Clermont escreveu:O que aconteceu com esses pilotos americanos foi o mesmo que aconteceu com aqueles donos da Escola de Base, acusados de pedofilia. Ou com a mãe, que foi acusada de botar cocaína na mamadeira de seu bebê.
Eles foram linchados por boa parte da imprensa e da opinião pública. Depois, descobriu-se que eram inocentes. No caso dos donos da escola, ficaram com um trauma que não vai ter fim, além de perderem seu negócio; no caso da mãe, a mesma coisa, além de uma mandíbula quebrada e de uma caneta enfiada no ouvido, pelas presidiárias.
No caso dos pilotos, dois meses de molho. Embora seja bem provável que eles acabem ganhando uma gorda indenização do Estado brasileiro. Ou seja, o meu, o seu, o nosso imposto...
Confesso que, no começo, fui um dos que desejavam arrancar o fígado dos americanos. Fico até envergonhado de como pude engolir asneiras monumentais como aquela que insinuava que eles estavam fazendo "piruetas" com o avião novo, às escondidas do controle aéreo.
Será que isso vai servir de lição para o futuro? Duvido, nós Homo Sapiens Sapiens - ou, melhor dizendo, uma parte substancial dos Homo Sapiens Sapiens - somos crédulos, e estamos sempre prontos a engolir qualquer besteira, principalmente, quando envolver nacionalismo de quinta categoria.
Vejam essa sandice escrita por um certo doutor Ronaldo Schlichting, empresário, administrador de empresas e pesquisador na área aeroespacial. Aliás, que acredita que o acidente de Alcântara foi um atentado.“Até este momento nem imprensa, nem o DAC, nem a Gol divulgaram o plano de vôo do EMB - Legacy e a sua lista de passageiros, pilotado por um norte-americano, transportando norte-americanos, que invadiu a aerovia pela qual o vôo 1907 da Gol se dirigia de Manaus a Brasília e o derrubou, por que? O que estes norte-americanos estavam fazendo na região? O piloto está detido na base de Cachimbo onde fez pouso forçado depois da colisão?”. Nesta oportunidade eu afirmei que o Legacy tinha invadido a aerovia do Boeing da Gol. Não sou vidente mas acertei. Por que? Principalmente, pelo comportamento dos cidadãos do império nos países do terceiro mundo. Não é a primeira vez que uma colisão como esta acontece nos céus do Brasil, entre uma aeronave brasileira e uma norte-americana, causando um grande número de vitimas fatais. No final da década de 1950, um avião da US-Navy, transportando uma banda militar que fazia uma turnê pela América Latina - para cooptar os nossos corações e nossas mentes -, recusou-se a atender às ordens da torre do Aeroporto "Santos Dumont", não entrou no tráfego, fez uma aproximação direta, colidindo assim, com um DC-3 de uma companhia aérea nacional. Os seus destroços e passageiros caíram na baia da Guanabara. Não houve sobreviventes. Memória fraca da nossa imprensa, não? Temos mil e um exemplos sobre estes tipos de atitudes imperiais.
Não é uma graça? Então, posso concluir que o tal piloto da US Navy devia ser um ex-kamikase japonês disfarçado que não se conformava com a derrota e tentou matar a banda de música americana.
Banzai!
Blz Clermont?!?
cara, concordo com vc neste ponto da condenação instantanea pela imprensa e opinião pública. Mas ressalvo que os pilotos do Legacy não são tão inocentes assim, segundo inquerito da PF, que os consideram negligentes durante o vôo.
Mas voltando a bola levantada, creio q nos falta é exercitar o beneficio da dúvida qdo os acusados são apresentados.
Citando outro caso recente - o homicido de um casal de idosos em sua residência que, se não estou enganado, em menos de 24h o delegado q iniciou as investigações fez uma coletiva de imprensa já apontando o filho do casal como suspeito do crime. Dias depois o autor do crime se entrega à polícia.
Mas é claro q o estrago já estava feito. Naquela noite em horário nobre os telejornais já exibiam a imagem do cidadão ensanguentado e o apontando como "o" suspeito do crime.
O q me pergunto é: havia a necessidade de se apresentar tão prontamente um suspeito do crime? Agravado ainda mais da forma q foi feita por coletiva de imprensa? Pq existe essa necessidade de "justiça instantanea" através da midia??
Tirando de lado as pavonices do delegado ou de outros agentes da lei, creio o q há é uma demanda reprimida na sociedade por justiça, proveniente de uma reação antagônica a morosidade e omissão do poder judiciário. Ao somar, a imprensa marqueteira e sua necessidade de fz caixa e o possíveis narcisismos dos envolvidos nas engrenagens da justiça e os "especialistas de plantão", temos a receita para a condenação "miojo" que nos entregam a domicilio todos os dias. Condimenta-se tudo isso com as mordenidades tecnológicas da "sociedade de informação" (internet, celular, palmtops, etc) para deglutirmos sem saborearmos.
Assim, pra não ficarmos empanturrados disso e depois ter aquela sensação de culpa, o melhor a fazer é usar o discernimento, dar o beneficio da dúvida mesmo diante do bombardeio de informações que estaremos sujeitos em situações semelhantes.
Putz, me perdoem por ter sido tão chato e prolixo sobre este o tema tão off-topic, era so pra reforçar o post mas comecei a escrever e não me segurei.....
[]´s