Cargas de profundidade...
Moderador: Conselho de Moderação
- papagaio
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Ola Papagaio, realmente o alcance é pequeno, o que queria é um valor de referencia. No caso de uma carga nuclear, o alcance é de uns 3km a 8km de raio letal.
Abraço
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Koslova
Considero suas opiniões neste forum as mais precisas e coerentes. Peço desculpas por não poder falar estes valores, pois são confidenciais, entretanto existem tabelas com valores do tipo: Se a carga explodir a .... metros do submarino a probabilidade de destruição do mesmo é de ......%.
Conforme a carga vai explodindo mais longe, as chances de destruição vão também diminuindo.
Deve-se considerar também que uma carga de profundidade está longe de ser um armamento inteligente e numa comparação grosseira, seria o mesmo que exigir que um avião atirasse um foguete SBAT-70 e o mesmo tivesse um impacto direto no alvo. Quem já deu tiro de foguete sabe o quanto isto é difícil de ocorrer.
Deve-se considerar também o cenário de emprego deste armamento. Cargas de profundidade exercem forte pressão psicológica em tripulações de submarino.
Abraço
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Koslova
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Conforme a carga vai explodindo mais longe, as chances de destruição vão também diminuindo.
Deve-se considerar também que uma carga de profundidade está longe de ser um armamento inteligente e numa comparação grosseira, seria o mesmo que exigir que um avião atirasse um foguete SBAT-70 e o mesmo tivesse um impacto direto no alvo. Quem já deu tiro de foguete sabe o quanto isto é difícil de ocorrer.
Deve-se considerar também o cenário de emprego deste armamento. Cargas de profundidade exercem forte pressão psicológica em tripulações de submarino.
- Marino
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FinkenHeinle escreveu:Marino escreveu:Podem ser vetorados pelos navios, pelos SH-3 ou, no futuro, pelos P-3C da FAB que estiverem mantendo contato sonar com sonobóias ou MAD.
Mas no caso de serem vetorados pelos Navios, existem limitações, correto?!
Se o navio mantêm o contato sonar, não existe nenhuma limitação.
O He pode ser vetorado pelo controlador aéreo do navio. A melhor situação é se as unidades envolvidas possuem data-link, onde o controlador aéreo se torna dispensável, com o He realizando o ataque sem interferência alguma do navio, somente recebendo o contato por link.
- FinkenHeinle
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Marino escreveu:FinkenHeinle escreveu:Marino escreveu:Podem ser vetorados pelos navios, pelos SH-3 ou, no futuro, pelos P-3C da FAB que estiverem mantendo contato sonar com sonobóias ou MAD.
Mas no caso de serem vetorados pelos Navios, existem limitações, correto?!
Se o navio mantêm o contato sonar, não existe nenhuma limitação.
O He pode ser vetorado pelo controlador aéreo do navio. A melhor situação é se as unidades envolvidas possuem data-link, onde o controlador aéreo se torna dispensável, com o He realizando o ataque sem interferência alguma do navio, somente recebendo o contato por link.
Me refiro à seguinte situação.
O Sonar do Navio tem um alcance efetivo X. Já um Heli com sonar pode ficar dipando em qualquer local dentro de sua autonomia.
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
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- Marino
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papagaio escreveu:Ola Papagaio, realmente o alcance é pequeno, o que queria é um valor de referencia. No caso de uma carga nuclear, o alcance é de uns 3km a 8km de raio letal.
Abraço
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Considero suas opiniões neste forum as mais precisas e coerentes. Peço desculpas por não poder falar estes valores, pois são confidenciais, entretanto existem tabelas com valores do tipo: Se a carga explodir a .... metros do submarino a probabilidade de destruição do mesmo é de ......%.
Conforme a carga vai explodindo mais longe, as chances de destruição vão também diminuindo.
Deve-se considerar também que uma carga de profundidade está longe de ser um armamento inteligente e numa comparação grosseira, seria o mesmo que exigir que um avião atirasse um foguete SBAT-70 e o mesmo tivesse um impacto direto no alvo. Quem já deu tiro de foguete sabe o quanto isto é difícil de ocorrer.
Deve-se considerar também o cenário de emprego deste armamento. Cargas de profundidade exercem forte pressão psicológica em tripulações de submarino.
E são para ser utilizadas preferencialmente em baixas profundidades, onde existe limitação de emprego de torpedos. Outra arma utilizada pela Mb é o Boroc, aquele lançador duplo avante do passadiço da Fragatas Niteroi e a ré do canhão.
- Marino
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FinkenHeinle escreveu:Marino escreveu:FinkenHeinle escreveu:Marino escreveu:Podem ser vetorados pelos navios, pelos SH-3 ou, no futuro, pelos P-3C da FAB que estiverem mantendo contato sonar com sonobóias ou MAD.
Mas no caso de serem vetorados pelos Navios, existem limitações, correto?!
Se o navio mantêm o contato sonar, não existe nenhuma limitação.
O He pode ser vetorado pelo controlador aéreo do navio. A melhor situação é se as unidades envolvidas possuem data-link, onde o controlador aéreo se torna dispensável, com o He realizando o ataque sem interferência alguma do navio, somente recebendo o contato por link.
Me refiro à seguinte situação.
O Sonar do Navio tem um alcance efetivo X. Já um Heli com sonar pode ficar dipando em qualquer local dentro de sua autonomia.
Leve em consideração o seguinte:
O Super Lynx não possui sonar, de forma que só pode atacar um submarino sendo vetorado por outra unidade que possua contato sonar, seja um navio, um SH-3 ou, no futuro, um P-3C.
- FinkenHeinle
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Marino escreveu:Leve em consideração o seguinte:
O Super Lynx não possui sonar, de forma que só pode atacar um submarino sendo vetorado por outra unidade que possua contato sonar, seja um navio, um SH-3 ou, no futuro, um P-3C.
Justamente por causa disto.
Já os SH-3 só podem ser operados à partir do A-12.
Ou seja, se o A-12 não se fizer presente, os Lynsx dependem do navio para terem alguma efetividade...
Atte.
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- Marino
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FinkenHeinle escreveu:Marino escreveu:Leve em consideração o seguinte:
O Super Lynx não possui sonar, de forma que só pode atacar um submarino sendo vetorado por outra unidade que possua contato sonar, seja um navio, um SH-3 ou, no futuro, um P-3C.
Justamente por causa disto.
Já os SH-3 só podem ser operados à partir do A-12.
Ou seja, se o A-12 não se fizer presente, os Lynsx dependem do navio para terem alguma efetividade...
Também podem ser operados dos NDD e do NDCC, o que a MB faz regularmente.
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Marino escreveu:A MB continua utilizando CP, fabricadas no Brasil, lançadas pelos Super Lynx e SH-3.
Lançamento por navios é quase suicídio, pois o navio deveria passar por cima do sub para lançar e durante a aproximação levaria um torpedo.
Positivo, eu estava me referindo as CPs/DCs lançadas de navios.
As CPs usadas ainda pela MB são de lançamento aéreo, e comumente usadas para "fixar" alvos preferencialmente am aguas rasas, forçando a emersão do submarino-alvo.
O Modelo em uso atualmente , salvo engano é a Mk 6 de 90/110kg
empregando explosivo PBX-N 105.
Seu raio "letal" aproximado(bem aproximado mesmo) é de cerca de
50/70m a 350 pés de profundidade. Depois disso, "não sei e nem quero saber"
Sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
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Marino escreveu:A MB continua utilizando CP, fabricadas no Brasil, lançadas pelos Super Lynx e SH-3.
Lançamento por navios é quase suicídio, pois o navio deveria passar por cima do sub para lançar e durante a aproximação levaria um torpedo.
Positivo, eu estava me referindo as CPs/DCs lançadas de navios.
As CPs usadas ainda pela MB são de lançamento aéreo, e comumente usadas para "fixar" alvos preferencialmente am aguas rasas, forçando a emersão do submarino-alvo.
O Modelo em uso atualmente , salvo engano é a Mk 6 de 90/110kg
empregando explosivo PBX-N 105.
Seu raio "letal" aproximado(bem aproximado mesmo) é de cerca de
50/70m a 350 pés de profundidade. Depois disso, "não sei e nem quero saber"
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papagaio escreveu:Ola Papagaio, realmente o alcance é pequeno, o que queria é um valor de referencia. No caso de uma carga nuclear, o alcance é de uns 3km a 8km de raio letal.
Abraço
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Considero suas opiniões neste forum as mais precisas e coerentes. Peço desculpas por não poder falar estes valores, pois são confidenciais, entretanto existem tabelas com valores do tipo: Se a carga explodir a .... metros do submarino a probabilidade de destruição do mesmo é de ......%.
Conforme a carga vai explodindo mais longe, as chances de destruição vão também diminuindo.
Deve-se considerar também que uma carga de profundidade está longe de ser um armamento inteligente e numa comparação grosseira, seria o mesmo que exigir que um avião atirasse um foguete SBAT-70 e o mesmo tivesse um impacto direto no alvo. Quem já deu tiro de foguete sabe o quanto isto é difícil de ocorrer.
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Ola Papagaio, claro que muitos valores são classificados.
A minha pergunta é em outro sentido.
Se você me perguntar, qual é o raio letal da ogiva de um míssil AIM-9X contra um Mig-29, eu obviamente te digira que é classificado.
Agora isto não me impede de te dizer que uma ogiva de 12Kg contra um alvo do porte de um caça tem um raio letal de 8 metros, isto é uma informação de referencia, que qualquer bom especialista em mísseis sabe.
O que foi perguntado não foram valores classificados e sim valores de referencia.
- Clermont
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Re: Cargas de profundidade...
Marino escreveu:Nenhuma marinha usa mais mísseis tipo ikara, tendo os mesmos sido substituídos pelos He embarcados. Leve em consideração que o navio estará em uma Força Tarefa e caso seu He esteja indisponível, haverão outros em alerta.
Valeu, Marino.
E pensar que, há uns 20 anos atrás, a gente lia nas revistas sobre planos de um "Super Ikara" ou de versões anti-submarino do míssil Otomatic, com alcances tremendos.
Mas até que o conceito parecia bom, pena que saiu de moda.
-
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Re: Cargas de profundidade...
cicloneprojekt escreveu:Carlos Vulcano escreveu:Estive conversando com meu pai, e ele me questionou, sobre cargas de profundidade, e não soube responder, pois nos dados dos navios, pelo menos os brasileiros, não noto este tipo de arma
Os navios de hoje ainda usam algum tipo cargas de profundidade?
Isto é questão de doutrina, e conveniência tática, claro. Os russos ainda usam ostensivamente este tipo de artefato em seus navios de superfície, mesmo os de emorego oceãnico.
No ocidente o emprego de calhas de lançamento de cargas de profundidade fpoi descontinuado com o avanço da tecnologia de sonares(SQS-26/SQS 505), uma vez que as Deep charges, são por definição armas de não precissão.
Uma soluçãode compromissoentre as cargas de profundidade lançadas de navios de superfície e armas mais sofisticadas como o ASROC, são os morteiros anti-submarinos.
No ocidente tb verificou-se oemprego das DC apenas em helicópteros uma vez que estes poderiam ser pre-posicionados via link navio-mãe.
Além disso, carcas de profundidade são de emprego muito mais eficaz que torpedos , principalmente em águas rasas/Brown Waters.
Sds
Walter
Qdo. respondi para vc o fiz com pressa e por isso esqueci de relacionar, que a marinha "ocidental" com maior expertise no emprego de carcas de profundidade de lançamento de superfície, é a marinha da Coréia do Sul, tendo logo atrás a Marinha de Taiwan, que usa não só táticas de "splash" como minagem defensiva ASW. Alguns de seus Destróieres FRAM II que segundo algumas fontes ainda estariam operacionais, teriam ainda instalados e operantes, lançadores "Hedge-dogs" iguais aos usados na batalha do atlântico na II GM.
Sds
Walter
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- Pedro Gilberto
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Re: Cargas de profundidade...
Clermont escreveu:Marino escreveu:Nenhuma marinha usa mais mísseis tipo ikara, tendo os mesmos sido substituídos pelos He embarcados. Leve em consideração que o navio estará em uma Força Tarefa e caso seu He esteja indisponível, haverão outros em alerta.
Valeu, Marino.
E pensar que, há uns 20 anos atrás, a gente lia nas revistas sobre planos de um "Super Ikara" ou de versões anti-submarino do míssil Otomatic, com alcances tremendos.
Mas até que o conceito parecia bom, pena que saiu de moda.
Blz Clermont,
Pode ter saído de moda, mas ainda tem seus representantes modernos como MILAS....
http://www.mbda.net/mbda/site/FO/scripts/siteFO_contenu.php?lang=EN&noeu_id=170
http://www.eads.net/web/printout/en/1024/content/400004/6/10/561106.html
[]´s
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas