Olha Vinicius, não creio ser eu que estou dando murro em ponta de faca. Como disse acima, o passado dos EUA não me deixam pensar de outra forma. Negociar ? poderíamos até tentar... mas se eles não liberaram um simples canhão (que hoje em dia nem é utilizado praticamente...) o que te faz pensar que liberariam um míssel BVR ?!
O que me faz pensar? O risco de perder a hegemonia sobre o maior, mais rico e mais influente país da América do Sul/Latina. É como eu falei, negocia-se. Se não quiserem liberar, a gente tem a opção de dar um pé na bunda deles.
Quem ta levantando a questão da Soberania é você, já cansei de dizer que o BraZil não será soberano nem daqui há um século.
Tudo bem, eu penso diferente. Acho que o BraSil tem todas as condições para passar a ser soberano.
O que les vão nos dar de melhor num eventual Plano B eu não, mais se você é inclinado a negociação do Brasil para adquirir AMRAAMs pq não é favorável a um diálogo com os Russos para resolver este "problema"
Eu disse que não sou favorável? Sou sim. Por isso quero saber o que eles podem nos oferecer.
Os Canards dos M-IIIE/DBR não parecem fazer uma diferença assim fenomenal
Pelo amor de Deus!!! Você não quer comparar os canards do MIII com os do Su-35, né?? Os do MIII foram feitos no Brasil com a simples intenção de fazer uma melhoria aerodinâmica, principalmente no que tange a navegação a baixa altura. São fixos e pequenos. Já os do Su-35!!! Já viu que eles são móveis, têm funções da manobrabilidade, são enormes, etc??
ademais quero dizer que apesar de terem filosofia de emprego diferente, eles compartilhão a mesma plataforma...
Sim, compartilham de boa comunalidade. Mas não é a mesma coisa.
Sobre a comparação entre um Gol de 1985 e um Gol GIII Turbo, fique atento que em MUUUUITOS aspectos e em muitas condições um Gol de 1985 pode perfeitamente ser melhor do que um Gol GII Turbo.
Em quê? Dar problema no carburador, vela, platinado, biela, suspensão, radiador!!??

Manutenção cada vez mais cara e freqüente?? Vou te dar um carro de presente, ok? Você quer um Gol 85 ou um GIII Turbo?
E se serão feitos updates nos F-16 A/B, pq não seriam feitos nos Su-27?!
Ah, legal, podemos sim. Mas quem vai fornecer o upgrade? Israel? Rússia?
Os F-16 A/B também devem ter uma média de 15 anos de idade no mínimo.
Com o porém que eles duram beeem mais que os Su-27. Fora estarem estocados no AMARC, do mesmo lugar que compramos os P-3, que é um deserto que preserva bastante os aviões. Os russos vamos pegar de onde?
Quando eu disse que o Su-27 é avião de última geração? mencionei que SE o Brasil não tem dinheiro para operar aeronaves de última geração, vamos nos contentar com o A-1 + ALX! o resto a gente compra comida e remédia pro povo.
Não. A gente pode ficar com aeronaves intermediárias e bastante capazes como Gripen, Su-35 e até mesmo M2000. Se tivéssemos condições, partiríamos para Rafale, EF-2000...
Vinicius, Oriundo não quer dizer "fabricado", depois quando eu começo a zuar e ironizar nego encrenca comigo...
Oriundo (-ún) V.
originário (2). - Fonte: Dic. Aurélio. Ao que me consta, quando você diz
"equipamentos Russos oriundos da China ou Índia" eu posso interpretar que são de lá. Portanto, como você pode ver, antes de zuar, ironizar, esteja certo disso.
Meu erro foi não me ligar que mesmo montados localmente, chineses e indianos não têm permissão para exportação das aeronaves. Mas quando você fala
oriundos, você pode passar a idéia de produzidos.
Os F-16 A/B que comparemos será 0Km? Po acho que nem fabricam mais F-16 das versões A/B, há não ser que façamos uma encomenda especial a Lockheed (?). Se os F-16 A/B podem ser comprados usados e depois modernizados por que os Su-27 não?
Não serão, mas já falei acima a diferença entre F-16 usados e Su-27 também usados.
Se o problema das Turbinas foi sanado no Su-35, pode ser sanado num update nos Su-27 não acha ?!
Se puderem colocar a turbina sem afetar a performance do avião, tudo bem. Mas lembre-se que as diferenças de peso e distribuição podem afetar o CG da aeronave. Além do mais, qual é o custo disso, e quem vai pagar??
Duvído que nos venderiam algo como o Patriot, Entre um Tor e um Avenger ou Bradley Linebacker, que nada mais são do que um Humvee e um Bradley com mísseis Stinger, prefiro o Tor... é isso que eu quero dizer com "TOP".
Também acho difícil. Pra quem mais eles vendem? Além do mais, duvido que nós tenhamos condições de operar qualquer sistemas desses agora, russos ou americanos.
Mais uma vez, se os F-16 A/B podem ser comprados e modernizados, pq os Su-27 não podem ?! Se podemos negociar e tentar sanar os problemas do F-16, pq não podemos negociar e tentar sanar os problemas do Su-27?
Quais são os problemas do F-16 como aeronave? Podemos sim, cara, operar ambas as aeronaves. Se quisermos, podemos operar um Su-27 sem modernização nenhuma. Manda 1 dúzia pra cá agora que podemos operar! Mas isso é longe do ideal. Temos que ver a relação custo/benefício.
Quem te disse que o Derby/R-Darter vão ser fabricados aqui? Cada um acredita no que quiser mesmo...
Não foi você foi o primeiro a levantar essa possibilidade? Que o Brasil deveria buscar isso?
mais o duro é pensar que eles nos dariam um tratamento diferente do Chileno! E olha que depois da colômbia os mais chegados nos "brothers" Americanos são os Chilenos hein... que inclusive apóiam a ALCA.
Eu acho que é exatamente por isso. Para no caso nós apoiarmos mais os EUA. Conhece poder de barganha, poder político, dinheiro? O Brasil tem muito mais que o Chile.
Se não temos a ganhar com o Su-27 o que temos a ganhar com os F-16 A/B? Só se for embargo dos Americanos.
Onde eu quero chegar é:
com aeronaves usadas não vamos ganhar nada de ninguém! É preferível então poupar dinheiro para outras áreas das FFAA não menos debilitadas.