J-10

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#121 Mensagem por Sintra » Sex Jan 05, 2007 7:20 pm

tulio escreveu:

Ooooooooi, Sintra...


Imagem



Tchauuuuu, Sintra:


Imagem






:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Ai CARACOLES QUE MIEDO, olé... :twisted:




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#122 Mensagem por Sintra » Sex Jan 05, 2007 7:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Imagem



:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Pepê Rezende
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Re: Os dados da Milavia

#123 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Jan 05, 2007 11:25 pm

Sintra escreveu: Este foi o texto, que eu não sei aonde foi buscar (Bharat Rhatkash?), que você aqui colocou:
"nd interesting enough, CCTV 7 is apparently revealing some stats on J-10, I'm not sure these are official or not
roll rate: > 300 degrees
Instantaneous turn rate: > 31 degrees
highest speed at sea level: 1450 KM/h = mach 1.18
service ceiling: > 20000 m
G-limit: +9G/-3G
Can reach mach2.0 with 3 fuel tank + 4 AAMs
Can reach a maximum speed of mach 2.34 with nothing loaded
In comparison: F-16 can barely touch mach 2.0 with nothing loaded and su-27 can only reach mach 1.72 with full load of missiles.

range:
for long range air superiority mission with 3 external tanks + 2 Pl-8/2 PL-12 - in hi profile, combat radius is 1110 kM
for interception mission with 1 external tank + 4 PL-12/2-PL-8, in hi profile, combat radius is 900 km.
Not including in-flight refueling

J-10's maximum subsonic unstable degree? 10 degrees"


Se isto são dados oficiais eu vou ali e já volto...


Pode ir e voltar, É a tradução da matéria que anunciou o J-10. A CCTV só coloca no ar a notícia oficial...

Sintra escreveu: Temos um post vindo não sei de aonde que admite perfeitamente que os dados podem não ser realistas e o seu "olhómetro" (que por falar no caso parece ser diferente do dos Chineses, nunca vi nenhuma estimativa que colocasse o J10 com um tamanho superior ao Tiffie/Mig29/f18C, o tal Crobato apresenta estimativas um tanto ou quanto diferentes, mas prontos)...
É engraçado mas tentei entrar no site da CCTV7 e não consegui, erro de DNS...


Quatro cabos óticos que ligam a China ao resto do mundo se romperam com um terremoto nas proximidades de Taiwan. Isso explica a dificuldade de acesso.


Sintra escreveu: Ainda não percebi, todos os nºs que tenho atirado às pazadas (reparou que eram todos vindos dos construtores excepto os referentes ao do J10, que por curiosidade a Milavia limitou-se a copiar de uma série de sites Chineses) negam ou a sua teoria do tamanho do avião, ou as capacidades dinâmicas, e você teima em manter que um avião maior que o Tiffie pesa menos de 9750 kg´s e, mesmo admitindo que isto fosse verdade, apresenta performances do tipo que você ACHA que são oficiais (uma televisão, :roll: , mesmo sendo a que é) com um thrusth de 12500 kg...


Desculpe-me, não há muita diferença do conteúdo da BBC e da posição do governo britânico. O mesmo fenômeno também ficou visível durante na RTP enquanto vcs tiveram um governo conseravdor e intervieram no Iraque.

Sintra escreveu: Portanto é mais rápido, voa mais alto e é mais ágil que qualquer um dos 3 Eurocanards, do viper, do F18, do Mig29 (bom o mig35 consegue um maior Instantaneous turn rate utilizando TVC), que o Mirage 2000, etc... E isto sendo MAIOR que qualquer um destes aviões e com um thrusth muitissimo inferior a grande parte deles...


Engraçado, vc acredita em dados de fabricantes ocidentais e nega os do J-10 divulgado por uma empresa do governo chinês. Nos testes em Cingapura o Typhoon não mostrou nenhuma qualidade superior ao Rafale, que perdeu para o F-15S por questões políticas.

Sintra escreveu: E já agora foram entregues 115 Tiffies (incluindo os DA) a quatro forças aéreas, a sete esquadrões diferentes até ao dia 31 do 12 de 2006, encontra os dados na página oficial da Eurofighter GMBH...


Incluindo protótipos, num programa multinacional de bilhões de dólares que criou um avião caro e que, segundo vcs mesmos, nada acrescenta a um F-16C... Legal! Enquanto isso, o Rafale já pode ser comprado a US$ 60 milhas e o J-10 custa entre 15 e 20. Ou seja, a comparação atual é entre UM Typhoon e DOIS Rafales e SEIS J-10.

Não é grande a diferença...

Pepê

Cumprimentos :wink:[/quote]




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O SD-10 já está integrado ao J-11

#124 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Jan 05, 2007 11:36 pm

Spectral escreveu:a electrónica de um Su-30MKK é muitooo diferente da de um SU-30MKI, just for starters. Quando se vir alguma foto com um míssil BVR em operação talvez teremos mais alguma luz, se for um SD-10 as probabilidades de o radar ser baseado num russo serão um pouco remotas


Já há fotos de J-11, que leva o Zhuk, com SD-10

Spectral escreveu:Já agora, alguém comenta estes valores que encontrei no fórum da AFM ( de alguém que costuma saber o que diz, e não tou com tempo de procurar a fonte):

36 J-10 fighters for Pakistan at $1.5 billion works out to a (fly-away?) price of $41.6 million. Não tão barato como isso...


Depende do que vai a bordo. O Paquistão pode ter pedido outros radares e aviônicos e isso pode encarecer o projeto.

Pepê




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#125 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 06, 2007 9:54 am

Sei lá, nada tenho contra o J10 masssss...

MACH 2 COM 3 TANQUES MAIS 4 AAMs, POR MENORES QUE SEJAM, É MEIO QUE ESQUISITINHO, NÉ NÃO?

Talvez num mergulho... :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#126 Mensagem por Spectral » Sáb Jan 06, 2007 11:38 am

Desculpe-me, não há muita diferença do conteúdo da BBC e da posição do governo britânico. O mesmo fenômeno também ficou visível durante na RTP enquanto vcs tiveram um governo conseravdor e intervieram no Iraque.


olhe que não, olhe que não... Comparações entre o grau de controlo da BBC ou RTP pelos respectivos governos e a CCTV ou outros orgãos chineses são um *bocado* para o exgeradas...


Já há fotos de J-11, que leva o Zhuk, com SD-10


do sinodefence :

In mid-2002 SAC revealed its intention to build upgraded multirole version of the J-11 by revealing a mock-up armed with Kh-31P anti-radiation missile (ARM) and the R-77 (AA-12) MRAAM. Russian sources also confirmed that SAC was pursuing a multirole version of the J-11 (possibly designated J-11B) with much greater Chinese-made content. In particular SAC wished to replace the Tikomirov NIIP N001 radar with a Chinese equivalent model Shedian-10, and the Lyulka-Saturn AL-31F turbofan engines with a local design WS-10A ‘Taihang’. The new J-11 version is also expected to be armed with Chinese indigenous weapons, including the PL-12 (SD-10) active radar-homing medium-range air-to-air missile plus a range of precision strike ammunitions.


Pode ir e voltar, É a tradução da matéria que anunciou o J-10. A CCTV só coloca no ar a notícia oficial...


A matéria foi anunciada num artigo da xinhua, a agência noticiosa oficial chinesa (vide fórum da afm), e lá não vêm referidos estes números.

Já agora, qual foi a última vez que viu uma televisão dar este tipo de dados, e com que precisão ? Heck, o jornalista médio não distingue um F-15 de um F-16!

O curioso é que só aqui é que vejo as pessoas a apegarem-se a estes números como oficiais, ou melhor a "verdade", nos outros lados têm sido pouco analisados ( talvez por acharem que a sua fonte é um pouco "incerta" ??)

Aliás este é também o único sítio onde tenho visto serem afirmadas tantas certezas sobre o tamanha do J-10 ou o seu radar.

Já agora, sobre o J-10 :D

http://www.indiadaily.com/editorial/14961.asp

Jian-10 -China's new fourth genaration fighter aircraft injected in Chinese Air Force - equipped with anti-gravity weapon systems?
Media Release
Dec. 31, 2006

The Chinese air force has been equipped with the Jian-10, Chinese air force sources said, Xinhua reported Dec. 30. The rumor among the think tanks is that China eqipped these with lethal anti-gravity missile technologies.




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#127 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Jan 06, 2007 11:54 am

tulio escreveu:Sei lá, nada tenho contra o J10 masssss...

MACH 2 COM 3 TANQUES MAIS 4 AAMs, POR MENORES QUE SEJAM, É MEIO QUE ESQUISITINHO, NÉ NÃO?

Talvez num mergulho... :twisted:


Acho o J-10 uma aeronave interessante, mas gostaria de ter informações mais concretas sobre o mesmo para chegar a uma conclusão se pode ser ou não uma opção para FAB no futuro...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#128 Mensagem por zela » Sáb Jan 06, 2007 12:44 pm

"anti-gravity weapon system"???




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#129 Mensagem por Sintra » Sáb Jan 06, 2007 1:46 pm

Pepê Rezende escreveu:
Sintra escreveu: Este foi o texto, que eu não sei aonde foi buscar (Bharat Rhatkash?), que você aqui colocou:
"nd interesting enough, CCTV 7 is apparently revealing some stats on J-10, I'm not sure these are official or not
roll rate: > 300 degrees
Instantaneous turn rate: > 31 degrees
highest speed at sea level: 1450 KM/h = mach 1.18
service ceiling: > 20000 m
G-limit: +9G/-3G
Can reach mach2.0 with 3 fuel tank + 4 AAMs
Can reach a maximum speed of mach 2.34 with nothing loaded
In comparison: F-16 can barely touch mach 2.0 with nothing loaded and su-27 can only reach mach 1.72 with full load of missiles.

range:
for long range air superiority mission with 3 external tanks + 2 Pl-8/2 PL-12 - in hi profile, combat radius is 1110 kM
for interception mission with 1 external tank + 4 PL-12/2-PL-8, in hi profile, combat radius is 900 km.
Not including in-flight refueling

J-10's maximum subsonic unstable degree? 10 degrees"


Se isto são dados oficiais eu vou ali e já volto...


Pode ir e voltar, É a tradução da matéria que anunciou o J-10. A CCTV só coloca no ar a notícia oficial...

Sintra escreveu: Temos um post vindo não sei de aonde que admite perfeitamente que os dados podem não ser realistas e o seu "olhómetro" (que por falar no caso parece ser diferente do dos Chineses, nunca vi nenhuma estimativa que colocasse o J10 com um tamanho superior ao Tiffie/Mig29/f18C, o tal Crobato apresenta estimativas um tanto ou quanto diferentes, mas prontos)...
É engraçado mas tentei entrar no site da CCTV7 e não consegui, erro de DNS...


Quatro cabos óticos que ligam a China ao resto do mundo se romperam com um terremoto nas proximidades de Taiwan. Isso explica a dificuldade de acesso.


Sintra escreveu: Ainda não percebi, todos os nºs que tenho atirado às pazadas (reparou que eram todos vindos dos construtores excepto os referentes ao do J10, que por curiosidade a Milavia limitou-se a copiar de uma série de sites Chineses) negam ou a sua teoria do tamanho do avião, ou as capacidades dinâmicas, e você teima em manter que um avião maior que o Tiffie pesa menos de 9750 kg´s e, mesmo admitindo que isto fosse verdade, apresenta performances do tipo que você ACHA que são oficiais (uma televisão, :roll: , mesmo sendo a que é) com um thrusth de 12500 kg...


Desculpe-me, não há muita diferença do conteúdo da BBC e da posição do governo britânico. O mesmo fenômeno também ficou visível durante na RTP enquanto vcs tiveram um governo conseravdor e intervieram no Iraque.

Sintra escreveu: Portanto é mais rápido, voa mais alto e é mais ágil que qualquer um dos 3 Eurocanards, do viper, do F18, do Mig29 (bom o mig35 consegue um maior Instantaneous turn rate utilizando TVC), que o Mirage 2000, etc... E isto sendo MAIOR que qualquer um destes aviões e com um thrusth muitissimo inferior a grande parte deles...


Engraçado, vc acredita em dados de fabricantes ocidentais e nega os do J-10 divulgado por uma empresa do governo chinês. Nos testes em Cingapura o Typhoon não mostrou nenhuma qualidade superior ao Rafale, que perdeu para o F-15S por questões políticas.

Sintra escreveu: E já agora foram entregues 115 Tiffies (incluindo os DA) a quatro forças aéreas, a sete esquadrões diferentes até ao dia 31 do 12 de 2006, encontra os dados na página oficial da Eurofighter GMBH...


Incluindo protótipos, num programa multinacional de bilhões de dólares que criou um avião caro e que, segundo vcs mesmos, nada acrescenta a um F-16C... Legal! Enquanto isso, o Rafale já pode ser comprado a US$ 60 milhas e o J-10 custa entre 15 e 20. Ou seja, a comparação atual é entre UM Typhoon e DOIS Rafales e SEIS J-10.

Não é grande a diferença...

Pepê

Cumprimentos :wink:
[/quote]

Pepê



Olhe, acabou de conseguir o que apenas um outro forista (Americano) conseguiu nos sete anos em que ando em fóruns militars na internet...
FOI TIRAR-ME DO SÉRIO, você realmente acha que é o único com uma conta aberta no sinodefenceforum?

O SPECTRAL já indicou muitissimo bem o quão oficial elas são, mas só para acabar de vez com isto, eu vou colocar aqui a sua informação oficial:
Imagem


UAU, você foi dar como oficial um rumor que foi buscar a um forista com o qual eu já troquei posts em DOIS FÓRUNS diferentes, no Sinodefence e o Defencetalk...
O Tphuang é um bom tipo, razoavelmente bem informado sobre aviação militar em geral e muitissimo melhor informado do que nós sobre a indústria Chinesa, mas de vez em quando diz cada asneira...

ALIÁS

Você faz constantemente afirmações definitivas, muitas destas afirmações são facilmente rebatíveis com fontes dos próprios fabricantes, e visto post a post passam, mas quando se vai dar uma vista de olhos e se faz uma compilação do que você tem andado a dizer nos últimos meses...

Ok

- Compra-se um RAFALE por 60 milhõs de dólares :roll: Este valor é inferior ao "unit cost production" que os Franceses pagaram pelos seus primeiros F1 M no final da década de 90 do século passado, e isto sem VAT :shock: , esta informação encontra-se disponivel no site OFICIAL da Assembleia Nacional Francesa, se quiser os Documentos OFICIAIS eu forneço-lhos, escusado será dizer que entretanto existe um valor diferente para vendas ao exterior, a versão do RAFALE que está a ser oferecida é a F2, existe uma coisa chamada INFLAÇÃO, os preços das matérias primas aumentaram de uma forma dramática (por exemplo o preço do titânio QUADRIPLICOU nos ultimos dois anos) e um senhor chamado Serge Dassault indicou um valorzinho de 95 milhões de euros no ano passado...
Vai buscar os seus valores aonde? Ao Venik? O Tphuang está um bocadinho (é favor) melhor informado do que isto…

Vindos de outros tópicos:

- O AL41 consome menos que um RM12 em Dry Power e só passa a gastar mais após entrar em Afterburner. As especificações do AL41 não são públicas, excepto o valor nominal máximo de 14500 ton de empuxo. Provavelmente o AL41 tem um empuxo superior em Dry power do que os pouco mais de 8 ton do RM12 em Pós Combustão… Portanto consegue fazer aquela maravilha de gastar menos com um empuxo uns 80% superior (estimado). Chiça, o Han Solo vai comprar dois para fazer um upgrade à “Milleniun Falcon”…
Ou você estava a falar do SFC?- Você sabe o que é o SFC?- Se a resposta for afirmativa, eu quero “fuentes” e dispenso o Venik…

- Divisões Alemãs “Tipo” de 20 mil homens em 1944…

- Os Cougar Brasileiros estão a dar chatices na Amazónia, devido a problemas de manutenção…
Argumento desfeito às Pauladas com NÚMEROS (que é coisa que você NUNCA consegue arranjar e das poucas vezes que o faz, vai buscar a lugares inenarráveis, tipo Venik e outros do mesmo género) por um PILOTO de helicóptero das VOSSAS Forças Armadas, que conhecemos como Piffer, que tem uma ENORME credibilidade neste Fórum…

- A Tecnologia do “Plasma Stealth” foi oferecida à industria Brasileira como contrapartida pela compra do Flanker…
“Holly Cow”
O ultimo documento semi-oficial (aliás, o único que eu conheço) que aparece com essa história, foi o catalogo do MAKS de 2001, em que uma companhia que até então ninguém tinha ouvido falar, promete um escudo de plasma que protege os aviões as ondas de radar, isto seria conseguido introduzindo um “emissor de plasma” que pesava uns minúsculos 100 kg´s (ainda me lembro de ter tido um ataque de riso) logo a seguir a JAWA (Janes all the world Aircrat´s) pega naquilo e faz sair um artigo e a partir dai, NADA, silêncio…
Não existe nenhum documento da Rosoboronexport que fale desta tecnologia, não existe nenhum documento da Sukhoi, da KNAAPO, da MIG RAC, a empresa não voltou a aparecer em lugar nenhum! - No site oficial do MAKS2007 não está lá (http://www.airshow.ru/expo/673/index.htm), na AFM de Janeiro deste ano aparece um conjunto enorme de artigos sobre o Fulcrum , fazem todo o profile do bicho com artigos assinados por um conjunto de jornalistas Russos, Polacos, Peruanos, Ingleses e nada… Silêncio… E trata-se “SÓ” da AFM e um dos Jornalistas é “SÓ” o Piotr Butowski, o tipo que conseguiu colocar nas páginas da Air International um desenho do que seria o então Mig MFI que viemos a conhecer como o Mig 1.42, CINCO ANOS ANTES DE APARECEREM AS PRIMEIRAS FOTOGRAFIAS…
Os Indianos não têm nos seus MKI o tal “Plasma”, os Peruanos nem sequer sabem o que isso é, a malta da Malásia fica com um grande ponto de interrogação na cara, desconfio que a Força Russa também não faz a mínima ideia do que isso é, etc, etc, etc… Mas é CLARO QUE FOI OFERECIDO AO BRASIL… MAS A CONFIRMAÇÃO de que o Plasma existe foi de um tipo que sabe “bué” disto que está no fórum Chinês xpto e que me disse que a PLAAF já está equipado com 23454 regimentos de SUPERHIPERUPAUPA Flanker´s stealth, isso e uma pázada de “Chorny´s Oriol”, de T95, de KS172, etc, etc, etc, etc!
Até eu já tenho!!!!- Na sala, é da Samsung e a imagem é fantástica…
ETC, ETC, ETC, ETC, ETC, ETC, ETC…



EU QUERO SABER DE ONDE É QUE VÊM as suas informações. Ou é tudo retirado de fóruns, como parece ser o caso?
E se as suas fontes são o Venik, o Carlo Koop, o Tphuang, uma televisão Chinesa, etc, e se não é capaz de apontar dados de um construtor…

Portanto você já esteve nas fábricas Chinesas e escreve artigos sobre defesa, aviação, uma coisa qualquer, ou percebi mal?
E se percebi bem, pode indicar-me algum artigo seu?

Cumprimentos




Editado pela última vez por Sintra em Sáb Jan 06, 2007 2:07 pm, em um total de 1 vez.
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#130 Mensagem por Sniper » Sáb Jan 06, 2007 1:50 pm

Sintra, por favor mantenha a calma e respeite as regras do fórum !




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#131 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 06, 2007 1:57 pm

Vamos com calma, amigo Sintra.

É admissível teu inconformismo, mas o RESPEITO aos demais foristas vem PRIMEIRO!

E, quando as grosserias entram pela porta, a razão sai pela janela!




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#132 Mensagem por Sintra » Sáb Jan 06, 2007 2:00 pm

tulio escreveu:Vamos com calma, amigo Sintra.

É admissível teu inconformismo, mas o RESPEITO aos demais foristas vem PRIMEIRO!

E, quando as grosserias entram pela porta, a razão sai pela janela!


Tem toda a razão Tulio, as minha desculpas...




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#133 Mensagem por Sintra » Sáb Jan 06, 2007 2:04 pm

Sniper escreveu:Sintra, por favor mantenha a calma e respeite as regras do fórum !


Sorry Sniper, passei-me, não o costumo fazer, mas admito que tive um verdadeiro ataque de fúria... Até eu me apercebi depois de ter lido a msg completa e de a ter colocado no fórum que estava a ser tremendamente sarcástico e que estava a roçar demasiado a má educação, mesmo para o meu gosto...
Vou editar a mensagem e retirar o mais ofensivo, e vou manter os dados técnicos, se tu, o Tulio ou outro colega do fórum acharem que mesmo assim está demasiado forte, avisem...

Já está editado.



Sr Pepe Resende

Antes de mais, peço desculpas, o post que coloquei anteriormente "escorria" sarcasmo, já o editei...
Mas eu gostaria imenso de ter uma resposta às questões que coloquei.




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#134 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 06, 2007 2:16 pm

Sintra escreveu:
Sniper escreveu:Sintra, por favor mantenha a calma e respeite as regras do fórum !


Sorry Sniper, passei-me, não o costumo fazer, mas admito que tive um verdadeiro ataque de fúria... Até eu me apercebi depois de ter lido a msg completa e de a ter colocado no fórum que estava a ser tremendamente sarcástico e que estava a roçar demasiado a má educação, mesmo para o meu gosto...
Vou editar a mensagem e retirar o mais ofensivo, e vou manter os dados técnicos, se tu, o Tulio ou outro colega do fórum acharem que mesmo assim está demasiado forte, avisem...

Já está editado.



Sr Pepe Resende

Antes de mais, peço desculpas, o post que coloquei anteriormente "escorria" sarcasmo, já o editei...
Mas eu gostaria imenso de ter uma resposta às questões que coloquei.



Eu também gostaria, eis que compartilho uma buena parte das dúvidas do Sintra véio, amigo Pedro... 8-]




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#135 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jan 06, 2007 2:33 pm

tulio escreveu:Sei lá, nada tenho contra o J10 masssss...

MACH 2 COM 3 TANQUES MAIS 4 AAMs, POR MENORES QUE SEJAM, É MEIO QUE ESQUISITINHO, NÉ NÃO?

Talvez num mergulho... :twisted:

Isso aí é brincadeira de mal gosto...


Depois dessa o Merdage 2000Brocha/Corno faz Cobra de Pugachev, e o AMX voa em SuperCruise!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
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