O SU-35 é excelente mas ninguém usa.
Existe ou não? Sim, pois se você diz que é excelente(óbvio) então é porque existe e como nimguém pode julgar o inexistente... Realmente, a paixão anda levando as pessoas à loucura.
Se o Su-35 pode tanto porque a preferência externa pelo SU-30 ou a modernização do Su-27 e do Mig-31 na Rússia? (já que não seria melhor possuir uma única aeronave "excelente")!
Isso já foi exlicado, várias vezes, mas como você parece ter uma dificulidade aí, lá vai. Primeiro, é SU-35BM, o SU-35 do FX não está sendo oferecido. Isto posto, temos que o SU-35BM estará pronto para produção em 2009, portanto, nem mesmo a Rússia poderia tê-lo. SU-30 é prá quem não pode ou não quer esperar dois anos, como a Venezuela.Mas apesar disto, sabe-se que a Venezuela também vai querer entrar nessa, e outros por aí. MIG-31 é MIG-31, cada um na sua. Também já falei sobre isso inúmeras vezes, mas eu sempre tenho boa vontade com meus colegas, então lá vai. A Rússia interrompeu o programa de modernização para o padrão SKm de seus SU-27S e apartir de não-sei-quando, vai passar o restante dos seus SU-27 para o padrão BM. Aliás, se você não sabe, um Flanker pode ser pasado para o padrão BM, mas o custo deve ser algo maior que uma modificação tipo SM. A Índia também colocará o pacote BM nos seus últimos SU-30MKI e retrofitará seus restantes para este padrão, começará com a colocação do IRBIS. Mas isso tudo tem na net, é só procurar um pouco que se acha.
Por que ninguém comprou o plasma para fazer suas aeronave Stealth? (para Índia e China isso seria um atrativo e tanto já que geopoliticamente falando eles teriam muito interesse em ver sem serem "vistos").
Você está confundindo as coisas. Existem estudos na Rússia para um gerador de plasma. Existe também um equipamento que não é uma TV, mas sim uma tela de plasma que fica colocada à fente da antena do radar e etc. Já falei disso aqui, está explicado em outro post, é só procurar.
Quanto ao fato de estar fraco de argumento, isso é uma questão de opnião e respeito a sua embora discorde
Perfeito, e faço minhas as suas palavras!!!!
mas o fato é que ainda não li nada em livros que tenha sido escrito com tanta "paixão" e tão pouca lógica quanto o que leio nesse debate... talvez seja isso que falte para o pessoal de vendas do SU...vai saber
A lógica não deixa de ser um ponto de vista. Quem está acostumado a aeronaves de baixo desempenho e poucas "prestaciones", realmente se impressiona com um caça como o SU-35BM.
De que adianta colocar o RCS do Flanker ou do Gripen já que a partir do momento que se carrega armas o RCS cresce exponencialmente?
Vale para os dois, não é? Então vai contar mais a capacidade de carga, alcançe, enfim, quem tem mais garrafa prá vender..
De que adianta comparar uma aeronave dessa em 1x1 já que no mundo real elas se enfrentariam (caso o Su-35 venha um dia a existir), em um cenário com uma complexidade muito maior?
Também vale para os dois. Neste cenário, ainda leva vantagem quem tem o caça melhor, que vê mais longe, atira mais, fica mais tempo no ar, vai mais longe.
Um problema sério do plasma é a alta energia necessária para operá-lo, e que isso aumenta em muito o custo (operação/manutenção) da aeronave além de muita pesquisa ainda ser necessária para comprovar sua eficácia em um ambiente operacional.
Eu particularmente nunca disse que era isso o que se estava oferecendo no SU-35BM. A tela na frente do radar pode ser, mas o tal gerador não.
Qual o benefício para uma FA que sofre de problemas orçamentários como a nossa em possuir uma aeronave que só é operada por ela e fabricada em outro país?
Seria quase o caso do A-1. Só que é fabricado aqui e tem problemas também. Quer dizer, problemas existem qualquer que seja o avião. As vantagens serão acertadas entre os governos da Rússia e do Brasil. Isso não é coisa tratada na AVIBRÁS e na KNAAPO, ou EMBRAER que seja. São acordos entre dois governos e muita coisa poderá estar aí incluída, nem todas de interesse exclusivo da FAB. Mas de qualquer maneira, se ainda assim pudermos ter um dos melhores caças e armas do mundo, melhor, não é?
Se querem o Su-30 por aqui e comprovarem que ficaria mais barato do que o Gripen/EF-2k ou o Rafale para operar, eu apoio totalmente, agora o SU-35 que nem existe na própria FA Russa não me parece uma escolha que faz sentido.
Mais uma vez. A Rússia não pode ter um caça que ainda não está operacional(falta muito pouco), assim como a Suécia não pode ter o Gripen N, que ainda depende de sócios e tal. Nem mesmo os deuses podem ter o F-35 super lightning, só depois de pronto. Como o SU-35BM estará pronto para vendas em 2009, podemos esperar dois anos. Todos estes caças citados acima demandariam uma espera maior, bem maior, ou muito maior, com "prestaciones iguales" ou piores, mais caros ou muito mais caros, e ao que parece, com menos contra-partidas. Sobre custos, apenas o consumo de querosene pode ser questionado neste sentido, pois sabe-se que todo equipamento russo é bem mais barato que seus similares europeus. Mas mesmo o consumo é questionável, pois sabe-se que as AL-41 serão mais leves, econômicas e duráveis. Agora, imaginemos o preço de uma RR-EJ-200 e de uma AL-41... Dá prá supor qual é mais cara? Detalhe, as AL-41 serão fruto de trabalho conjunto da Tumasnki e Saturn. O governo russo está fusionando estas empresas todas da área de defesa.
![[009]](./images/smilies/009.gif)