Superioridade Aérea na AL: SU-30 MK2 X F-16 Block 50

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Caça por caça, qual dos dois é o melhor da América Latina ?

SU-30 MK2 Venezuelano
76
73%
F-16 Block 50 Chileno
28
27%

Total de votos: 104

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#196 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 11, 2006 5:06 pm

Luís Henrique escreveu:
Realmente era facilimo.

Os EUA criaram os exercicis Top Gun e Red Flag a toa... tinham mais nada para fazer com o dinheiro. Acho que nem foi porque perderam 400 F-4 Phanton no Vietam, boa parte deles para modernissimos Mig-17 e Mig-21.

Luis, as vezes acho que vc nunce pilotou sequer um simulador de vôo.

Bolovo sei que existem exercícios e muito treinamento. O que quis demonstrar com a minha mensagem é que cada ano que passa o piloto fica com menos serviço.

Naquela época que os EUA perderam 400 aeronaves era mais difícil que agora. Os pilotos venezuelanos treinam a muitos anos.
Agora, so porque entrou um novo missil eles idiotizaram-se todos??

Essa é a questão. Disparar um missil moderno que faz quase tudo sozinho é muito mais fácil do que disparar mísseis antigos como o Sparrow que você mencionou.

Esse é o ponto.

É o contrário. Com o surgimento de aeronaves multi-função, o piloto tem que ser multi-uso, saber usar tudo.

Antigamente se pilotava um M-III para interceptar. Hoje se pilota um Rafale para fazer CAP, interceptação, ataque anti-navio, etc.

O poder de decisão do piloto nessas horas vai a mil. É estressante pacas.

Li isso numa RFA faz um tempão.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#197 Mensagem por midnight » Seg Dez 11, 2006 6:10 pm

tulio escreveu:
chm0d escreveu:SU-30 MK2 Venezuelano 68% [ 52 ]
F-16 Block 50 Chileno 31% [ 24 ]

:roll:

É, a kill-rate já ULTRAPASSA os 2:1... :twisted:

Pra vocês verem como SU-30MK é tão violento, a carnificina já começou aqui no DB, com a Kill-rate. Daqui duns dias será nos céus de Santiago no Chile. [018][018]

midnight
Sênior
Sênior

#198 Mensagem por midnight » Seg Dez 11, 2006 6:11 pm

tulio escreveu:
chm0d escreveu:SU-30 MK2 Venezuelano 68% [ 52 ]
F-16 Block 50 Chileno 31% [ 24 ]

:roll:

É, a kill-rate já ULTRAPASSA os 2:1... :twisted:

Pra vocês verem como SU-30MK é tão violento, a carnificina já começou aqui no DB, com a Kill-rate. Daqui duns dias será nos céus de Santiago no Chile. [018][018]

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#199 Mensagem por Luís Henrique » Seg Dez 11, 2006 7:27 pm

É o contrário. Com o surgimento de aeronaves multi-função, o piloto tem que ser multi-uso, saber usar tudo.

Antigamente se pilotava um M-III para interceptar. Hoje se pilota um Rafale para fazer CAP, interceptação, ataque anti-navio, etc.

O poder de decisão do piloto nessas horas vai a mil. É estressante pacas.

Li isso numa RFA faz um tempão.

As aeronaves são multifunção justamente porque são mais fáceis de pilotar. Apenas as informações inportantes naquele momento aparecem no LCD ou no HUD.

É muito mais fácil disparar um BVR moderno do que um WVR antigo.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#200 Mensagem por Carcará » Seg Dez 11, 2006 7:37 pm

ehhhh... foi por nocaute!!!!

O mais engraçado de tudo isso é que tem nego se matando por uma plataforma que nem nós operamos...parecendo até que é da FAB.

Como diz um ditado: estamos gozando com o p** do outro!!!

Os Venezuelanos devem estar de camarote, acabando-se de rir do nosso bate-boca!!

midnight
Sênior
Sênior

#201 Mensagem por midnight » Seg Dez 11, 2006 10:03 pm

Tá aí os SU-30MK2 da venezuela:
Imagem

Imagem

É lindão né!!!

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#202 Mensagem por chm0d » Seg Dez 11, 2006 10:10 pm

midnight escreveu:Tá aí os SU-30MK2 da venezuela:
Imagem

Imagem

É lindão né!!!

Muito :D

Degan
Sênior
Sênior

#203 Mensagem por Degan » Ter Dez 12, 2006 6:58 pm

1) KnAAPO produz os Su-30 mais simples mas, em se tratando de Sukhoi, pode-se dizer que "faz-se qualquer negócio". Se tens razão e o Su-30MKV vêm com os radares N001VE, acho então que o Chaves estava mesmo com pressa ou então que não tem tanta "bala na agulha" assim. De toda forma isso nos leva a outras especulações.

Projeto, el avión es Knaapo y es un Su-30MK2…queda claro en la foto siguiente:

Imagem

2) Se tens informações confiáveis sobre a performance do AN/APG 68 v(9) ou de sua comparação com o N001VE (no caso alcance de detecção x RCS), por genliteza, compartilhe conosco. Nessa thread você não postou datos sólidos.

Projeto, no existen links al fabricante con datos comparativos…..te guste o no hay que usar datos de otras fuentes, ojala de buena calidad, y te guste o no Jane´s es de las mejores fuentes posibles…. :wink:
Ya entregue una tabla comparativa con todos los datos necesarios (alcances por RCS).
Por si no te basta, entrego alguna de las cosas publicadas por Jane´s del radar APG-68 (cuidado, no todos los datos son del (v)9):

Specifications
Frequency: 8-12.5 GHz
Transmitter: gridded, dual peak power TWT (APG-68)
Antenna: planar-array 480 × 720 mm
Search range: 296 km (APG-68(V))
Operating modes: (APG-68(V) air-to-air) range-while-search, track-while-scan (10 targets), velocity
search, uplook search, raid cluster resolution, situation awareness mode, auto-acquisition air combat;
(APG-68(V) air-to-ground) real-beam mapping with Doppler beam sharpening and scan freeze, sea
surface search, beacon homing, ground moving target indication and tracking, fixed-target tracking and
air-to-ground ranging.
Cooling: 9.9 kg/min at 27ºC (APG-68(V)9)
Power: 5,606 V A (APG-68(V)9)
Volume: 0.13 m³ (APG-68(V)9)
Weight: 172 kg (APG-68(V)); 164 kg (APG-68(V)9)

Dados oficiais sobre performance de radares não se acham na esquina e seria fantástico saber mais. Sobre a queixa dos israelenses com o radar eu só postei a notícia e você mesmo a confirmou, se é verdade ou não eu não sei. Se for assim, alguma vantagem deveriam obter com a troca mas a coleira não deixou.

1) Si tienes datos distintos sobre las performances del N-001 publicalas….
2) Los israelitas venden su actualización de F-16 de segunda mano ACE con radar Elta/M-2032….y no lo han adoptado ellos mismo…

3) Eu não postei "dato" nenhum, só disse que ainda estamos nos baseando em especulações quando comparamos os sistemas de armas.

Nadie tiene el dato seguro de NADA…pero yo ya entregué barios link con los datos del radar N-001 y una tabla comparativa de alcances entregada con datos de Jane´s….a mi me basta…

É, a kill-rate já ULTRAPASSA os 2:1...

….. :lol: :lol: :lol:
Claro, ahora los datos técnicos no valen…valen las opiniones “democráticas”…

FLANKER para presidente….!!!!

Pra vocês verem como SU-30MK é tão violento, a carnificina já começou aqui no DB, com a Kill-rate. Daqui duns dias será nos céus de Santiago no Chile.

No nos preocupamos….Brasil está mas cerca de Venezuela…y está mucho más indefenso….
[018]

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
trabuco
Avançado
Avançado

#204 Mensagem por trabuco » Ter Dez 12, 2006 7:08 pm

Degan escreveu:No nos preocupamos….Brasil está mas cerca de Venezuela…y está mucho más indefenso….
[018]

É mais útil F-5M com Derby e R-99 do que F-16 pelado.

Isso hoje porque daqui a pouco tem o FX. Aguarde! :wink:

Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#205 Mensagem por Sideshow » Ter Dez 12, 2006 7:12 pm

Degan escreveu:Claro, ahora los datos técnicos no valen…valen las opiniones “democráticas”…

:lol: :lol: :lol: :lol: Essa foi boa.

Vocês podem fazer piada do Chile, mas pergunte para qualquer piloto de caça sulamericano se ele atacaria o Chile sem medo de mísseis BVR.

Não adianta esse monte de imagens lindas do flanker ou risadas....em combate um F-16 Chileno é superior a um Flanker Veneuelano.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#206 Mensagem por chm0d » Ter Dez 12, 2006 7:34 pm

Sideshow escreveu:
Degan escreveu:Claro, ahora los datos técnicos no valen…valen las opiniones “democráticas”…

Vocês podem fazer piada do Chile, mas pergunte para qualquer piloto de caça sulamericano se ele atacaria o Chile sem medo de mísseis BVR.

Não adianta esse monte de imagens lindas do flanker ou risadas....em combate um F-16 Chileno é superior a um Flanker Veneuelano.

Nao delira side... voce ta andando muito com o bolovo.

Abs.

Sideshow
Sênior
Sênior

#207 Mensagem por Sideshow » Ter Dez 12, 2006 7:47 pm

chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:

Abs.

Agora de boa chm0d,

Os Chilenos tem melhor treinamento, já possuem doutrina de combate em redes a muito tempo e possue 1 avião AEW&C....

Os venezuelanos pegaram o flanker agora, não tem aviões AEW&C, agora que vão começar a trabalhar com datalink e possuem um péssimo treinamento.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#208 Mensagem por chm0d » Ter Dez 12, 2006 7:49 pm

Sideshow escreveu:
chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:

Abs.

Agora de boa chm0d,

Os Chilenos tem melhor treinamento, já possuem doutrina de combate em redes a muito tempo e possue 1 avião AEW&C....

Os venezuelanos pegaram o flanker agora, não tem aviões AEW&C, agora que vão começar a trabalhar com datalink e possuem um péssimo treinamento.

Mais nao foi isso que voce disse... vou colar aqui:

em combate um F-16 Chileno é superior a um Flanker Venezuelano.

Mais se voce colocar

Em combate aereo FACh x FAV

eu concordo com vc.

Abs.

Sideshow
Sênior
Sênior

#209 Mensagem por Sideshow » Ter Dez 12, 2006 8:00 pm

chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:
chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:

Abs.

Agora de boa chm0d,

Mais nao foi isso que voce disse... vou colar aqui:

em combate um F-16 Chileno é superior a um Flanker Venezuelano.

Mais se voce colocar

Em combate aereo FACh x FAV

eu concordo com vc.

Abs.

Um combate entre um F-16 chileno e um Su-30 veneuelano seria um combate contra a FACH x FAV.

....finalmente concordamos com mais uma coisa alem de que o São Paulo é o melhor time do mundo.

Patton
Sênior
Sênior

#210 Mensagem por Patton » Ter Dez 12, 2006 8:01 pm

Na realidade um Flanker nao e' nada melhor do que um F-15C ou F-15E. O Su-30MKI basicamente e' o versao Russia/India do F-15E. Agora lindo e' o F-15K. Neste momento aqueles Flankers podem ser ameacas para o Brasil e aquela regiao. O Brasilia deve pedir o Washington para o F-15K junto com os seus AMRAAMs utilizando a desculpa de Venezuela.

Imagem

Imagem

Realmente o F-15 nao deve nada ao Flanker ainda. Eu posso explicar mais mas eu nao quero criar uma nova "pissing contest." Essa aviao seria perfeita para ser utilizados junto com os R-99s (mini-JSTARS/AWACS). Korea do Sul esta a comprar 40 desses avioes por um preco de 3.2 billoes de dolores e vao obter o poder de fabricar localmente pecas para esses avioes. Sera' que o Brasil nao pode arromar de algum jeito de fazer isso tambem? 3.2 billoes e' caro demais?

Editado pela última vez por Patton em Ter Dez 12, 2006 8:09 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Responder