Como o ASTROS mira no alvo?
A bateria do ASTROS é composta de lançador, recarregador e veículo de comando. São 2 ou 3 lançadores e uns 4 recarregadores, não me lembro direito. O veículo de comando transporta o oficial no comando e seus assistentes. Nos exercícios, as coordenadas do alvo já são conhecidas, e os cálculos são feitos em um notebook. Tem que ser levado em consideração o vento e os fatores metereológicos da área, já que os foguetes voam por mais de 15 km em situação balística, isto é sem propulsão. Em combate, os alvos devem ser identificados por reconhecimento aéreo ou sniper, que passarão as coordenadas.
Ou tem um radar que localiza o alvo?
Eu já vi o radar sendo usado em artilharia de canhão, para o ASTROS desconheço esse uso.
Apesar da demora para ele mirar no alvo, ele é considerado um dos mais precisos do mundo.
Isso é sua opinião ou vc viu isso em algum lugar? Eu não tenho elementos para fazer essa comparação, mas acho o sistema do ASTROS muito simples, e creio que sistemas da OTAN e Rússia devam ser melhores.
A uma distância de 60 quilômetros por exemplo, ele é capaz de acertar um alvo definido? Por exemplo: A 60 Km, ele conseguir destruir um prédio em cheio...(?)
O ASTROS é um sistema de saturação, imagine uma área do tamanho de um campo de futebol, essa é mais ou menos a precisão a uns 30km. Dependendo da munição utilizada, o raio de destruição aumenta. Existem munições tamanho 30, 40, 60 e 80. O EB usa mais o 30. Existem munições com explosivo puro, com ´´bomblets`` pequenas bombas que explodem a uns 50m do chão, fazendo uma chuva de estilhaços e ainda tem um tipo que espalha minas em uma área determinada.
No exercício que assisti, alguns soldados me contaram que quando autoridades vão assistir o treino, é colocada uma carga de explosivo no alvo(carcaça de automóvel), e quando a chuva de foguetes cai em volta do alvo, ele é detonado, criando uma sensação de grande precisão. Eu vi a chuva de foguetes explodir em volta de uma brasília amarela(não eram os mamonas assasinas!) e devido à fragmentação da munição, o alvo fica peneirado pelos estilhaços.