Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual o melhor para a MB?

Esta enquete foi concluída em Ter Jan 09, 2007 8:58 pm

Cougar Naval
20
32%
Seahawk
43
68%
 
Total de votos: 63

Mensagem
Autor
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

#16 Mensagem por luis F. Silva » Seg Dez 11, 2006 1:55 pm

Rui Elias escreveu:
Mas qual seria a finalidade desses helis?

Substituir os Linx das fragatas ou os Sea-King do A-12?

Substituir os Sea King.
Só respondi a respeito da padronização do Cougar na MB, embora tenha também mencionado as FFG e as FFC.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#17 Mensagem por Matheus » Seg Dez 11, 2006 2:41 pm

As FAs brasileiras possuem,

Jet Ranger, Esquilo mono, Esquilo bi, fennec, Uh-1H, S.PUMA/COUGAR, Panther, S. LINK, S KING A/B, Black Hawk e ainda tá pensando em helis russo...realmente não dá pra entender mesmo tendo uma grande estrutura de manutenção dos helis da Eurocopter.




Editado pela última vez por Matheus em Seg Dez 11, 2006 4:55 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#18 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Dez 11, 2006 2:49 pm

Na minha humilde opinião, acho que têm uma diversidade de plataformas muito grande para o tamanho das FA's brasileiras.




Imagem
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#19 Mensagem por rcolistete » Seg Dez 11, 2006 4:48 pm

Olá Padilha,

Eu acho que essa enquete não faz muito sentido se você não especificar a versão do Cougar, pois há muitas diferenças de motorização, capacidade de carga, custos, etc : MK1, MK2, MK2+ e várias sub-variantes.

As forças armadas brasileiras sempre têm optado por versões "fracas" para média (em termos de motorização, etc) do Super Puma/Puma AS 532, possivelmente por questões de custos.

Mas para uso ASW, é importante ter bom alcance, boa capacidade de carga, de ficar pairado em condições adversas com segurança, etc.

Abraços,

Roberto




Luiz Padilha

#20 Mensagem por Luiz Padilha » Seg Dez 11, 2006 5:10 pm

rcolistete escreveu:Olá Padilha,

Eu acho que essa enquete não faz muito sentido se você não especificar a versão do Cougar, pois há muitas diferenças de motorização, capacidade de carga, custos, etc : MK1, MK2, MK2+ e várias sub-variantes.

As forças armadas brasileiras sempre têm optado por versões "fracas" para média (em termos de motorização, etc) do Super Puma/Puma AS 532, possivelmente por questões de custos.

Mas para uso ASW, é importante ter bom alcance, boa capacidade de carga, de ficar pairado em condições adversas com segurança, etc.

Abraços,

Roberto


Exato Roberto!
O Cougar será igual ao modelo do HU-2 em tamanho.
Mas terá Flir - chaff/flare - e o radar será igual ao do Merlin do Bush, ou seja, mais moderno do que o do SH-60. Quanto aos motores eu confesso que não perguntei.
Tenho um canal com a helibras mas ele esta na França. Assim que voltar na semana que vem eu pergunto tudo.

[]'s
Padilha




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?

#21 Mensagem por Alitson » Seg Dez 11, 2006 7:29 pm

Luiz Padilha escreveu:Conforme o titulo já diz, qual seria a melhor aquisição na opinião dos senhores?

Pelo que ouvi até agora, o Cougar Naval viria no estado da arte em equipamentos.
"Anos luz na frente do Chileno".
Quanto ao Seahawk sabemos o que saiu naquela nota sobre 6 unidades, 300 milhões de doletas e etc... e tal!

Quem vencerá?
Se for o Cougar estaremos bem servidos?
Nossos pilotos voarão o que querem?

Aguardem os próximos capitulos! :lol:

Abraços,

Padilha


Desculpa meu amigo, mas nenhum dos dois, para mim só existe uma opção... Merlin...

08 Merlin ASW/ASuW = No lugar dos Sea Kings
08 Merlin SAR/ C-SAR/T = No lugar dos Super Pumas
04 Merlin AEW = Heli AEW para o São Paulo

e mais uns 20 Super Lynx para as escoltas... sendo estes dotados de sonar de profundidade variavel...

Abraços...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

#22 Mensagem por luis F. Silva » Seg Dez 11, 2006 11:10 pm

Alitson escreveu:
Desculpa meu amigo, mas nenhum dos dois, para mim só existe uma opção... Merlin...

08 Merlin ASW/ASuW = No lugar dos Sea Kings
08 Merlin SAR/ C-SAR/T = No lugar dos Super Pumas
04 Merlin AEW = Heli AEW para o São Paulo

e mais uns 20 Super Lynx para as escoltas... sendo estes dotados de sonar de profundidade variavel...

E não é que tem razão???? :wink:




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#23 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Dez 12, 2006 8:20 am

Sim, a ideia do Alitson é bem equilibrada.

Mas será que há verba para a compra de 20 Merlin?




Imagem
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#24 Mensagem por A-29 » Ter Dez 12, 2006 11:09 am

Se for para trocar o SeaKing por alguma coisa, que seja por Merlin. e a MB tem histórico de comprar o que há de melhor na área de helicópteros.

Se me permitem fazer uma crítica às opiniões de alguns colegas aqui (e em outros tópicos), considero a aquisição do SeaHawk um erro. Aliás, as demais compras de BH também me parecem equivocadas.

Todo mundo mete o pau na notícia de que haveria interesse por helos russos, já que esses são desconhecidos por aqui, desprovidos de assistência técnica, etc. Pois é aqui que lhes pergunto: que raio de estrutura logística temos para receber os BH? Um micronúcleo em Manaus com um punhado de oficiais e graduados habilitados no modelo, operando a incrível quantidade de 4 aeronaves? Já o Cougar/Super Puma é empregado pelas três forças, têm versões civis em operação no país e uma bem montada rede de manutenção.

Desculpem, mas nesse quesito, comprar um BH ou qualquer outro helo que não o Cougar teria absolutamente o mesmo impacto logístico. Não nego que o BH seja uma baita máquina, mas não podemos ser parciais. A estrutura montada no Brasil para manter/treinar em helis da família BH é muito, mas muito pequena. Para a MB seria muito mais custoso optar pelo BH em relação ao Cougar.

Mas repito, acima de todos está o Merlin, por mais caro que seja.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#25 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Dez 12, 2006 11:34 am

Só uma questão:

Nunca teriam equacionado a hipóptese dos NH-90?




Imagem
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#26 Mensagem por Alitson » Ter Dez 12, 2006 11:50 am

Rui Elias Maltez escreveu:Só uma questão:

Nunca teriam equacionado a hipóptese dos NH-90?


A questão é... o Merlin ja tem as 3 versões necessarias prontas e operacionais!!1 :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Luiz Padilha

#27 Mensagem por Luiz Padilha » Qua Dez 13, 2006 12:42 pm

Bom senhores, a vitória até este momento recai sobre o SeaHawk.
Apesar de alguns dos senhores terem a intenção de inserir outros helis nesta disputa, não adianta, pois a mesma se dará entre esses dois.
Eu prefiro o Merlin, mas a "pecha" de ser caro demais ganhou força e a oferta da Helibras com um Heli com equipamentos mais modernos tb. Isso sem contar que a integração Exocet/Cougar é um forte fator contribuinte.
Mas o helicóptero dos sonhos é o Seahawk.
Vamos aguardar mais um pouco e ver qual será o vencedor.

Muito obrigado pelo interesse neste assunto tão interessante! :lol:

Abraços,
Padilha




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#28 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Dez 13, 2006 12:47 pm

Quer dizer que já há vencedor antecipado?

É como cá, com o novela looooonnga de arma ligeira:

Toda a gente já sabe quem é a arma vencedora, e no entanto, o concurso arrasta-se de instância em instância nos tribunais.

Relativamente ao avião de transporte táctio, e apesar de se terem apresentado 2 fabricantes ao concurso, desde muito cedo que se adivinhavam quem seria o vencedor.

Por vezes há razões políticas que falam mais alto.




Imagem
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#29 Mensagem por Alitson » Qua Dez 13, 2006 1:05 pm

Luiz Padilha escreveu:Bom senhores, a vitória até este momento recai sobre o SeaHawk.
Apesar de alguns dos senhores terem a intenção de inserir outros helis nesta disputa, não adianta, pois a mesma se dará entre esses dois.
Eu prefiro o Merlin, mas a "pecha" de ser caro demais ganhou força e a oferta da Helibras com um Heli com equipamentos mais modernos tb. Isso sem contar que a integração Exocet/Cougar é um forte fator contribuinte.
Mas o helicóptero dos sonhos é o Seahawk.
Vamos aguardar mais um pouco e ver qual será o vencedor.

Muito obrigado pelo interesse neste assunto tão interessante! :lol:

Abraços,
Padilha


Então que venha o SeaHawk, poderá ser o começo de SeaHawks na Marinha e BlackHawks no EB e FAB quase que em totalidade... Tomara..




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Luiz Padilha

#30 Mensagem por Luiz Padilha » Qua Dez 13, 2006 1:11 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Quer dizer que já há vencedor antecipado?

É como cá, com o novela looooonnga de arma ligeira:

Toda a gente já sabe quem é a arma vencedora, e no entanto, o concurso arrasta-se de instância em instância nos tribunais.

Relativamente ao avião de transporte táctio, e apesar de se terem apresentado 2 fabricantes ao concurso, desde muito cedo que se adivinhavam quem seria o vencedor.

Por vezes há razões políticas que falam mais alto.


Caro Rui.

Não há nenhum vencedor ainda.
Apenas coloquei os fatos.
E nada mais, além disso.
Essa conclusão é só e sómente sua!
OK?
O vencedor ainda não saiu e ninguém pode afirmar com certeza qual será, pois as coisas as vezes "evoluem" para caminhos diferentes.
Portanto, nada de conclusões precipitadas.
[]'s
Padilha




Responder