Bolovo escreveu:kiev escreveu:****
Bonito no papel, muito eficiente, guerreira e vitoriosa no passado e extremamente cara, moderna e absurdamente ineficiente no presente.
Que decadência, não conseguiram derrotar guerrilheiros mal equipados e em pequeno numero. A tropa de hoje da pena, em comparação com aqueles guerreiros das décadas de 60 e 70.
Como assim não derrotaram? Mataram mil caras do Hezbollah em um mês.
Fizeram Beirute voltar a idade das pedras.
É a mesma coisa que dizer que o Exército Americano não é bom, porque não venceu "guerrilheiros mal-armados" no Iraque, ou mesmo, que o Exército Russo é ruim porque não conseguiu controlar a Chechenia, ou mesmo o Afeganistão nos anos 80...
As guerras de 30 anos atrás eram travadas entre paises, Iraque, Libano, Siria, Egito, e alguns outros contra Israel. Eram guerras convencionais. Hoje o cenário é outro, são guerras assimetricas, com inimigos na maioria das vezes camuflados dentro da população civil. Esses países perceberam isso e estão mudando as doutrinas...
Meu caro e nobre jovem entusiasta,
Você pode até ficar maravilhado, deslumbrado como os F-15 I, F-16 I, tanques caríssimos e ultra blindados, Corvetas e Fragatas “Invisíveis”, helicópteros de ataque Apache AH-64, submarinos de última geração; mas a verdade dói na carne de um jovem entusiasta militar.
Na verdade estes caros e ultra-modernos aparatos foram destruídos, inutilizados ou seriamente danificados em grandes números.
Basta ler alguns artigos de analistas militares que circulam pela Europa e principalmente pela Ásia.
Nada menos que :
4 Apaches AH-64 destruídos
3 Apaches Danificados
40 Blindados destruídos ( Diversos )
100 Blindados Danificados
2 F-16 I destruídos ( Queda Indireta dos atritos em combate )
1 Corveta “invisível” danificada
Etc...
Isto tudo frente a que?
Me diga qual corveta ou submarino possui a outra força ?
Qual tanque possuía a outra força? Qual caça? Qual helicóptero de ataque?
Uma inimigo sem uniforme, com equipamento da década de 60 e 70, em uma área pequena de combate ( cerca de 25 km a 30 km ).
Só não reconhece a decadência das forças de Israel quem não conhece o passado vitorioso e guerreiro dos anos 60,70 e 80 por parte ,deste pequeno e poderoso país, de tantas glorias e vitórias.