Primeros Su-30 MK2 Flanker de Venezuela

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#466 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 20, 2006 7:57 pm

Sideshow escreveu:A FAB vai comprar mutos mísseis R-77.

Seriam 12 aeronaves no FX, e creio eu, usando os dados do DOD americano sobre os F-16 e AIM-120, comprariamos 48 BVRs, dentre os possiveis na epoca, R-77, AIM-120, MICA.

Seriam 4 misseis por aeronave.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#467 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 20, 2006 8:21 pm

Carlos, o que o Flanker faz que o Gripen não faz, além de claro, o importantissimo Pugachev Cobra?

O radar do Su-35BM detecta um alvo de 3m² a 400 km de distância.
O radar do nanico consegue enxergar no máximo 120 km à frente.

O Su-35BM terá RCS semelhante ao Gripen, então seria muito interessante analisar como seria as duas aeronaves no 1x1, creio que o kill ratio seria de 10000000000000 x 0 para o flanker. :lol:

O Flanker acelera a mais de 2.500 km/h (coisa que o gripen não faz), consegue voar a altitudes de cerca de 18.000 m ACIMA do alcance dos principais sistemas de defesa aérea (otra cosita que o gripen não faz e fica vulnerável a maioria dos sistemas AAé que buscam os 15km de altitude), consegue manter velocidades supersônicas sem o uso de pós-combustor (coisa que o gripen e a sua turbininha também não faz), realiza manobras a 10G´s (coisa que o Gripen também é incapaz de fazer), voa uma distância SUPERIOR a 3.600 km sem reabastecimento e sem tanques extras (outra cosita que o pequenino nem sonha), leva um arsenal de 8T de armamentos (otra cosita), leva um total de 14 mísseis (mais essa cosita) e transferem muitas tecnologias para o Brasil sem restrições (essa deu dó). :lol:

-------------------------

No FX o Gripen oferecia 12 aeronaves por U$ 1 bi e o Su-35 oferecia 12 aeronaves por U$ 690 mi.
Então no custo de operação, vamos somar o valor da aquisição e veremos o real custo de toda a vida útil (contando aquisição e manutenção). Também vamos fazer um comparativo das peças russas e das peças européias. Não adianta so analisar o quanto gasta de querosene. Sem falar em manutenções fora do país e quetales. Possibilidade de nacionalizar peças ou produzi-las sob licença, etc, etc, etc.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#468 Mensagem por Plinio Jr » Qua Dez 20, 2006 8:46 pm

Luís Henrique escreveu:O Su-35BM terá RCS semelhante ao Gripen, então seria muito interessante analisar como seria as duas aeronaves no 1x1, creio que o kill ratio seria de 10000000000000 x 0 para o flanker. :lol:[/code]

O avião não existe, ninguem sabe como irá se portar e como vc assegura isto ?? Acreditando no papo do fabricante ??

(mais essa cosita) e transferem muitas tecnologias para o Brasil sem restrições (essa deu dó). :lol:

Sem falar em manutenções fora do país e quetales. Possibilidade de nacionalizar peças ou produzi-las sob licença, etc, etc, etc.

Olha estava querendo me manter fora destas discussões Flanker x mundo, havia prometido para mim nao faze-lo, mas ultimamente o povo anda viajando demais na maionese, talvez pela empolgação pelo que se tem ouvido ultimamente..

Se estas noticias são verídicas ou nao , nao posso assegurar, alias, ninguem aqui pode assegurar.

Quanto a transferencia de tecnologia entre outros, gostaria que alguem aqui no forum mostre um pais que tenha adquirido menos de 36 aeronaves dos russos e teve todos estes benefícios....

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
soultrain
Sênior
Sênior

#469 Mensagem por soultrain » Qua Dez 20, 2006 8:48 pm

Pepê Rezende escreveu:
Há um bom parâmetro para julgar o custo operacional do Su-35 comparado ao do Gripen. Na licitação do FX os russos ofereceram manter um armazém alfandegado em Viracopos com todas as peças de reposição necessárias para mantê-los voando pelo prazo de dez anos. Valor desse pacote para 20 células:

1. Células completas com motores AL-31 - US$ 700 milhões
2. Armamentos - US$ 300 milhões
3. Peças em estoque (a serem pagas de acordo com a necessidade) - US$ 235 milhões

A soma dos ítens 1 e 3 equivale ao pacote de 12 células de Gripen sem armas nem peças de reposição. Ou seja, para manter um Su-35 voando (sem combustível no cálculo) durante DEZ anos gasta-se o mesmo que para comprar UM Gripen sem pacote de manutenção incluso.

Comentários?

Pepê

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#470 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 20, 2006 9:02 pm

Olá

(antes de mais nada estou me divertindo muito com essa discussão...isso é que é amor!!! ) 8-]

Desculpe cara, mas essa de Su-35bm com o mesmo RCS do Gripen foi braba demais! 8-]

Tudo bem que a galera tem toda essa atração meio fanática pelo Su-35, mas esses números são para super-trunfo nenhum botar defeito!!

Se eu estivesse na USAF, eu mandava parar tudo e comprar um bando desses SU-35 "baratos" e com tudo isso aí!

Seria algo assim:

- Para que aviões de treinamento?... Bota um outro banco nos Flanker que dá para treinar...

- Para que REVO? Com a autonomia dos Flanker... não precisa de REVO

- Para que várias aeronaves com táticas e ataque em pacotes?... Lançamos o ataque em "containers" aonde voam um monte de Flanker cheio de mísseis nos 12/14 cabides e dão uma varrida no céu... :wink:

- Para que aviões de transporte? Já viu quanto peso leva um Flanker?... Daqui a pouco começam a dizer que um SU-34 leva um T-80 na fuselagem! :wink:

- Para que Air Force One?... Fala sério... bota o Bush no Flanker (biplace 8-] ) que tá limpo (ao estilo Independency Day 8-] )

- Para que Stealth? Bota Flanker com monitor de plasma de 52 polegadas 8-] que vão pensar que é Gripen e vão tomar um susto quando virem que é Flanker :D !!

- Para que Aviões de reconhecimento e interceptação a grande altitude? Já viu a altitude que o Flanker voa carregado de mísseis? :wink: (nada acerta ele)...
E pensar que na Rússia eles usam o Mig-25/31 para isso ( vai entender isso :lol: )

----------------------------------------------------------------------

O mais interessante é que o SU35 é ótimo mas "NINGUÉM" ... ninguém mesmo, nem a Rússia comprou "UM" sequer...nada... neca... none... zero!

Que disperdício... uma aeronave tão boa dessa e absolutamente Zero comprada.

Ao passo que o Gripen tem de montão na Suécia, e foi comprado por 3 outros países (sendo 2 comunas "traíras" :twisted: ) e ainda tem chances de ser comprada por outros mais... que mundo injusto.

Hehehehehe! Eu tenho vário livros sobre o Super-Fanker (tem um novo que vou começar a ler essa semana quando voltar para o Brasil), e nenhum deles 'viaja' tanto quanto a galera aqui 8-]

Parabéns :)... isso é amor mesmo!!

PS: Se eu estivesse no Paquistão e fosse membro do DB eu ia estudar e ir para outro país, pois ficar no meio da China, Rússia e Índia com Flanker... deve dar um medo danado! :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#471 Mensagem por Sideshow » Qua Dez 20, 2006 9:12 pm

2 X

E ainda reclamam do Degan.

Carlos Mathias

#472 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 20, 2006 9:15 pm

O avião não existe, ninguem sabe como irá se portar e como vc assegura isto ?? Acreditando no papo do fabricante ??

Huuuum, interessante. TODOS aqui colocam dados de fabricantes, ou sites no mínimo. Mas, está se questionando(prá falar o mínimo) a veracidade dos dados da KNAAPO ou do governo russo, afinal é tudo Rosoboronextport. Todas estas informações sobre RCS e alcançe radar podem ser facilmente encontradas na net e são de autoria ou do fabricante ou do governo russo. Se nem isso vale, então temos alguém aqui que andou fazendo os testes de RCS e radar pessoalmente, pois que duvida dos dados de um fabricante e do governo de um país. Como creio que não é isso o que se passa, resta-nos a possibilidade de apenas ser um desdém ou esperneio, possibilidade mais aceitável que apenas chamar de mentirosos os fabricantes e governos. Mas voltando ao radar, um radar PESA como o N-011M como uma potência de pico de 5KW pode detectar um alvo do tamanho de um F-16 a mais de 150km e um Flanker a 330km. Isso já foi feito pela Índia com seu BARS. Como estamos falando de um SU-35BM e um radar AESA IRBIS, muito mais avançado e potente, nada de excepcional nos dados de alcançe, pois que a potência de saída é quatro vezes maior(20KW máximo) e o radar é mais aperfeiçoado em softwares e sistemas em geral. Sobre o RCS, nada demais num caça que usa material composto em larga escala e processos de fabricação de pás do motor e entradas de ar especiais para se chegar à redução do RCS, como se faz no ocidente. Então, se funciona para um, funciona para outro, ou não funciona prá ninguém. Veja que o EF não tem um desenho exatamente furtivo, no entanto, justamente estas mesmas técnicas foram usadas e alega-se que este avião possui um RCS de menos de 1M. Mentira também?

Carlos Mathias

#473 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 20, 2006 9:22 pm

Olá

(antes de mais nada estou me divertindo muito com essa discussão...isso é que é amor!!! ) Cool

Desculpe cara, mas essa de Su-35bm com o mesmo RCS do Gripen foi braba demais! Cool

Tudo bem que a galera tem toda essa atração meio fanática pelo Su-35, mas esses números são para super-trunfo nenhum botar defeito!!

Se eu estivesse na USAF, eu mandava parar tudo e comprar um bando desses SU-35 "baratos" e com tudo isso aí!

Seria algo assim:

- Para que aviões de treinamento?... Bota um outro banco nos Flanker que dá para treinar...

- Para que várias aeronaves com táticas e ataque em pacotes?... Lançamos o ataque em "containers" aonde voam um monte de Flanker cheio de mísseis nos 12/14 cabides e dão uma varrida no céu... Wink

- Para que aviões de transporte? Já viu quanto peso leva um Flanker?... Daqui a pouco começam a dizer que um SU-34 leva um T-80 na fuselagem! Wink

- Para que Air Force One?... Fala sério... bota o Bush no Flanker (biplace Cool ) que tá limpo (ao estilo Independency Day Cool )

- Para que Stealth? Bota Flanker com monitor de plasma de 52 polegadas Cool que vão pensar que é Gripen e vão tomar um susto quando virem que é Flanker Very Happy !!

- Para que Aviões de reconhecimento e interceptação a grande altitude? Já viu a altitude que o Flanker voa carregado de mísseis? Wink (nada acerta ele)...
E pensar que na Rússia eles usam o Mig-25/31 para isso ( vai entender isso Laughing )

O mais interessante é que o SU35 é ótimo mas "NINGUÉM" ... ninguém mesmo, nem a Rússia comprou "UM" sequer...nada... neca... none... zero!

Ao passo que o Gripen tem de montão na Suécia, e foi comprado por 3 outros países (sendo 2 comunas "traíras" Twisted Evil ) e ainda tem chances de ser comprada por outros mais... que mundo injusto.

Hehehehehe! Eu tenho vário livros sobre o Super-Fanker (tem um novo que vou começar a ler essa semana quando voltar para o Brasil), e nenhum deles 'viaja' tanto quanto a galera aqui Cool

Parabéns Smile... isso é amor mesmo!!

PS: Se eu estivesse no Paquistão e fosse membro do DB eu ia estudar e ir para outro país, pois ficar no meio da China, Rússia e Índia com Flanker... deve dar um medo danado! Wink

[]s
CB_Lima

Prá quem leu tantos livros sobre SU-35BM(é o foco da discução), você tá fraco de argumento. Tem algo além de ironias e divertimento? O RCS de um SU-35BM é dado pelo fabricante como sendo de 1m. Coloquemos então o RCS de um Gripen, dado do fabricante! Vamos usar além da paixão e da loucura, de ambos os lados do debate, dados que possam ser comparados.

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#474 Mensagem por Alitson » Qua Dez 20, 2006 9:29 pm

cb_lima escreveu:Olá

(antes de mais nada estou me divertindo muito com essa discussão...isso é que é amor!!! ) 8-]

Desculpe cara, mas essa de Su-35bm com o mesmo RCS do Gripen foi braba demais! 8-]

Seria algo assim:

- Para que várias aeronaves com táticas e ataque em pacotes?... Lançamos o ataque em "containers" aonde voam um monte de Flanker cheio de mísseis nos 12/14 cabides e dão uma varrida no céu... :wink:

- Para que aviões de transporte? Já viu quanto peso leva um Flanker?... Daqui a pouco começam a dizer que um SU-34 leva um T-80 na fuselagem! :wink:

- Para que Air Force One?... Fala sério... bota o Bush no Flanker (biplace 8-] ) que tá limpo (ao estilo Independency Day 8-] )

- Para que Stealth? Bota Flanker com monitor de plasma de 52 polegadas 8-] que vão pensar que é Gripen e vão tomar um susto quando virem que é Flanker :D !!

- Para que Aviões de reconhecimento e interceptação a grande altitude? Já viu a altitude que o Flanker voa carregado de mísseis? :wink: (nada acerta ele)...
E pensar que na Rússia eles usam o Mig-25/31 para isso ( vai entender isso :lol: )

Ao passo que o Gripen tem de montão na Suécia, e foi comprado por 3 outros países (sendo 2 comunas "traíras" :twisted: ) e ainda tem chances de ser comprada por outros mais... que mundo injusto.

Hehehehehe! Eu tenho vário livros sobre o Super-Fanker (tem um novo que vou começar a ler essa semana quando voltar para o Brasil), e nenhum deles 'viaja' tanto quanto a galera aqui 8-]

Parabéns :)... isso é amor mesmo!!

PS: Se eu estivesse no Paquistão e fosse membro do DB eu ia estudar e ir para outro país, pois ficar no meio da China, Rússia e Índia com Flanker... deve dar um medo danado! :wink:

[]s
CB_Lima

Ótimo CB_Lima... Simplesmente ótimo... Perfeito!!!! :wink:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Carlos Mathias

#475 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 20, 2006 9:33 pm

:roll:

Carlos Mathias

#476 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 20, 2006 9:33 pm

:roll:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6529 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

#477 Mensagem por Túlio » Qua Dez 20, 2006 9:35 pm

cb_lima escreveu: Olá

Amor de um lado, ódio de outro. Mas isso é mesmo kôza de supercaça, ou o amam, ou o odeiam... :wink:

cb_lima escreveu:Desculpe cara, mas essa de Su-35bm com o mesmo RCS do Gripen foi braba demais! 8-]

Pois num viste nada, índio véio, dá um pulo lá no tópico onde o Gripen faz supercruizzzze com dois tanques descartáveis, quatro AMRAAMs e dois Sidewinders: NEM NÓS, FLANKEIROS, SOMOS TÃO CARUDOS!!!

cb_lima escreveu:Se eu estivesse na USAF, eu mandava parar tudo e comprar um bando desses SU-35 "baratos" e com tudo isso aí!

Baseado no acima, estarias laborando em erro: Deveria ser Gripen!!! :twisted:

cb_lima escreveu:Seria algo assim:

Se bâmo a isso!

cb_lima escreveu:- Para que aviões de treinamento?... Bota um outro banco nos Flanker que dá para treinar...

Gripen nem apercisa disso, se aprende em PC... :lol:

cb_lima escreveu:- Para que REVO? Com a autonomia dos Flanker... não precisa de REVO

Com Flanker, num apercisa é de GRIPEN!!! HUAHAUHAUAHAUAHAUAHUAHAAUHAU

cb_lima escreveu:- Para que várias aeronaves com táticas e ataque em pacotes?... Lançamos o ataque em "containers" aonde voam um monte de Flanker cheio de mísseis nos 12/14 cabides e dão uma varrida no céu... :wink:

Sob as vistas amigas dos R99... Mas isso o Gripen também faria e, creio, até MELHOR, eis que foi desenvolvido para operar com o Erieye. Só que não poderia ser muito longe... :twisted:

cb_lima escreveu:- Para que aviões de transporte? Já viu quanto peso leva um Flanker?... Daqui a pouco começam a dizer que um SU-34 leva um T-80 na fuselagem! :wink:

Adespôs do supercruizzzze do Gripen, não me surpreenderia nada se ele fosse capaz de se transformar num Tanque G... 8-]

cb_lima escreveu:- Para que Air Force One?... Fala sério... bota o Bush no Flanker (biplace 8-] ) que tá limpo (ao estilo Independency Day 8-] )

Bota o Bush no Gripen - sem pára-quedas - e tenta fazer uma 'Cobra'... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

cb_lima escreveu:- Para que Stealth? Bota Flanker com monitor de plasma de 52 polegadas 8-] que vão pensar que é Gripen e vão tomar um susto quando virem que é Flanker :D !!

Agora morto vê??? :lol: :lol: :lol:

cb_lima escreveu:- Para que Aviões de reconhecimento e interceptação a grande altitude? Já viu a altitude que o Flanker voa carregado de mísseis? :wink: (nada acerta ele)...

É que eles voam AINDA MAIS ALTO, POWS!!! :wink:

cb_lima escreveu:O mais interessante é que o SU35 é ótimo mas "NINGUÉM" ... ninguém mesmo, nem a Rússia comprou "UM" sequer...nada... neca... none... zero!

Pois o Brasil-sil-sil parece que VAI!!!

Chora, viola...HUAHAUAHUAAHUAHAUAHAUAHAUAHAU

cb_lima escreveu:Que disperdício... uma aeronave tão boa dessa e absolutamente Zero comprada.

Já há 'outras' que venderam pouco e ainda por cima estão em grande parte...estocadas... :twisted:

cb_lima escreveu:Ao passo que o Gripen tem de montão na Suécia, e foi comprado por 3 outros países (sendo 2 comunas "traíras" :twisted: ) e ainda tem chances de ser comprada por outros mais... que mundo injusto.

Idem ant.

cb_lima escreveu:Hehehehehe! Eu tenho vário livros sobre o Super-Fanker (tem um novo que vou começar a ler essa semana quando voltar para o Brasil), e nenhum deles 'viaja' tanto quanto a galera aqui 8-]

E eu tenho inveja da tua biblioteca... :oops:

cb_lima escreveu:Parabéns :)... isso é amor mesmo!!

Tem vaga na Irmandade Flanker!!! 8-]

cb_lima escreveu:PS: Se eu estivesse no Paquistão e fosse membro do DB eu ia estudar e ir para outro país, pois ficar no meio da China, Rússia e Índia com Flanker... deve dar um medo danado! :wink:

[]s
CB_Lima

Quem tem nuke NUM tem medo!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#478 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 20, 2006 9:57 pm

Pois é...

em 2 coisas concordo com você:

Paixão e loucura estão presentes nesse debate em altas doses e de todos os lados.

As vezes a ironia é a consequência de quão louco se tornou esse debate... mas se olhar bem de perto a ironia passa uma série de mensagens:

O SU-35 é excelente mas ninguém usa.

Se o Su-35 pode tanto porque a preferência externa pelo SU-30 ou a modernização do Su-27 e do Mig-31 na Rússia? (já que não seria melhor possuir uma única aeronave "excelente")!

Por que ninguém comprou o plasma para fazer suas aeronave Stealth? (para Índia e China isso seria um atrativo e tanto já que geopoliticamente falando eles teriam muito interesse em ver sem serem "vistos").

Quanto ao fato de estar fraco de argumento, isso é uma questão de opnião e respeito a sua embora discorde [009]... mas o fato é que ainda não li nada em livros que tenha sido escrito com tanta "paixão" e tão pouca lógica quanto o que leio nesse debate... talvez seja isso que falte para o pessoal de vendas do SU...vai saber :)

Para me fazer mais claro ainda:

De que adianta colocar o RCS do Flanker ou do Gripen já que a partir do momento que se carrega armas o RCS cresce exponencialmente?

De que adianta comparar uma aeronave dessa em 1x1 já que no mundo real elas se enfrentariam (caso o Su-35 venha um dia a existir), em um cenário com uma complexidade muito maior?

Um problema sério do plasma é a alta energia necessária para operá-lo, e que isso aumenta em muito o custo (operação/manutenção) da aeronave além de muita pesquisa ainda ser necessária para comprovar sua eficácia em um ambiente operacional.

Qual o benefício para uma FA que sofre de problemas orçamentários como a nossa em possuir uma aeronave que só é operada por ela e fabricada em outro país?

Se querem o Su-30 por aqui e comprovarem que ficaria mais barato do que o Gripen/EF-2k ou o Rafale para operar, eu apoio totalmente, agora o SU-35 que nem existe na própria FA Russa não me parece uma escolha que faz sentido.

[]s
CB_Lima

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#479 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 20, 2006 10:06 pm

Hahahhaha!

Grande Túlio...

Já falei que dizem os suecos que a Vodka lá é melhor que na Rússia? :D

Eu provei das 2 e fiquei bebão com as 2... então para mim é a mesma coisa :wink: .

Pois é... essa do Gripen super-cruise é braba mesmo... deve ser em mergulho ou coisa parecida... :wink: Em linha reta tá brabo mesmo de aturar (a não ser que seja em linha reta para "baixo" ) 8-]

Como eu disse a 1 post atrás... as paixões atreladas à folhetos de Marketing fazem coisas que até Stos Dummont dúvida (sabia que ele é o Pai do canard? Olha o 14 Bis!)

Eu acho que nessa briga toda eu to quase ficando com o Impala (afinal de contas mesmo cansado de guerra (literalmente) a FAB desistiu de fazê-lo de peça de reposição e mandou o Xavante para o Museu) :wink:

Eu gosto do Flanker biposto por conta do espaço para a TV de plasma 8-] (vi uma em uma loja... troço de doido a imagem dela) :)

[]s
CB_Lima

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#480 Mensagem por Plinio Jr » Qua Dez 20, 2006 10:10 pm

Carlos Mathias escreveu:

Huuuum, interessante. TODOS aqui colocam dados de fabricantes, ou sites no mínimo. Mas, está se questionando(prá falar o mínimo) a veracidade dos dados da KNAAPO ou do governo russo, afinal é tudo Rosoboronextport. Todas estas informações sobre RCS e alcançe radar podem ser facilmente encontradas na net e são de autoria ou do fabricante ou do governo russo. Se nem isso vale, então temos alguém aqui que andou fazendo os testes de RCS e radar pessoalmente, pois que duvida dos dados de um fabricante e do governo de um país. Como creio que não é isso o que se passa, resta-nos a possibilidade de apenas ser um desdém ou esperneio, possibilidade mais aceitável que apenas chamar de mentirosos os fabricantes e governos. Mas voltando ao radar, um radar PESA como o N-011M como uma potência de pico de 5KW pode detectar um alvo do tamanho de um F-16 a mais de 150km e um Flanker a 330km. Isso já foi feito pela Índia com seu BARS. Como estamos falando de um SU-35BM e um radar AESA IRBIS, muito mais avançado e potente, nada de excepcional nos dados de alcançe, pois que a potência de saída é quatro vezes maior(20KW máximo) e o radar é mais aperfeiçoado em softwares e sistemas em geral. Sobre o RCS, nada demais num caça que usa material composto em larga escala e processos de fabricação de pás do motor e entradas de ar especiais para se chegar à redução do RCS, como se faz no ocidente. Então, se funciona para um, funciona para outro, ou não funciona prá ninguém. Veja que o EF não tem um desenho exatamente furtivo, no entanto, justamente estas mesmas técnicas foram usadas e alega-se que este avião possui um RCS de menos de 1M. Mentira também?

Carlos, acho que muito do que vou dizer, já fora comentado pelo Tulio e o cb_lima, a paixão está levando as pessoas a cometerem barbaridades de todos os tipos.

É sábido que os russos tentam diminuir o RCS da familia Flanker, agora acreditar piamente que irá atingir tais níveis, é complicado, ainda mais numa aeronave que sequer existe....

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder