, era isso que a FAB queria?

4)- O problema da FAB são os políticos, inclusive os que fazem lobby pela EMBRAER, como foi visto no FX, alardeando prá todo lado que o único caça que seria realmente nacional era o M-2000BR. Mas são muito competentes no que se propõem, pois melaram uma compra desta magnitude. Prova disso é que a suposta segunda compra esta sendo feita mais na moita, longe das vistas.

5)- Não, os humildes que reelegeram ele. E que provavelmente vão eleger o sucessor dele. Sobre "os do partido", isso vale prá todos, sempre foi assim.

Ficaria sinceramente muito feliz em visitar a EMBRAER, empresa de que temos orgulho verdadeiro. Mas só não vale querer passar atestado de bondade, isso não.
A empresa é competente e faz o que se propõem, dar lucro, como qualquer empresa privada deve fazer. Se não for assim, vai fechar as portas, a não ser que o BNDES dê uma mãozinha. Me desculpe se você é funcionário e as palavras te magoaram, eu seu muito bem o que é isso, pois fui funcionário de uma empresa referência em qualidade de serviços, mas que foi pro buraco, sem BNDES nem nada.

Na minha ignorante opinião a EMBRAER deveria esperar a FAB escolher e depois embarcar. Simples assim.


1) Puxa ainda bem que vc me avisou sobre os impostos, eu não sabia que pagava...
É claro que uma grande empresa movimenta a economia de sua região, pois injeta, através dos salários, dinheiro na praça. Mas era isso que eu estava falando... falava do Colégio da Embraer, do PEE, dos programas ambientais e sociais, do FUNDHAS, dos programas de empreendorismo e etc... Benefícios parecidos com os que estas outras empresas citadas por vc também trazem, mas tb que tantas outras não.

2), sim foi isso que eu disse, obrigado por confirmar.

3) Ela não quiz participar do P-3 porque estrategicamente não era interessante para ela, e porque economicamente tb não. Se fosse estaria participando. Essa história de fazer beicinho... é meio infantil essa análise não é.

4) Vc tá bravinho porque a FAB e a Embraer melaram o seu tão sonhado Caça Russo... tadinho. Fica bravo não, logo, logo vc vai ele voando por aqui.

5) Os humildes e ignorantes... Claro que elegerão sempre aquele que der mais esmola... Foi o maior esquema de compra de votos que se tem notícia.

É simples assim mesmo... tão simples que não é real. A coisa não funciona mais assim, A Embraer não é estatal... não vai esperar por outro AMX.

Tenho minha opinião pessoal quanto aos erros de posicionamento da Embraer na questão do FX, acho mesmo que outra postura teria trazido melhores frutos... mas esta postura não seria, com certeza ficar esperando a FAB decidir seu futuro.

E o convite para visitar e Embraer ainda está de pé...

Sds,
Vector




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61549
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6334 vezes
Agradeceram: 6683 vezes
Contato:

#242 Mensagem por Túlio » Sex Fev 02, 2007 11:39 pm

Vector escreveu: 4) Vc tá bravinho porque a FAB e a Embraer melaram o seu tão sonhado Caça Russo... tadinho. Fica bravo não, logo, logo vc vai ele voando por aqui.

Sds,
Vector


Pensas que o Mr. Flanker tá brabo contigo? Só com a frase citada arrumaste amizade pro resto da vida, POWS!!!




Carlos Mathias

#243 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 02, 2007 11:52 pm

Quem sou eu prá ficar "bravinho", eu posso ficar meio puto e tal, mas bravinho quem fica é o Bolovo. :lol:

Sobre o caça russo, eu não acredito nem um pouco nisso. Não é por nada não, mas é que a experiência recente com FX e etc, nã dá muita esperança.

Sobre conhecer a EMBRAER, gostaria sim, mas tem que me levar prá comer de graça e tomar café, dos bão!

Mais uma vez, a EMBRAER está certa em defender seus interesses, mas ela foi longe demais no FX. Que continue fazendo muito sucesso, seja com que parceria for.

Não, os humildes que reelegeram ele. E que provavelmente vão eleger o sucessor dele. Sobre "os do partido", isso vale prá todos, sempre foi assim.


Isto acima fui eu que escrevi, mas isso aqui abaixo não...
5) Os humildes e ignorantes... Claro que elegerão sempre aquele que der mais esmola... Foi o maior esquema de compra de votos que se tem notícia.


Qualquer governo antes do Lula poderia ter feito o mesmo, ou algo parecido e estar no poder até hoje. Mas democracia é assim, ganha a maioria, mesmo que sejam os humildes.

Só uma pergunta. É a EMBRAER que vai manutenir estes aviões russos?

Abraços flankeristas! :D




Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

#244 Mensagem por Vector » Sáb Fev 03, 2007 12:28 am

Carlos Mathias escreveu:Quem sou eu prá ficar "bravinho", eu posso ficar meio puto e tal, mas bravinho quem fica é o Bolovo. :lol:

Sobre o caça russo, eu não acredito nem um pouco nisso. Não é por nada não, mas é que a experiência recente com FX e etc, nã dá muita esperança.

Sobre conhecer a EMBRAER, gostaria sim, mas tem que me levar prá comer de graça e tomar café, dos bão!

Mais uma vez, a EMBRAER está certa em defender seus interesses, mas ela foi longe demais no FX. Que continue fazendo muito sucesso, seja com que parceria for.

Não, os humildes que reelegeram ele. E que provavelmente vão eleger o sucessor dele. Sobre "os do partido", isso vale prá todos, sempre foi assim.


Isto acima fui eu que escrevi, mas isso aqui abaixo não...
5) Os humildes e ignorantes... Claro que elegerão sempre aquele que der mais esmola... Foi o maior esquema de compra de votos que se tem notícia.


Qualquer governo antes do Lula poderia ter feito o mesmo, ou algo parecido e estar no poder até hoje. Mas democracia é assim, ganha a maioria, mesmo que sejam os humildes.

Só uma pergunta. É a EMBRAER que vai manutenir estes aviões russos?

Abraços flankeristas! :D


A comida é boa... mas o café é terrível.

Quando digo ignorantes, entenda como pessoas de baixa escolaridade apenas OK...

E respondendo a pergunta... "Só uma pergunta. É a EMBRAER que vai manutenir estes aviões russos?"

Eu espero que não.

Sds,
Vector




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61549
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6334 vezes
Agradeceram: 6683 vezes
Contato:

#245 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 03, 2007 12:34 am

Vector escreveu:
E respondendo a pergunta... "Só uma pergunta. É a EMBRAER que vai manutenir estes aviões russos?"

Eu espero que não.

Sds,
Vector



Ô cupincha, deixa o véio te ensinar uma kôza: se o parafuso num vira prum lado, é pruquê vira pro outro, POWS!!!




Carlos Mathias

#246 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 03, 2007 1:00 am

:lol: :lol: :lol: :lol:




Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#247 Mensagem por Arthur » Sáb Fev 03, 2007 11:30 am

hayes escreveu:
Arthur escreveu:É por essas e outras que o Banco Mundial muitas vezes não merece sequer ser ouvido.....

A opinião deve ser respeitada, porém o estudo parecia ser bem embasado. Li apenas por cima, evidentemente, e sou ignorante nestes assuntos.

O estudo comparava os subsídios, investimentos e demais gastos do Estado com a Embraer, e o retorno que ela trouxe em nível de impostos, investimentos, salários, etc...

Neste sentido, afirmava que a Embraer havia tido um resultado negativo.

Não significa que ela não seja desejável, há todo tipo de retornos intangíveis ao país, mas o Estudo focava em retornos e despesas tangíveis.


Pelo que você falou então, o estudo não computa o mais importante de uma empresa de alta tecnologia (o intangível) para chegar à conclusão que a Embraer dá um resultado negativo para o país. Positivas mesmo devem ser plantações de cana de açúcar....

Abs

Arthur




Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#248 Mensagem por Centurião » Sáb Fev 03, 2007 1:25 pm

Arthur escreveu:
hayes escreveu:
Arthur escreveu:É por essas e outras que o Banco Mundial muitas vezes não merece sequer ser ouvido.....

A opinião deve ser respeitada, porém o estudo parecia ser bem embasado. Li apenas por cima, evidentemente, e sou ignorante nestes assuntos.

O estudo comparava os subsídios, investimentos e demais gastos do Estado com a Embraer, e o retorno que ela trouxe em nível de impostos, investimentos, salários, etc...

Neste sentido, afirmava que a Embraer havia tido um resultado negativo.

Não significa que ela não seja desejável, há todo tipo de retornos intangíveis ao país, mas o Estudo focava em retornos e despesas tangíveis.


Pelo que você falou então, o estudo não computa o mais importante de uma empresa de alta tecnologia (o intangível) para chegar à conclusão que a Embraer dá um resultado negativo para o país. Positivas mesmo devem ser plantações de cana de açúcar....

Abs

Arthur


Complementando... Se fosse fácil projetar aviões, não teríamos somente quatro fabricantes de porte de aeronaves comerciais.




NoRRiTT
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Fev 26, 2004 6:01 pm
Contato:

#249 Mensagem por NoRRiTT » Sáb Fev 03, 2007 1:39 pm

Centurião escreveu:
Complementando... Se fosse fácil projetar aviões, não teríamos somente quatro fabricantes de porte de aeronaves comerciais.


Fabricantes de aviões tem um MONTE, o problema não se é fácil ou difícil, problema é que pra fabricar aviões comerciais tem que investir MUITO dinheiro e depois esperar que o avião venda o suficiente para pagar o projeto, senão pagar, o fabicante vai a banca rota.




Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

#250 Mensagem por Vector » Sáb Fev 03, 2007 3:30 pm

NoRRiTT escreveu:
Centurião escreveu:
Complementando... Se fosse fácil projetar aviões, não teríamos somente quatro fabricantes de porte de aeronaves comerciais.


Fabricantes de aviões tem um MONTE, o problema não se é fácil ou difícil, problema é que pra fabricar aviões comerciais tem que investir MUITO dinheiro e depois esperar que o avião venda o suficiente para pagar o projeto, senão pagar, o fabicante vai a banca rota.


Ele disse fabricantes "de porte"... ou seja está computando apenas os "major players" do mercado comercial. E estes são apenas 4: Boeing, Airbus, Embraer e Bombardier.

Vector




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

#251 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Fev 03, 2007 6:36 pm

Vector escreveu:Ele disse fabricantes "de porte"... ou seja está computando apenas os "major players" do mercado comercial. E estes são apenas 4: Boeing, Airbus, Embraer e Bombardier.

Vector


Não tenho a menor dúvida de que a Embraer trouxe resultados extremamente positivos ao Brasil. Questionei apenas a estratégia que usou para empurrar o Mirage 2000Br no FX-1. O pior, é que se fosse mais hábil e menos prepotente, teria levado...

Pepê




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

#252 Mensagem por Booz » Sáb Fev 03, 2007 7:05 pm

Só sei que enquanto a Embraer toca e o FX dança... o Chapolin Colorado vai enchendo o carrinho do supermercado.

http://www.fav-club.com/flash/fn40.htm




hayes
Sênior
Sênior
Mensagens: 891
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 7:25 pm

#253 Mensagem por hayes » Dom Fev 04, 2007 2:01 am

Arthur escreveu:Pelo que você falou então, o estudo não computa o mais importante de uma empresa de alta tecnologia (o intangível) para chegar à conclusão que a Embraer dá um resultado negativo para o país. Positivas mesmo devem ser plantações de cana de açúcar....

Veja bem Arthur, não estou dizendo que a Embraer não trouxe benefícios ao país, nem estou dizendo que o Banco Mundial disse isso... Acho que respeitar estudos do Banco Mundial (que emprega técnicos e pessoas infinitamente mais capacitadas que eu ou 99% dos foristas) é de bom tom. Perceba o detalhe de que mesmo a tecnologia tem seu lado tangível.

Mesmo assim, me retiro desta discussão consigo, não vale à pena.




Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#254 Mensagem por Arthur » Dom Fev 04, 2007 11:13 am

hayes escreveu:Veja bem Arthur, não estou dizendo que a Embraer não trouxe benefícios ao país, nem estou dizendo que o Banco Mundial disse isso... Acho que respeitar estudos do Banco Mundial (que emprega técnicos e pessoas infinitamente mais capacitadas que eu ou 99% dos foristas) é de bom tom. Perceba o detalhe de que mesmo a tecnologia tem seu lado tangível.

Mesmo assim, me retiro desta discussão consigo, não vale à pena.


Prezado Hayes,

Não questiono a qualificação dos técnicos do Banco Mundial. Realmente, as pessoas lá têm uma qualificação muito boa.

O problema é que tais pessoas estão tão embebidas do (equivocado) senso comum liberal que predomina em grande parte do meio acadêmico norte-americano e dentro das instituições financeiras multilaterais (Banco Mundial, FMI, etc) que elas perdem o pragmatismo que deve nortear qualquer análise econômica.

Resultado: tais pessoas com PhDs em grandes universidades são capazes de produzir verdadeiras barbaridades acadêmicas. Afirmar que uma empresa de alta tecnologia bem-sucedida deu, de alguma forma prejuízos a uma nação devido aos subsídios envolvidos em sua viabilização, é um desrespeito a grande parte da teoria econômica de qualquer vertente (que identifica pontos positivos em investimentos em tecnologia). É também um desrespeito à história que mostra que todos os países que se desenvolveram de maneira retardatária (Alemanha, Japão, Coréia do Sul, etc) recorreram a tais práticas (subsídios, crédito privilegiado, etc) para viabilizar o sucesso de seu desenvolvimento.

Indico inclusive um bom livro sobre isso, chamado "Chutando a Escada" ("Kicking the Ladder", Ha-Joon Chang). É basicamente um livro que defende a tese que os países ricos que defendem práticas liberais só passaram a defender tais teses depois de ascenderem ao topo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, científico e industrial. Anteriormente, no entanto, todos os advogados do liberalismo praticaram práticas completamente anti-liberais como forma de garantir sua ascensão econômica.

Abs

Arthur




Carlos Mathias

#255 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 04, 2007 11:20 am

É verdade, essa teoria econômica é boa pros outros, mas na casa deles a coisa é bem diferente. E não mudou nada não, eles continuam com seus pesadíssimos subsídios e barreiras comerciais, haja visto a inglória luta do Brasil com as barreiras européias e americanas. Agora, entra nessa de neo-liberalismo quem quer, né?




Responder