Carlos Mathias escreveu:Bem, linha logística não é? Ninguém falou disso enquanto tivemos meia dúzia de BH no EB. Também não se falou quando compramos estes Cougar ou sei lá o quê. Agora, quando se trata de comprar uns 50 helis de um só fabricante e que muito, mas muito provavelmente mesmo, já virão com todo o suporte e etc, isso e pesadelo e tal. Isso eu não consigo entender. Ter meia dúzia de BH não é pesadelo(mantendo a salada que já é hoje), mas trocar a forta de sapões por aeronaves muito mais capazes, faáceis de manutenir, baratas em todos os sentidos, isso sim é pesadelo? Olha, arrumem outro argumento que esse é furado.
Carlos Mathias! A compra dos Cougar pelo EB foi com um canetaço da casa civil, contra a vontade de todos dentro do Bavex.
Cara a 5 anos atrás um caravan fez um pouso forçado no interior do Para, veio um Super Puma e se cagou, pediram ajuda ao EB, veio um BH puxou pra cima deu mototr e levou pra Belem sem stress, o heli é o bixo, se adapta muito bem no TO amazônico.
Recentemente a FAB adquiriu 06 BHs pela boas referência do EB, e é evidente que não subtitui-los antes de recebe-los, pois ele é o subtituto ideal do Sapão
Não tenho nada contra os helis russos, mas tchê é uma questão de racionalidade, se estamos desenvolvendo estrutura de manutenção e treinamento, para que fazer isto?
Cara , leva anos para se ter um linha de pós venda que supra as necessidades das FAs, não é por helis no país , estalar os dedos e pronto, faça-se a logística, tem contruir, treinar, qualificar, aperfeiçoar, tem que gastar muito$$$$ para se ter isto.
Boa tarde! mais uma vez os interesses vão se sobrepor a razão e quem vai pagar a conta são os contribuintes Brasileiros.
Qualquer sabe que nos dias de hoje diversidade de meios é igual a custos proibitivos, até os cachorros da BACO sabem disto.
Srs. esses argumentos são mais chulos que bunda Pinguim, o que tem aí é rolo do grosso, envolvendo militares e politicos.
Cachorros não decidem compras. Os "debilmental" são os mesmos que compram BH, Super-puma, Cougar, Pantera Esquilo e etc, etc, etc. "Ah mas é tudo da Helibrás..." Sim, e tudo diferente. Ou não?
Se isto se confirma, eu passo a acreditar mais nos cachorros do que nas pessoas que decidem as coisas.
Realmente eu concordo com você, ou são debilmentais, ou não tem vergonha na cara.
Não, não é tudo da helibras, os BH são da Sikorski, os Jet Ranger são da Bell, e os sapões também.
Se o plano é trocar tudo por um só heli, mais barato, mais robusto, mais econômico, enfim,melhor, então esse grande pesadelo logístico que é ter um só heli deve ser menor que as vantagens.
Quem te disse que um Mi 17 é mais robusto, ou mais econômico que um BH por exemplo? Você sabe os custos de manutenção dos dois?
Você sabe quanto custo o overhal da turbina dele? Qual o consumo relativo de combustível com carga full??
Até o momento não se falou em trocar toda a frota pelos helis russos, e sim em substituir os sapões e aumentar a frota, o que é no mínimo irreponsabilidade, pois a exessão dos esquadrões da norte , o resto tá na miséria.
Eu acho que sei bem qual é o grande impedimento aí...
