Bate bola, jogo rápido.
Evidentemente que eu fiquei preocupado com essa notícia. Primeiro por que eu nunca confiei no Chavez. O bicho é louco e levou a população Venezuelana a um estado de miséria total(e eu gosto muito dos nossos vizinhos, super gente-fina). A um tempo atrás eu estava discuntindo com o Vinicius a necessidade(ou não) de um esquadrão de Caça na Região Norte, baseado em Manaus. A minha principal premissa para isso era a instabilidade da Venezuela, que com aquele líder não é um vizinho tão amistoso assim.
Mas, de qualquer forma, continuo achando que isso é uma pressão(um pouco maior) para conseguir peças de reposição para os F-16 da FAV. A Venezuela não tem dinheiro para realizar uma compra dessa magnitude. O Brasil está se arrastando para comprar apenas 12 aviões modernos, e é muoto mais rico.
As pessoas costumam menoprezar a importância da logística(por favor, isso não é dirigido a ninguém em específico
) em um teatro operacional, mas sem ela a Força Aérea NÃO voa! A FAV não tem tradição de operação com aeronaves de combate Russa que têm uma filosofia diferente de operação no que concerne à logística. Sempre operou modelos Ocidentais(F-16, Mirage, etc..). Isso dificulta a implementação desse avião(não impossibilita).
Segundo, o MiG-29 é um avião Bimotor caríssimo de se manter. O Peru sentiu isso na pele quando viu os seus com indices de disponibilidade risíveis no começo de suas vidas, e isso que o peru já tinha uma certa "tradição" com aeronaves Russas e comprou apenas 20!
O Zero falou que eles poderiam manter 20 aviões estocados. De fato, poderiam, seria quase metade da Força parada. Para o MiG-29 eventualmente entrar na FAV(e coim esses números) muitos anos terão se passado, provavelmente o Chavez nem vai mais estar lá(espero).
Por fim, duas considerações especiais que eu gostaria de fazer sobre um comentário do amigo Sniper, e seu super avatar
, e o Zero 4.
Sniper escreveu:A tá! é pq os F-16 deles estão a metade no chão? Mas EUA é EUA, eles estão dificultando o fornecimento de pessas de reposição e de unidades adicionais!! Não é Totalmente por incompetencia da FAV!
Já Rússia é Rússia!! Eles não tem qualquer restrição de fornecimento,nem de misseis BVR, peças de reposição ouqualqueroutro pedido que venhaser feito para a compra dos MIG's!!
Sniper, por que "EUA é EUA e Rússia é Rússia".
Oras, pensando assim "Brasil é Brasil" né?
Cara, a Rússia pode fazer o mesmo que os EUA fizeram, nada os impede. Eu particularmente não vejo diferença alguma.
Zero escreveu:Já pensou que perde na principal ?! E já pensou que em nenhuma das 7 características onde o Brasil ganha de lavada é suficiente para ganhar a única característica em que perde ?! Já pensou que outros países poderiam aniquilar nossas 7 principais características por falta da mais importante ?!
Discordo Zero. O Brasil tem uma capacidade de armazenamento e processamento de informações muito maior que a Venezuela. A Aviação de caça é importante, mas não é a única. Sem outras aviações ela pode sequer funcionar direito.
Exemplo disso é a aviação de transporte e a de AEW&C/RS. A caça Venezuelana perde muitas informações valiosas contando apeans com a caça, que perde em muito a sua efetividade.
A Venezuela está se focando na chamada "Guerra Centrada em Plataformas" da década de 70. Hoje o Vetor não é o mais importante, mas sim a
integração entre vetores, que eles perdem feio, com ou sem MiG-29.
Portanto, sou mais a FAB agora, do que a mesma sem essas 7 vatagens numeradas pelo Brasileiro com 50 Fulcruns parados no chão.
E, sinceramente, não acredito nesse centro de manutenção. Volto a dizer, acho que tudo é pressão.
Abraço a todos
César