Rafale e Su-35 na FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#31 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 12, 2006 8:07 pm

Bem, na verdade qualuqer um dos dois é um ótimo avião de caça. Mas não vejo porque pagar o dobro para ter a mesma coisa. Pelo interese que está sendo demonstrado pelo governo, os russos devem estar oferencendo muita coisa neste negócio. É verdade que a EMBRAER tem muito político no bolso, literalmente. Mas dessa vez vez não vai ter papagaida, comissão disso ou daquilo. Se a FAB aprovar o SU-35BM, acho que o governo pega.

Meus pêsames aos Gripeiros... [032]

Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#32 Mensagem por Sideshow » Ter Dez 12, 2006 8:09 pm

Carlos Mathias escreveu:Bem, na verdade qualuqer um dos dois é um ótimo avião de caça. Mas não vejo porque pagar o dobro para ter a mesma coisa. Pelo interese que está sendo demonstrado pelo governo, os russos devem estar oferencendo muita coisa neste negócio. É verdade que a EMBRAER tem muito político no bolso, literalmente. Mas dessa vez vez não vai ter papagaida, comissão disso ou daquilo. Se a FAB aprovar o SU-35BM, acho que o governo pega.

Calma porque o Gripen não morreu....vai ser a fenix do F-X. :twisted:

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

Está no Fórum sobre o Mi-35

#33 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Dez 12, 2006 8:10 pm

Abraços

Pepê

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#34 Mensagem por chm0d » Ter Dez 12, 2006 8:10 pm

Sideshow escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Bem, na verdade qualuqer um dos dois é um ótimo avião de caça. Mas não vejo porque pagar o dobro para ter a mesma coisa. Pelo interese que está sendo demonstrado pelo governo, os russos devem estar oferencendo muita coisa neste negócio. É verdade que a EMBRAER tem muito político no bolso, literalmente. Mas dessa vez vez não vai ter papagaida, comissão disso ou daquilo. Se a FAB aprovar o SU-35BM, acho que o governo pega.

Calma porque o Gripen não morreu....vai ser a fenix do F-X. :twisted:

Que lindo...
:lol: :lol: :lol:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#35 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 12, 2006 8:10 pm

O SU-35 nao existe :)

O SU-35 e produto das filial russa das organizacoes tabajara!

O SU-35 existe tanto quanto existiu um F-20 TigerShark :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#36 Mensagem por WalterGaudério » Ter Dez 12, 2006 8:10 pm

cb_lima escreveu:Olá

O Su-35 realmente é uma excelente aeronave (no papel!).

Nenhum país no mundo opera o SU-35BM ou qualquer outro SU-35!

Cb Lima 100%?

Tenho certeza que se o Brasil comprar o Su-35BM-BR vai começar a aparecer comprador para o produto...

E é aí que está o problema... ninguém usa! (Logística + suprimentos mais caros)

Esse pode até ser um ponto a favor.
Similar ao contrato do IKL-214BN. Mostra-se esse fato aos russos, e solicita-se que dentro dopacote estejam alguns itens off-the-shelf, tudo por um preço bem camarada.

Sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

#37 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 12, 2006 8:11 pm

Quem sabe no lugar dos F-5M? Desde que tirem tudo que for americano(ou muito suscetível a veto e sem uma possível transf tecnológica) de dentro. :wink:

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Desculpe-me, confundi

#38 Mensagem por WalterGaudério » Ter Dez 12, 2006 8:12 pm

Carcará escreveu:
What?

Báh! explica melhor isso aí .

Pepê Rezende escreveu:Realmente, os cancelados foram os R-DARTER. Estou aqui no fórum enquanto preparo críticas de discos, edito matérias para o meu caderno (o Pensar, que trata de livros, idéias e críticas) e refaço a matéria dos helicópteros que foi cancelada em função da crise nos aeroportos.

Abraços

Pepê

PÔ aí é que foi um susto grande tchê!

Minha pressão caiu!.

SDs
Já foram explicados acima!!!

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#39 Mensagem por Sideshow » Ter Dez 12, 2006 8:28 pm

Se a FAB comprar os Flanker ou Rafales ela vai ter que escolher quem vai voar... os caças ou o resto da frota.

Carlos Mathias escreveu:Quem sabe no lugar dos F-5M? Desde que tirem tudo que for americano(ou muito suscetível a veto e sem uma possível transf tecnológica) de dentro. :wink:

Novamente essa conversa.....e eu repondo o mesmo...então vamos ter que jogar fora 80% da frota da FAB no lixo. :roll:

Como seria essa transferência de tecnologia?

O Brasil compra protótipos russos e eles carne de porco do Brasil?

Ei...porque não compramos nada e esperamos os Pak-fa que em 2010 vai estar pronto e será melhore que o F-22?

Editado pela última vez por Sideshow em Ter Dez 12, 2006 8:29 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#40 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 12, 2006 8:29 pm

O SU-35 nao existe Smile

O SU-35 e produto das filial russa das organizacoes tabajara!

O SU-35 existe tanto quanto existiu um F-20 TigerShark

Está à venda aqui ó:

http://www.knaapo.ru/eng/products/military/SU-35.wbp

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#41 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 12, 2006 8:29 pm

Fala Walter :)

Tudo em riba?... to me preparando para ir para o Brasil e fugir da neve e do frio :)

Eu entendo o seu argumento a favor do SU-35, mas o problema e que esses custos podem sair bem altos mesmo, e o outro fator seria o tempo que a solucao "para o Brasil" demoraria para ficar pronta.

O Su-30 'e uma aeronave bem moderna e plenamente multi-funcao... no seu desenvolvimento foi observado que dividir o trabalho entre o piloto e o "operador de armas/sistemas", nao so facilita a carga de trabalho assim como abre espaco para funcoes de coordenacao aerea (como no Mig-31) e diminui a complexidade requerida da arquitetura do cockpit de maneira geral.

O Su-35 e a proposta russa da viabilidade de uma aeronave monoposta, operando mais ou menos como um SU-30, mas o problema que vejo ai e que estariamos dentre outras coisas nos desviando da id'eia do F-X2 e que uma aeronave como essa demoraria um certo tempo (e governos) para ser viabilizada.

Outras pergunta que a historia do SU-35 traz sao:

Vamos fabricar? (ja que estamos ajudando a desenvolver)
Quantos?
Quanto Tempo?
Qual o plano industrial para isso? (quem faria?)
etc, etc, etc

Creio que as respostas para essas perguntas em muito "puxariam" o processo de compra dessa aeronave por anos e anos (e governos), o que pode virar um novo AM-X em termos de prazos.

A Marinha ja possui uma estrutura mais ou menos montada para o "214" o que nao aconteceria se tivessemos que montar o sub "russo" ou o "escorpene" ;)

[]s
CB_Lima

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 12, 2006 8:41 pm

Interessante o site do SU-35 Carlos...

Ele so peca por alguns detalhes:

O Su-35 tem canards e os dessa pagina do site nao tem (sendo assim sao SU-27 :wink: ).

Repare que todas as outras aeronaves do mesmo site, por terem sido realmente desenvolvidas possuem uma tabela mostrando suas caracteristicas e o "suposto" SU-35 nao.

Veja bem... eu nao tenho nada contra o SU-35BM, eu so nao acho que vale a pena o Brasil se meter com uma aeronave que custaria muito $$$$$ extra para desenvolver e sabe-se la quando estara pronta e alem disso so teria um operador!!

[]s
CB_Lima

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#43 Mensagem por chm0d » Ter Dez 12, 2006 8:52 pm

cb_lima escreveu:Interessante o site do SU-35 Carlos...

Ele so peca por alguns detalhes:

O Su-35 tem canards e os dessa pagina do site nao tem (sendo assim sao SU-27 :wink: ).

Repare que todas as outras aeronaves do mesmo site, por terem sido realmente desenvolvidas possuem uma tabela mostrando suas caracteristicas e o "suposto" SU-35 nao.

Veja bem... eu nao tenho nada contra o SU-35BM, eu so nao acho que vale a pena o Brasil se meter com uma aeronave que custaria muito $$$$$ extra para desenvolver e sabe-se la quando estara pronta e alem disso so teria um operador!!

[]s
CB_Lima

O SU-35BM nao tem mais canards.

Abs.

Carlos Mathias

#44 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 12, 2006 8:56 pm

Cara, viu o link da KNAAPO? Está à venda. Não tem nada de desenvolvimento e o avião estará disponível para entrega em 2009(apenas dois anos). Esse pequeno período seria e será coberto como já o está, ou seja, com Matusa e F-5M. Portanto, não muda nada. O Rafale eu duvido que a França entregue no mesmo tempo, pois que tem que fazer para si e teria que exportar também. Lembrando que foram quase dois anos para entregar dois Matusa recauchutados(e o resto em 10 anos). Não teremos que arcar com custos de desenvolvimento, a menos que queiramos participar, para mais à frente termos o PAK-FA, que está previsto para 2015 e não para 2009, basta uma pesquisa na net e pode-se saber destas datas.

Novamente essa conversa.....e eu repondo o mesmo...então vamos ter que jogar fora 80% da frota da FAB no lixo. Rolling Eyes

Não, porque 100% da frota da FAB ou usa avião civil, ou usa velharia obsoleta. Poderia-se ter citado o caso dos AIM-120 estocados nos EUA, os secretíssimos códigos fonte do jurássico F-5E, o poderoso demais para nós Vulcan M-60(?), os super-perigosos A-29 que iam para a Venezuela, os CASA 295 da Espanha, TP-2000, e etc, etc, etc. Mas falar da atual frota da FAB como referência tecnológica não dá. Vamos nos ater a caças no estado da arte, como o Gripen :wink:

Como seria essa transferência de tecnologia?

O Brasil compra protótipos russos e eles carne de porco do Brasil?

Ei...porque não compramos nada e esperamos os Pak-fa que em 2010 vai estar pronto e será melhore que o F-22?

Essa transferência será acertada entre o governo da Rússia e do Brasil, eu não tenho acesso a esta informação. Apenas sei que é mundialmente reconhecido que os russos não fazem restrição neste sentido.

Trocas de material de alta tecnologia por matéria prima é coisa comum por aí, aliás já compramos material russo assim.

Não sei se seá melhor que o F-22, mas será de 5ºG, coisa que nenhum dos eurocanards são. Como já disse acima, a data é 2015 e não 2010. Aliás, a promessa francesa é Rafale em 2015 e vamos levando com Matusa. Então não seria melhor termos os SU-35BM e lá prá 2015/20 os PAK? :wink:

3rdMillhouse
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por 3rdMillhouse » Ter Dez 12, 2006 9:40 pm

Carlos Mathias escreveu:Agora vem cá. Imagina só uma CRUZEX coma FAB operando SU-35BM... :twisted:

Eu quase gozo só de imaginar.

PS: que história é essa da compra de helis ter sido cancelada em virtude da crise nos aeroportos?

Responder