logicamente acho que a idéia de deixar que eles pisem em solo sul americano (na colombia por exemplo) e combate-los aqui no nosso solo é uma estratégia ruim, acho que temos que ter meios para impedir que eles desmbarquem em nosso solo, e logicamente evitar que paises como a colombia permitam o uso de seu solo para abigar tropas americanas, e no caso de permitirem acho que temos que ter condições de evitar desembarques em tais solos, logicamente isso quer dizer, SUBS me um primeiro momento, e PORTA AVIÕES num segundo momento.
uma invasão contra a amazonia tem que ser repelida ainda no mar, isso nos da tempo suficiente para organizar uma resistência insuportavel ao inimigo aqui no solo.
Olá Morcego
Eu acho que dificilmente os países sul-americanos aceitariam ficar de braços cruzados e aceitar a invasão, pois, a Amazônia não é só do Brasil, mas pertence também a outros países do nosso continente. Interessante o que você disse foi um "ataque preventivo" para retardar o avanço das forças invasoras, certo? O que eu acho importante seria de o Brasil criar uma espécie de influência militar, com base na nossa indústria, fortalecer não só o Brasil, mas também as outras nações sul-americanas. Desenvolver em conjunto com nossos vizinhos soluções mais sofisticadas como por exemplo: projetar uma Corveta como a Barroso, Mísseis, Munições, um submarino parecido com o Tikuna(ou exportar Tikunas para a América do Sul) mas tudo em conjunto, de meneira em que o produto final saia mais barato de adiquirir, e que agrege soluções tecnológicas variáveis das nações envolvidas. Isso tudo criaria uma espécie rede de proteção mútua, criaria um fortalecimento militar sustentável na América do Sul. Num ataque, como você disse, para atacarmos eles antes, precisaríamos dos nossos vizinhos, e não é impossível, tem até país querendo comprar 50 MIG-29. Então não é só o Brasil, há outros países que poderiam nos ajudar e nós poderiamos ajudá-los em caso de guerra.
Sobre submarinos, acho que deveriamos exportar Tikunas, pois é um produto de excelente qualidade do Brasil..exportar para Venezuela, Colômbia, etc, ou fazer um conjunto para fazer um novo submarino, mas para dar certo tem que ser uma solução com custo mais baixo(se é que é possível).
Ora, Rodrigo,
Eu tenho total convicção que o R-99, o F-5Br e o Astros II cumprem na totalidade a missão à eles atribuida...
Se você não quiser confiar, tudo bem, mas lembre-se: confiar no conjunto é uma coisa, mas em equipamentos individuais (no caso, no Estado-da-Arte), é outra...
Olá FinkenHeinle, falou bonito heim?
Eu também estou convicto de que os armamentos citados são de boa qualidade, e são modernos, e irão cumprir muito bem a sua missão. Mas cabe a nós cuidar bem deles para não deixar deteriorar.
Sobre o conjunto, pensando bem poderia estar pior, mas acho que a tendência é melhorar, principalmente por causa da grana, veja:
_2002: 3 Bilhões, foi o pior ano.
_2003: 5,2 Bilhões, já melhorou um pouco
_2004: Em Outubro já superamos a marca dos 5,2 Bilhões
_2005: Como em Outubro deste ano já se gastaram mais de 5,2 Bilhões, o Ex-ministro José Viegas disse que o orçamento será maior ainda.
A defesa está lutando muito para conseguir verbas, mas a dotação parece que melhorou, na carta de despedida do Viegas, ele comenta sobre a melhora orçamentária.
Ou seja, com mais dinheiro podemos ampliar o que é moderno, e substituir o que está velho.
abraços