Bye Bye Dassault - Bem vindo Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Vector
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#196 Mensagem por Vector » Qui Fev 01, 2007 11:05 pm

Carlos Mathias escreveu:Deixa eu ver se entendi direito... Quer dizer que o que interessa é a vontade da EMBRAER, e não o que o GOVERNO decidir? Puta merda, se for assim, fecha tudo e dá a chave prá toda poderosa mãe do Brasil, a super-poderosa-onipresente EMBRAER. Será que é isso mesmo que eu estou entendendo do que os colegas escreveram? Isto seria o maior absurdo possível. Submeter os interesses do país, sejam lá quais forem, aos interesses de uma empresa privada e que não reparte nada com os pagadores de impostos. Como acho que o nosso governo não chegaria tão fundo na capacidade de fazer merda, deve ser exatamente o contrário. Penso que será oferecida a participação sim, se quiser pega, se não, cai fora. Sobre LOBBIES, se o loby americano fosse tão poderoso por aqui, a ALCA já estaria funcionando na colônia do Sul, mas até agora só foi alvo de pilheria. Penso que, muito ao contrário, o senso comum do povo é de que os americanos não são bons de se dormir na mesma cama, e isto pode ser visto conversando com qualquer pessoa do povo mais humilde(ou outros mais letrados também). Como sabemos que o senhor Lula governa prá eles(humildes), e com toda a razão, aceitar pressão americana seria a última recetia de popularidade adotada. Não quero entrar aqui no mérito da questão, se os EUA mudaram e agora são anjos celestiais e suas empresas estão dispostas a fazer o que nunca fizeram em quase um século de "amizade". Quer dizer, aceitar abrir todos os cantinhos dos seus caças mais modernos. A menos que... A menos que seja oferecida a fabricação sob licensa do F-5E!!!!! Ou do F-4!!!! ÔBA, ÔBA!!!! Pelo menos tem bandeirinha...

*Senhores, lembrem-se que o governo tem a chave do cofre do BNDES, e a EMBRAER sem o BNDES não é nada.


Meu caro, vc está totalmente equivocado... eu, pelo menos, não estou dizendo nada disso. Apenas disse que talvez fosse interessante olhar a coisa fora da esfera Flanker x Rafael. Existem outras opções e direções que o FX possa tomar. Apresentei apenas uma possibilidade...

Agora apenas alguns esclarescimentos:

1- a toda-poderosa-onipresente Embraer devolve ao contribuinte muito mais do que vc pensa!!! Pergunte a alguém que more aqui na Região de SJK, de GPX, de Taubaté, ... Quanto em impostos ela recolhe? Quanto de dinheiro ela injeta na economia?

2- A Embraer é muita coisa sem o BNDES... Claro que o mecanismo de financiamento aos clientes dos aviões da Embraer é algo importante em muitos contratos, mas vale lembrar que muitos outros contratos são fechados sem a menos participação do BNDES. E tb é bom lembrar que os governos de todos os países, EUA, Canadá, França, etc.... possuem mecanismos parecidos. Não é uma necessidade da Embraer, mas da indústria aeroespacial em geral.

3- Não meu caro... não é a vontade da Embraer que interessa, mas sim a da FAB. Assim deveria ser, pelo menos. Não foi assim no caso dos aviões de patrulha. A Embraer ofereceu o P-99, a FAB comprou o P-3, e ponto final. No caso do FX ela oferecu o M2000... a FAB preferiu cancelar o projeto. No caso do avião presidencial a Embraer também fez sua oferta, e o Governo comprou o ACJ. Se a Embraer fosse assim como alguns sugerem vc não acha que estas outras compras teriam sido diferentes?

4- A FAB deveria ter autonomia decisória em todos os assuntos e contratos, mas não tem. Teve de desistir do FX, e agora está adquirindo helis russos numa compra política... Conversei com várias pessoas dentro da força que não vêem o menor sentido nesta compra. Não que as aeronaves sejam ruins... mas porque são aeronaves fora de contexto.
Ou seja o problema da FAB não é a Embraer... São os políticos.

5- O Governo Lula governa para os humildes... Ah claro, os humildes do partido né.

Mas quem sabe um dia a gente não engrene uma visita sua aqui na Embraer? Assim vc pode conhecer um pouco mais dela, e quem sabe assim pode meter o pau com um pouco de conhecimento de causa.

Sds,
Vector




Carlos Mathias

#197 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 01, 2007 11:53 pm

Meu caro, vc está totalmente equivocado... eu, pelo menos, não estou dizendo nada disso. Apenas disse que talvez fosse interessante olhar a coisa fora da esfera Flanker x Rafael. Existem outras opções e direções que o FX possa tomar. Apresentei apenas uma possibilidade...

Agora apenas alguns esclarescimentos:

1- a toda-poderosa-onipresente Embraer devolve ao contribuinte muito mais do que vc pensa!!! Pergunte a alguém que more aqui na Região de SJK, de GPX, de Taubaté, ... Quanto em impostos ela recolhe? Quanto de dinheiro ela injeta na economia?

2- A Embraer é muita coisa sem o BNDES... Claro que o mecanismo de financiamento aos clientes dos aviões da Embraer é algo importante em muitos contratos, mas vale lembrar que muitos outros contratos são fechados sem a menos participação do BNDES. E tb é bom lembrar que os governos de todos os países, EUA, Canadá, França, etc.... possuem mecanismos parecidos. Não é uma necessidade da Embraer, mas da indústria aeroespacial em geral.

3- Não meu caro... não é a vontade da Embraer que interessa, mas sim a da FAB. Assim deveria ser, pelo menos. Não foi assim no caso dos aviões de patrulha. A Embraer ofereceu o P-99, a FAB comprou o P-3, e ponto final. No caso do FX ela oferecu o M2000... a FAB preferiu cancelar o projeto. No caso do avião presidencial a Embraer também fez sua oferta, e o Governo comprou o ACJ. Se a Embraer fosse assim como alguns sugerem vc não acha que estas outras compras teriam sido diferentes?

4- A FAB deveria ter autonomia decisória em todos os assuntos e contratos, mas não tem. Teve de desistir do FX, e agora está adquirindo helis russos numa compra política... Conversei com várias pessoas dentro da força que não vêem o menor sentido nesta compra. Não que as aeronaves sejam ruins... mas porque são aeronaves fora de contexto.
Ou seja o problema da FAB não é a Embraer... São os políticos.

5- O Governo Lula governa para os humildes... Ah claro, os humildes do partido né.

Mas quem sabe um dia a gente não engrene uma visita sua aqui na Embraer? Assim vc pode conhecer um pouco mais dela, e quem sabe assim pode meter o pau com um pouco de conhecimento de causa.


1)- Ela e qualquer empresa deste porte deve e tem que pagar impostos, eu também pago os meus, em dia. Portanto ela não faz nada, absolutamente nada além da obrigação dela. Não existe glória nem altivez em pagar impostos no Brasil, afinal um miserável que compra um kilo de arroz está deixando 40% do seu dinheiro para o nosso governo. É na verdade uma vergonha que esta empresa se vanglorie de pagar impostos, coisa que todo assalariado brasileiro faz e nem por isso recebe elogiosos comentários nem finaciamentos do BNDES. Sobre benefícios para a localidade, temos também a CSN em Volta Redonda, a PETROBRÁS em Macaé e etc, etc, etc. Mais uma vez, uma consequência que toda empresa grande e que gera muito dinheiro traz consigo, empregos e renda. Mas não é um favor ou uma bondade, é tão somente uma consequência das necessidades da empresa. Tenha certeza que se fosse possível, todos os empregados seriam trocados por robôs, que não ficam doentes, não fazem greve, não ganham salário, nem reclamam. Faltariam os agradecimentos deles pelas bondades e tal, mas o lucro valeria a pena, como o que a VW está fazendo numa de suas unidades demonstra.

2)-Todos tem financiamento "diferenciado" ? No Brasil? Ah, lá fora... Tá bom então. Não há nada de errado nisso, cada um defende o seu e a EMBRAER, como empresa privada que visa o lucro, tem que usar todas as possibilidades, isso é assim no mundo todo.

3)- Não vendeu o P-99, fez beicinho e não quiz participar do P-3, dizendo que era coisa de avião velho e tal, ainda bem que os F-5E são uma modernidade só... Com isso, a FAB teve que mandar os aviões para um processo que será mais custoso do que se a gloriosa tivesse aceitado fazer a modernização. E além do que, o embroglio do FX provou sem sombra de dúvidas o que é a bondade da EMBRAER, mais ainda um pessoal da FAB que não gostou nem um pouco daquela coisa com os franceses. No final e afinal, ficamos com os M-2000C dos sócios da bondosa. Mas o que prevaleceu foi a vontade da FAB não é? M-2000C, era isso que a FAB queria?

4)- O problema da FAB são os políticos, inclusive os que fazem lobby pela EMBRAER, como foi visto no FX, alardeando prá todo lado que o único caça que seria realmente nacional era o M-2000BR. Mas são muito competentes no que se propõem, pois melaram uma compra desta magnitude. Prova disso é que a suposta segunda compra esta sendo feita mais na moita, longe das vistas.

5)- Não, os humildes que reelegeram ele. E que provavelmente vão eleger o sucessor dele. Sobre "os do partido", isso vale prá todos, sempre foi assim.

Ficaria sinceramente muito feliz em visitar a EMBRAER, empresa de que temos orgulho verdadeiro. Mas só não vale querer passar atestado de bondade, isso não.
A empresa é competente e faz o que se propõem, dar lucro, como qualquer empresa privada deve fazer. Se não for assim, vai fechar as portas, a não ser que o BNDES dê uma mãozinha. Me desculpe se você é funcionário e as palavras te magoaram, eu seu muito bem o que é isso, pois fui funcionário de uma empresa referência em qualidade de serviços, mas que foi pro buraco, sem BNDES nem nada.

Na minha ignorante opinião a EMBRAER deveria esperar a FAB escolher e depois embarcar. Simples assim.




hayes
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#198 Mensagem por hayes » Sex Fev 02, 2007 12:32 am

Vector escreveu:1- a toda-poderosa-onipresente Embraer devolve ao contribuinte muito mais do que vc pensa!!! Pergunte a alguém que more aqui na Região de SJK, de GPX, de Taubaté, ... Quanto em impostos ela recolhe? Quanto de dinheiro ela injeta na economia?

Um estudo recente do Bando Mundial afirmou categóricamente que o Balanço da Embraer é negativo para o país em termos de retorno palpável.




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Carlos Lima
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#199 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 02, 2007 12:52 am

Só uma observação:

Tudo bem que as alianças da Embraer no F-X foram consideradas ruins pela FAB e ela até se estranhou com a Embraer pela "intromissão", mas agora culpar a Embraer pelo fracasso do F-X aí é um pouco demais...

O maior inimigo da FAB foi amadorismo com que ela levou a concorrência associado ao banho-maria que a concorrência levou... isso desgasta e dá mais abertura à "forças ocultas" agirem. (não aprenderam nada da época que quase tinham levado o "Lightning")

Outro ponto é que o processo todo foi tocado bem lentamente... (lembro que o RFI demorou muito para sair!

Crizes economicas nos países asiáticos e na rússia contribuiram para puxar tudo para trás também (tanto que até o F-5EM foi afetado).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#200 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 02, 2007 1:07 am

É óbvio que a EMBRAER não foi a única culpada, mas daí a querer eximir a empresa de toda e qualquer responsabilidade não dá. Quem se lembra da época lembra das coisas que o senhor Botelho falava, como dizer que caso o Gripen ganhasse, o Brasil teria como off-sets caminhões e ônibus. Se a Rússia ganhasse, o off-set seria carne de porco. Isso dito pelo presidente da empresa numa revista especialisada é demais, até prá ele.

A EMBRAER foi sim uma das grandes entidades responsáveis pelo fracasso do FX. Não foi a única, mas foi determinante.




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#201 Mensagem por hayes » Sex Fev 02, 2007 1:13 am

Carlos Mathias escreveu:É óbvio que a EMBRAER não foi a única culpada, mas daí a querer eximir a empresa de toda e qualquer responsabilidade não dá. Quem se lembra da época lembra das coisas que o senhor Botelho falava, como dizer que caso o Gripen ganhasse, o Brasil teria como off-sets caminhões e ônibus. Se a Rússia ganhasse, o off-set seria carne de porco. Isso dito pelo presidente da empresa numa revista especialisada é demais, até prá ele.

A EMBRAER foi sim uma das grandes entidades responsáveis pelo fracasso do FX. Não foi a única, mas foi determinante.

Em qualquer negociação ou licitação de peso, existem interesses e lobbys em volta. Isto não é bom nem ruim, apenas e tão somente inexorável.

Cabe ao Gov. domar dissidências internas para tomar a melhor decisão.




Carlos Mathias

#202 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 02, 2007 1:14 am

Perfeito, exato mesmo. :wink:




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#203 Mensagem por Arthur » Sex Fev 02, 2007 10:04 am

hayes escreveu:
Vector escreveu:1- a toda-poderosa-onipresente Embraer devolve ao contribuinte muito mais do que vc pensa!!! Pergunte a alguém que more aqui na Região de SJK, de GPX, de Taubaté, ... Quanto em impostos ela recolhe? Quanto de dinheiro ela injeta na economia?

Um estudo recente do Bando Mundial afirmou categóricamente que o Balanço da Embraer é negativo para o país em termos de retorno palpável.


É por essas e outras que o Banco Mundial muitas vezes não merece sequer ser ouvido.....

Abs

Arthur




Carlos Mathias

#204 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 02, 2007 11:19 am

É, tem hora que se ouve, tem hora que não presta. Mas eu não acredito na EMBRAER dando prejuízo.




Arthur
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#205 Mensagem por Arthur » Sex Fev 02, 2007 11:57 am

Carlos Mathias escreveu:É, tem hora que se ouve, tem hora que não presta. Mas eu não acredito na EMBRAER dando prejuízo.


Na minha opinião, o Banco Mundial, do ponto de vista acadêmico, só deve ser respeitado no que tange às publicações sobre pobreza, desigualdade, demografia econômica, etc. Quando se metem a falar de outras coisas dão com os burros n'água.

Agora, eles não são uma universidade e também servem para emprestar grana. E isso é bom!

Abs

Arthur




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#206 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Fev 02, 2007 12:11 pm

Vector escreveu: Não meu caro... não é a vontade da Embraer que interessa, mas sim a da FAB. Assim deveria ser, pelo menos. Não foi assim no caso dos aviões de patrulha. A Embraer ofereceu o P-99, a FAB comprou o P-3, e ponto final. No caso do FX ela oferecu o M2000... a FAB preferiu cancelar o projeto. No caso do avião presidencial a Embraer também fez sua oferta, e o Governo comprou o ACJ. Se a Embraer fosse assim como alguns sugerem vc não acha que estas outras compras teriam sido diferentes?


No caso do P-99 a Embraer fez o que pôde para empurrar o P-99 pela goela da FAB. Usou sua poderosa bancada de 250 parlamentares para forçar uma audiência na Comissão de Relações Internacionais e Defesa Nacional na Câmara, onde o Bueno teve de justificar a compra do P-3Br ouvindo insinuações de incompetência e de corrupção. É bom lembrar que o P-99 não teria armamento. Numa discussão, um brigadeiro da FAB apontou o dedo para um engenheiro da Embraer e perguntou como ele iria colocar um míssil num avião que não tinha espaço livre entre a asa (e a fuselagem) e o chão. Ficou sem resposta.

Foram atitude agressivas iguais a essa que terminaram por derrubar o diretor da área de programas militares da Embraer, o Romualdo...

Abraços

Pepê

PS: Espero que a Embraer não estrague o novo F-X.




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Sex Fev 02, 2007 12:18 pm, em um total de 1 vez.
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#207 Mensagem por 3rdMillhouse » Sex Fev 02, 2007 12:15 pm

Pepê Rezende escreveu:
PS: Espero que a Embraer não estrague o novo F-X.


Eu também.




Carlos Mathias

#208 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 02, 2007 12:19 pm

Mas vai.




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#209 Mensagem por 3rdMillhouse » Sex Fev 02, 2007 12:19 pm

Vector escreveu:3- Não meu caro... não é a vontade da Embraer que interessa, mas sim a da FAB. Assim deveria ser, pelo menos. Não foi assim no caso dos aviões de patrulha. A Embraer ofereceu o P-99, a FAB comprou o P-3, e ponto final. No caso do FX ela oferecu o M2000... a FAB preferiu cancelar o projeto. No caso do avião presidencial a Embraer também fez sua oferta, e o Governo comprou o ACJ. Se a Embraer fosse assim como alguns sugerem vc não acha que estas outras compras teriam sido diferentes?


Quem cancelou o FX foi o Lulla, pra ter recursos pro Bolsa Reeleição.

Carlos Mathias escreveu:Mas vai.


O pior é que vai mesmo, eles vão encontrar um jeito de fuder tudo de novo.




Carlos Mathias

#210 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 02, 2007 12:25 pm

Você acha mesmo que foi por causa do bolsa-família? O dinheiro do FX seria financiado e começaria a ser pago muito depois do contrato fechado, além do que havia a possibilidade de pagar em comodities. A desculpa menos esfarrapada para as vistas políticas era essa, trocar aviões por comida para os pobres. Quem não manja nada do assunto(99,99%), aceitou como decisão acertada num país de miseráveis.




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