Governo reabre plano de compra de novos caças
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
Porque acho o MICA um excelente míssil e superior ao AMRAAM AIM-120C-5 (versão vigente):
- É de um provedor tradicional, tem cerca de 3000 unidades oficialmente vendidas com previsão de produção para vários anos.
- Seu buscador é a base para o do Meteor (o qual também tem herança do projeto MICA-Rustique).
- Tem alcance comprovado de mais de 60 km e de 80 km segundo o site da AdA.
- O raio mínimo de utilização é de cerca de 500 metros.
- Alta manobrabilidade devido ao peso e dimenções reduzidas aliado ao uso de TVC.
- Foi desenvolvido após o AMRAMM e para que seu desempenho fosse ao menos semelhante.
- Na versão IR, pode ser usado de forma totalmente passiva com alcance BVR quando empregado em conjunto a sensores óticos/IR, como os do OSF do Rafale, e datalink.
- Pode ser usado como IRST.
- Pode ser usado em conjunto a miras montadas no capacete.
- Não têm restrições políticas.
Obs1: Como tudo que é francês, parece que nasceu obsoleto para alguns.
Obs2: Não se pode comparar o sucesso comercial dos projetos americanos com os europeus, por vários motivos extras.
Obs3: Não tenho bola de cristal, por isso não sei se vão deixar de desenvolve-lo. O Meteor é de outra classe e não faz tudo que o MICA faz.
Abraços
- É de um provedor tradicional, tem cerca de 3000 unidades oficialmente vendidas com previsão de produção para vários anos.
- Seu buscador é a base para o do Meteor (o qual também tem herança do projeto MICA-Rustique).
- Tem alcance comprovado de mais de 60 km e de 80 km segundo o site da AdA.
- O raio mínimo de utilização é de cerca de 500 metros.
- Alta manobrabilidade devido ao peso e dimenções reduzidas aliado ao uso de TVC.
- Foi desenvolvido após o AMRAMM e para que seu desempenho fosse ao menos semelhante.
- Na versão IR, pode ser usado de forma totalmente passiva com alcance BVR quando empregado em conjunto a sensores óticos/IR, como os do OSF do Rafale, e datalink.
- Pode ser usado como IRST.
- Pode ser usado em conjunto a miras montadas no capacete.
- Não têm restrições políticas.
Obs1: Como tudo que é francês, parece que nasceu obsoleto para alguns.
Obs2: Não se pode comparar o sucesso comercial dos projetos americanos com os europeus, por vários motivos extras.
Obs3: Não tenho bola de cristal, por isso não sei se vão deixar de desenvolve-lo. O Meteor é de outra classe e não faz tudo que o MICA faz.
Abraços
Alberto -
-
- Sênior
Caro "projeto",
Tem também :
- o MICA é mais leve e menor que os concorrentes, isso é importante p/ aviões pequenos. O F-5E(M) por exemplo tem problemas com mísseis grandes (até o Python 3), limitando a carga g máxima em manobras;
- para situações de guerra, é sim muito útil ter um míssil com duas funções, WVR e BVR. Por exemplo, um Rafale em certa configuração leva 8 MICAs, se necessário dispara todos em BVR, ou parte deles em BVR e parte em WVR, ou todos em WVR. Se tivesse 2 Magic 2 e 6 MICAs, essa flexibilidade não seria possível, ainda mais para aviões com pequena capacidade de carga de mísseis ar-ar, como o F-5E(M). Mais o fato de poder misturar MICA EM e IR, então a flexibilidade é em muito aumentada.
O Meteor está em outra categoria de míssel ar-ar, mas devido ao tamanho e peso será limitado a poucos mísseis por avião, quer seja Rafale, Gripen, etc.
Como você ressaltou, o MICA não é fracasso comercial algum, pois já foram assinados contratos para milhares deles.
Abraços,
Roberto
Tem também :
- o MICA é mais leve e menor que os concorrentes, isso é importante p/ aviões pequenos. O F-5E(M) por exemplo tem problemas com mísseis grandes (até o Python 3), limitando a carga g máxima em manobras;
- para situações de guerra, é sim muito útil ter um míssil com duas funções, WVR e BVR. Por exemplo, um Rafale em certa configuração leva 8 MICAs, se necessário dispara todos em BVR, ou parte deles em BVR e parte em WVR, ou todos em WVR. Se tivesse 2 Magic 2 e 6 MICAs, essa flexibilidade não seria possível, ainda mais para aviões com pequena capacidade de carga de mísseis ar-ar, como o F-5E(M). Mais o fato de poder misturar MICA EM e IR, então a flexibilidade é em muito aumentada.
O Meteor está em outra categoria de míssel ar-ar, mas devido ao tamanho e peso será limitado a poucos mísseis por avião, quer seja Rafale, Gripen, etc.
Como você ressaltou, o MICA não é fracasso comercial algum, pois já foram assinados contratos para milhares deles.
Abraços,
Roberto
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 304 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
- chm0d
- Sênior
- Contato:
Pablo Maica escreveu:A FAB tambem opera MICA, Derby e P5... mas não é necessário que ninguem veja para que seja REAL...
Mas quem sabe os AMRAAM do chile não seja de uma versão mai moderna e furtiva (tecnologia furtiva tão moderna que ja chegou ao ponto da invisibilidade completa)!!!
Um abraço e t+
FAB Nao opera MICA, e com relação ao AIM-120C Fantasminha, eu concordo uehuehe ele é tao furtivo que ninguem nunca o viu uheuheuhe
Abs.
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 304 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
chm0d escreveu:Pablo Maica escreveu:A FAB tambem opera MICA, Derby e P5... mas não é necessário que ninguem veja para que seja REAL...
Mas quem sabe os AMRAAM do chile não seja de uma versão mai moderna e furtiva (tecnologia furtiva tão moderna que ja chegou ao ponto da invisibilidade completa)!!!
Um abraço e t+
FAB Nao opera MICA, e com relação ao AIM-120C Fantasminha, eu concordo uehuehe ele é tao furtivo que ninguem nunca o viu uheuheuhe
Abs.
Opera sim chm0d... opera R-77 e meteor tambem... só que não mostram as fotos pq... pq... hummm deixa eu ver... ahhhh por algum motivo igual ao que os chilenos não mostram o AMRAAM.
Um abraço e t+
- chm0d
- Sênior
- Contato:
Pablo Maica escreveu:chm0d escreveu:Pablo Maica escreveu:A FAB tambem opera MICA, Derby e P5... mas não é necessário que ninguem veja para que seja REAL...
Um abraço e t+
Abs.
Opera sim chm0d... opera R-77 e meteor tambem... só que não mostram as fotos pq... pq... hummm deixa eu ver... ahhhh por algum motivo igual ao que os chilenos não mostram o AMRAAM.
Um abraço e t+
Para de beber velho, ja esta te fazendo mal...
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Porque acho o MICA um excelente míssil e superior ao AMRAAM AIM-120C-5 (versão vigente):
Apoiado. A minha única ressalva contra o Mica é o preço. Nada mais.
Mica IIR e Meteor e não precisa de mais nada.
Aliás, é isso que quero pra FAB mas com mísseis nacionais.
Quero so ver quanto será esse alcance do A-darter....
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6330 vezes
- Agradeceram: 6678 vezes
- Contato:
Nas buenas, não duvido nem um pouco que os Chilenos TENHAM o AMRAAM, apenas estranho o fato de que NÃO O MOSTRAM: que estratégia é esta, se fazer de fraco? Tipo 'me ataquem, vocês têm BVR, eu não...'
Que eu saiba, DISSUASÃO é exatamente O OPOSTO!!!
Ou isso ou tem alguém na AS querendo ser a Israel daqui...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
tulio escreveu:Nas buenas, não duvido nem um pouco que os Chilenos TENHAM o AMRAAM, apenas estranho o fato de que NÃO O MOSTRAM: que estratégia é esta, se fazer de fraco? Tipo 'me ataquem, vocês têm BVR, eu não...'
Não me parece que a FACh adquiriu Common Rail Launcher LAU-129/A para enfeitar seus F-16.
Me parece que a FACh ainda não recebeu os armamentos encomendados (AIM-9M, AIM-120C-5), assim como o Brasil ainda não recebeu os seus (Derby, Skyshield, Liteninig).
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6330 vezes
- Agradeceram: 6678 vezes
- Contato:
- soultrain
- Sênior
jacquessantiago escreveu:tulio escreveu:Nas buenas, não duvido nem um pouco que os Chilenos TENHAM o AMRAAM, apenas estranho o fato de que NÃO O MOSTRAM: que estratégia é esta, se fazer de fraco? Tipo 'me ataquem, vocês têm BVR, eu não...'
Não me parece que a FACh adquiriu Common Rail Launcher LAU-129/A para enfeitar seus F-16.
Me parece que a FACh ainda não recebeu os armamentos encomendados (AIM-9M, AIM-120C-5), assim como o Brasil ainda não recebeu os seus (Derby, Skyshield, Liteninig).
Já saiu a nota do congresso dos EUA a liberar os AIM-120C-5?
[[]]'s