FAB com Mi-35?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#871 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 06, 2007 8:34 pm

Arthur escreveu:
Bolovo escreveu:O Fennec não pode ser substituido pelo Mi-35.

São totalmente diferentes.

Veja o Kiowa do US Army, que tá pegando o lugar dos Apache lá no Iraque.

O Piffer pode me corrigir mas a missão dos Fennec na AvEX é de ataque e suporte armado. Algo que o Mi-35 está apto a fazer. Inclusive, pelo fato dele também ser capaz de levar soldados ele me parece muito mais similar a um Fennec ou Kiowa do que um helicóptero como o Apache e similiares.

Abs

Arthur

Ataque e Reconhecimento.

É claro que o Mi-35 também faz isso, só que a um preço muito maior.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#872 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 06, 2007 8:41 pm

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Nunca um heli gambiarra vai substituir um dedicado, quando usado na função e no contexto para qual foi criado.

Bolovo
Sênior
Sênior

#873 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 06, 2007 8:46 pm

Carlos Mathias escreveu:Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Nunca um heli gambiarra vai substituir um dedicado, quando usado na função e no contexto para qual foi criado.

Por isso não entendo o Mi-35. O antecessor dele, o Mi-24 foi criado lá pros sovieticos, para um problema deles (acho que tem algo a ver com o Afeganistão, certo?). Ele não é um heli de ataque e também não é um heli de transporte, é um meio termo.

O heli de ataque russo é o Mi-28 e americano seria o AH-64 ou AH-1. O heli de transporte russo é o Mi-8/17 e o americano é o UH-60, CH-53 e etc. Não faria mais sentido os russos oferecerem a dupla Mi-17/Mi-28 para o EB? A FAB não, FAB tem que se preocupar com OUTRAS coisas, tipo um tal de controle aéreo, que tá aos pedaços. :roll:

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#874 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jan 06, 2007 8:56 pm

Umas perguntas sobre o Mi-35:
-Quantas pessoas o Mi-35 pode levar além dos pilotos (naquela parte de trás)?
-Qual é a carga que ele pode levar (naquela parte dos 'passageiros')?
-O Mi-35 tem capacidade de reboque? (carregar pela cordinha em baixo)
Alguém tem essas informações?

abraços]

Jorge Freire
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes

#875 Mensagem por Jorge Freire » Sáb Jan 06, 2007 9:00 pm

Ele transporta uma seção de infantario soviética. Oito homens.

Não se queixe, não se explique, não se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora.
B. Disraeli
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#876 Mensagem por Piffer » Sáb Jan 06, 2007 9:23 pm

O ideal seria dois modelos de helicópteros: uma para reconhecimento e outro para ataque. Mas é um luxo caro. Os americanos fazem isso com os Kiowa/Apache. Os russos fizeram experimentalmente na Chechênia com o Ka-32/Ka-50. Os franceses estão (ou estavam) usando o Gazelle/Tiger, mas apenas até todos os Gazelles serem substituídos.

Ficar pairando com um Mi-35 (quase do tamanho de um Cougar) atrás de uma árvore num reconhecimento deve ser complicado. O mesmo serve para ocupar posições de emboscada. Ele faz barulho, levanta muita poeira, balança as árvores ao redor.

Por isso que a dupla de aeronaves funciona: os Apaches, maiores, ficam relativamente distantes e quem faz o trabalho sujo são os Kiowas que conseguem se aproximar muito mais dos alvos sem serem vistos. Eles fazem a designação dos alvos e transmitem aos Apaches via data-link. São usados também para guiar tiros de artilharia e fogo aéreo.

Eu, particularmente, prefiro helicópteros menores (AH-1Z ou o Mangusta) mas não estou muito em posição de escolher :?

Entre o -35 e o -28, o último, sem dúvida.

Tem um outro ponto: como as nossas forças armadas gostam de carregar gente pra lá e pra cá, a doutrina de helicópteros de ataque não irá se firmar enquanto não tivermos um helicóptero que não carregue ninguém além da tripulação.

Se o Mi-24/35 fazem carga externa? Eu nunca vi, mas pagando eles colocam. É um mecanismo bem simples. E viva o subemprego do armamento!

Abraços,

Carpe noctem!
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#877 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jan 06, 2007 9:28 pm

Piffer escreveu:Ficar pairando com um Mi-35 (quase do tamanho de um Cougar) atrás de uma árvore num reconhecimento deve ser complicado. O mesmo serve para ocupar posições de emboscada. Ele faz barulho, levanta muita poeira, balança as árvores ao redor.
Abraços,

Os russos tem planos de equipar o Ka-60 para realizar esta função. Entretanto permaneceria o problema do tamanho. Talvez a plataforma russa adequada para tal função seja o Ansat.

Jet Crash®

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior

#878 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 06, 2007 9:31 pm

Não Piffer, você não entendeu. Os Mi-35 são para ajudar a Policia Federal caçar traficantes. :roll:

Jet, tem carona na sua viagem pra Espanha? Se meu rolo com a Cidadania Italiana enrolar demais, eu vou com você. :roll:

Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#879 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jan 06, 2007 9:37 pm

Bolovo escreveu:Jet, tem carona na sua viagem pra Espanha? Se meu rolo com a Cidadania Italiana enrolar demais, eu vou com você. :roll:

A Bárbara Leite já havia me oferecido companhia, ou seja, ela tem prioridade. :lol:

Mas como vai o seu espanhol? O meu no momento está igual ao do Vanderlei Luxemburgo . :shock:

Editado pela última vez por Jet Crash® em Sáb Jan 06, 2007 9:39 pm, em um total de 2 vezes.
Jet Crash®

Imagem
Piffer
Sênior
Sênior

#880 Mensagem por Piffer » Sáb Jan 06, 2007 9:37 pm

Jet Crash® escreveu:
Os russos tem planos de equipar o Ka-60 para realizar esta função. Entretanto permaneceria o problema do tamanho. Talvez a plataforma russa adequada para tal função seja o Ansat.

Pra quem tem dinheiro para ter dois modelos, é válido. Para nós que não temos, temos que escolher um único. Por mim, seria algo um pouco menor que um Mi-35.

Mas não tenho do que reclamar. Até uns dois meses atrás, eu achava que iria para reserva como coronel voando num Fennec.

Abraços,

Carpe noctem!
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#881 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jan 06, 2007 9:38 pm

Piffer escreveu:
Jet Crash® escreveu:

Pra quem tem dinheiro para ter dois modelos, é válido. Para nós que não temos, temos que escolher um único. Por mim, seria algo um pouco menor que um Mi-35.

Mas não tenho do que reclamar. Até uns dois meses atrás, eu achava que iria para reserva como coronel voando num Fennec.

Abraços,

Para helo de ataque o Mi-28 seria melhor, mas este Mi-35 tá díficil de engolir.

Jet Crash®

Imagem
PRick

#882 Mensagem por PRick » Sáb Jan 06, 2007 9:51 pm

cicloneprojekt escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:Vamos esperar até o anúncio do contrato (menos de um mês) que a russada já vai começar dar com a língua nos dentes... :wink:

PS: não vai ser a Helibrás... Apesar de, na Europa, Eurocopter e Mil terem uma "joint venture"...

Olá a todos.

Estou bastante inconstante aqui no DB nestas últimas semanas. Não estou conseguindo colocar conteúdo nenhum. Mas como tem gente dealto gabarito por aqui a linha de notícias de Helis Russos tá de muito bom nível. Só que depois dos posts irrepreensíveis do Beraldi, fiquei sem ter o que dizer...

Mas só para constar, o prório Beraldi já havia falado nos centros de manutenção, o Luís Henrinque... tb, o Mathias...(e segue a lista), e eu obviamente.

Qdo. postei a "minha parte" da "notícia" das negociações dos Helis Russos, citei tb "rumores", sim pq é só isso que existe por enquanto, da possível/provável "doação/transferência" dos Phanter do EB(citada textualmente por fontes minhas do Itamaraty, e por um Tcel do EB que trabalha no DMAVEx-posteriormente confirmada por um Tcel aviador da FAB que foi a Rússia em Outubro de 2006), para as PMs(principalmente as dosestadosfronteiriços) e DPF/FNSP

Deve-se esclarecer novamente que as negociações são para instalação de Linha de montagem para servir a 3 possíveis lotes de helis-seguindo-se a primeira compra direta(que é justamente essa que está em negociação) que envolve:

Aquisição de aeronaves.
Treinamento de tripulações civis e militares.
Formação de Empresa(a pricípio baseada no entorno industrial da Grande São Paulo, mas eu pessoalmente acho quedeveria ser em princípio do Rio), para admisnistração de depósito alfandegado de peças de reposição e serviços de apoio pós venda.
Disponibilização de ferramental completo para checks A,B, C e D) para a FAB(provavelmente PAMA-Afonsos)
Centro de treinamento de pessoal de manutenção civil e militar, no mesmo local do depósito alfandegado.

Acho que não esqueci de nada.
Só 1 observação. Não está claro p/ mim, setodos os helis em negociação do primeiro lote, irão direto para a FAB ou se haverá a formação conjunta de uma unidade similar no EB.

SDS

Walter

Sem dúvida,

Aí faz sentido, no EB os MI-17 e 35 ficarem no lugar dos Panther, mesmo porque os MI-35 levam mais ou menos a mesma carga de homens. Ficando os Esquilos/Fennec para reconhecimento, treinamento e ligação.

Como a notícia do Jornal O DIA fala, só para o PAN, a FNSP deve receber 24 aeronaves, sendo uma parte de helos. O equipamento vai ficar para a Policia do RJ, depois. Assim, a FNSP receberia mais outra leva de helos para ela. Poderia ser os SP da FAB e o/ou resto dos PANTHER.

Na FAB o fim dos UH-1, pelo menos. Só a MB teria Helos COUGAR, acho que os COUGAR/BH vão conviver com os Helos Russos, mesmo porque é bom ter uma reserva caso exista algum problema com o programa russo.

[ ]´s

Piffer
Sênior
Sênior

#883 Mensagem por Piffer » Sáb Jan 06, 2007 10:06 pm

Mi-35 ficarem no lugar dos Panther, mesmo porque os MI-35 levam mais ou menos a mesma carga de homens.

É justamente isso que eu tinha medo. Ao invés de serem helicópteros de ataque com a capacidade de levar alguns soldados, vão ser helicópteros de transporte que também atiram de vez em quando... :(

Editado pela última vez por Piffer em Sáb Jan 06, 2007 10:07 pm, em um total de 1 vez.
Carpe noctem!
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#884 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jan 06, 2007 10:07 pm

Alexandre Beraldi escreveu: :arrow: Agora, quando falaram que iríamos comprar os Mi-17 para SUBSTITUIR os H-1H E TAMBÉM os H-34 Super Puma, aí é problema disso e aquilo... Vejam bem senhores, ficaremos assim:
- 25 H-50 Esquilo
- 03 H-55 Esquilo Biturbina (por mim deveriam ser doados/vendidos)
- 6 a 10 H-60L Blackhawk
- 24 Mi-17
- 12 Mi-35M
Ou seja, os mesmos CINCO tipos/modelos de helicópteros, porém com apenas TRÊS cadeias logísticas de maior vulto distintas, pois os H-50 e H-55, bem como os Mi-17 e Mi-35M, usam praticamente as mesmas peças de maior grau de substituição.

Me corrija se eu estiver errado.

Eu gosto de focar o todo. Gostemos ou não, as três forças rivalizam entre si, quando deveriam cooperar.

E olhar isso, continuaremos à usar Cougas, por um longo tempo. O EB comprou 8 novinhos em folha não faz muito tempo.

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#885 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jan 06, 2007 10:24 pm

Arthur escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:Vamos esperar até o anúncio do contrato (menos de um mês) que a russada já vai começar dar com a língua nos dentes... :wink:

PS: não vai ser a Helibrás... Apesar de, na Europa, Eurocopter e Mil terem uma "joint venture"...

Olá a todos.

Estou bastante inconstante aqui no DB nestas últimas semanas. Não estou conseguindo colocar conteúdo nenhum. Mas como tem gente dealto gabarito por aqui a linha de notícias de Helis Russos tá de muito bom nível. Só que depois dos posts irrepreensíveis do Beraldi, fiquei sem ter o que dizer...

Mas só para constar, o prório Beraldi já havia falado nos centros de manutenção, o Luís Henrinque... tb, o Mathias...(e segue a lista), e eu obviamente.

Qdo. postei a "minha parte" da "notícia" das negociações dos Helis Russos, citei tb "rumores", sim pq é só isso que existe por enquanto, da possível/provável "doação/transferência" dos Phanter do EB(citada textualmente por fontes minhas do Itamaraty, e por um Tcel do EB que trabalha no DMAVEx-posteriormente confirmada por um Tcel aviador da FAB que foi a Rússia em Outubro de 2006), para as PMs(principalmente as dosestadosfronteiriços) e DPF/FNSP

Deve-se esclarecer novamente que as negociações são para instalação de Linha de montagem para servir a 3 possíveis lotes de helis-seguindo-se a primeira compra direta(que é justamente essa que está em negociação) que envolve:

Aquisição de aeronaves.
Treinamento de tripulações civis e militares.
Formação de Empresa(a pricípio baseada no entorno industrial da Grande São Paulo, mas eu pessoalmente acho quedeveria ser em princípio do Rio), para admisnistração de depósito alfandegado de peças de reposição e serviços de apoio pós venda.
Disponibilização de ferramental completo para checks A,B, C e D) para a FAB(provavelmente PAMA-Afonsos)
Centro de treinamento de pessoal de manutenção civil e militar, no mesmo local do depósito alfandegado.

Acho que não esqueci de nada.
Só 1 observação. Não está claro p/ mim, setodos os helis em negociação do primeiro lote, irão direto para a FAB ou se haverá a formação conjunta de uma unidade similar no EB.

SDS

Walter

Walter,

Faz sentido doar os Panther e manter os Fennec? Na minha visão faz muito sentido substituir a dupla Panther/Fennec por Mi-17/Mi-35....

Abs

Arthur

Arthur Sinceramente não sei. No dia em que coversei com esse pessoal(do Itamaraty e EB/FAB_ cometi a burrada de não perguntar dos Fennecs. Simplesmente não me falaram nada. O que me garantiram era que se "saísse" o plano(de compra dos helis russos), o objetivo principal seria dar mais "massa" de assalto(maior efetivo p/ assalto aeromóvel) p/ a 12a. Bda. de Inf Aermv.(claro , no caso de um segundo lote que seria direcionado prioritariamente p/ o EB)

Sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder