Os ContraTorpedeiros Portugueses Classe DOURO/DÃO
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55369
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2455 vezes
Os ContraTorpedeiros Portugueses Classe DOURO/DÃO
Com os meus agradecimentos ao Sr. José Pires de Lima, que me enviou estas fotos, para mim autênticas raridades, após pedido de fotos que coloquei no forum da Marinha Portuguesa.
Os contratorpedeiros da Classe "Dão" foram construidos nos Anos 30, e segundo informação que possuo (ver abaixo) , o "Tejo" foi o último a ser abatido, em 1965.
Se algum colega puder dar mais contributos, fico (ficamos) bastante agradecidos.
Segundo José Pires de Lima, a classe "Dão" era constituida pelos navios:
Dão - D 331
Lima - D 333
Vouga - D 334
Tejo - D 335
(tenho nos meus papeis também o "Douro", que suponho seria o D 332?)
http://img293.echo.cx/img293/6865/tejo36ug.jpg
NRP TEJO (D 335)
http://img174.echo.cx/img174/9131/lima33cp.jpg
NRP LIMA (D 333)
de http://www.battleships-cruisers.co.uk/p ... e_navy.htm
Retirei a seguinte informação
http://img152.echo.cx/img152/8308/douro7my.jpg
o sr. Lima enviou-me mais fotos, colocá-las-ei aqui assim que possivel.
Os contratorpedeiros da Classe "Dão" foram construidos nos Anos 30, e segundo informação que possuo (ver abaixo) , o "Tejo" foi o último a ser abatido, em 1965.
Se algum colega puder dar mais contributos, fico (ficamos) bastante agradecidos.
Segundo José Pires de Lima, a classe "Dão" era constituida pelos navios:
Dão - D 331
Lima - D 333
Vouga - D 334
Tejo - D 335
(tenho nos meus papeis também o "Douro", que suponho seria o D 332?)
http://img293.echo.cx/img293/6865/tejo36ug.jpg
NRP TEJO (D 335)
http://img174.echo.cx/img174/9131/lima33cp.jpg
NRP LIMA (D 333)
de http://www.battleships-cruisers.co.uk/p ... e_navy.htm
Retirei a seguinte informação
http://img152.echo.cx/img152/8308/douro7my.jpg
o sr. Lima enviou-me mais fotos, colocá-las-ei aqui assim que possivel.
Editado pela última vez por P44 em Sex Fev 02, 2007 1:04 pm, em um total de 3 vezes.
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Mais uma vez, que pena que o site da Marinha não tenha uma secção dedicada à sua hitória do século XX
Gostaria era de saber da sua história, se foram comprados ou oferecidos, que missões realizaram, etc.
O seu amigo poderia dar essas informações?
Os navios são belos, como belo era o "aviso" NRP Afonso de Albuquerque, afundado em Goa em 1961.
Já tinha visto em tempos umas fotos desse navios, mas nada relativo à sua história, viagens e missões.
Gostaria era de saber da sua história, se foram comprados ou oferecidos, que missões realizaram, etc.
O seu amigo poderia dar essas informações?
Os navios são belos, como belo era o "aviso" NRP Afonso de Albuquerque, afundado em Goa em 1961.
Já tinha visto em tempos umas fotos desse navios, mas nada relativo à sua história, viagens e missões.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55369
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2455 vezes
Rui,
Sei que alguns deles foram contruidos em LISBOA, no Antigo Arsenal da Marinha, na Ribeira das Naus.O projecto é Inglês, se não estou em erro.
Só agora reparei: Os radares de aviso aéreo parecem idênticos aos que as Corvetas João Coutinho tinham instalados até ao inicio da década de 90...seriam "salvados" destes CTs???????
Sei que alguns deles foram contruidos em LISBOA, no Antigo Arsenal da Marinha, na Ribeira das Naus.O projecto é Inglês, se não estou em erro.
Só agora reparei: Os radares de aviso aéreo parecem idênticos aos que as Corvetas João Coutinho tinham instalados até ao inicio da década de 90...seriam "salvados" destes CTs???????
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Se foram desactivados nos anos 60, é bem provavel que sim.
E ainda os amigos brasileiros se lamentam do "desfasamento" dos seus equipamentos militares
Como como diria Lavoisier, "Na Natureza, nada se perde e nada se ganha. Tudo se trasforma".
_____________
Se bem percebi, da lista refere-se que 2 deles foram construídos para serem vendidos à Colômbia, 2 anos depois
E isto, nos anos 30.
E ainda os amigos brasileiros se lamentam do "desfasamento" dos seus equipamentos militares
Como como diria Lavoisier, "Na Natureza, nada se perde e nada se ganha. Tudo se trasforma".
_____________
Se bem percebi, da lista refere-se que 2 deles foram construídos para serem vendidos à Colômbia, 2 anos depois
E isto, nos anos 30.
-
- Sênior
- Mensagens: 2513
- Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
- Localização: Almada-Portugal
- Agradeceram: 1 vez
Pois fiquem sabendo, caros amigos, que me lembro de ver esses contra-torpedeiros atracados em Alcântara. Não me lembro de quais, pois era muito jovem, devia ter 14/15 anos e como andava no Liceu Passos Manuel, costumava ir nas horas livres, no intervalo do almoço, na companhia do meu colega de turma Vasco Calixto, o tal que escrevia num jornal, até à doca de Alcantara ver os navios e inclusivamente visitar alguns à socapa. Visitámos o Vera Cruz, o Santa Maria, o Infante D. Henrique, o Funchal, o Ponta Delgada, etc. Quando éramos descobertos punham-nos na rua mas entretanto já tinhamos visitado o navio. Também visitei o Principe Perfeito, mas este foi no dia da sua inauguração, pois os meus pais tiveram um convite para a recepção da inauguração do navio.
Voltando ao rei Herodes, a frase que o Rui, mui pudicamente não quiz completar, é a seguinte:
Já lá dizia o rei Herodes, ou te calas ou te fodes ..... e portanto vou-me calar
Voltando ao rei Herodes, a frase que o Rui, mui pudicamente não quiz completar, é a seguinte:
Já lá dizia o rei Herodes, ou te calas ou te fodes ..... e portanto vou-me calar
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
JLRC Dixit:
_______________
Quer dizer que você andou a visitar os paquetes do tempo do Império
Até o célebre Santa Maria :shock:
O Infante D. Henrique não foi um que depois da descolonização esteve uns tempos em Sines a fazer de albergue para os operários que trabalhavam nas obras do porto?
Os meus sogros, quando meteram o rabo entre as pernas e regressaram de Angola em 75 (porque eles também andaram lá a caçar elefantes ) vieram no Infante D. Henrique, tinha a minha patroa na altura 8 anos.
_________________
Ainda se lembra de ver esses contra-torpedeiros?
Já lá dizia o rei Herodes, ou te calas ou te fodes ..... e portanto vou-me calar
_______________
Quer dizer que você andou a visitar os paquetes do tempo do Império
Até o célebre Santa Maria :shock:
O Infante D. Henrique não foi um que depois da descolonização esteve uns tempos em Sines a fazer de albergue para os operários que trabalhavam nas obras do porto?
Os meus sogros, quando meteram o rabo entre as pernas e regressaram de Angola em 75 (porque eles também andaram lá a caçar elefantes ) vieram no Infante D. Henrique, tinha a minha patroa na altura 8 anos.
_________________
Ainda se lembra de ver esses contra-torpedeiros?
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55369
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2455 vezes
mais umas fotitas dos CTs
NRP VOUGA (D 334)
NRP DÃO (D 331)
(C)-José Pires de Lima
_______________________________________________________
Rui,
De facto, o "Infante D. Henrique" foi o maior paquete que Portugal já teve (e terá )
Esteve a apodrecer em Sines (servia de alojamento) até ao final da década de 80, quando um armador grego o comprou e reactivou, agora com o nome de VASCO DA GAMA. Lembro-me de o ver na doca da Lisnave, já com esse nome, no inicio da década de 90, quando os capitalistas ainda não tinham rebentado com o Estaleiro da Margueira...
Era de facto um navio muito bonito e imponente. Nessa altura estava totalmente pintado de branco, se bem que por fotos que vi, acho que as cores da ex-CCN lhe ficavam melhor.
Entretanto perdi-lhe o rasto... ...mas suponho que ainda navega, se bem que já com OUTRO nome...
Alguém sabe? JLRC (Mestre Yoda)??? o homem sem papas na lingua que tudo sabe, dado ser um VCR
NRP VOUGA (D 334)
NRP DÃO (D 331)
(C)-José Pires de Lima
_______________________________________________________
Rui,
De facto, o "Infante D. Henrique" foi o maior paquete que Portugal já teve (e terá )
Esteve a apodrecer em Sines (servia de alojamento) até ao final da década de 80, quando um armador grego o comprou e reactivou, agora com o nome de VASCO DA GAMA. Lembro-me de o ver na doca da Lisnave, já com esse nome, no inicio da década de 90, quando os capitalistas ainda não tinham rebentado com o Estaleiro da Margueira...
Era de facto um navio muito bonito e imponente. Nessa altura estava totalmente pintado de branco, se bem que por fotos que vi, acho que as cores da ex-CCN lhe ficavam melhor.
Entretanto perdi-lhe o rasto... ...mas suponho que ainda navega, se bem que já com OUTRO nome...
Alguém sabe? JLRC (Mestre Yoda)??? o homem sem papas na lingua que tudo sabe, dado ser um VCR
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
(...)quando um armador grego o comprou e reactivou, agora com o nome de VASCO DA GAMA. Lembro-me de o ver na doca da Lisnave, já com esse nome, no inicio da década de 90, quando os capitalistas ainda não tinham rebentado com o Estaleiro da Margueira...
Não sabia disso.
Pensei que quando saiu de Sines tivesse ido para a sucata num país qualquer.
Mas fico satisfeito por ter sido ainda aproveitado, e navegado por mais uns anos, depois do estado a que foi "condenado" enquanto permaneceu em Sines.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55369
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2455 vezes
É....
a "visão de futuro portuguesa" em todo o seu "explendor"
quando penso no "Santa Maria", no "Vera Cruz" (seu irmão), no "infante", no "Principe Perfeito"....todos navios que podiam ainda hoje estar a navegar...o "santa maria" e o "Vera Cruz" foram desmantelados em 1973 (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)...só para dar um (triste) exemplo...
a "visão de futuro portuguesa" em todo o seu "explendor"
quando penso no "Santa Maria", no "Vera Cruz" (seu irmão), no "infante", no "Principe Perfeito"....todos navios que podiam ainda hoje estar a navegar...o "santa maria" e o "Vera Cruz" foram desmantelados em 1973 (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)...só para dar um (triste) exemplo...
-
- Sênior
- Mensagens: 2513
- Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
- Localização: Almada-Portugal
- Agradeceram: 1 vez
P44 escreveu:
o "santa maria" e o "Vera Cruz" foram desmantelados em 1973 (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)...só para dar um (triste) exemplo...
Tem a certeza? Pensava que tinha sido depois do 25 de Abril, quando deixaram de ter tropas para transportarem. Estes navios agora já não navegariam pois seriam ainda mais velhos que eu
Dos únicos com hipótese de navegarem até hoje, seria o Principe Perfeito e o da SG salvo erro Amélia qualquer coisa, além dos Infante D. Henrique e Funchal que continuaram a navegar com outros armadores. O Funchal ainda navega mas o Infante D. Henrique/Vasco da Gama julgo que já foi para a Sucata. De qualquer modo será/seria um navio com mais de 30 anos. O Queen E II, mais recente, já foi para a sucata. Já agora, como curiosidade, lembro-me de uma vez, ver atracados em Lisboa os 3 grandes, o Queen Mary, o Queen Elizabeth e o France. Foi uma visão única e magnífica.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55369
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2455 vezes
JLRC,
Em relação ao SANTA MARIA e ao VERA CRUZ tenho a certeza, pois eu nos finais da década de 80/ inicio da década de 90, era comprador assiduo da "Revista de Marinha", e estava a par dessas coisas...
Também tenho o livro dos Paquetes Portugueses, do Luis Miguel Correia, á altura director da referida revista...
Mas posso pesquisar na Net e ver se encontro dados mm concretos em relação a datas
Em relação ao SANTA MARIA e ao VERA CRUZ tenho a certeza, pois eu nos finais da década de 80/ inicio da década de 90, era comprador assiduo da "Revista de Marinha", e estava a par dessas coisas...
Também tenho o livro dos Paquetes Portugueses, do Luis Miguel Correia, á altura director da referida revista...
Mas posso pesquisar na Net e ver se encontro dados mm concretos em relação a datas
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55369
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2455 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39835
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1158 vezes
- Agradeceram: 2909 vezes
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55369
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2455 vezes