MB e seu programa de nacionalização

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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PRick

MB e seu programa de nacionalização

#1 Mensagem por PRick » Qui Jan 18, 2007 1:10 pm

Srs.

Em outros tópicos havia falado sobre o Programa Permanente de Nacionalização de componentes da MB, aí vai algumas novidades na área.

Nacionalização dos Radares de Tipo Type 910, usados nas FFG´s Tipo 22.

As Fragatas classe “Greenhalgh” possuem em seus radares de Direção de Tiro (DT) um componente importante, que é a válvula de microondas de potência, elemento de elevada complexidade tecnológica e alto custo, conhecida como válvula TWT (“traveling-wave tube”). Após alguns anos de esforços, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) concluiu a última etapa para o projeto e construção de válvulas TWT no País. Com o apoio da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, o CTMSP desenvolveu, em suas instalações, um sistema de medida da impedância de interação, grandeza fundamental que indica a eficiência de conversão da energia cinética em estruturas de ondas lentas para a TWT. A tecnologia permitiu ao CTMSP o desenvolvimento dos canhões de elétrons para os radares DT das fragatas, podendo apoiar outras Marinhas e, até mesmo, iniciativas do setor privado que utilizam a tecnologia.


Sistema novo para os Submarinos da Classe Tupi e Tikuna. Neste caso não apenas um componente mais um aparelho novo.

Equipamento VELOSOM

A medição da velocidade de propagação do som na água do mar é de vital importância para a operação de submarinos, tanto no aspecto tático quanto na segurança. Para realizar essa medida, os submarinos rasileiros dispõem de um equipamento chamado VELOSOM. Fabricados no exterior,os itens entraram em processo de obsolescência, gerando estudos para sua substituição por equipamento nacionalizado. A proposta apresentou, inicialmente, dois grandes obstáculos: alto custo de aquisição de componentes no exterior e dificuldade de integração à DATA BUS, rede integradora do sistema de informações de combate do submarino. Com muita criatividade, os engenheiros da Marinha desenvolveram um sistema operacional próprio, com componentes adquiridos no mercado nacional. Um protótipo foi testado, com êxito, no Submarino “Tamoio”.


Modernização e nacionalização de todos os sistemas dos Navios da Classe Aratu

Utilizando novos equipamentos do Sistema de Contra-Medidas de Minagem, projetados pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), o Navio-Varredor “Abrolhos” reproduziu a assinatura magnética real da Fragata “Defensora”, na Raia Magnética de Itaparica, em setembro de 2 006, em exercício coordenado pelo Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas, do Comando do 2 º Distrito Naval. O procedimento melhora a segurança e a eficácia do estabelecimento de canais varridos pelos navios-varredores Classe “Aratu”, considerando a ameaça de minas e influência magnética. A simulação da assinatura magnética de um navio é realizada por um equipamento denominado “cauda magnética”. Nesse equipamento, que é rebocado pelo navio-varredor (daí o nome “cauda”), se aplica uma corrente elétrica, cujos parâmetros são calculados a partir de dados coletados pelo Departamento de Magnetologia da Base Naval de Aratu, na Raia Magnética de Itaparica. Para implantação do sistema, o IPqM contou com o apoio da Universidade Federal da Bahia, que desenvolveu um programa específico de modelagem matemática para cálculo dos parâmetros de varredura, inseridos nos armários de regulação dos navios-varredores. Esses armários são equipamentos que controlam todo o processo de varredura e foram nacionalizados pelo IPqM.


Sistema de lançamento de torpedos para Navios

Imagem

No dia 24 de maio de 2006, foi realizado, pela Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, o primeiro teste de mar para avaliação do desempenho do Sistema Lançador de Torpedo - SLT Modelo 400, desenvolvido no País pela empresa ARES, que integrará a configuração da Corveta “Barroso” nas ações anti-submarino. Durante o teste de mar, realizado pela Fragata “União”, foi efetuado, com sucesso, o disparo de um torpedo Mk-46 Mod-5 de exercício contra uma bóia dotada de transponder sonar. O acontecimento é um marco no processo de desenvolvimento do equipamento, que permitirá o início da integração do SLT ao Sistema de Combate do navio, e concretiza, com pleno êxito, uma etapa no esforço de nacionalização estabelecido para a Corveta “Barroso”.


Existem muitos outros, o mais importante é que os trabalho de desenvolvimento e pesquisa está sendo utilizado na prática, gerando produtos e poupando recursos.

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chm0d
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#2 Mensagem por chm0d » Qui Jan 18, 2007 2:18 pm

Otima noticia...




Sideshow
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#3 Mensagem por Sideshow » Qui Jan 18, 2007 4:15 pm

Otima notícia 8-]

Pow Prick coloca o infomarmb no ar novamente.


TORPEDO LAUNCHER SYSTEM - SLT
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O SLT é empregado em navios de superfície e configurado como um reparo triplo ou singelo. Pode ser comandado automaticamente via interface com o Sistema de Combate ou remotamente ou local.
http://www.ares.ind.br/Naval.htm




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#4 Mensagem por Sniper » Qui Jan 18, 2007 4:21 pm

Sideshow escreveu:Otima notícia 8-]

Pow Prick coloca o infomarmb no ar novamente.



X 2 ! [009]




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#5 Mensagem por Paisano » Qui Jan 18, 2007 5:19 pm

Sniper escreveu:
Sideshow escreveu:Otima notícia 8-]

Pow Prick coloca o infomarmb no ar novamente.



X 2 ! [009]


X 3. :wink:




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Re: MB e seu programa de nacionalização

#6 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 18, 2007 7:44 pm

PRick escreveu:Srs.

Em outros tópicos havia falado sobre o Programa Permanente de Nacionalização de componentes da MB, aí vai algumas novidades na área.

Nacionalização dos Radares de Tipo Type 910, usados nas FFG´s Tipo 22.

As Fragatas classe “Greenhalgh” possuem em seus radares de Direção de Tiro (DT) um componente importante, que é a válvula de microondas de potência, elemento de elevada complexidade tecnológica e alto custo, conhecida como válvula TWT (“traveling-wave tube”). Após alguns anos de esforços, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) concluiu a última etapa para o projeto e construção de válvulas TWT no País. Com o apoio da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, o CTMSP desenvolveu, em suas instalações, um sistema de medida da impedância de interação, grandeza fundamental que indica a eficiência de conversão da energia cinética em estruturas de ondas lentas para a TWT. A tecnologia permitiu ao CTMSP o desenvolvimento dos canhões de elétrons para os radares DT das fragatas, podendo apoiar outras Marinhas e, até mesmo, iniciativas do setor privado que utilizam a tecnologia.


Sistema novo para os Submarinos da Classe Tupi e Tikuna. Neste caso não apenas um componente mais um aparelho novo.

Equipamento VELOSOM

A medição da velocidade de propagação do som na água do mar é de vital importância para a operação de submarinos, tanto no aspecto tático quanto na segurança. Para realizar essa medida, os submarinos rasileiros dispõem de um equipamento chamado VELOSOM. Fabricados no exterior,os itens entraram em processo de obsolescência, gerando estudos para sua substituição por equipamento nacionalizado. A proposta apresentou, inicialmente, dois grandes obstáculos: alto custo de aquisição de componentes no exterior e dificuldade de integração à DATA BUS, rede integradora do sistema de informações de combate do submarino. Com muita criatividade, os engenheiros da Marinha desenvolveram um sistema operacional próprio, com componentes adquiridos no mercado nacional. Um protótipo foi testado, com êxito, no Submarino “Tamoio”.


Modernização e nacionalização de todos os sistemas dos Navios da Classe Aratu

Utilizando novos equipamentos do Sistema de Contra-Medidas de Minagem, projetados pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), o Navio-Varredor “Abrolhos” reproduziu a assinatura magnética real da Fragata “Defensora”, na Raia Magnética de Itaparica, em setembro de 2 006, em exercício coordenado pelo Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas, do Comando do 2 º Distrito Naval. O procedimento melhora a segurança e a eficácia do estabelecimento de canais varridos pelos navios-varredores Classe “Aratu”, considerando a ameaça de minas e influência magnética. A simulação da assinatura magnética de um navio é realizada por um equipamento denominado “cauda magnética”. Nesse equipamento, que é rebocado pelo navio-varredor (daí o nome “cauda”), se aplica uma corrente elétrica, cujos parâmetros são calculados a partir de dados coletados pelo Departamento de Magnetologia da Base Naval de Aratu, na Raia Magnética de Itaparica. Para implantação do sistema, o IPqM contou com o apoio da Universidade Federal da Bahia, que desenvolveu um programa específico de modelagem matemática para cálculo dos parâmetros de varredura, inseridos nos armários de regulação dos navios-varredores. Esses armários são equipamentos que controlam todo o processo de varredura e foram nacionalizados pelo IPqM.


Sistema de lançamento de torpedos para Navios

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No dia 24 de maio de 2006, foi realizado, pela Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, o primeiro teste de mar para avaliação do desempenho do Sistema Lançador de Torpedo - SLT Modelo 400, desenvolvido no País pela empresa ARES, que integrará a configuração da Corveta “Barroso” nas ações anti-submarino. Durante o teste de mar, realizado pela Fragata “União”, foi efetuado, com sucesso, o disparo de um torpedo Mk-46 Mod-5 de exercício contra uma bóia dotada de transponder sonar. O acontecimento é um marco no processo de desenvolvimento do equipamento, que permitirá o início da integração do SLT ao Sistema de Combate do navio, e concretiza, com pleno êxito, uma etapa no esforço de nacionalização estabelecido para a Corveta “Barroso”.


Existem muitos outros, o mais importante é que os trabalho de desenvolvimento e pesquisa está sendo utilizado na prática, gerando produtos e poupando recursos.

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Só para acrescentar um dado ao tópico do Prck, o Volosom nacional será usado no programa ModSub,de modernização dos quatro Tupi e do Tikuna.




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#7 Mensagem por nemesis » Qui Jan 18, 2007 8:46 pm

eu curtia o infomar....




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#8 Mensagem por Sniper » Qui Jan 18, 2007 8:54 pm

nemesis escreveu:eu curtia o infomar....


Era um ótimo site!

Quando eu comecei a me interessar por temas militares eu era asíduo frequentador doinformamb ! :D




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#9 Mensagem por Sideshow » Qui Jan 18, 2007 8:59 pm

Sniper escreveu:
nemesis escreveu:eu curtia o infomar....


Era um ótimo site!

Quando eu comecei a me interessar por temas militares eu era asíduo frequentador doinformamb ! :D


Prick você pode hospedar ele aqui.

http://criandosite.virgula.com.br/

FAQ
4. O CriandoSite é totalmente gratuito?

Sim. O CriandoSite é totalmente gratuito e oferece um serviço de hospedagem com espaço ILIMITADO para seus usuários.




PRick

#10 Mensagem por PRick » Qui Jan 18, 2007 10:16 pm

Sideshow escreveu:
Sniper escreveu:
nemesis escreveu:eu curtia o infomar....


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Seria ótimo, mas não consigo criar uma conta da erro. :wink:




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#11 Mensagem por Sideshow » Qui Jan 18, 2007 11:34 pm

PRick escreveu:
Sideshow escreveu:
Sniper escreveu:
nemesis escreveu:eu curtia o infomar....


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#12 Mensagem por gingerfish » Sex Jan 19, 2007 12:26 pm

Não entendo muito não mas.... é uma boa notícia!




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#13 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Jan 19, 2007 7:21 pm

Aproveitando o tópico, no ModFrag foram criados alguns sistemas e subsistemas nacionais pela MB mas que não foram introduzidos em todos os navios conforme info da S&D:

o ET/SLQ-1A, como já vimos, está sendo aplicado somente à Liberal e à Defensora, enquanto o SCMPA está sendo instalado somente na Independência e o SCAV na Defensora. A falta de recursos impediu que esses sistemas fossem instalados em todos os navios. Vale mencionar que a única alteração prevista e em andamento para o sistema de propulsão dos navios é a instalação do Sistema de Controle e Monitoração da Propulsão e Auxiliares na Independência. A previsão de comissionamento é para o segundo semestre de 2004.


http://www.segurancaedefesa.com/ModFrag_update.htm

Alguem sabe dizer se já houve essa alteração prevista? Ou se há algum planejamento pra estender esses sistemas a todas as classes (ET/SLQ-1A, SCMPA, SCAV)?


Sobre os sistemas:

:arrow: ET-SLQ1A:
o equipamento de CME (Contra-Medidas Eletrônicas) ET/SLQ-1A, desenvolvido pelo IPqM e produzido no Brasil pela Elebra. O CME ET/SLQ-1 foi testado quando embarcado no antigo CT Mariz e Barros e nas Corvetas classe “Inhaúma”. Os resultados foram satisfatórios, embora sua avaliação operacional não tenha sido realizada. Ele sofreu modernização, sendo compatibilizado com o SICONTA Mk.II para o ModFrag.Trata-se de um equipamento de Medida de Ataque Eletrônica não destrutiva (“soft kill”), e permite a defesa contra mísseis (bloqueio de seus radares, “arrastamento” do tracking de radares de direção de tiro ou mísseis e geração de alvos falsos).
O CME ET/SLQ-1A faz parte do sistema de defesa combinado das fragatas. Sua operação integrada ao MAGE B1BW e ao SLDM (Sistema de Lançamento de Despistadores de Mísseis, do qual falaremos mais adiante) permite que um radar ameaça seja despistado automaticamente após ter sido detectado pelo MAGE B1BW. A técnica de despistamento do radar ameaça poderá definir uma ação combinada do CME ET/SLQ-1A com um lançamento automático do foguete de chaff. O CME ET/SLQ-1A foi projetado para despistar todos os radares importantes para a defesa (tais radares poderão estar instalados em navios, aeronaves ou mísseis). Após o MAGE B1BW detectar um radar hostil, o SICONTA acionará automaticamente o CME ET/SLQ-1A, que por sua vez iniciará também automaticamente a técnica de despistamento mais apropriada ao tipo de radar identificado pelo MAGE.


Imagem

:arrow: Sistema de Controle e Monitoração da Propulsão e Auxiliares (SCMPA)
O sistema é composto por 4 consoles de operação, dispostos do seguinte modo: 1 console no passadiço, e 3 no centro de controle da máquina. Os consoles do Centro de Controle da Máquina (CCM) possuem duas estruturas anexas denominadas, cada uma, de unidade asa lateral.

Existem dois tipos de estações no Sistema:

Estação Scada - estação que tem capacidade de comunicação com as remotas. Através de uma estação Scada, o sistema de IHM obtém informações sobre a planta do navio, altera parâmetros, executa comandos, etc.

Estação Vista - estação que permite a mesma funcionalidade operacional da estação Scada sem, entretanto, possuir o recurso de comunicação com as remotas. As estações Vista utilizam as estações Scada para este acesso.

No SCMPA existirão duas estações tipo Scada: a de Bombordo e a de Boreste do console do CCM. As outras duas, a do Passadiço e a Central do console do CCM serão tipo Vista.


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mais detalhes: http://www.mar.mil.br/ctmsp/modfrag/Novidades/papers/PaperLeopoldo.htm

:arrow: Sistema de Controle de Avavias - SCAV
O SCAV é um sistema de tempo real, para uso nos navios da Marinha, originalmente desenvolvido para o programa de modernização das Fragatas Classe “Niterói”. Tem o propósito de permitir a troca de informações entre uma Central de Controle de Avarias e seus reparos; monitorar; visualizar e atuar, em situações de avarias, nos diversos compartimentos do navio; e fornecer apoio para uma rápida tomada de decisão do Comando


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"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
PRick

#14 Mensagem por PRick » Qui Fev 01, 2007 11:48 am

Srs.

Recoloquei o INFOMAR no ar, estou fazendo testes ainda, e não está tudo funcionando. Mas quem quiser dar uma conferida a URL é:

http://infomarmb.v10.com.br/

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Ricardo Rosa
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#15 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Fev 01, 2007 11:54 am

PRick escreveu:Srs.

Recoloquei o INFOMAR no ar, estou fazendo testes ainda, e não está tudo funcionando. Mas quem quiser dar uma conferida a URL é:

http://infomarmb.v10.com.br/

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Bom dia a todos,

Excelente notícia, PRick. Eu prticularmente gostava muito do site.

Abraços.




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