Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?
Moderador: Conselho de Moderação
Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?
Conforme o titulo já diz, qual seria a melhor aquisição na opinião dos senhores?
Pelo que ouvi até agora, o Cougar Naval viria no estado da arte em equipamentos.
"Anos luz na frente do Chileno".
Quanto ao Seahawk sabemos o que saiu naquela nota sobre 6 unidades, 300 milhões de doletas e etc... e tal!
Quem vencerá?
Se for o Cougar estaremos bem servidos?
Nossos pilotos voarão o que querem?
Aguardem os próximos capitulos!
Abraços,
Padilha
Pelo que ouvi até agora, o Cougar Naval viria no estado da arte em equipamentos.
"Anos luz na frente do Chileno".
Quanto ao Seahawk sabemos o que saiu naquela nota sobre 6 unidades, 300 milhões de doletas e etc... e tal!
Quem vencerá?
Se for o Cougar estaremos bem servidos?
Nossos pilotos voarão o que querem?
Aguardem os próximos capitulos!
Abraços,
Padilha
Editado pela última vez por Luiz Padilha em Dom Dez 10, 2006 8:58 pm, em um total de 1 vez.
- chm0d
- Sênior
- Mensagens: 4236
- Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?
Luiz Padilha escreveu:Conforme o titulo já diz, qual seria a melhor aquisição na opinião dos senhores?
Pelo que ouvi até agora, o Cougar Naval viria no estado da arte em equipamentos.
"Anos luz na frente do Chileno".
Quanto ao Seahawk sabemos o que saiu naquela nota sobre 6 unidades, 300 milhões de doletas e etc... e tal!
Quem vencerá?
Se for o Cougar estaremos bem servidos?
Nossos pilotos voarão o que querem?
Aguardem os próximos capitulos!
Abraços,
Padilha
Coloca uma enquete no topico, ficaria mais facil
Abs.
-
- Sênior
- Mensagens: 5921
- Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Re: Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?
Luiz Padilha escreveu:"Anos luz na frente do Chileno".
Biltre, como ousas ?
Falando sério, tem a opão "nda" ?
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Re: Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?
alexandre lemos escreveu:Luiz Padilha escreveu:"Anos luz na frente do Chileno".
Biltre, como ousas ?
Falando sério, tem a opão "nda" ?
Reduzi pq não creio que haja espaço para outras.
[]'s
Padilha
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
juarez castro escreveu:Padilha! O meu é o Merlin, mas entre o BH é um p..... de um helicóptero, a FAB tá pra lá de contente. o Bixo é porrada, não tem, voa com um motor só, com carga, pendurado, esse bixo além do ASW, a MB iria gostar de operar no HU 2, pois ele quente úmido no pairado é fudêncio.
Grande abraço
Sim. Ele com um Hummer pendurado pode ficar monomotor que não perde desempenho, mas.......nem tudo que brilha é ouro, certo?
[]'s
Padilha
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: Cougar Naval ou Seahawk? O que é melhor para a MB?
Luiz Padilha escreveu:Conforme o titulo já diz, qual seria a melhor aquisição na opinião dos senhores?
Pelo que ouvi até agora, o Cougar Naval viria no estado da arte em equipamentos.
"Anos luz na frente do Chileno".
Quanto ao Seahawk sabemos o que saiu naquela nota sobre 6 unidades, 300 milhões de doletas e etc... e tal!
Quem vencerá?
Se for o Cougar estaremos bem servidos?
Nossos pilotos voarão o que querem?
Aguardem os próximos capitulos!
Abraços,
Padilha
A MB está inclinada pelo Sea Hawk e se a FAB e o EB padronizassem, seria a melhor opção, sem dúvida.
Mas os franceses estão oferecendo o Cougar naval cheio de traquitanas e não são carta fora do braralho ainda.
Pessoalmente prefiro SeaHawk/Blackhawk.
Mapinguari
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Se a opção é só entre esses dois, au acho que com um Cougar Naval, ficariam bem servidos.
No entanto, e por o EB estar comprador de BH para o Exército, acho que MB deveria ter SH-60B ou SH-70, para que houvese maior uniformização logística entre os ramos das FA's brasileiras.
Acreditro que o SH-60 seria uma boa compra, até que num futuro mais ou menos distante pudessem tentar os NH-90 NHV para as fragatas e os Merlin navalizado para os navios doca que a MB venha a adquirir a fim de substituir os G-30 e G-31 e ainda par o A-12.
No entanto, há que ter em conta a relação custo/benefício na compra.
Em resumo:
Votei no Sea-Hawk, heli utilizado por EUA, Japão, Grécia, Espanha, etc.
No entanto, e por o EB estar comprador de BH para o Exército, acho que MB deveria ter SH-60B ou SH-70, para que houvese maior uniformização logística entre os ramos das FA's brasileiras.
Acreditro que o SH-60 seria uma boa compra, até que num futuro mais ou menos distante pudessem tentar os NH-90 NHV para as fragatas e os Merlin navalizado para os navios doca que a MB venha a adquirir a fim de substituir os G-30 e G-31 e ainda par o A-12.
No entanto, há que ter em conta a relação custo/benefício na compra.
Em resumo:
Votei no Sea-Hawk, heli utilizado por EUA, Japão, Grécia, Espanha, etc.
Acho que a resposta para essa pergnta depende muito de quais são os planos das Forças Armadas para suas aviações de asas rotativas.
Se a perspectiva for pela padronização com a adoção do BlackHawk pela FAB em maiores números tenho plena certeza que o o SeaHawk seria uma opção bastante interessante. Mas achei caro US$ 300 mi por 6 helicópteros como foi divulgado pela imprensa.
Deve-se lembrar outra coisa também. A MB pretende adotar o AM-39 Exocet no substituto do SeaKink? Ou ele será um heli exclusivamente ASW com pouca capacidade ASuW? Isso importa, pois integrar o Exocet ao SeaHawk custa caro....
Arthur
Se a perspectiva for pela padronização com a adoção do BlackHawk pela FAB em maiores números tenho plena certeza que o o SeaHawk seria uma opção bastante interessante. Mas achei caro US$ 300 mi por 6 helicópteros como foi divulgado pela imprensa.
Deve-se lembrar outra coisa também. A MB pretende adotar o AM-39 Exocet no substituto do SeaKink? Ou ele será um heli exclusivamente ASW com pouca capacidade ASuW? Isso importa, pois integrar o Exocet ao SeaHawk custa caro....
Arthur
- Carcará
- Sênior
- Mensagens: 768
- Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Posso estar falando besteira.
Mas penso (minha opnião, nada mais) que deveria concentrar todos os Cougar (FAB, Exército e Marinha) na Marinha. Passar por uma revisão/modernização/padronização e distribuir entre os Esquadrões utilitários e ASW. Transformar algumas unidades em ASW / ASuW, ou se necessário for, adquirir algumas unidades novas no padrão ASW / ASuW.
Com isso iríamos padronizar a Aviação Naval com um ótimo equipamento e que já tem pessoal formado na sua operação e manutenção, além de possuir a capacidade de lançar o Exocet.
Ah!!! E adquirir mais Blackhawk para o Exército e FAB para suprir a lacuna deixada pelos Cougar, e padronizar as duas forças.
FAB e EB dividindo treinamento, logística, manutenção, entre outros (como já acontece em Manaus). Podendo inserir a mesma filosofia em Campo Grande, Belém e Santa Maria (novos esquadrões do exército nestas localidades junto com a FAB).
E a marinha com alguns Cougar no EsqdHU-3 (composto por Esquilos e Cougar) em Manaus apoiando o Batalhão de Operações Ribeirinhas. E quem sabe (viajando um pouco mais) no EsqdHU-4 (composto por Esquilos e Cougar) apoiando o Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (fonteira Oeste, Mato Grosso do Sul).
Mas penso (minha opnião, nada mais) que deveria concentrar todos os Cougar (FAB, Exército e Marinha) na Marinha. Passar por uma revisão/modernização/padronização e distribuir entre os Esquadrões utilitários e ASW. Transformar algumas unidades em ASW / ASuW, ou se necessário for, adquirir algumas unidades novas no padrão ASW / ASuW.
Com isso iríamos padronizar a Aviação Naval com um ótimo equipamento e que já tem pessoal formado na sua operação e manutenção, além de possuir a capacidade de lançar o Exocet.
Ah!!! E adquirir mais Blackhawk para o Exército e FAB para suprir a lacuna deixada pelos Cougar, e padronizar as duas forças.
FAB e EB dividindo treinamento, logística, manutenção, entre outros (como já acontece em Manaus). Podendo inserir a mesma filosofia em Campo Grande, Belém e Santa Maria (novos esquadrões do exército nestas localidades junto com a FAB).
E a marinha com alguns Cougar no EsqdHU-3 (composto por Esquilos e Cougar) em Manaus apoiando o Batalhão de Operações Ribeirinhas. E quem sabe (viajando um pouco mais) no EsqdHU-4 (composto por Esquilos e Cougar) apoiando o Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (fonteira Oeste, Mato Grosso do Sul).
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Teoricamente a ideia pode ser boa, mas por vezes (e eu não sei se será o caso) os custos de reconversão de uma célula adaptada ao combate terrestre, para mero transporte, para missões navais não compensa, e mais vale comprar helis novos, de raiz construidos para ASW e ASuW.
Se bem que a maior valência de um heli embarcado numa fragata seja a ASW.
Seria como recebermos em 2010 os NH-90 terrestres, e depois tentar a sua reconversão para os tornar helis orgânicos nas fragatas, em substitição dos Linx.
Acho que seria impraticável.
Se bem que a maior valência de um heli embarcado numa fragata seja a ASW.
Seria como recebermos em 2010 os NH-90 terrestres, e depois tentar a sua reconversão para os tornar helis orgânicos nas fragatas, em substitição dos Linx.
Acho que seria impraticável.
-
- Sênior
- Mensagens: 2470
- Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
- Localização: portugal:
- Agradeceram: 9 vezes
Carcará escreveu:
No entanto existe um grande senão. Eles só poderiam ser operados pelos navios de desembarque e pelo A 12. Mas também o SH 60 não pode ser operado pelas fragatas e corvetas, apenas pelo A 12.
Além de que segundo o Luiz Padilha escreveu, as células do Cougar estão corroidas pelo sal.
Posso estar falando besteira.
Mas penso (minha opnião, nada mais) que deveria concentrar todos os Cougar (FAB, Exército e Marinha) na Marinha.
No entanto existe um grande senão. Eles só poderiam ser operados pelos navios de desembarque e pelo A 12. Mas também o SH 60 não pode ser operado pelas fragatas e corvetas, apenas pelo A 12.
Além de que segundo o Luiz Padilha escreveu, as células do Cougar estão corroidas pelo sal.
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
-
- Sênior
- Mensagens: 2470
- Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
- Localização: portugal:
- Agradeceram: 9 vezes
Rui Elias escreveu:
Substituir os Sea King.
Só respondi a respeito da padronização do Cougar na MB, embora tenha também mencionado as FFG e as FFC.
Mas qual seria a finalidade desses helis?
Substituir os Linx das fragatas ou os Sea-King do A-12?
Substituir os Sea King.
Só respondi a respeito da padronização do Cougar na MB, embora tenha também mencionado as FFG e as FFC.
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio