Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual o melhor para a MB?

Esta enquete foi concluída em Ter Jan 09, 2007 8:58 pm

Cougar Naval
20
32%
Seahawk
43
68%
 
Total de votos: 63

Mensagem
Autor
Luiz Padilha

Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?

#1 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Dez 10, 2006 8:55 pm

Conforme o titulo já diz, qual seria a melhor aquisição na opinião dos senhores?

Pelo que ouvi até agora, o Cougar Naval viria no estado da arte em equipamentos.
"Anos luz na frente do Chileno".
Quanto ao Seahawk sabemos o que saiu naquela nota sobre 6 unidades, 300 milhões de doletas e etc... e tal!

Quem vencerá?
Se for o Cougar estaremos bem servidos?
Nossos pilotos voarão o que querem?

Aguardem os próximos capitulos! :lol:

Abraços,

Padilha




Editado pela última vez por Luiz Padilha em Dom Dez 10, 2006 8:58 pm, em um total de 1 vez.
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chm0d
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Re: Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?

#2 Mensagem por chm0d » Dom Dez 10, 2006 8:56 pm

Luiz Padilha escreveu:Conforme o titulo já diz, qual seria a melhor aquisição na opinião dos senhores?

Pelo que ouvi até agora, o Cougar Naval viria no estado da arte em equipamentos.
"Anos luz na frente do Chileno".
Quanto ao Seahawk sabemos o que saiu naquela nota sobre 6 unidades, 300 milhões de doletas e etc... e tal!

Quem vencerá?
Se for o Cougar estaremos bem servidos?
Nossos pilotos voarão o que querem?

Aguardem os próximos capitulos! :lol:

Abraços,

Padilha


Coloca uma enquete no topico, ficaria mais facil :)

Abs.




pafuncio
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Re: Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?

#3 Mensagem por pafuncio » Dom Dez 10, 2006 9:01 pm

Luiz Padilha escreveu:"Anos luz na frente do Chileno".


Biltre, como ousas ?

Falando sério, tem a opão "nda" ?




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Luiz Padilha

Re: Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?

#4 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Dez 10, 2006 9:02 pm

alexandre lemos escreveu:
Luiz Padilha escreveu:"Anos luz na frente do Chileno".


Biltre, como ousas ?

Falando sério, tem a opão "nda" ?


Reduzi pq não creio que haja espaço para outras.

[]'s
Padilha




juarez castro
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#5 Mensagem por juarez castro » Dom Dez 10, 2006 9:23 pm

Padilha! O meu é o Merlin, mas entre o BH é um p..... de um helicóptero, a FAB tá pra lá de contente. o Bixo é porrada, não tem, voa com um motor só, com carga, pendurado, esse bixo além do ASW, a MB iria gostar de operar no HU 2, pois ele quente úmido no pairado é fudêncio.

Grande abraço




Luiz Padilha

#6 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Dez 10, 2006 9:40 pm

juarez castro escreveu:Padilha! O meu é o Merlin, mas entre o BH é um p..... de um helicóptero, a FAB tá pra lá de contente. o Bixo é porrada, não tem, voa com um motor só, com carga, pendurado, esse bixo além do ASW, a MB iria gostar de operar no HU 2, pois ele quente úmido no pairado é fudêncio.

Grande abraço


Sim. Ele com um Hummer pendurado pode ficar monomotor que não perde desempenho, mas.......nem tudo que brilha é ouro, certo?

[]'s
Padilha




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Bolovo
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#7 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 10, 2006 11:22 pm

Seahawk, no lugar de todos os helicopteros atuais da MB.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?

#8 Mensagem por Mapinguari » Seg Dez 11, 2006 12:10 am

Luiz Padilha escreveu:Conforme o titulo já diz, qual seria a melhor aquisição na opinião dos senhores?

Pelo que ouvi até agora, o Cougar Naval viria no estado da arte em equipamentos.
"Anos luz na frente do Chileno".
Quanto ao Seahawk sabemos o que saiu naquela nota sobre 6 unidades, 300 milhões de doletas e etc... e tal!

Quem vencerá?
Se for o Cougar estaremos bem servidos?
Nossos pilotos voarão o que querem?

Aguardem os próximos capitulos! :lol:

Abraços,

Padilha


A MB está inclinada pelo Sea Hawk e se a FAB e o EB padronizassem, seria a melhor opção, sem dúvida.
Mas os franceses estão oferecendo o Cougar naval cheio de traquitanas e não são carta fora do braralho ainda.
Pessoalmente prefiro SeaHawk/Blackhawk.




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Rui Elias Maltez
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#9 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Dez 11, 2006 9:31 am

Se a opção é só entre esses dois, au acho que com um Cougar Naval, ficariam bem servidos.

No entanto, e por o EB estar comprador de BH para o Exército, acho que MB deveria ter SH-60B ou SH-70, para que houvese maior uniformização logística entre os ramos das FA's brasileiras.

Acreditro que o SH-60 seria uma boa compra, até que num futuro mais ou menos distante pudessem tentar os NH-90 NHV para as fragatas e os Merlin navalizado para os navios doca que a MB venha a adquirir a fim de substituir os G-30 e G-31 e ainda par o A-12.

No entanto, há que ter em conta a relação custo/benefício na compra.

Em resumo:

Votei no Sea-Hawk, heli utilizado por EUA, Japão, Grécia, Espanha, etc.




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Arthur
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#10 Mensagem por Arthur » Seg Dez 11, 2006 10:23 am

Acho que a resposta para essa pergnta depende muito de quais são os planos das Forças Armadas para suas aviações de asas rotativas.

Se a perspectiva for pela padronização com a adoção do BlackHawk pela FAB em maiores números tenho plena certeza que o o SeaHawk seria uma opção bastante interessante. Mas achei caro US$ 300 mi por 6 helicópteros como foi divulgado pela imprensa.

Deve-se lembrar outra coisa também. A MB pretende adotar o AM-39 Exocet no substituto do SeaKink? Ou ele será um heli exclusivamente ASW com pouca capacidade ASuW? Isso importa, pois integrar o Exocet ao SeaHawk custa caro....

Arthur




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#11 Mensagem por Carcará » Seg Dez 11, 2006 10:39 am

Posso estar falando besteira.
Mas penso (minha opnião, nada mais) que deveria concentrar todos os Cougar (FAB, Exército e Marinha) na Marinha. Passar por uma revisão/modernização/padronização e distribuir entre os Esquadrões utilitários e ASW. Transformar algumas unidades em ASW / ASuW, ou se necessário for, adquirir algumas unidades novas no padrão ASW / ASuW.

Com isso iríamos padronizar a Aviação Naval com um ótimo equipamento e que já tem pessoal formado na sua operação e manutenção, além de possuir a capacidade de lançar o Exocet.

Ah!!! E adquirir mais Blackhawk para o Exército e FAB para suprir a lacuna deixada pelos Cougar, e padronizar as duas forças.

FAB e EB dividindo treinamento, logística, manutenção, entre outros (como já acontece em Manaus). Podendo inserir a mesma filosofia em Campo Grande, Belém e Santa Maria (novos esquadrões do exército nestas localidades junto com a FAB).

E a marinha com alguns Cougar no EsqdHU-3 (composto por Esquilos e Cougar) em Manaus apoiando o Batalhão de Operações Ribeirinhas. E quem sabe (viajando um pouco mais) no EsqdHU-4 (composto por Esquilos e Cougar) apoiando o Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (fonteira Oeste, Mato Grosso do Sul).




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#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Dez 11, 2006 12:08 pm

Teoricamente a ideia pode ser boa, mas por vezes (e eu não sei se será o caso) os custos de reconversão de uma célula adaptada ao combate terrestre, para mero transporte, para missões navais não compensa, e mais vale comprar helis novos, de raiz construidos para ASW e ASuW.

Se bem que a maior valência de um heli embarcado numa fragata seja a ASW.

Seria como recebermos em 2010 os NH-90 terrestres, e depois tentar a sua reconversão para os tornar helis orgânicos nas fragatas, em substitição dos Linx.

Acho que seria impraticável.




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#13 Mensagem por luis F. Silva » Seg Dez 11, 2006 1:37 pm

Carcará escreveu:
Posso estar falando besteira.
Mas penso (minha opnião, nada mais) que deveria concentrar todos os Cougar (FAB, Exército e Marinha) na Marinha.

No entanto existe um grande senão. Eles só poderiam ser operados pelos navios de desembarque e pelo A 12. Mas também o SH 60 não pode ser operado pelas fragatas e corvetas, apenas pelo A 12.
Além de que segundo o Luiz Padilha escreveu, as células do Cougar estão corroidas pelo sal.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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#14 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Dez 11, 2006 1:45 pm

Mas qual seria a finalidade desses helis?

Substituir os Linx das fragatas ou os Sea-King do A-12?




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#15 Mensagem por luis F. Silva » Seg Dez 11, 2006 1:54 pm

Rui Elias escreveu:
Mas qual seria a finalidade desses helis?

Substituir os Linx das fragatas ou os Sea-King do A-12?

Substituir os Sea King.
Só respondi a respeito da padronização do Cougar na MB, embora tenha também mencionado as FFG e as FFC.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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