Índia e Rússia Assinam Acordo para produção de turbinas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Fábio Nascimento
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Índia e Rússia Assinam Acordo para produção de turbinas

#1 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Jan 25, 2007 11:52 am

Índia e Rússia Assinam Acordo de Transferência de Tecnologia: Produção de Turbinas para Caças
(para o texto original em inglês Link)


Na reunião de 24 Janeiro 2007 na sessão da "Russian-Indian Intergovernmental Commission on Military-Technical Cooperation", em Nova Deli, foi assinado um acordo para a produção sob licença da turbinea aeronáutica RD-33 series 3, para o caça MiG-29. O chefe da delegação russa é o Vice-Chefe do Governo, Ministro da Defesa Sergey Ivanov. Pela parte russa o acordo foi assinado pelo Diretor Geral da Organização Estatal Rosoboronexport, Sergey Chemezov.

A produção das turbines sera organizada pela HA Lcom a assistência técnica da organização Moscow Chernyshev Machine Building (MMP Chernyshev). A produção das turbinas seré feita na Índia sera feita de forma gradual e inclui a primeira remessa de motores prontos, montagem dos grande conjuntos e posteriormente a produção local de componentes e partes pelas empresas indianas.

O desenvolvimento da produção de turbinas por empresas indianas com a tecnologia russa demonstra a gradual transformação da Cooperação Rússia-Índia no campo Técnico-Militar de uma relação "fornecedor-cliente" (supplier-customer) para a de pesquisa e produção conjunta. Também melhorará as capacidades de combate da IAF (Indian Air Force).

A transferência da tecnologia de produção de tal equipamento no estado-da-arte (state-of-the-art) como as turbinas RD-33 series 3 para a Índia também vê o aumento das chances do caça multi-função (multirole) MiG-35 na competição da Indian Air Force para a compra de 126 caças, qua acontecerá em 2007




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Centurião
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Re: Índia e Rússia Assinam Acordo para produção de turbinas

#2 Mensagem por Centurião » Qui Jan 25, 2007 4:07 pm

Fábio Nascimento escreveu:Índia e Rússia Assinam Acordo de Transferência de Tecnologia: Produção de Turbinas para Caças
(para o texto original em inglês Link)


Na reunião de 24 Janeiro 2007 na sessão da "Russian-Indian Intergovernmental Commission on Military-Technical Cooperation", em Nova Deli, foi assinado um acordo para a produção sob licença da turbinea aeronáutica RD-33 series 3, para o caça MiG-29. O chefe da delegação russa é o Vice-Chefe do Governo, Ministro da Defesa Sergey Ivanov. Pela parte russa o acordo foi assinado pelo Diretor Geral da Organização Estatal Rosoboronexport, Sergey Chemezov.

A produção das turbines sera organizada pela HA Lcom a assistência técnica da organização Moscow Chernyshev Machine Building (MMP Chernyshev). A produção das turbinas seré feita na Índia sera feita de forma gradual e inclui a primeira remessa de motores prontos, montagem dos grande conjuntos e posteriormente a produção local de componentes e partes pelas empresas indianas.

O desenvolvimento da produção de turbinas por empresas indianas com a tecnologia russa demonstra a gradual transformação da Cooperação Rússia-Índia no campo Técnico-Militar de uma relação "fornecedor-cliente" (supplier-customer) para a de pesquisa e produção conjunta. Também melhorará as capacidades de combate da IAF (Indian Air Force).

A transferência da tecnologia de produção de tal equipamento no estado-da-arte (state-of-the-art) como as turbinas RD-33 series 3 para a Índia também vê o aumento das chances do caça multi-função (multirole) MiG-35 na competição da Indian Air Force para a compra de 126 caças, qua acontecerá em 2007


Precisamos disso no Brasil. Como o pessoal sabe, produzir turbinas é essencial para independência tecnológica na fabricação de aviões.




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Brasileiro
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#3 Mensagem por Brasileiro » Qui Jan 25, 2007 4:14 pm

Precisamos disso no Brasil. Como o pessoal sabe, produzir turbinas é essencial para independência tecnológica na fabricação de aviões.

Exato. Só que isso não ocorre de uma hora para outra. Não dá pra dizer simplesmente "vamos fabricar a turbina do Rafale/Su... aqui". Nós não temos base nenhuma.
O que é preciso primeiro é ter uma produção de peças dos motores dos Boeing/Airbus aqui no Brasil.
A segunda etapa seria a instalação de uma fábrica de turbinas para a linha da Embraer (ou a Alinson dos ERJ e Legacy ou as GE dos E-Jets). Depois disso, aí sim, poderia-se pensar em uma linha de montagem de motores militares aqui, mas o problema é que não há demanda na região nem no Brasil. Não temos linha de aviões de caça. Se inventarmos de fabricar Sukhois ou Rafales, dificilmente o número chegaria a 100 o que demandaria umas 300 turbinas e só. Pouco adianta montar uma fábrica, fabricar 300 turbinas e depois fechar tudo.


abraços]




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Bolovo
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Re: Índia e Rússia Assinam Acordo para produção de turbinas

#4 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 25, 2007 4:16 pm

Centurião escreveu:
Fábio Nascimento escreveu:Índia e Rússia Assinam Acordo de Transferência de Tecnologia: Produção de Turbinas para Caças
(para o texto original em inglês Link)


Na reunião de 24 Janeiro 2007 na sessão da "Russian-Indian Intergovernmental Commission on Military-Technical Cooperation", em Nova Deli, foi assinado um acordo para a produção sob licença da turbinea aeronáutica RD-33 series 3, para o caça MiG-29. O chefe da delegação russa é o Vice-Chefe do Governo, Ministro da Defesa Sergey Ivanov. Pela parte russa o acordo foi assinado pelo Diretor Geral da Organização Estatal Rosoboronexport, Sergey Chemezov.

A produção das turbines sera organizada pela HA Lcom a assistência técnica da organização Moscow Chernyshev Machine Building (MMP Chernyshev). A produção das turbinas seré feita na Índia sera feita de forma gradual e inclui a primeira remessa de motores prontos, montagem dos grande conjuntos e posteriormente a produção local de componentes e partes pelas empresas indianas.

O desenvolvimento da produção de turbinas por empresas indianas com a tecnologia russa demonstra a gradual transformação da Cooperação Rússia-Índia no campo Técnico-Militar de uma relação "fornecedor-cliente" (supplier-customer) para a de pesquisa e produção conjunta. Também melhorará as capacidades de combate da IAF (Indian Air Force).

A transferência da tecnologia de produção de tal equipamento no estado-da-arte (state-of-the-art) como as turbinas RD-33 series 3 para a Índia também vê o aumento das chances do caça multi-função (multirole) MiG-35 na competição da Indian Air Force para a compra de 126 caças, qua acontecerá em 2007


Precisamos disso no Brasil. Como o pessoal sabe, produzir turbinas é essencial para independência tecnológica na fabricação de aviões.

Não me parece muito com "tranferencia de tecnologia", tá mais pra "fabricação sob licença" pelo que entendi.

A CELMA, daqui do Brasi, fabricou os 50 motorzinhos Spey do AMX e não sabe produzir um parafuso sem ter que ligar para a Rolls-Royce.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#5 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 25, 2007 4:53 pm

Empresinha incompetente, hein?




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#6 Mensagem por Degan » Qui Jan 25, 2007 5:07 pm

Francia ofrece lo mismo (fabricar localmente los M-88) si India se decide por el Rafale....




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#7 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 25, 2007 5:09 pm

Até agora, nada....




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Centurião
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#8 Mensagem por Centurião » Qui Jan 25, 2007 5:18 pm

Brasileiro escreveu:
Precisamos disso no Brasil. Como o pessoal sabe, produzir turbinas é essencial para independência tecnológica na fabricação de aviões.

Exato. Só que isso não ocorre de uma hora para outra. Não dá pra dizer simplesmente "vamos fabricar a turbina do Rafale/Su... aqui". Nós não temos base nenhuma.
O que é preciso primeiro é ter uma produção de peças dos motores dos Boeing/Airbus aqui no Brasil.
A segunda etapa seria a instalação de uma fábrica de turbinas para a linha da Embraer (ou a Alinson dos ERJ e Legacy ou as GE dos E-Jets). Depois disso, aí sim, poderia-se pensar em uma linha de montagem de motores militares aqui, mas o problema é que não há demanda na região nem no Brasil. Não temos linha de aviões de caça. Se inventarmos de fabricar Sukhois ou Rafales, dificilmente o número chegaria a 100 o que demandaria umas 300 turbinas e só. Pouco adianta montar uma fábrica, fabricar 300 turbinas e depois fechar tudo.


abraços]


Mas no caso de um fabricante de turbinas para aviões da Embraer o objetivo seria trazer para perto da fábrica a produção delas, diminuindo os custos e aumentando a nacionalização dos componentes.

Sim, eu sei. "Sonho meu..." :(




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#9 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 25, 2007 5:28 pm

Centurião escreveu:
Brasileiro escreveu:
Precisamos disso no Brasil. Como o pessoal sabe, produzir turbinas é essencial para independência tecnológica na fabricação de aviões.

Exato. Só que isso não ocorre de uma hora para outra. Não dá pra dizer simplesmente "vamos fabricar a turbina do Rafale/Su... aqui". Nós não temos base nenhuma.
O que é preciso primeiro é ter uma produção de peças dos motores dos Boeing/Airbus aqui no Brasil.
A segunda etapa seria a instalação de uma fábrica de turbinas para a linha da Embraer (ou a Alinson dos ERJ e Legacy ou as GE dos E-Jets). Depois disso, aí sim, poderia-se pensar em uma linha de montagem de motores militares aqui, mas o problema é que não há demanda na região nem no Brasil. Não temos linha de aviões de caça. Se inventarmos de fabricar Sukhois ou Rafales, dificilmente o número chegaria a 100 o que demandaria umas 300 turbinas e só. Pouco adianta montar uma fábrica, fabricar 300 turbinas e depois fechar tudo.


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Mas no caso de um fabricante de turbinas para aviões da Embraer o objetivo seria trazer para perto da fábrica a produção delas, diminuindo os custos e aumentando a nacionalização dos componentes.

Sim, eu sei. "Sonho meu..." :(

Já ouvi falar disso aqui em São José.

A Embraer já produz grande parte das peças dos aviões, as asas até pouco tempo atrás não eram brasileiras, agora são, o trem de pouso era alemão, agora é alemão-brasileiro e por aí vai.




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#10 Mensagem por Túlio » Qui Jan 25, 2007 6:30 pm

Brasileiro escreveu:O que é preciso primeiro é ter uma produção de peças dos motores dos Boeing/Airbus aqui no Brasil.
A segunda etapa seria a instalação de uma fábrica de turbinas para a linha da Embraer (ou a Alinson dos ERJ e Legacy ou as GE dos E-Jets). Depois disso, aí sim, poderia-se pensar em uma linha de montagem de motores militares aqui, mas o problema é que não há demanda na região nem no Brasil. Não temos linha de aviões de caça. Se inventarmos de fabricar Sukhois ou Rafales, dificilmente o número chegaria a 100 o que demandaria umas 300 turbinas e só. Pouco adianta montar uma fábrica, fabricar 300 turbinas e depois fechar tudo.


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Inclino-me fortemente a concordar contigo. Haveria que se ter um programa SÉRIO orientado para, em umas duas décadas, ter-se uma, sei lá, Turbobrás?

E creio que os passos seriam mais ou menos os citados, alterados para:

:arrow: Fabricar peças e partes para turbinas estrangeiras, de amplo uso aqui e no exterior.

:arrow: Eventualmente, montar alguns modelos, com tanta nacionalização quanto possível. Temo que não seria TUDO ISSO de componentes nacionais... :(

:arrow: A seguir, desenvolver em conjunto com um fabricante estrangeiro que domine plenamente a tecnologia 'dérnier-cri' de propulsores um novo projeto.

:arrow: A partir de estarmos:

1) Up-to-date com os desenvolvimentos e técnicas produtivas

2) Desenvolvendo tecnologia própria

Poderíamos passar à fase seguinte:

:arrow: Desenvolvimento e produção de turbinas nacionais. :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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#11 Mensagem por A-29 » Sex Jan 26, 2007 9:47 am

Que eu saiba o BNDES já tentou (talvez ainda esteja tentando) atrair um fabricante de turbinas para o Brasil. O problema é que quando o governo se preocupou com isso, a família ERJ 145 já estava com sua produção declinando, então a RR não mostrou muito interesse. Se houvesse preocupação desde o começo, talvez a história fôsse outra, já que essa família utilizou umas 2.000 turbinas por aqui.

Os esforços agora são com a GE, para as turbinas da nova família EMB-170/190, mas não ouvi nada de novo a respeito nos últimos tempos. Acho que o plano não foi para frente.

Minha primeira mensagem aqui no DB foi exatamente sobre esse tema, e as possibilidades de utilizar o motor GE como base para um motor militar, tal como o RR dos ERJ-145.
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=3002&postdays=0&postorder=asc&highlight=motores+aeron%E1uticos&start=0

Também tem este outro tópico com algumas boas discussões:
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=2574&postdays=0&postorder=asc&highlight=motores+aeron%E1uticos&start=0




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