Os ContraTorpedeiros Portugueses Classe DOURO/DÃO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2783 vezes
Agradeceram: 2455 vezes

Os ContraTorpedeiros Portugueses Classe DOURO/DÃO

#1 Mensagem por P44 » Qui Jun 16, 2005 7:16 am

Com os meus agradecimentos ao Sr. José Pires de Lima, que me enviou estas fotos, para mim autênticas raridades, após pedido de fotos que coloquei no forum da Marinha Portuguesa.

Os contratorpedeiros da Classe "Dão" foram construidos nos Anos 30, e segundo informação que possuo (ver abaixo) , o "Tejo" foi o último a ser abatido, em 1965.

Se algum colega puder dar mais contributos, fico (ficamos) bastante agradecidos.

Segundo José Pires de Lima, a classe "Dão" era constituida pelos navios:

Dão - D 331
Lima - D 333
Vouga - D 334
Tejo - D 335

(tenho nos meus papeis também o "Douro", que suponho seria o D 332?)

http://img293.echo.cx/img293/6865/tejo36ug.jpg
NRP TEJO (D 335)

http://img174.echo.cx/img174/9131/lima33cp.jpg
NRP LIMA (D 333)

de http://www.battleships-cruisers.co.uk/p ... e_navy.htm

Retirei a seguinte informação
http://img152.echo.cx/img152/8308/douro7my.jpg

o sr. Lima enviou-me mais fotos, colocá-las-ei aqui assim que possivel.

Editado pela última vez por P44 em Sex Fev 02, 2007 1:04 pm, em um total de 3 vezes.
Triste sina ter nascido português 👎
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 16, 2005 8:19 am

Mais uma vez, que pena que o site da Marinha não tenha uma secção dedicada à sua hitória do século XX :cry:

Gostaria era de saber da sua história, se foram comprados ou oferecidos, que missões realizaram, etc.

O seu amigo poderia dar essas informações?

Os navios são belos, como belo era o "aviso" NRP Afonso de Albuquerque, afundado em Goa em 1961.

Já tinha visto em tempos umas fotos desse navios, mas nada relativo à sua história, viagens e missões.

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por P44 » Qui Jun 16, 2005 10:31 am

Rui,

Sei que alguns deles foram contruidos em LISBOA, no Antigo Arsenal da Marinha, na Ribeira das Naus.O projecto é Inglês, se não estou em erro.

Só agora reparei: Os radares de aviso aéreo parecem idênticos aos que as Corvetas João Coutinho tinham instalados até ao inicio da década de 90...seriam "salvados" destes CTs???????

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#4 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 16, 2005 11:03 am

Se foram desactivados nos anos 60, é bem provavel que sim.

E ainda os amigos brasileiros se lamentam do "desfasamento" dos seus equipamentos militares :roll:

Como como diria Lavoisier, "Na Natureza, nada se perde e nada se ganha. Tudo se trasforma".

Se bem percebi, da lista refere-se que 2 deles foram construídos para serem vendidos à Colômbia, 2 anos depois :shock:

E isto, nos anos 30. :?

Imagem
JLRC
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por JLRC » Qui Jun 16, 2005 11:23 am

Pois fiquem sabendo, caros amigos, que me lembro de ver esses contra-torpedeiros atracados em Alcântara. Não me lembro de quais, pois era muito jovem, devia ter 14/15 anos e como andava no Liceu Passos Manuel, costumava ir nas horas livres, no intervalo do almoço, na companhia do meu colega de turma Vasco Calixto, o tal que escrevia num jornal, até à doca de Alcantara ver os navios e inclusivamente visitar alguns à socapa. Visitámos o Vera Cruz, o Santa Maria, o Infante D. Henrique, o Funchal, o Ponta Delgada, etc. Quando éramos descobertos punham-nos na rua mas entretanto já tinhamos visitado o navio. Também visitei o Principe Perfeito, mas este foi no dia da sua inauguração, pois os meus pais tiveram um convite para a recepção da inauguração do navio.

Voltando ao rei Herodes, a frase que o Rui, mui pudicamente não quiz completar, é a seguinte:

Já lá dizia o rei Herodes, ou te calas ou te fodes ..... e portanto vou-me calar :oops:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 16, 2005 12:16 pm

JLRC Dixit:

Já lá dizia o rei Herodes, ou te calas ou te fodes ..... e portanto vou-me calar :oops:

[082] [082] [082]

Quer dizer que você andou a visitar os paquetes do tempo do Império :wink:

Até o célebre Santa Maria :shock:

O Infante D. Henrique não foi um que depois da descolonização esteve uns tempos em Sines a fazer de albergue para os operários que trabalhavam nas obras do porto?

Os meus sogros, quando meteram o rabo entre as pernas e regressaram de Angola em 75 (porque eles também andaram lá a caçar elefantes :mrgreen: ) vieram no Infante D. Henrique, tinha a minha patroa na altura 8 anos.

Ainda se lembra de ver esses contra-torpedeiros?

Imagem
Nautilus
Intermediário
Intermediário
Contato:

#7 Mensagem por Nautilus » Qui Jun 16, 2005 3:39 pm

JLRC
Liceu Passos Manuel

Belo Liceu joguei andebol la varias vezes. Eu andei no Liceu Pedro Nunes

ET PLURIBUS UNUN

Cumprimentos
Nautilus
P44
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por P44 » Sex Jun 17, 2005 4:56 am

mais umas fotitas dos CTs

Imagem
NRP VOUGA (D 334)

Imagem
NRP DÃO (D 331)

(C)-José Pires de Lima

Rui,

De facto, o "Infante D. Henrique" foi o maior paquete que Portugal já teve (e terá :wink: )

Esteve a apodrecer em Sines (servia de alojamento) até ao final da década de 80, quando um armador grego o comprou e reactivou, agora com o nome de VASCO DA GAMA. Lembro-me de o ver na doca da Lisnave, já com esse nome, no inicio da década de 90, quando os capitalistas ainda não tinham rebentado com o Estaleiro da Margueira...

Era de facto um navio muito bonito e imponente. Nessa altura estava totalmente pintado de branco, se bem que por fotos que vi, acho que as cores da ex-CCN lhe ficavam melhor.

Entretanto perdi-lhe o rasto... :roll: ...mas suponho que ainda navega, se bem que já com OUTRO nome...

Alguém sabe? JLRC (Mestre Yoda)??? o homem sem papas na lingua que tudo sabe, dado ser um VCR :mrgreen:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#9 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 17, 2005 6:03 am

(...)quando um armador grego o comprou e reactivou, agora com o nome de VASCO DA GAMA. Lembro-me de o ver na doca da Lisnave, já com esse nome, no inicio da década de 90, quando os capitalistas ainda não tinham rebentado com o Estaleiro da Margueira...

Não sabia disso.

Pensei que quando saiu de Sines tivesse ido para a sucata num país qualquer.

Mas fico satisfeito por ter sido ainda aproveitado, e navegado por mais uns anos, depois do estado a que foi "condenado" enquanto permaneceu em Sines.

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por P44 » Sex Jun 17, 2005 6:27 am

É....

a "visão de futuro portuguesa" em todo o seu "explendor" :roll:

quando penso no "Santa Maria", no "Vera Cruz" (seu irmão), no "infante", no "Principe Perfeito"....todos navios que podiam ainda hoje estar a navegar...o "santa maria" e o "Vera Cruz" foram desmantelados em 1973 (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)...só para dar um (triste) exemplo... :(

JLRC
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por JLRC » Sex Jun 17, 2005 8:08 pm

P44 escreveu:
o "santa maria" e o "Vera Cruz" foram desmantelados em 1973 (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)...só para dar um (triste) exemplo... :(

Tem a certeza? Pensava que tinha sido depois do 25 de Abril, quando deixaram de ter tropas para transportarem. Estes navios agora já não navegariam pois seriam ainda mais velhos que eu :lol:
Dos únicos com hipótese de navegarem até hoje, seria o Principe Perfeito e o da SG salvo erro Amélia qualquer coisa, além dos Infante D. Henrique e Funchal que continuaram a navegar com outros armadores. O Funchal ainda navega mas o Infante D. Henrique/Vasco da Gama julgo que já foi para a Sucata. De qualquer modo será/seria um navio com mais de 30 anos. O Queen E II, mais recente, já foi para a sucata. Já agora, como curiosidade, lembro-me de uma vez, ver atracados em Lisboa os 3 grandes, o Queen Mary, o Queen Elizabeth e o France. Foi uma visão única e magnífica.

P44
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por P44 » Seg Jun 20, 2005 9:33 am

JLRC,

Em relação ao SANTA MARIA e ao VERA CRUZ tenho a certeza, pois eu nos finais da década de 80/ inicio da década de 90, era comprador assiduo da "Revista de Marinha", e estava a par dessas coisas...
Também tenho o livro dos Paquetes Portugueses, do Luis Miguel Correia, á altura director da referida revista...

Mas posso pesquisar na Net e ver se encontro dados mm concretos em relação a datas :wink:

P44
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por P44 » Sex Fev 02, 2007 1:06 pm

Up

(a pedido)

PF informem-me se acessando os links conseguem ver as fotos (1ºPost)

Obrigado

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1158 vezes
Agradeceram: 2909 vezes

#14 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 02, 2007 2:07 pm

não... :(

P44
Sênior
Sênior