TROLLER... futuro promissor ?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

O que achas ?

SIM. tem futuro, em alguns anos estara concorrendo com Toyota, Volks, Ford e cia
16
59%
NÃO. sou pessimista e acho que vai acabar igual a Gurgel.
11
41%

Total de votos: 27

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Sniper » Qui Jan 04, 2007 9:48 pm

FinkenHeinle escreveu:
Sniper escreveu::cry: :cry: :cry:

Nossa, quanto drama...

Chora Viola, HEUAHEUAHUEA

Achava que finalmente teríamos uma montadora Brasileira... mas... :lol:

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#17 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Jan 04, 2007 9:49 pm

Sniper escreveu:Achava que finalmente teríamos uma montadora Brasileira... mas... :lol:

Mas o que muda na tua vida uma empresa que fabrica 100 veículos por mês?!?

Isso aí é ufanismo torto...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#18 Mensagem por Jet Crash® » Qui Jan 04, 2007 10:25 pm

FinkenHeinle escreveu:
Sniper escreveu:Achava que finalmente teríamos uma montadora Brasileira... mas... :lol:

Mas o que muda na tua vida uma empresa que fabrica 100 veículos por mês?!?

Isso aí é ufanismo torto...

Deu sorte de ter sido comprada. O normal é ir a bancarrota.

Jet Crash®

Imagem
Centurião
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#19 Mensagem por Centurião » Qui Jan 04, 2007 11:08 pm

Acho que foi a melhor decisão da Troller. Não sei se foi a melhor do governo.

Agora a única montadora nacional de porte considerável é a Óbvio.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#20 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jan 04, 2007 11:10 pm

Centurião escreveu:Acho que foi a melhor decisão da Troller. Não sei se foi a melhor do governo.

Tem também a Agrale.

Alberto -
rslrdx
Intermediário
Intermediário
Contato:

triste noticia

#21 Mensagem por rslrdx » Qui Jan 04, 2007 11:29 pm

Não digo do ponto de vista economico para a empresa... mas para o nome do Brasil la fora... tudo que se faz aki... ou é copia de algo ja existente, ou se realmente for bom... é vendido e vira parte de marca internacional, levando lucros para fora do brasil...

infelizmente no brasil não da pra ter uma empreza que fabrique somente veiculos fora de estrada... a Troller precisava mesmo ter outros modelos para a cidade... o povo mal concegue comprar carro 1.0, quanto mais fora de estrada.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jan 04, 2007 11:36 pm

Hoje em dia eu diria que é quase impossível uma empresa nacional competir com as montadoras estrangeiras no mercado de automóveis de passeio. Irá falir antes de começar.

[]'s

Alberto -
Centurião
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#23 Mensagem por Centurião » Sex Jan 05, 2007 1:56 pm

projeto escreveu:
Centurião escreveu:Acho que foi a melhor decisão da Troller. Não sei se foi a melhor do governo.

Tem também a Agrale.

Opa! Tinha esquecido dela. Tem os fabricantes de motos que ainda (espero que continue assim) não foram comprados.

rslrdx escreveu:Não digo do ponto de vista economico para a empresa... mas para o nome do Brasil la fora... tudo que se faz aki... ou é copia de algo ja existente, ou se realmente for bom... é vendido e vira parte de marca internacional, levando lucros para fora do brasil...

infelizmente no brasil não da pra ter uma empreza que fabrique somente veiculos fora de estrada... a Troller precisava mesmo ter outros modelos para a cidade... o povo mal concegue comprar carro 1.0, quanto mais fora de estrada.´

Cara, isso é mentalidade derrotista. Existe sim espaço para tecnologia nacional por empresas nacionais. Veja o caso da Petrobrás com a tecnologia de exploração em águas ultra-profundas, a Embraer, a Embrapa e a tecnologia que é repassada para empresas de agronegócio daqui, a Natura. E se você acha que empresas como a Vale ou a CSN não desenvolvem tecnologia, você está enganado. Não é a toa que estas empresas são as maiores do mundo em suas áreas.

O Troller foi uma aposta em um nicho, pois não havia o capital necessário para investir em carros de passeio.

projeto escreveu:Hoje em dia eu diria que é quase impossível uma empresa nacional competir com as montadoras estrangeiras no mercado de automóveis de passeio. Irá falir antes de começar.

Acredito que o Brasil precisa de uma montadora de carros, e a melhor forma de fazer isso seria com um forte incentivo governamental. Sim, estou me referindo aos 20 bilhões de reais que sobram todo ano no caixa do BNDES.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Jan 05, 2007 2:17 pm

Centurião escreveu:Acredito que o Brasil precisa de uma montadora de carros, e a melhor forma de fazer isso seria com um forte incentivo governamental. Sim, estou me referindo aos 20 bilhões de reais que sobram todo ano no caixa do BNDES.

Tínhamos a FNM que produzia automóveis, caminhões e até motores aeronáuticos. Foi privatizada e o que aconteceu? A compradora, FIAT, fechou a histórica fábrica de Xerém porque esta não interessava ao seu sócio. Outro caso de fracasso foi a Gurgel, que também não teve grandes incentivos.
Essa visão de incentivo para empreendimentos nacionais não existe. O que existe é a competição entre os estados para conseguir as fábricas das montadoras entrangeiras.

[]'s

Alberto -
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#25 Mensagem por Sniper » Sex Jan 05, 2007 2:24 pm

Você já viu algum carro dessa óbvio nas ruas ? :roll: :lol:

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

Re: triste noticia

#26 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jan 05, 2007 6:01 pm

rslrdx escreveu:Não digo do ponto de vista economico para a empresa... mas para o nome do Brasil la fora... tudo que se faz aki... ou é copia de algo ja existente, ou se realmente for bom... é vendido e vira parte de marca internacional, levando lucros para fora do brasil...

infelizmente no brasil não da pra ter uma empreza que fabrique somente veiculos fora de estrada... a Troller precisava mesmo ter outros modelos para a cidade... o povo mal concegue comprar carro 1.0, quanto mais fora de estrada.

Pelo contrário, a Troller conseguiu brigar com as grandes porque achou um nicho de mercado bem específico.

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#27 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jan 05, 2007 6:02 pm

Centurião escreveu:Acredito que o Brasil precisa de uma montadora de carros, e a melhor forma de fazer isso seria com um forte incentivo governamental. Sim, estou me referindo aos 20 bilhões de reais que sobram todo ano no caixa do BNDES.

Com que objetivo?!? :roll: :?

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#28 Mensagem por Bolovo » Sex Jan 05, 2007 6:09 pm

Sniper escreveu:

Você já viu algum carro dessa óbvio nas ruas ? :roll: :lol:

Eu estou pior. Nunca ouvi falar!!!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 17 vezes

#29 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Jan 05, 2007 7:37 pm

Uma opinião....

Embraer deveria entrar no mercado de carros e motos
Tatão de Souza

Volto às lides depois de um período de recolhimento, o que é sempre salutar durante o final de ano. Ainda sensível aos engulhos causados pelos temas políticos, entro neste Ano do Porco, pelo calendário zodiacal chinês, abordando um tema que considero estratégico, qual seja a necessidade do Brasil ter uma grande montadora nacional de carros, motos, caminhões e afins.

Perguntaria o leitor: mas por que raios isso é importante? Outro mais "globalizado" indagaria: será este um viés xenófobo? Ora, pitombas, basta olhar para o mapa com o berço das montadoras para entender o que digo. Está lá: todos os países industrializados com presença importante nos negócios internacionais têm suas montadoras. Isso, sem contar a força em outros bens de consumo duráveis (como microcomputadores e eletroeletrônicos), cuja participação brazuca é minúscula.

Mas, o maior de todos os argumentos a favor da montadora nacional está na onda verde dos combustíveis, que tomou conta do debate energético, depois que o preço a futuro do petróleo bateu nos píncaros. Veja você, de Bush filho aos veículos de comunicação mais importantes do mundo, todos citam o Proálcool como um exemplo bem-sucedido de redução da dependência do petróleo, com a vantagem de que a queima do álcool polui menos.

Como pode, então, que o país tenha ido tão longe no desenvolvimento de alternativa para a dependência do petróleo, mas não tenha evoluído para a produção de um "carro verde" nacional? Pois é, no momento em que o mundo pede combustíveis "verdes", poderíamos vender os dois, tanto os veículos como seus propulsores. Já pensou o apelo mercadológico?

Mas não temos esta alternativa. Apesar de a tecnologia do uso do álcool nos veículos ter sido desenvolvida nos laboratório do Instituto Tecnológico Aeroespacial (ITA), com dinheiro público, ela não serviu para catapultar uma montadora nacional. Foi repassada de graça para as montadoras estrangeiras aqui instaladas.

Não se pode dizer que faltou a chance de se fermentar a indústria nacional. Nos anos 80, depois de ganhar musculatura vendendo jipes e utilitários, Amaral Gurgel quis entrar no mercado de veículos de passeio. Visionário, batizou o plano de Cena, ou Carro Econômico Nacional, cuja proposta básica era produzir carros simples, com baixas cilindradas e preço reduzido, graças a alíquotas de impostos diferenciadas.

A proposta de produção também era inteligente. Envolvia uma central produtiva em São Paulo e unidades regionais, que receberiam as peças pelo sistema CKD e fariam a montagem final dos carros. Gurgel pretendia com isso construir veículos adaptados às diversas condições regionais do país.

A primeira e única dessas unidades foi erguida em Fortaleza. O projeto nasceu com a promessa de apoio financeiro dos governos cearense e paulista (Ciro Gomes e Fleury Filho, respectivamente) e do BNDES. O tutu dos estados nunca saiu e o BNDES ficou impedido de comparecer. Nos início dos anos 90, depois de um último pedido de socorro enviado ao governo Itamar Franco, a empresa pediu falência, deixando no desalento centenas de pequenos acionistas que acreditaram no projeto.

Alguns dizem que o lobbie das montadoras trabalhou em quinta marcha pelo fracasso de Gurgel. Outros dizem que faltou tino administrativo ao empresário, que não soube dar o salto que o guindaria ao mundo dos grandes. Qualquer que seja a explicação, talvez tenha ficado na curva a última chance do país de marcar presença neste mercado.

Nem tudo foi fracasso na experiência. As montadoras multinacionais pegaram carona na idéia da redução de impostos e lançaram o chamado carro popular, com até 1 000 cilindradas, campeão de vendas durante anos, mas que está perdendo participação por conta da queda no custo dos financiamentos.

Diante dessa mudança de perfil do mercado e do fato de que as montadoras estão indo muito bem, obrigado, talvez seja hora de retomar o projeto do carro econômico nacional. E que isso seja feito por uma brasileira, não como querem empresas chinesas, que já bateram à porta do BNDES com a intenção de levantar algum financiamento para suas fábricas de carros populares por aqui. Não seria curioso: brecar repasse de verba para a Gurgel e anos depois emprestar para empresas chinesas com intenção similar?

Entre as opções de empresas disponíveis no mercado para o desenvolvimento e produção do carro brasileiro, a mais lógica é a Embraer, celeiro de um dos poucos bens feitos por aqui que tem respeito lá fora. É bom lembrar que a semente da ex-estatal foi gerada no mesmo ITA que desenvolveu a tecnologia do motor a álcool.

A brasileira estaria, assim, seguindo o caminho inverso da japonesa Honda, que começou como uma loja de bicicletas, evoluiu para as motos e os carros e, recentemente, chegou aos aviões. E aterrissou bem: durante uma feira especializada, na Flórida, realizada em outubro de 2006, a Honda Aircraft recebeu cem pedidos para HondaJet, seu primeiro jato executivo.

Somente a força dos jatos produzidos pela Embraer será capaz de tirar um pouco do atraso brasileiro na indústria automobilística. Se não for assim, continuaremos a vender commodities, como o álcool e outros biocombutíveis, e a comprar as "carroças" dos outros.

Curiosidades curiosas:

- China e Índia são países com renda per capita inferior à brasileira. Os dois tem marcas locais de veículos.

- Na China, 75% do mercado é dominado por marcas estrangeiras, mas as vendas das marcas nacionais crescem a taxas superiores a 50% ao ano.

- Na Índia, mais da metade das vendas domésticas são dominadas por empresas indianas.

- A China se tornou, em termos líquidos, uma exportadora de veículos em 2005

- A Índia pretende multiplicar por quatro a produção e venda de veículos durante a próxima década, chegando a 8 milhões de veículos por ano

Saiba mais sobre o mercado global de veículos em:

Vendas globais de veículos devem estabilizar

Outra curiosidade envolvendo importante commodity tupiniquim:

- Somos o maior produtor mundial de café e perdemos feio na exportação de café solúvel. Alemanha e Suíça nadam de braçada nesse filão. Ganha um sachê de cafè quem souber o motivo.

* Tatão de Souza é jornalista e escritor - canalexecutivo@uol.com.br

http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/tatao/tatao03012007.htm

[]´s

"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#30 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jan 05, 2007 8:13 pm

Quer dizer, "atraso" significa a inexistência de empresas de capital nacional...

É dose ter que ouvir certas coisas...

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Responder