Comandante da Marinha responde a imprensa e a Franceses
Moderador: Conselho de Moderação
- Einsamkeit
- Sênior
- Mensagens: 9042
- Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
-
- Sênior
- Mensagens: 2834
- Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Falhas levam Marinha a estudar novo submarino
Se modelo Ikl-214 grego mostrar problemas insuperáveis, opção pode ser outro Tikuna
Roberto Godoy
O Comando da Marinha pode optar pela construção de um segundo submarino de ataque da classe Tikuna - projeto alemão aperfeiçoado no Brasil - caso haja falhas técnicas insuperáveis no modelo Ikl-214, de 1.772 toneladas, escolhido para a expansão da frota nacional e em fase de compra também na Alemanha. O Comando, em nota oficial, afirma que está acompanhando 'com atenção' a evolução dos problemas detectados no submarino grego Papanikolis, um Ik-214 da mesma linha.
Os defeitos, de acordo com a manifestação do almirante Roberto Guimarães Carvalho, 'podem ocorrer (...) e para isso isso existem as provas de mar'. O almirante cita o francês Scorpéne, principal concorrente internacional do Ikl-214, que 'também apresentou problemas' nos ensaios oceânicos.
A embarcação, desenvolvida pelo estaleiro alemão ThyssenKrupp Marine, é a primeira de um lote de quatro unidades comprado pela Grécia sob cláusula de construção em estaleiros locais. O acordo do Brasil, no valor de 1,08 bilhão, prevê a produção de um submarino no Arsenal da Ilha das Cobras, no Rio, e também a modernização dos cinco submersíveis empregados pela Marinha, todos de tecnologia alemã.
Grupo técnico integrado por cinco oficiais, chefiado pelo capitão J. Lignos, foi constituído em Atenas setembro. Em novembro, seu primeiro relatório indicou dezenas de falhas menores e seis significativas: instabilidade em mar agitado, baixa potência do propulsor, ruído excessivo,vibração no periscópio, deficiências no sistema de combate e vazamentos.
A nota do almirante Carvalho destaca que as novas tecnologias adotadas em submarinos de propulsão diesel-elétrica permitem uso em missões estratégicas 'com eficácia'.
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Rui Elias Maltez escreveu:Amigos:
Acho que já chega de paródia e vamos a factos.
O Brasil domina todas as tecnologias para manutenções profundas, consegue desmontar e remontar um submarino TUPI, faz tudo.
Ainda bem para a sua indústria de elevada tecnologia.
No entanto, acho que não devemos criticar ou gozar as opções do Chile ou de outros países.
Se eles não fizeram isso, e os submarnmos deles navegam, é porque se calhar não é necessário fazer isso.
O facto é que os submarios chilenos navegam, e quanto aos brasileiros não sei se passam muito para além de Santos, ou de Fernando de Noronha.
Se os Chilenos terão depois dinheiro para reparações profundas é porque o arranjam para manter a frota operacional, como o arranjaram para ficarem simplesmente e só com a melhor e mais moderma frota oceânica de superfície de AL, com as duas L, as 2 M e ainda as 3 Type23, para além dos Scorpene, e não ficarem a sonhar com um virtual SSBN, ou com um A-12 que dificilmente sairá da baía de Guanabara
Quanto ao que se passa no Alfeite, em Lisboa, acho que o Cabeça já explicou bem o nível de certificação desses estaleiros para manutenções.
E acho que se o Brasil é tão tecológicamente avançado relativamente aos demais, isso só é motivo de orgulho pátrio para vocês, e que poderiam aproveitar toda essa tecnologia para ver se acabam a Barroso antes do próximo milénio.
Acabar a Barroso antes do próximo milênio eu acho difícil, talvez quando os navios voarem e forem ao espaço a MB pode dar a desculpa que a Barroso fez isso muito antes dos outros...
Quanto a capacidade tecnológica brasileira, chilena ou portuguesa, entra aí justamente o que você citou, dinheiro!
Se o Chile tiver dinheiro para bancar esse desmonte a montagem novamente dos seus Subs quando chegar a hora, ótimo!!! O fato é que o Brasil mal tem dinheiro para muitas coisas, então gastar um fortuna para fazer isso não é muito racional.
A saída foi de mestre, criar essas condições aqui e ainda faturar alguma grana fazendo isso para os países que não podem!
E o Brasil tem adotado essa atitude em varias frentes, como mísseis, navios, aviões...., já é uma característica brasileira.
O duro é ver alguem dizer que o Chile de uma hora para a outra faz a mesma coisa que o Brasil..... Justamente o Chile! Grande frequentador de lojas de atacado de armamentos. Não faz sentido!
Quanto a Portugal, creio que não tem nada a ver, o Padilha só pediu as fotos pois acredito que seja um assunto que muito o interessa, logo, quem não quer fotos de uma coisa que lhe enche os olhos?
Minha opinião...
AD ASTRA PER ASPERA
Mas acho que tem alguma coisa errada aqui!
Este serviço é feito no AMRJ, por que é muito mais barato que enviar os submarinos para a Alemanha, neste caso, existe uma economia de recursos.
Do mesmo modo, a Africa do Sul escolheu os mesmos IKL´s 209-1400, iguais aos da MB, porque o AMRJ dará toda a manutenção deles. Tudo isto fica a cargo da EMGEPRON, que ganha para fazer estes trabalhos.
O submarino é um plataforma naval que sofre muito mais, em termos de desgaste de uso, do que as outras, por sua maneira singular de operar. E, portanto, precisa de uma manutenção muito mais frequente e detalhada.
Além disso, a MB possui 05 Plataformas quase iguais, e vai construir mais uma derivada. Fazendo uma flotilha de subs muito homogenea. Assim, faz todo o sentido a escolha do 214, como continuação de um trabalho já feito. Será o 05 submarino construído no AMRJ.
O Chile tem 04 submarinos, mas de 02 fornecedores completamente distintos, terá que conviver com isto, por mais que você faça uma padronização de sistemas de armas, as plataformas são completamente diferentes.
Você pode ficar com o submarino operacional, sem trabalhos deste porte, como os Argentinos fizeram por muito tempo, só que isto degrada de forma sensível a qualidade da operação. Um submarino mal mantido, se torna ruidoso, ou seja, não serve para muita coisa.
Por sinal, os trabalhos de PMG que foram realizados no AMRJ, foram no submarino ARA Santa Cruz, um tipo TR 1700. Que teve sua seção de casco cortada para tal. É preciso notar que só existem 02 deles em uso no mundo, os Argentinos trouxeram contendores de peças de reposição para o AMRJ, tiradas dos estoques dos submarinos inacabados no Estaleiro Domeq.
[ ]´s
Este serviço é feito no AMRJ, por que é muito mais barato que enviar os submarinos para a Alemanha, neste caso, existe uma economia de recursos.
Do mesmo modo, a Africa do Sul escolheu os mesmos IKL´s 209-1400, iguais aos da MB, porque o AMRJ dará toda a manutenção deles. Tudo isto fica a cargo da EMGEPRON, que ganha para fazer estes trabalhos.
O submarino é um plataforma naval que sofre muito mais, em termos de desgaste de uso, do que as outras, por sua maneira singular de operar. E, portanto, precisa de uma manutenção muito mais frequente e detalhada.
Além disso, a MB possui 05 Plataformas quase iguais, e vai construir mais uma derivada. Fazendo uma flotilha de subs muito homogenea. Assim, faz todo o sentido a escolha do 214, como continuação de um trabalho já feito. Será o 05 submarino construído no AMRJ.
O Chile tem 04 submarinos, mas de 02 fornecedores completamente distintos, terá que conviver com isto, por mais que você faça uma padronização de sistemas de armas, as plataformas são completamente diferentes.
Você pode ficar com o submarino operacional, sem trabalhos deste porte, como os Argentinos fizeram por muito tempo, só que isto degrada de forma sensível a qualidade da operação. Um submarino mal mantido, se torna ruidoso, ou seja, não serve para muita coisa.
Por sinal, os trabalhos de PMG que foram realizados no AMRJ, foram no submarino ARA Santa Cruz, um tipo TR 1700. Que teve sua seção de casco cortada para tal. É preciso notar que só existem 02 deles em uso no mundo, os Argentinos trouxeram contendores de peças de reposição para o AMRJ, tiradas dos estoques dos submarinos inacabados no Estaleiro Domeq.
[ ]´s
- kiev
- Júnior
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sex Jul 23, 2004 8:13 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Contato:
[size=150]Rui Elias Maltez[/size] escreveu:Amigos:
Acho que já chega de paródia e vamos a factos. O Brasil domina todas as tecnologias para manutenções profundas, consegue desmontar e remontar um submarino TUPI, faz tudo.
Ainda bem para a sua indústria de elevada tecnologia.
No entanto, acho que não devemos criticar ou gozar as opções do Chile ou de outros países.Se eles não fizeram isso, e os submarnmos deles navegam, é porque se calhar não é necessário fazer isso.
O facto é que os submarios chilenos navegam, e quanto aos brasileiros não sei se passam muito para além de Santos, ou de Fernando de Noronha.Se os Chilenos terão depois dinheiro para reparações profundas é porque o arranjam para manter a frota operacional, como o arranjaram para ficarem simplesmente e só com a melhor e mais moderma frota oceânica de superfície de AL, com as duas L, as 2 M e ainda as 3 Type23, para além dos Scorpene, e não ficarem a sonhar com um virtual SSBN, ou com um A-12 que dificilmente sairá da baía de Guanabara
Quanto ao que se passa no Alfeite, em Lisboa, acho que o Cabeça já explicou bem o nível de certificação desses estaleiros para manutenções.
E acho que se o Brasil é tão tecológicamente avançado relativamente aos demais, isso só é motivo de orgulho pátrio para vocês, e que poderiam aproveitar toda essa tecnologia para ver se acabam a Barroso antes do próximo milénio.
Sr. Rui Elias Maltez
Achei seu comentário meio agressivo e com rancor.
Mas com toda educação vou respondê-lo.
Os 5 submarinos da MB são os meios mais operativos de toda marinha.
Eles são a prioridades da força. Navegam mais do que qualquer fragata da MB e estão ai para o que der e vier.
( Ao contrário do que você sugere em seu texto ).
As pessoas estão “brincando” com o a Marinha Chilena simplesmente porque tem um
Elemento no fórum que consegue (vamos dizer assim), ironizar tudo que não seja chileno. Foi uma brincadeira como muitas que este individuo faz.
Lembre-se que este material que a marinha chilena esta recebendo ( 8 fragatas e 2 submarinos ) é uma evolução verificada de 3 ou 4 anos atrás. Até bem pouco tempo atrás a realidade era bem outra. Como dizem, mais difícil que chegar em 1º ( primeiro ), é manter-se em 1º ( primeiro ).
Outra; você insiste em falar em SSBN da MB, quando o comandante da marinha, deixou bem claro que este projeto não existe.
E por fim, se vamos acabar com a Barroso neste milênio eu não sei, mas que terminamos 4 submarinos em 10 anos isto é fato.
Enquanto ....
sds,
O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)
http://www.atletico.com.br/html/index.html
http://www.atletico.com.br/html/index.html
- Carcará
- Sênior
- Mensagens: 768
- Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Luiz Padilha escreveu:Skyway escreveu:Achei uma imagem do chile realizando esse trabalho:
Olha o vasto Know-How.
----------------------------
Foi mal a todos, mas não aguentei. se acharem apropriado retirarem essa imagem, sintam-se a vontade.
Está faltando a parte mais importante:
COMO É QUE VAI "COLAR" ISSO DENOVO?
ARALDITE - SUPER BONDER ?
Esse manual está muito simples.
rsrsrsrsrsrsrsrs
[]['s
Padilha
Escolha:
Tecnologia 1:
Tecnologia 2:
Tecnologia 3 (a mais secreta):
Detesto falta de humildade...
- Einsamkeit
- Sênior
- Mensagens: 9042
- Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Eu pensando, Imagina o trabalho em cortar o casco de um Alfa?
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Skyway escreveu:Rui Elias Maltez escreveu:Amigos:
Acho que já chega de paródia e vamos a factos.
O Brasil domina todas as tecnologias para manutenções profundas, consegue desmontar e remontar um submarino TUPI, faz tudo.
Ainda bem para a sua indústria de elevada tecnologia.
No entanto, acho que não devemos criticar ou gozar as opções do Chile ou de outros países.
Se eles não fizeram isso, e os submarnmos deles navegam, é porque se calhar não é necessário fazer isso.
O facto é que os submarios chilenos navegam, e quanto aos brasileiros não sei se passam muito para além de Santos, ou de Fernando de Noronha.
Se os Chilenos terão depois dinheiro para reparações profundas é porque o arranjam para manter a frota operacional, como o arranjaram para ficarem simplesmente e só com a melhor e mais moderma frota oceânica de superfície de AL, com as duas L, as 2 M e ainda as 3 Type23, para além dos Scorpene, e não ficarem a sonhar com um virtual SSBN, ou com um A-12 que dificilmente sairá da baía de Guanabara
Quanto ao que se passa no Alfeite, em Lisboa, acho que o Cabeça já explicou bem o nível de certificação desses estaleiros para manutenções.
E acho que se o Brasil é tão tecológicamente avançado relativamente aos demais, isso só é motivo de orgulho pátrio para vocês, e que poderiam aproveitar toda essa tecnologia para ver se acabam a Barroso antes do próximo milénio.
Acabar a Barroso antes do próximo milênio eu acho difícil, talvez quando os navios voarem e forem ao espaço a MB pode dar a desculpa que a Barroso fez isso muito antes dos outros...
Quanto a capacidade tecnológica brasileira, chilena ou portuguesa, entra aí justamente o que você citou, dinheiro!
Se o Chile tiver dinheiro para bancar esse desmonte a montagem novamente dos seus Subs quando chegar a hora, ótimo!!! O fato é que o Brasil mal tem dinheiro para muitas coisas, então gastar um fortuna para fazer isso não é muito racional.
A saída foi de mestre, criar essas condições aqui e ainda faturar alguma grana fazendo isso para os países que não podem!
E o Brasil tem adotado essa atitude em varias frentes, como mísseis, navios, aviões...., já é uma característica brasileira.
O duro é ver alguem dizer que o Chile de uma hora para a outra faz a mesma coisa que o Brasil..... Justamente o Chile! Grande frequentador de lojas de atacado de armamentos. Não faz sentido!
Quanto a Portugal, creio que não tem nada a ver, o Padilha só pediu as fotos pois acredito que seja um assunto que muito o interessa, logo, quem não quer fotos de uma coisa que lhe enche os olhos?
Minha opinião...
Muito obrigado por vc entender o X da questão.
parece que o Rui ficou ofendido ou magoado por que eu pedi fotos.
Pedi e peço pq eu gosto. Fotografo e gosto de ver estas fotos de realizações tão importantes.
Rui meu amigo, não fale de nossos subs, ok?
O de vcs não chegam nem na Espanha, então não vamos aqui abrir uma frente de discussão em que vc certamente não terá subsidios para discutir.
E os chilenos tb não vão muito longe não. Tenha certeza disso. Ficarão cuidando de sua costa que é a sua finalidade.
Vamos manter a nossa cordialidade que sempre foi o nosso forte. Certo?
Parodiando um Brigadeiro amigo meu: Queira me bem!
Quem tem que se preocupar com barroso e A12 somos nós e estamos tranquilos quanto a isso.
Respeito a opinião de todos, mas quando vejo falarem inverdades, não posso me calar.
Quando alguém diz: Meu país faz isso e aquilo. Beleza.
Apenas mostre como nós fazemos.
O Prick acabou se antecipando e colocou não só a foto como o texto que está bem claro.
Nenhum pais do hemisfério Sul corta o casco de pressão.
E chega pq isso ja deu pro gasto.
Quando tiverem as fotos, voltamos a conversar.
Eu falo e mostro.
ouvir e não ver eu não aceito.
Abraços,
Padilha
Luiz Padilha escreveu:Degan escreveu:tem alguma foto de qualquer sub chileno com o casco separado ai no Chile?
Se tiver, poderia postar aqui?
Nunca vi e nem soube que seus estaleiros faziam isso.
Posso estar mal informado, mas agora estou curioso.
Lamentablemente no, pero no veo la necesidad de “separar” o cortar en dos el casco de un submarino si lo que necesitas hacer es:SUBMARINOS
l Corte de casco de presión.
l Recuperación de sistemas electrénicos, hidráulicos, ópticos, mecánicos y neumáticos.
l Recuperación de motores de combustión interna.
l Modernización de sonar.
http://www.defensa.cl/industria/4_empre ... 1asmar.pdfOs argentinos jogaram para a plateia quando disseram que custou o dobro. É evidente que eles queriam grana do governo para fazer lá.
Até hj a grana não saiu.
Claro…siempre hay una componente política o nacionalista en las cosas…cierto Padihla…..
"Vc deve estar certo como sempre!"
O Brasil corta o casco a tôa!
Ai meu Deus!
Dai-me paciência!!!!
Isso que aparece nesta foto aqui se faz à séculos.
O que eu quero ver é a foto da retirada dos MCPs e MCAs.
Sem cortar o casco de pressão. Vcs devem ser primos do Macgiver.
É assim que se escreve?
Nós brasileiros fazemos e mostramos o que fazemos.
Vc diz que faz mas não mostra nada, já reparou?
Aonde está a foto do Oberon com o casco cortado e com os motores saindo?
Aonde estão? Não vi nenhuma ainda.
AHaaa! Vcs tem esta capacidade mas não precisaram usa-la ainda, né?
Fala sério Degan!!!!
Ou melhor, menos Degan!
Eu quero ver a conta quando os franceses começarem a entubar vocês.
Ai, vc virá nos dizer o quão boa foi esta escolha.
Sub novo é igual a carro novo! No início tudo é uma maravilha.
Depois..........!
Agora sério!
Não deixe de mostrar para todos os foristas que acompanham o DB as fotos. Queremos fotos que comprovem aquilo que mencionaste acima.
Corte do casco de pressão!
Essa eu quero ver para crer!!!!
Aos amigos de Portugal, eu pediria a mesma coisa com relação ao subs que possuem e que um amigo mencionou já ter visto o mesmo cortado.
Eu adoro fotos!
[]'s
Padilha
Amigo...aveces eres muy mediocre...
Te guste o no, es publico que todos los MLU de los submarinos Chilenos se han hecho localmente...te guste o no...
Y si realmente supieras lo que dices, sabrias que para cambiar baterias o sonares, no es necesario cortar en dos el submarino.
Finalmente, no pidas tonterias, solo falta que pidas el número de serie de los equipos y la profundidad máxima del Scorpene...
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Degan escreveu:Luiz Padilha escreveu:Degan escreveu:tem alguma foto de qualquer sub chileno com o casco separado ai no Chile?
Se tiver, poderia postar aqui?
Nunca vi e nem soube que seus estaleiros faziam isso.
Posso estar mal informado, mas agora estou curioso.
Lamentablemente no, pero no veo la necesidad de “separar” o cortar en dos el casco de un submarino si lo que necesitas hacer es:SUBMARINOS
l Corte de casco de presión.
l Recuperación de sistemas electrénicos, hidráulicos, ópticos, mecánicos y neumáticos.
l Recuperación de motores de combustión interna.
l Modernización de sonar.
http://www.defensa.cl/industria/4_empre ... 1asmar.pdfOs argentinos jogaram para a plateia quando disseram que custou o dobro. É evidente que eles queriam grana do governo para fazer lá.
Até hj a grana não saiu.
Claro…siempre hay una componente política o nacionalista en las cosas…cierto Padihla…..
"Vc deve estar certo como sempre!"
O Brasil corta o casco a tôa!
Ai meu Deus!
Dai-me paciência!!!!
Isso que aparece nesta foto aqui se faz à séculos.
O que eu quero ver é a foto da retirada dos MCPs e MCAs.
Sem cortar o casco de pressão. Vcs devem ser primos do Macgiver.
É assim que se escreve?
Nós brasileiros fazemos e mostramos o que fazemos.
Vc diz que faz mas não mostra nada, já reparou?
Aonde está a foto do Oberon com o casco cortado e com os motores saindo?
Aonde estão? Não vi nenhuma ainda.
AHaaa! Vcs tem esta capacidade mas não precisaram usa-la ainda, né?
Fala sério Degan!!!!
Ou melhor, menos Degan!
Eu quero ver a conta quando os franceses começarem a entubar vocês.
Ai, vc virá nos dizer o quão boa foi esta escolha.
Sub novo é igual a carro novo! No início tudo é uma maravilha.
Depois..........!
Agora sério!
Não deixe de mostrar para todos os foristas que acompanham o DB as fotos. Queremos fotos que comprovem aquilo que mencionaste acima.
Corte do casco de pressão!
Essa eu quero ver para crer!!!!
Aos amigos de Portugal, eu pediria a mesma coisa com relação ao subs que possuem e que um amigo mencionou já ter visto o mesmo cortado.
Eu adoro fotos!
[]'s
Padilha
Amigo...aveces eres muy mediocre...
Te guste o no, es publico que todos los MLU de los submarinos Chilenos se han hecho localmente...te guste o no...
Y si realmente supieras lo que dices, sabrias que para cambiar baterias o sonares, no es necesario cortar en dos el submarino.
Finalmente, no pidas tonterias, solo falta que pidas el número de serie de los equipos y la profundidad máxima del Scorpene...
Cade as FOTOS DEGAN?????? ... não vale colar não hahahahahahahahahahahahahahahahah
Fuentes???????????????????????????Fuentes???????????????????????????
Maior figura esse DEGAN HAHAHAHHHAHAH!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
[037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037][037]
Ele vai matar o pessoal de fuentes e fotos de chinelo com corte de casco
Valeu Cara
ABraços
Caro degan.
Apenas perguntei se teria fotos do corte dos casco dos Oberon e dos 209.
Pelo visto, é claro que não tens, senão já teria postado.
Ok! Nem tudo achamos na internet, as vezes temos que ir lá na FONTE e fazer as fotos. Certo?
Mas vc insiste que não é preciso cortar o casco para trocar baterias e mexer no sonar.
Quando foi que eu disse que o corte do casco de pressão seria para isso?
MEDIOCRE é vc!
Que quando não consegue sair de uma sinuca de bico( encurralado), fica falando tonterias. rsrsrsrsrsr( risos )
Afinal vcs tem 3 e meio ( 3 1/2) subs, nós temos 5 e estamos partindo para o sexto.
Mas tudo bem. Não quero o numero de série dos Scorpenes.
Adoro eles. Acho eles lindos e tenho certeza de que são execelentes submarinos e o Chile, está muito bem servido.
E é isso meu amigo.
Vc é engraçado. Nunca estás errado, tudo o que dizes sempre está certo.
Coitado.
Vc deveria fazer terapia, procurar ajuda. Quem sabe um Psicólogo?
Se precisar de remédios, acho bom um Psiquiatra.
Vai se tratar meu amigo, pq vc tem problema de auto afirmação.
Vc necessita muito de que tudo o que falas seja verdade absoluta.
Como amigo te digo: Vai procurar ajuda rapido pq ainda pode ter cura.
Abraços preocupados,
Padilha
Apenas perguntei se teria fotos do corte dos casco dos Oberon e dos 209.
Pelo visto, é claro que não tens, senão já teria postado.
Ok! Nem tudo achamos na internet, as vezes temos que ir lá na FONTE e fazer as fotos. Certo?
Mas vc insiste que não é preciso cortar o casco para trocar baterias e mexer no sonar.
Quando foi que eu disse que o corte do casco de pressão seria para isso?
MEDIOCRE é vc!
Que quando não consegue sair de uma sinuca de bico( encurralado), fica falando tonterias. rsrsrsrsrsr( risos )
Afinal vcs tem 3 e meio ( 3 1/2) subs, nós temos 5 e estamos partindo para o sexto.
Mas tudo bem. Não quero o numero de série dos Scorpenes.
Adoro eles. Acho eles lindos e tenho certeza de que são execelentes submarinos e o Chile, está muito bem servido.
E é isso meu amigo.
Vc é engraçado. Nunca estás errado, tudo o que dizes sempre está certo.
Coitado.
Vc deveria fazer terapia, procurar ajuda. Quem sabe um Psicólogo?
Se precisar de remédios, acho bom um Psiquiatra.
Vai se tratar meu amigo, pq vc tem problema de auto afirmação.
Vc necessita muito de que tudo o que falas seja verdade absoluta.
Como amigo te digo: Vai procurar ajuda rapido pq ainda pode ter cura.
Abraços preocupados,
Padilha
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39835
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1158 vezes
- Agradeceram: 2909 vezes
Luiz Padilha escreveu:Muito obrigado por vc entender o X da questão.
parece que o Rui ficou ofendido ou magoado por que eu pedi fotos.
Pedi e peço pq eu gosto. Fotografo e gosto de ver estas fotos de realizações tão importantes.
Rui meu amigo, não fale de nossos subs, ok?
O de vcs não chegam nem na Espanha, então não vamos aqui abrir uma frente de discussão em que vc certamente não terá subsidios para discutir.
E os chilenos tb não vão muito longe não. Tenha certeza disso. Ficarão cuidando de sua costa que é a sua finalidade.
Vamos manter a nossa cordialidade que sempre foi o nosso forte. Certo?
Parodiando um Brigadeiro amigo meu: Queira me bem!
Quem tem que se preocupar com barroso e A12 somos nós e estamos tranquilos quanto a isso.
Respeito a opinião de todos, mas quando vejo falarem inverdades, não posso me calar.
Quando alguém diz: Meu país faz isso e aquilo. Beleza.
Apenas mostre como nós fazemos.
O Prick acabou se antecipando e colocou não só a foto como o texto que está bem claro.
Nenhum pais do hemisfério Sul corta o casco de pressão.
E chega pq isso ja deu pro gasto.
Quando tiverem as fotos, voltamos a conversar.
Eu falo e mostro.
ouvir e não ver eu não aceito.
Abraços,
Padilha
Bem eu não sou o Rui, mas eu pessoalmente não fiquei ofendido e compreendi perfeitamente o que querias dizer. Eu por acaso fiquei interessado se Portugal tem essa capacidade ou não, nos textos parece que sim, mas fotos...nada!
Talvez quando tu vieres a Portugal fazer uma reportagem sobre as Forças Armadas Portuguesas resolvas este enigma!