Superioridade Aérea na AL: SU-30 MK2 X F-16 Block 50

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Caça por caça, qual dos dois é o melhor da América Latina ?

SU-30 MK2 Venezuelano
76
73%
F-16 Block 50 Chileno
28
27%

Total de votos: 104

Mensagem
Autor
trabuco
Avançado
Avançado

#211 Mensagem por trabuco » Ter Dez 12, 2006 8:03 pm

Patton escreveu:Na realidade um Flanker nao e' nada melhor do que um F-15C ou F-15E. O Su-30MKI basicamente e' o versao Russia/India do F-15E. Agora lindo e' o F-15K. Neste momento aqueles Flankers podem ser ameacas para o Brasil e aquela regiao. O Brasilia deve pedir o Washington para o F-15K junto com os seus AMRAAMs utilizando a desculpa de Venezuela.

Imagem

Imagem

Realmente o F-15 nao deve nada ao Flanker ainda. Eu posso explicar mais mas eu nao quero criar uma nova "pissing contest." Essa aviao seria perfeita para ser utilizados junto com os R-99s (mini-JSTARS/AWACS).

F-15K é lindo mesmo!!! Ai sim, não perde em nada para o SU-30...

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#212 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 12, 2006 8:05 pm

Bom, uma coisa eu tenho que concordar com voce Patton.

O F-15 e sonho se consumo para qualquer FAerea!

O problema e que e' caro para chu-chu e custa uma baba para opera-lo.

Todo mundo quer o F-15, mas poucos tem $$$ para opera-lo.

Eu so discordo com relacao ao F-15 nao dever nada ao Flanker... acho que deve sim... o seu desenvolvimento ;)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#213 Mensagem por chm0d » Ter Dez 12, 2006 8:05 pm

Sideshow escreveu:
chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:
chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:
Degan escreveu:Claro, ahora los datos técnicos no valen…valen las opiniones “democráticas”…

FLANKER para presidente….!!!!

:lol: :lol: :lol: :lol: Essa foi boa.

É mais útil F-5M com Derby e R-99 do que F-16 pelado.

Vocês podem fazer piada do Chile, mas pergunte para qualquer piloto de caça sulamericano se ele atacaria o Chile sem medo de mísseis BVR.

Não adianta esse monte de imagens lindas do flanker ou risadas....em combate um F-16 Chileno é superior a um Flanker Veneuelano.

Nao delira side... voce ta andando muito com o bolovo.

Abs.

Agora de boa chm0d,

Os Chilenos tem melhor treinamento, já possuem doutrina de combate em redes a muito tempo e possue 1 avião AEW&C....

Os venezuelanos pegaram o flanker agora, não tem aviões AEW&C, agora que vão começar a trabalhar com datalink e possuem um péssimo treinamento.

Mais nao foi isso que voce disse... vou colar aqui:

em combate um F-16 Chileno é superior a um Flanker Venezuelano.

Mais se voce colocar

Em combate aereo FACh x FAV

eu concordo com vc.

Abs.

Um combate entre um F-16 chileno e um Su-30 veneuelano seria um combate contra a FACH x FAV.

....finalmente concordamos com mais uma coisa alem de que o São Paulo é o melhor time do mundo.

Eu concordo que a FACh ganha como plataforma, operacionalidade e por ter um awac, mais nao concordo de forma alguma que em combate limpo entre F-16 x Flanker o F-16 vença.

OBS: SÃO PAULO DOMINA! :D

Abs.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#214 Mensagem por chm0d » Ter Dez 12, 2006 8:07 pm

Patton escreveu:Na realidade um Flanker nao e' nada melhor do que um F-15C ou F-15E. O Su-30MKI basicamente e' o versao Russia/India do F-15E. Agora lindo e' o F-15K. Neste momento aqueles Flankers podem ser ameacas para o Brasil e aquela regiao. O Brasilia deve pedir o Washington para o F-15K junto com os seus AMRAAMs utilizando a desculpa de Venezuela.

Imagem

Imagem

Realmente o F-15 nao deve nada ao Flanker ainda. Eu posso explicar mais mas eu nao quero criar uma nova "pissing contest." Essa aviao seria perfeita para ser utilizados junto com os R-99s (mini-JSTARS/AWACS).

O F-15 é belissimo sim e muito bom também, mais eu prefiro o Flanker :)

Abs.

Patton
Sênior
Sênior

#215 Mensagem por Patton » Ter Dez 12, 2006 8:48 pm

cb_lima escreveu:Bom, uma coisa eu tenho que concordar com voce Patton.

O F-15 e sonho se consumo para qualquer FAerea!

O problema e que e' caro para chu-chu e custa uma baba para opera-lo.

Todo mundo quer o F-15, mas poucos tem $$$ para opera-lo.

Eu so discordo com relacao ao F-15 nao dever nada ao Flanker... acho que deve sim... o seu desenvolvimento ;)

[]s
CB_Lima

Bem, quanto diniero o governo Lula deixou para a programa F-X? A Corea do Sul estao a comprar 40 F-15Ks com um preco de 3.2 biloes de dolores. Sera' que isso ainda e' demais? Gente daqui fica dizendo que o Rafael sera' fabricado ali mas aquele aviao e' bem mais caro do que o F-15, e mesmo a unica vantagem que ele tem fica na arena WVR, por isso perdeu ao F-15K em Corea do Sul e tambem Singapore. O Japao ja' estava fabricando o F-15J deste os anos 80s. Israel coloca seus proprias avionics nos F-15Is. Mesmo se o F-15 nao vem com missies BVR sera' que seria demias para a Embarer a se-juntar com o Israel ou Franca para criar uma nova missil BVR? Eu nao conheco tudo da situaca ali mas sao apenas meus pensamentos.

Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#216 Mensagem por midnight » Ter Dez 12, 2006 9:37 pm

Sideshow escreveu:Não adianta esse monte de imagens lindas do flanker ou risadas....em combate um F-16 Chileno é superior a um Flanker Veneuelano.

Com base em que você pode dizer que o F-16 chileno é superior, estou falando caça por caça, porque certamente os venezuelanos iram adquirir um AWAC, mísseis BVR.
Porque eles sempre comparecem na Cruzex, e eles vêem a utilização de AWAC e mísseis BVR, e com isso vêem as vantagens desses sistemas.
Caça por caça, qual é o melhor, com fuentes por favor.

midnight
Sênior
Sênior

#217 Mensagem por midnight » Ter Dez 12, 2006 9:42 pm

E segundo comentários de bastidores o Pinochet morreu foi é de desgosto de ver o SU-30MK em céus venezuelanos e não no céu chileno.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#218 Mensagem por chm0d » Ter Dez 12, 2006 10:05 pm

midnight escreveu:E segundo comentários de bastidores o Pinochet morreu foi é de desgosto de ver o SU-30MK em céus venezuelanos e não no céu chileno.

:lol:

Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#219 Mensagem por Sideshow » Ter Dez 12, 2006 11:00 pm

midnight escreveu:
Sideshow escreveu:Não adianta esse monte de imagens lindas do flanker ou risadas....em combate um F-16 Chileno é superior a um Flanker Veneuelano.

Com base em que você pode dizer que o F-16 chileno é superior, estou falando caça por caça, porque certamente os venezuelanos iram adquirir um AWAC, mísseis BVR.
Porque eles sempre comparecem na Cruzex, e eles vêem a utilização de AWAC e mísseis BVR, e com isso vêem as vantagens desses sistemas.

ai meu saco....

F-16 Chileno
- Avião e armas já testados.
- Melhores pilotos (humilharam os brasileiros e americanos em exercícios)
- Condor
- Doutrina BVR pronto e assimilada à anos
- Datalink

Su-30 Veneuelanos
- Avião e armamento nunca testados
- pilotos com treinamento duvidoso
- sem doutrina BVR
- aprendendo a usar Datalink
- Sem AEW&C

Vocês estão simplificando um combate aéreo, comparando apenas caça+armas X caça+armas....nesse caso o Flanker leva "vantagem", apesar de que os R77 nunca terem sido testados em combate - o que não quer dizer que não funcionam - mas fica aquela ?

Um combate aéreo é definido por mais fatores como treinamento, apoio, conciência situacional do piloto.......esses fatores tem um maior peso quando as plataformas tem desempenho semelhante.

E é exatamente nesses fatores que os Chilenos levam uma ENORME vantagem sobre o Veneuelanos, assim invertendo e muito a balança em favor dos chilenos.

EDITADO

Editado pela última vez por Sideshow em Ter Dez 12, 2006 11:19 pm, em um total de 1 vez.
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#220 Mensagem por chm0d » Ter Dez 12, 2006 11:03 pm

Sideshow escreveu:
midnight escreveu:

ai meu saco....

F-16 Chileno
- Condor
- Datalink

Su-30 Veneuelanos
- porcaria de pilotos que mal conseguem manter uma formação
- sem doutrina BVR
- Sem AEW&C

Vocês estão simplificando um combate aéreo, comparando apenas caça+armas X caça+armas....nesse caso o Flanker leva "vantagem", apesar de que os R77 nunca terem sido testados em combate - o que não quer dizer que não funcionam - mas fica aquela ?

Um combate aéreo é definido por mais fatores como treinamento, apoio, conciência situacional do piloto.......esses fatores tem um maior peso quando as plataformas tem desempenho semelhante.

E é exatamente nesses fatores que os Chilenos levam uma ENORME vantagem sobre o Veneuelanos, assim invertendo e muito a balança em favor dos chilenos.

Side, nada contra voce, mais um pouco de educação nao faz mal a ninguem!!! vamos respeitar os colegas venezuelanos.

Abs.

Sideshow
Sênior
Sênior

#221 Mensagem por Sideshow » Ter Dez 12, 2006 11:06 pm

chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:
midnight escreveu:

ai meu saco....

F-16 Chileno
- Condor
- Datalink

Su-30 Veneuelanos
- porcaria de pilotos que mal conseguem manter uma formação
- sem doutrina BVR
- Sem AEW&C

Side, nada contra voce, mais um pouco de educação nao faz mal a ninguem!!! vamos respeitar os colegas venezuelanos.

Abs.

Talvez eu passei da conta mas....isso de treinamento dos veneuelanos não ser dos melhores eu já li em outros lugares.

Carlos Mathias

#222 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 12, 2006 11:06 pm

Sideshow, por favor, vamos manter as coisas dentro do respeito aos colegas venezuelanos, que nunca entraram aqui falando assim de quem quer que fosse. E ainda que o tivessem feito, nós como anfitriões temos por obrigação respeitar nossos vizinhos, sejam quais forem. Obrigado.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#223 Mensagem por chm0d » Ter Dez 12, 2006 11:09 pm

Uma duvida, a FACh tem doutrina BVR? bom, se alguem achar alguma foto de caça chileno com BVR me mostre, porque eu nunca vi! :D

Abs.

Sideshow
Sênior
Sênior

#224 Mensagem por Sideshow » Ter Dez 12, 2006 11:18 pm

chm0d escreveu:Uma duvida, a FACh tem doutrina BVR? bom, se alguem achar alguma foto de caça chileno com BVR me mostre, porque eu nunca vi! :D

Abs.

ai meu saco parte 2..... :lol: :lol:

Carlos Mathias

#225 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 12, 2006 11:18 pm

Su-30 Veneuelanos
1- Avião e armamento nunca testados
2- porcaria de pilotos que mal conseguem manter uma formação
3- sem doutrina BVR
4- aprendendo a usar Datalink
5- Sem AEW&C

Desculpe colocar uns números aí no seu post, foi prá facilitar o debate.

1- METEOR, MICA, IRIS-T, DERBY, R-DARTER, etc. Não testados em combate, no máximo uma vez(MICA - UAV Chinês). Porém, curiosamente não vejo os colegas baixando a madeira nestas armas. Detalhe, os R-73 tiveram um bom desempenho na guerra entre Eti X Eri.

2- Nada que os russos não resolvam, e umas manobras com a FAB e seus futuros SU-35BM prá dar uma polida.
Imagem
Imagem
Imagem
Viu? Nada como um excelente caça e excelente instrução russa para corrigir os cacoetes dos F-16 perebas.

3- MAis uma coisa fácil de resolver com instrução dos russos e algumas manobras aqui com os massacradores de M-2000C.

4- Idem.

5- Datalink? Mas é um contra um!

Agora estão apelando para o efeito idiotisador...

:roll: Tá faltando argumento memo.

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Ter Dez 12, 2006 11:38 pm, em um total de 2 vezes.
Responder