Aviões monocromáticos economizam petróleo

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Aviões monocromáticos economizam petróleo

#1 Mensagem por Strider » Sex Jan 12, 2007 4:36 pm

Boeing cria avião de 1 cor para economizar combustível


O próximo avião da Boeing terá apenas uma cor. Mas esta decisão, de acordo com o jornal espanhol El País, não está relacionada com as tendências do design moderno, mas responde a uma decisão técnica. Os engenheiros do líder mundial de fabricação de aviões descobriram que as cores produzem resistência ao ar e, por isso, gastam mais combustível.

Por esta razão, o novo modelo de avião, o 787-Deamliner, terá uma superfície lisa, fina e contínua, sem as irregularidades que produzem as capas de pintura.

Segundo a companhia norte-americana, esta pequena mudança permitirá economia de 113.562 litros de querosene de aviação por ano. A quantidade poupada é significativa para as companhias aéreas, tendo em conta o preço atual do querosene de aviação e suas previsões de aumento.

A tecnologia se beseia no chamado fluxo laminado das correntes de ar, que evita o atrito com os fluxos turbulentos, o que deriva em um menor consumo de combustível. Traduzido para a linguagem corrente, significa que se deve manter um tipo concreto de lâminas de ar em contato com o avião para que o resto do ar se mova mais rápido em lâminas paralelas.

Para conseguir isso, os engenheiros chegaram à conclusão que é necessário eliminar os desenhos da cor. Assim, o novo 787 será cinza porque complementa a aparência metálica da zona de carga ou dos passageiros.

Outros avanços
O modelo 787-Dreamliner é a última aposta da Boeing. Será comercializado em 2008 e, segundo a companhia, apresenta vários avanços tecnológicos, além da pintura.

Fuselagem e asas elaboradas com materiais compostos, motores de tecnologia avançada, peso reduzido entre 13,6 mil e 18,15 mil quilos graças à fabricação de fuselagens de uma peça única, gasto de combustível reduzido de 20% em relação a modelos do mesmo porte e uma manutenção cerca de 30% mais barata são algumas das vantagens da aeronave.

A Boeing recebeu a encomenda de 38 empresas aéreas, que já realizaram 471 pedidos deste modelo. A expectativa é fabricar 3,5 mil unidades em 20 anos (2004-2023), chegando a conquistar mais da metade do mercado.

Acredita-se que novas gerações de aviões de apenas uma cor irão subtituir a médio prazo os atuais Boeing 737NG e até mesmo os Airbus 320.




"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara sua própria queda."

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#2 Mensagem por Skyway » Sex Jan 12, 2007 4:47 pm

:shock: :shock: :shock:




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#3 Mensagem por Jorge Freire » Sex Jan 12, 2007 7:20 pm

A tecnologia se beseia no chamado fluxo laminado das correntes de ar, que evita o atrito com os fluxos turbulentos, o que deriva em um menor consumo de combustível. Traduzido para a linguagem corrente, significa que se deve manter um tipo concreto de lâminas de ar em contato com o avião para que o resto do ar se mova mais rápido em lâminas paralelas.


Em embarcações de regata, usamos um conceito semelhante, a carena é tratada de modo que uma camada d'água adere ao casco e o barco não entra em contato com o meio onde se desloca. A carena é polida e depois lixada com lixa 600 até a água ficar uniformemente espalhada na superfície.




Não se queixe, não se explique, não se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora.
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#4 Mensagem por Jacobs » Sex Jan 12, 2007 7:41 pm

Agora é esperar pra ver quem se da melhor, a Airbus e seu monstro A380, ou a Boeing com seu invador 787.




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#5 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Sex Jan 12, 2007 9:37 pm

Saiu isso no defesanet........pois é superfície superpolida, menos arrasto e o fluxo de ar corre melhor(logo maior penetração e menor arrasto=melhor consumo)...........igual as tubulações de escapamento de veiculos preparados(tuning)......vc manda polir internamente toda a tubulação de escapamento de um veículo, e o resultado é um fluxo mais rápido de saída dos gases e o carro fica mais econômico e de 3 a 5% com mais potência......hi viajei.....isso é um forum militar :lol: ......por falar nisso SKYWAY......vc não faz parte do corsaclube???




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
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Re: pois é

#6 Mensagem por Skyway » Sex Jan 12, 2007 11:17 pm

MARCOS RIBEIRO escreveu:Saiu isso no defesanet........pois é superfície superpolida, menos arrasto e o fluxo de ar corre melhor(logo maior penetração e menor arrasto=melhor consumo)...........igual as tubulações de escapamento de veiculos preparados(tuning)......vc manda polir internamente toda a tubulação de escapamento de um veículo, e o resultado é um fluxo mais rápido de saída dos gases e o carro fica mais econômico e de 3 a 5% com mais potência......hi viajei.....isso é um forum militar :lol: ......por falar nisso SKYWAY......vc não faz parte do corsaclube???


Já lhe mandei uma MP a muito tempo atras Marcosign...ops....digo...Marcos Ribeiro. :mrgreen:

Sou eu sim Marcos. E o corsinha 1.8?




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#7 Mensagem por Bronco » Sex Jan 12, 2007 11:57 pm

O peso da tinta também constitui um importante item a ter em conta.

Cumprimentos




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#8 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Jan 23, 2007 3:38 pm

Mas a economia é tão significativa assim?!

Que economiza combustível, não tenho dúvidas, mas parecem superestimar a magnitude disto.




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#9 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 23, 2007 3:41 pm

FinkenHeinle escreveu:Mas a economia é tão significativa assim?!

Que economiza combustível, não tenho dúvidas, mas parecem superestimar a magnitude disto.

É gigantesca a economia, de verdade. Não creio que exageraram não.




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#10 Mensagem por Spectral » Qua Jan 24, 2007 6:55 pm

Não vejo razão para grande espanto, por exemplo durante a 2a Guerra Mundial / início da era a jacto muitos aparelhos operavam "bare metal" sem tinta em cima, e notava-se uma diferença siginificativa na perfomance.




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