Mig-29K (Uma opção para a MB?) - TOPICO PESADO!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#121 Mensagem por chm0d » Ter Jan 23, 2007 9:58 pm

cb_lima escreveu:Temos que alertar o pessoal da FAB quando forem receber o treinamento lá na Rússia que a privada lá gira ao contrário (hemisfério Norte). [091] [106] ...

O que me preocupa honestamente nessa história toda de Sukhoi é o preço $$$$ da hora de vôo e o preço para manter esse bicho em dia! (alias é o que me preocupa em qualquer um desses Rafale/EF-2000 da vida)...

Estou começando a achar que temos que ir de Gripen (por esse motivo)!

[]s
CB_Lima

Ninguem aqui é contra outro caça, eu gosto muito do gripen, mais o brasil teria que comprar MUITOS, no caso dos outros, são caros de mais!!! o su-35bm cabe como uma luva. :)

Abs.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#122 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 23, 2007 10:23 pm

trabuco escreveu:
cb_lima escreveu:Temos que alertar o pessoal da FAB quando forem receber o treinamento lá na Rússia que a privada lá gira ao contrário (hemisfério Norte). [091] [106] ...

O que me preocupa honestamente nessa história toda de Sukhoi é o preço $$$$ da hora de vôo e o preço para manter esse bicho em dia! (alias é o que me preocupa em qualquer um desses Rafale/EF-2000 da vida)...

[]s
CB_Lima

A preocupação é essa mesmo, vamos aguardar os itens do contrato...

Dizem ai garantia de manutenção por 10 anos, centro de manutenção no Brasil etc. Vamos aguardar... mas se for verdade não como contestar um ótimo negócio!

Gratos pelas respostas e é bom saber que compartilhamos das mesmas opniões "só que diferente" :)

Bom, Com essa garantia toda e centro de manutenção estabelecido isso começa a parecer um excelente negócio mesmo.

Posso parecer meio "não-patriota" pelo que vou dizer, mas acho que a FAB só tem que favorecer a indústria nacional se ela for favorecida também... senão sobra o pepino para a FAB!!

Com relação ao número, é claro que um SU-35 sob o ponto de vista da missão poderia fazer "mais" do que um Gripen.

Mas isso não pode ser a desculpa para comprar o SU-35 já que menos SU-35 significaria que com um não disponível seria como perder "vários" Gripen.

Com relação ao "caro e barato", como eu disse a um tempo atrás, isso depende muito de "acordos" entre governos e financiamento bancário, mais do que o preço que o fabricante diz que o caça custa... dependendo da "contra-partida" a aeronave sai "de graça" (nesse ponto os russos levam vantagem, pois quere "equilibrar" a balança comercial).

Mas comprar é moleza, dificil é manter (com a verba da FAB :cry: ). E é isso que me preocupa naqueles "2 motorzão", parafuso ao contrário e com manual em círilico :wink: (espero que entendam que isso não é uma "avacalhada" no SU e sim a preocupação com avião ensacado e tomando poeira dentro de hangar).

AL-X como solução!? :)... Po Tulio :) Eles já caem com uma luva para o que fazem, daqui a pouco vão querer que levem o Marcos Pontes no espaço de novo! :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6452 vezes
Agradeceram: 6808 vezes
Contato:

#123 Mensagem por Túlio » Ter Jan 23, 2007 10:31 pm

Pois é o que me parece, Lima véio. O fato é que se fala em querosene com se isso fosse tudo, tenho lido muito mais do que postado, encantei-me com aquele topico do Sintra, Pepê e PRick, POWS!!!

Tá tudo ali, custos & quetales... :wink:

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=8614

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#124 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 23, 2007 10:57 pm

tulio escreveu:Pois é o que me parece, Lima véio. O fato é que se fala em querosene com se isso fosse tudo, tenho lido muito mais do que postado, encantei-me com aquele topico do Sintra, Pepê e PRick, POWS!!!

Tá tudo ali, custos & quetales... :wink:

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=8614

Realmente os caras arrebentaram [009]! :)

Como o Juarez diz... tem que arrumar a casa primeiro e afinal de contas de que adianta um carrão se esse não sai da garagem... 8-]

Tem uns custos com simulador, treinamento, doutrina, qualificação de armas, paiol, simuladores e criação do "estoque" e mantenimento dele. Além da integração com os atuais "meios" e "armas" - digo R99/Dacta/P-3, etc que me preocupam pacas!

[]s da Terra do Daniel "Boom" :)
CB_Lima

PS: Só gosta de neve quem tá à passeio, é rico, ou é dono de pousada (você fica trancado nela e paga mais diária)!

CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#125 Mensagem por PRick » Ter Jan 23, 2007 11:58 pm

Srs.

Algumas coisas são repetidas, mas não encontram realidade nos fatos, esta notícia abaixo saiu em Maio de 2005. Por ela a MB garantiu cerca de 50% de disponibilidade na sua frota de A-4. A MB tem 12 AF-1 e 3 AF-1A. Se 07 ou 08 estão em condições de vôo, é 50% de disponibilidade, dentro das circunstâncias, não é necessário mais que isto.

É um serviço parecido com que a ELBIT/EMBRAER está fazendo com os F-5M. A diferença é que está incluido a turbina, cerca de 10 turbinas.

Lockheed Martin Argentina apoiará as aeronaves AF-1/1A

A Marinha do Brasil, representada pela Diretoria de Aeronáutica da
Marinha, selecionou a Lockheed Martin's Aircraft Argentina para o serviço de apoio logístico a seis aviões AF-1/1A e dez turbinas J52-P408. O contrato, para um período de quatro anos, iniciará em julho e está avaliado em US$ 6,5 milhões. Nesse contrato, a Lockheed Martin proverá os serviços de revisão de turbinas, manutenção de linha de vôo e o correspondente treinamento funcional para os técnicos da Marinha do Brasil. O pagamento será feito por hora efetivamente voada, modalidade pioneira na Marinha do Brasil. A manutenção dos aviões será realizada na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e a das turbinas nas instalações da Lockheed Martin, em Córdoba, na Argentina.

Quanto aos Mig-29K, só existem em uso estes da Índia, que é grande operadora de Mig-29, ao contrário do Brasil. Além disso, os Mig-29K não podem operar no SP, sem que seja feita uma grande reforma estrutural no mesmo, com a retirada da catapulta de proa e a instalação de uma Ski-Jump. O mesmo pode se dizer sobre os SU-33, além das mesmas reformas necessárias para o uso dos Mig-29K, os elevadores também teriam que ser alterados.

O São Paulo pode operar, sem grande modificações, os F-18A e Rafales M. O resto é muita especulação.

Não podemos esquecer que a MB comprou o Foch por 12 milhões de dólares, e um dos motivos foi que as reformas que ele tinha que fazer, estavam programadas para serem feitas no Brasil. Acho que com todas as reformas, a conta não vai chegar a 50 milhões de dólares, ou seja, uma ninharia perto do que se tem em matéria de poder naval.

A foto abaixo foi tirada depois da penúltima reforma, o SP chegou a 30 nós, com a reforma atual vai chegar velocidade máxima pelo jeito, ou seja, 32 nós, um dos navios mais rápidos em uso no mundo.

Imagem

Imagem

A segunda foto mostra quando os 126.000 shp foram acelerados de uma vez, é impressionante a potência das turbinas a vapor do SP.

Para quem conhece um pouco do assunto, sabe que velocidade para um NAe CTOL é fundamental, para poder lançar os aviões de modo mais seguro, na ausência de vento.

[ ]´s

Carlos Mathias

#126 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jan 24, 2007 12:04 am

Cara, essa última foto mostra bem a enorme esteira do navio. :shock:

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#127 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jan 24, 2007 2:12 am

É isto que eu chamo de "Cortina de Fumaça"...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#128 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 24, 2007 8:33 am

tulio escreveu:
cb_lima escreveu:

[]s
CB_Lima

POR ESSE MOTIVO eu sugeriria Tucano ALX, então!

Vejo tudo como CUSTO DE CICLO DE VIDA... :wink:

E precisamente NISSO é que acho o Flanker imbatível, não que eu ficasse brabo com uns Rafales ou Gripens novinhos em folha... :wink:

Não sabia que o Super Tucano cumpria os requisitos para substituir os Mirage III na concorrência do FX.

Obrigado pela informação, Tulio. :roll:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#129 Mensagem por Túlio » Qua Jan 24, 2007 9:44 am

Bolovo escreveu:
Não sabia que o Super Tucano cumpria os requisitos para substituir os Mirage III na concorrência do FX.

Os da FAB não, mas os dos colegas Gripados que ficam bradando que a hora de vôo tem que ser BEM baratinha, daí sim! 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Bolovo
Sênior
Sênior

#130 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 24, 2007 9:54 am

tulio escreveu:
Bolovo escreveu:

Os da FAB não, mas os dos colegas Gripados que ficam bradando que a hora de vôo tem que ser BEM baratinha, daí sim! 8-]

Tulio... tá na hora de tomar seu Yakult. :roll:

Dentre todos os concorrentes do finado FX, o F-16C tinha a hora de vôo mais barata, logo depois vinha o JAS-39C. O Su-35 Flanker deveria ser o mais caro, afinal tem dois motores muito mais possantes e tal.

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#131 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jan 24, 2007 10:47 am

tulio escreveu:Os da FAB não, mas os dos colegas Gripados que ficam bradando que a hora de vôo tem que ser BEM baratinha, daí sim! 8-]

ENtão o requisito é quanto mais caro, melhor?! Pra ficar no chão?!

Tõ quase me sentindo um cara da USAF, que gasta horrores... Tô me sentindo um burguês agora, eh, eh, eh...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#132 Mensagem por Morcego » Qua Jan 24, 2007 10:53 am

FinkenHeinle escreveu:
tulio escreveu:Os da FAB não, mas os dos colegas Gripados que ficam bradando que a hora de vôo tem que ser BEM baratinha, daí sim! 8-]

Tõ quase me sentindo um cara da USAF, que gasta horrores... Tô me sentindo um burguês agora, eh, eh, eh...

Eu sinto que FLANKEIRO QUE É FLANKEIRO pisa gatunamente naquilo que atenta contra um FLANKER.

Bolovo
Sênior
Sênior

#133 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 24, 2007 11:16 am

FinkenHeinle escreveu:

Seu maldito burguês capitalista. :evil:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#134 Mensagem por Túlio » Qua Jan 24, 2007 1:03 pm

Bolovo escreveu:
Dentre todos os concorrentes do finado FX, o F-16C tinha a hora de vôo mais barata, logo depois vinha o JAS-39C. O Su-35 Flanker deveria ser o mais caro, afinal tem dois motores muito mais possantes e tal.

E continua a charlaiada da querosene... :roll: :roll: :roll: :roll:

FinkenHeinle escreveu:

Para variar, não leste e, portanto, não entendeste, mas postaste mesmo assim... Só para rankear... :roll: :roll: :roll: :roll:

morcego escreveu:
Eu sinto que FLANKEIRO QUE É FLANKEIRO pisa gatunamente naquilo que atenta contra um FLANKER.

Imagem

Pares com o choro, Morceguinho...heheheheheheheh

Bolovo
Sênior
Sênior

#135 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 24, 2007 1:07 pm

Tulio... a FAB ganhou aquela promoção do Posto Ipiranga de ter o combustivel grátis por um milhão de kms rodados?! :roll:

Só pode ser essa a explicação.

Visite um dia a PORRA duma base aérea que tenha aí perto e pergunte para os Tenentes, Sargentos e etc. Eu já fiz isso aqui em São José dos Campos, e as respostas que recebi não foram lá muito animadoras. :|

Responder