Bye Bye Dassault - Bem vindo Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
yuri
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 214
Registrado em: Seg Jul 07, 2003 10:34 am
Localização: São Paulo
Agradeceram: 5 vezes

#226 Mensagem por yuri » Sex Fev 02, 2007 3:43 pm

CH,

É que estou me referindo em comparação com os A-4!

Agora não sei dizer se o Mig-29 pode operar no A-12 com capacidade maxima.

Mas se queremos que o A-12 tenha alguma função na MB, tem que colocar lá um caça de verdade!

Abraços




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#227 Mensagem por Alcantara » Sex Fev 02, 2007 3:50 pm

Ah, sei lá... parei de tentar entender esse tal de F-X. Do jeito que o Governo brasileiro adia essa compra, daqui a pouco vão anunciar que o TIE Figther entrou na disputa... :roll:

Imagem




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#228 Mensagem por chm0d » Sex Fev 02, 2007 4:17 pm

Alcantara escreveu:Ah, sei lá... parei de tentar entender esse tal de F-X. Do jeito que o Governo brasileiro adia essa compra, daqui a pouco vão anunciar que o TIE Figther entrou na disputa... :roll:

Imagem


[018] [018] [018] [018]




PRick

#229 Mensagem por PRick » Sex Fev 02, 2007 4:49 pm

yuri escreveu:CH,

É que estou me referindo em comparação com os A-4!

Agora não sei dizer se o Mig-29 pode operar no A-12 com capacidade maxima.

Mas se queremos que o A-12 tenha alguma função na MB, tem que colocar lá um caça de verdade!

Abraços


O MIG-29 não pode operar a partir do São Paulo ou nenhum outro NAe CTOL, ele não pode ser lançado por catapultas. :roll:

[ ]´s




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#230 Mensagem por Skyway » Sex Fev 02, 2007 5:22 pm

Não tem problema, garanto que qualquer Skatista vai saber botar uma rampa daquelas na proa do São Paulo. :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
PRick

#231 Mensagem por PRick » Sex Fev 02, 2007 5:36 pm

Skyway escreveu:Não tem problema, garanto que qualquer Skatista vai saber botar uma rampa daquelas na proa do São Paulo. :mrgreen:


O problema não é a rampa, mas saber o desempenho dos Mig-29-K com a rampa, e o preço dele em face aos F-18A/C usados. Somente os Mig-29K da Marinha da Índia estão sendo fabricados, já os F-18 existem as centenas, qual é o preço da manutenção dos Mig-29K? Qual o grau de delas em comum ele tem com os Mig-29 comuns? Os F-18 são todos iguais, todos navais. :wink:

[ ]´s




hayes
Sênior
Sênior
Mensagens: 891
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 7:25 pm

#232 Mensagem por hayes » Sex Fev 02, 2007 5:40 pm

Arthur escreveu:É por essas e outras que o Banco Mundial muitas vezes não merece sequer ser ouvido.....

A opinião deve ser respeitada, porém o estudo parecia ser bem embasado. Li apenas por cima, evidentemente, e sou ignorante nestes assuntos.

O estudo comparava os subsídios, investimentos e demais gastos do Estado com a Embraer, e o retorno que ela trouxe em nível de impostos, investimentos, salários, etc...

Neste sentido, afirmava que a Embraer havia tido um resultado negativo.

Não significa que ela não seja desejável, há todo tipo de retornos intangíveis ao país, mas o Estudo focava em retornos e despesas tangíveis.




Avatar do usuário
3rdMillhouse
Sênior
Sênior
Mensagens: 1937
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 12:24 am
Localização: Na frente do computador.
Agradeceram: 1 vez

#233 Mensagem por 3rdMillhouse » Sex Fev 02, 2007 5:41 pm

Alcantara escreveu:
Jorge Freire escreveu:Se os gringos ganharem a parada, aposto que oescolhido seria o F-18, que atende tanto à FAB como a MB!


O F-18 não enche os meus olhos, mas se for para ter comunibilidade com a Marinha, vá lá... :roll:

Não dava para pegar no lugar uns F-15K(BR)? [010]



Abraços!!! :wink:


Com um passivo como o Lulla na presidência, em que todo merdinha caga em cima do nosso país e pinta e borda na américa do sul, o único F-15K que receberíamos seria uma maquete oca em escala de 1:1 .




Avatar do usuário
3rdMillhouse
Sênior
Sênior
Mensagens: 1937
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 12:24 am
Localização: Na frente do computador.
Agradeceram: 1 vez

#234 Mensagem por 3rdMillhouse » Sex Fev 02, 2007 5:46 pm

Carlos Mathias escreveu:Você acha mesmo que foi por causa do bolsa-família? O dinheiro do FX seria financiado e começaria a ser pago muito depois do contrato fechado, além do que havia a possibilidade de pagar em comodities. A desculpa menos esfarrapada para as vistas políticas era essa, trocar aviões por comida para os pobres. Quem não manja nada do assunto(99,99%), aceitou como decisão acertada num país de miseráveis.


Você consegue pensar em outra alternativa? A FAB mandou cancelar uma licitação da qual ela só teria a ganhar? Tá certo que os brigadeiros estão quase batendo as botas mas eles não tem Alzheimer.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#235 Mensagem por Skyway » Sex Fev 02, 2007 5:46 pm

PRick escreveu:
Skyway escreveu:Não tem problema, garanto que qualquer Skatista vai saber botar uma rampa daquelas na proa do São Paulo. :mrgreen:


O problema não é a rampa, mas saber o desempenho dos Mig-29-K com a rampa, e o preço dele em face aos F-18A/C usados. Somente os Mig-29K da Marinha da Índia estão sendo fabricados, já os F-18 existem as centenas, qual é o preço da manutenção dos Mig-29K? Qual o grau de delas em comum ele tem com os Mig-29 comuns? Os F-18 são todos iguais, todos navais. :wink:

[ ]´s


Foi só uma brincadeira, eu sou pró F/A-18 desde criança! :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

#236 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Fev 02, 2007 5:53 pm

3rdMillhouse escreveu: Quem cancelou o FX foi o Lulla, pra ter recursos pro Bolsa Reeleição.


Carlos Mathias escreveu:Mas vai.


3rdMillhouse escreveu: O pior é que vai mesmo, eles vão encontrar um jeito de fuder tudo de novo.


Nem uma coisa, nem outra. Ele cancelou o programa porque o Mirage 2000BR TINHA que ganhar a concorrência, e o Gripen fora selecionado. Ele reabriu o processo e os russos da Sukhoi ganharam o segundo turno, ele desautorizou a FAB, porque o Mirage 2000Br TINHA que ganhar a concorrência, e convocou uma comissão interministerial e interpoderes para reexaminar o processo. Afinal de contas, o Mirage 2000Br tinha que ganhar a concorrência. De posse de toda a documentação, e vendo que a proposta da Embraer/Dassault era a mais cara, apresentava um avião medíocre e não tinha contrapartida comercial e tecnológia, a comissão referendou os russos. Lula melou o jogo e comprou os Mirage 2000C.

Abraços

Pepê




Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

#237 Mensagem por Vector » Sex Fev 02, 2007 11:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Sei não, mas comparado ao das fábricas de avião americanas e européias, o índice de nacionalisação na EMBRAER deve ser bem pequeno, portanto, realmente o nível de benefícios para o país deva ser menor que nestas outras.


Entre 40 e 50%. Este é o índice de nacionalização atual. Considerado o número de PN´s.

No caso dos VLJ´s este número cresce para cerca de 70%.

Vector




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#238 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 02, 2007 11:10 pm

Vector escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Sei não, mas comparado ao das fábricas de avião americanas e européias, o índice de nacionalisação na EMBRAER deve ser bem pequeno, portanto, realmente o nível de benefícios para o país deva ser menor que nestas outras.


Entre 40 e 50%. Este é o índice de nacionalização atual. Considerado o número de PN´s.

No caso dos VLJ´s este número cresce para cerca de 70%.

Vector

A Embraer não tem ou tinha uma doutrina (sei lá a palavra certa) de sempre ter um índice de nacionalização maior de 50% em suas aeronaves?!

Já ouvi falar isso!!!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

#239 Mensagem por Vector » Sex Fev 02, 2007 11:13 pm

hayes escreveu:
Arthur escreveu:É por essas e outras que o Banco Mundial muitas vezes não merece sequer ser ouvido.....

A opinião deve ser respeitada, porém o estudo parecia ser bem embasado. Li apenas por cima, evidentemente, e sou ignorante nestes assuntos.

O estudo comparava os subsídios, investimentos e demais gastos do Estado com a Embraer, e o retorno que ela trouxe em nível de impostos, investimentos, salários, etc...

Neste sentido, afirmava que a Embraer havia tido um resultado negativo.

Não significa que ela não seja desejável, há todo tipo de retornos intangíveis ao país, mas o Estudo focava em retornos e despesas tangíveis.


Este estudo já tem uns dois anos ou mais... Vejam, mesmo que quantitativamente esteja certo, e nesses dois anos que se passaram... Onde não foram mais injetados recursos como era feito na época de estatal. Pelo que sei o estudo retratava de um deteminado momento e olhava para trás... para tudo o que tinha sido injetado na empresa, durante a época de estatal e para seu saneamento pré-privatização.

Agora podem ter certeza que a EMBRAER não vai ficar sentadinha esperando decisão da FAB. Ela não é besta de embarcar nas furadas que a FAB já empurrou para ela no passado (leia-se AMX)... Ela só vai embarcar se o negócio for bom e interessante para ela, e ponto final.

Sds,
Vector




Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

#240 Mensagem por Vector » Sex Fev 02, 2007 11:18 pm

Bolovo escreveu:
Vector escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Sei não, mas comparado ao das fábricas de avião americanas e européias, o índice de nacionalisação na EMBRAER deve ser bem pequeno, portanto, realmente o nível de benefícios para o país deva ser menor que nestas outras.


Entre 40 e 50%. Este é o índice de nacionalização atual. Considerado o número de PN´s.

No caso dos VLJ´s este número cresce para cerca de 70%.

Vector

A Embraer não tem ou tinha uma doutrina (sei lá a palavra certa) de sempre ter um índice de nacionalização maior de 50% em suas aeronaves?!

Já ouvi falar isso!!!


Não... isso de mais de 50% não existe. O que existe é um compromisso de procurar sempre a maior nacionalização possível. Mas infelizmente em muitas áreas não existem empresas nacionais capacitadas.

A Embraer tem um programa de capacitação de fornecedores nacionais (claro isso tb não conta como retorno para a nação)... mas nem sempre é possível, principalmente por falta de interessse da iniciativa privada, que não querem entram num negócio de alto risco e custo para ser fornecedor de um cliente único. Mas isso, aos poucos está mudando, pois algumas empresas aqui mesmo de SJK hoje já fornecem para a EMbraer e para outras empresas aeroespaciais do exterior, reduzindo o risco.
É bom dizer tb que não se capacitam fornecedores da noite par ao dia.

Mas um motor, a aviônica, e muitos componentes de sistemas, e até sistemas inteiros são comprados do exterior... isso é inevitável.

Vector




Responder