Governo reabre plano de compra de novos caças

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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cabeça de martelo
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#391 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Dez 07, 2006 11:24 am

Não devem pensar no que a actual administração Americana faz, com o passado e o que eu espero que seja, o futuro das administrações americanas. A actual administração é um claro exemplo da mentalidade ultra-conservadora da direita Americana. Fizeram legislação que éno mínimo vergonhosa para um país democrático e tiveram toda uma série de atitudes com a ONU e com o resto do mundo que são mais tipicas de uma ditadura do que de uma democracia.
Felizmente acho que os Republicanos vão perder nestas eleições e tudo vai voltar à normalidade institucional.




Carlos Mathias

#392 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 07, 2006 11:43 am

MAs aí é que tá, não podemos condicionar a operação de nossas forças(via equipamento) de acordo com os humores americanos e as marés das eleições de lá. Por isso a escolha do FX-II deverá ser a que traga maior independência possível.




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#393 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 07, 2006 11:55 am

Eles dizem isso porque sabem que os Russos até vendem aos Chechenos...eles querem é dinheiro, enquanto que os EUA aceitam as resoluções da ONU.


[082] [082] [082] [082] [082] [082] [082]

:lol: nada a dizer....... :lol:

[082] [082] [082]




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#394 Mensagem por Degan » Qui Dez 07, 2006 12:30 pm

El punto es buscar y escojer el mejor avión para las particulares necesidades de hoy y de mañana de la FAB, tomando en cuenta capacidades, presupuesto operacional, nivel tecnológico, soporte, modernizaciones, costos, etc.....

El tema de la "coleira" es solo una excusa...que no justifica nada....es un pobre argumento para cualquier elección....




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#395 Mensagem por Pablo Maica » Qui Dez 07, 2006 2:29 pm

Degan escreveu:El punto es buscar y escojer el mejor avión para las particulares necesidades de hoy y de mañana de la FAB, tomando en cuenta capacidades, presupuesto operacional, nivel tecnológico, soporte, modernizaciones, costos, etc.....

El tema de la "coleira" es solo una excusa...que no justifica nada....es un pobre argumento para cualquier elección....



Hummm então quer dizer que o F-16 não presta, ja que ele caiu fora do FX que faz sua escolha baseado nestes pontos que vc citou.


Um abraço e t+ :D




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Adriano
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#396 Mensagem por Adriano » Qui Dez 07, 2006 5:41 pm

Todos estão "carecas" de saber que os americanos são rapidíssimos em cortar apoio militar àqueles países que não alinhem com suas posições ou pior, demonstrem alguma oposição (nesse caso ainda impedem que outros vendam equipamento militar ao país em questão).
Os casos são quase incontáveis....

O Chile corre perigo de ter seus F-16 no chão? Não se continuarem alinhados e bem comportados como estão. E muito provavelmente continuarão.

Mas o Brasil quer mais que um papel de coadjuvante no cenário internacional e esse tipo de política americana faz com que seus aviões sejam uma péssima escolha pro F-X.... Sem falar na questão tecnológica... que não transferem nem a pau (vide F-35...). Os franceses têm lá sua independência.... mas os Suecos ficariam de calça curta se os americanos quiserem... portanto, o Gripen também é "coleirinha"...

Dá-lhe SU-30 ou Rafale!

Abraços!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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Mapinguari
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#397 Mensagem por Mapinguari » Sáb Dez 09, 2006 3:23 am

Bolovo escreveu:Carlos, a MB rejeitou o RBS-15F e o Harpoon por outros motivos, não por causa de coleirinha ou coisa parecida.

Os RBS-15F já estavam escolhidos para as Niteroi MODFRAG se não me engano, mas...


Na verdade, os alemães não quiseram abrir o jogo da integração de seus sistema de controle para integrar um torpedo sueco. Ao contrário do que se disse, depois do episódio do Torpedo 2000, a reputação dos suecos só aumentou, pois eles rescindiram o contrato assinado e pagaram a multa até o último centavo sem dar um pio, pois não poderiam integrar o torpedo ao sistema alemão sem as informações dos alemães.
É por isso que, agora, no caso do U-214, o submarino, o sistema de controle de tiro ISUS-90 e o torpedo serão todos de origem alemã.




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#398 Mensagem por Mapinguari » Sáb Dez 09, 2006 3:27 am

Adriano escreveu:Todos estão "carecas" de saber que os americanos são rapidíssimos em cortar apoio militar àqueles países que não alinhem com suas posições ou pior, demonstrem alguma oposição (nesse caso ainda impedem que outros vendam equipamento militar ao país em questão).
Os casos são quase incontáveis....

O Chile corre perigo de ter seus F-16 no chão? Não se continuarem alinhados e bem comportados como estão. E muito provavelmente continuarão.

Mas o Brasil quer mais que um papel de coadjuvante no cenário internacional e esse tipo de política americana faz com que seus aviões sejam uma péssima escolha pro F-X.... Sem falar na questão tecnológica... que não transferem nem a pau (vide F-35...). Os franceses têm lá sua independência.... mas os Suecos ficariam de calça curta se os americanos quiserem... portanto, o Gripen também é "coleirinha"...

Dá-lhe SU-30 ou Rafale!

Abraços!


Desculpe, Adriano, mas 80% dos aviões da FAB (mesmo os fabricados pela Embraer) usam motores, aviônicos e outros sistemas de origem americana. E nem por isso "ficamos na mão" de ninguém. Aliás, a FAB prefere o sistema logístico americano e nunca teve dores de cabeça com ele. Sabe porquê? Porque funciona! Ao contrário do sistema russo ou francês (aliás, a FAB sempre teve problema com franceses, vide o Mirage III). Por que com o Gripen ficaríamos na mão? Por causa do motor? Os suecos são conhecidos por sua seriedade. Se dizem que garantem algo, eles garantem. Ponto final.




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#399 Mensagem por Mapinguari » Sáb Dez 09, 2006 3:35 am

Pablo Maica escreveu:Depois dizem que não existe coleira...

Indonésia vai às compras na Rússia

Espera-se que Indonésia e Rússia assinem um negócio envolvendo a compra de oito caças Sukhoi Su-30MK e quatro helicópteros de ataque Mil Mi-35 nos próximos dois meses, com um acordo que possivelmente será assinado durante uma visita oficial do presidente da Indonésia, Bambang Susilo Yudhoyono, à Moscou.

....
A maioria dos F-16A/B indonésios estava fora de operação devido uma falta de peças de reposição que foi conseqüência de embargo de armas parcial dos EUA que foi finalmente levantado apenas no começo de 2006. A Indonésio foi capaz de manter até quatro de seus 10 F-16A/B em condições de vôo durante esses 11 anos apenas devido a aquisição de peças em outras origem.

“O governo teme que os americanos possam impor outro embargo de armas. Isso minaria severamente a defesa aérea do país. Com os russos, é uma relação honesta”, disse uma fonte Indonésia.

Fonte: Flight International

Noticia tirada do site da Alide!!!


Um abraço e t+ :D


Pablo, acho que entre a Indonésia e o Brasil vai uma larga distância entre capacidade industrial e, principalmente, tecnologia aeroespacial. Com certeza, um embargo desses ao Brasil nos afetaria bem menos do que à Indonésia, em termos de manutenção das aeronaves em condições de vôo. Lembre-se que, nos tempos de embargo, os F-5 chilenos usavam até mesmo pastilhas de freio fabricadas no Brasil, pois os EUA não forneciam a eles.
Acho que o mesmo deve ter acontecido coma Indonésia, cujos F-16 podem ter ficado no chão por falta de peças tão prosaicas como as pastilhas de freio...




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#400 Mensagem por Mapinguari » Sáb Dez 09, 2006 3:48 am

midnight escreveu:
3rdMillhouse escreveu:Chamar Gripen, F-16 e M2k5 de avião meia boca foi ignorância de sua parte.


Eles são bons sim. Mas você se imagine com um gripen, um Mirage 2000-5 mk2 ou um F-16. Você teria peito para entrar na frente de um SU-35 com os mísseis ar-ar R-73 e R-77, ar-superfície Kh-25, Kh-29 e Kh-31, bombas de mira laser KAB e disseminadores de minas KGMU, ou entrar na frente de um Rafale com bombas inteligentes e mísseis ar-ar MICA, mísseis ar-superfície Apache ou AS 30L, mísseis antinavio AM39 Exocet, além de 1 canhão DEFA de 30mm. Eu não enfrentaria.


Por que não? O Gripen pode enfrentar qualquer um desses caças aí. Aliás, ele foi projetado para fazer frente a qualquer coisa que os soviéticos (hoje russos) pudessem mandar, tá lembrado? Além disso, é bem provável que o piloto de um Gripen detectasse um Flanker antes de de seu caça ser detectado. E sem nem mesmo ligar seu radar.




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#401 Mensagem por Mapinguari » Sáb Dez 09, 2006 4:11 am

cebola escreveu:Se o numero de GDA fosse igual a 1/4 do numero de brigadeiros que existe na FAB estariamos mandando em meio mundo.
Em STA. CRUZ tem dois esquadrões de caça pq. ninguém quer viver em MANAUS.
PQP


Pô, Túlio!
Eu quero viver em Manaus, eu vivo em Manaus e adoro viver em Manaus.
E olhe que nasci no Estado do Rio (Niterói).




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#402 Mensagem por Mapinguari » Sáb Dez 09, 2006 4:35 am

Alexandre Beraldi escreveu:
Pode cre. Por isso adorei essa idéia de M2000M por cerca de U$ 15 mi.


Me imagino que "adoraste" el dato Luís....

Pero si lees bien, todo nace de una "estimación"....estimación sin ninguna base....


Quanto aos dados, como sempre...

A "reforma" dos F-5 saiu por cerca de US$ 9mi a unidade. Por este preço, transformou-se um caça dos anos 70 em um caça atual, apto a enfrentar ameaças modernas como foi recentemente comprovado. O F-5 não tinha nada que ainda funcionasse e só usava AIM-9B e Python 3 com acoplamento visual. Foi feita revisão e reforma estrutural, dos motores e subsistemas hidráulicos, trocada toda fiação, toda eletrônica, equipado com HUD, HMD, HOTAS, RWR, ECM, ECCM, Chaff e Flare, Data-link, além de ser feita reforma estrutural para acomodar um novo e maior radar multi-funcional, que resultou na retirada de um canhão e "reconstrução" de toda seção do nariz.

Para um Mirage 2000 creio que o trabalho seria bem menor, principalmente em termos de reforma estrutural. A eletrônica seria praticamente a mesma do F-5, então não há que se falar em custos maiores neste aspecto. A elevação do motor para o padrão mais atual (P5) aumentaria um pouco o preço do pacote, assim como a adoção de um radar de ultima geração mais moderno que o comprado para o F-5, como, por exemplo, um ELTA EL/M-2052 Phased Array.

Se tudo sair mais ou menos o mesmo preço, descontada a inflação no período, sendo o diferencial somente o upgrade de motor e o radar mais caro, creio que este valor de CERCA DE US$ 15 mi pode ser algo dentro da realidade.

Veja bem, no F-5 também se colocou um radar novo, que já está naqueles US$ 9mi, então só se considere a diferença de preços de um radar para outro e o upgrade do motor, não a compra de um motor novo...

Como tudo é uma ESTIMATIVA, creio ser aceitável, mesmo porque NÃO HÁ COMO TER DADOS REAIS DE UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA, haja vista as características e peculiaridades de um pacote de modernização para o padrão por nós desejados, tipo BR, não é similar a nenhum outro pacote oferecido para Mirage 2000 pela Dessault, afinal a mão de obra é nossa, os eletrônicos são de outra fonte e com outros preços (israelenses, e não franceses), já há uma economia de escala, pois os eletrônicos são usados nos A-29, nos F-5M e, em breve, nos A-1M, etc...

Resumindo: para ESTIMAR um pacote para colocar o Mirage 2000 num padrão similar ao do F-5M, nada mais natural que usar o preço do pacote do F-5M como base... Sem cabimento seria usar como padrão o preço de um pacote oferecido pela Dessault para levar a aeronave para o padrão -5 ou -9, afinal, como já disse, a eletrônica, mão de obra, etc., são outros, completamente distintos.

Para quem tem dúvida do que significa ESTIMAR, é só procurar no dicionário, mas já adianto que não significa "calcular com extrema precisão determinado valor", mesmo porque já não seria mais ESTIMATIVA e sim um VALOR REAL ou um DADO COMPROVADO, que só pode existir em situções concretas e não em situações hipotéticas.


Só há um - enorme - problema em querer modernizar os Mirage 2000B/C para um padrão similar ao dos F-5EM/FM, Beraldi: os Mirage 2000 não usam barramento MilStd 1553. Assim, integrar tudo isso custaria um absurdo. Esqueçam isso.

A melhor opção em termos de caça stop gap para a FAB seria adquirir mais F-5E/F e modernizá-los para o padrão BR. Poderíamos já estar operando 24 F-5 ex-Suíça com 2.100/2.300 horas de vôo, mas os oficiais da FAB que foram inspecionar as aeronaves quiseram uma "ajuda de custo" para recomendar a compra das aeronaves. Os suíços ficaram (é claro!) indignados e nos mandaram às favas, vendendo os caças para o segundo da fila dos interessados, a US Navy.

Agora, para a FAB atingir a cota de 72-80 F-5 que pretendia, teremos de recorrer aos sauditas, sul-coreanos e outros, mais voados.




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#403 Mensagem por Mapinguari » Sáb Dez 09, 2006 5:01 am

Sintra escreveu:
projeto escreveu:

DATE:28/11/06
SOURCE:Flight International

Brazil plans new fighter acquisition programme

Brazil's ministry of defence is outlining a new procurement programme for the Brazilian air force that is essentially a resurrection of the country's much-delayed F-X fighter programme, most recently cancelled early last year.

Following the cancellation the Brazilian air force intended to relaunch its fighter acquisition plans in 2010. However, Venezuela's recent purchase of Sukhoi Su-30MKVs - of which the first six are due for delivery next month - has spurred the recently re-elected Lula da Silva government to review its 2005 decision, say industry sources.

Unlike the original F-X programme, the ministry of defence will perform an evaluation and make a selection without a bidding process. It is understood that the ministry of defence is setting a budget of around $1.25 billion and plans a final decision late next year or early 2008. Preliminary plans call for the acquisition of 24-26 aircraft to equip two squadrons in central and northern Brazil. It is understood that the Sukhoi Su-35 and Dassault Rafale are the leading contenders for the F-X requirement.

The ministry of defence is also examining the purchase of additional ex-French air force Mirage 2000C fighters.

http://www.flightglobal.com/Articles/2006/11/28/Navigation/190/210801/Brazil+plans+new+fighter+acquisition+programme.html



[]'s


O Gripen?- O Gripen nada...
Ou muito me engano, ou o jornalista da Flight deu de caras com a discussão que se está a dar no Fórum da Key Publishing, fez um telefonema à pressa para uma qualquer redacção Brasileira e escreveu isto.
O que está na revista é quase uma transcrição exacta de alguns "posts" que estão na "Key P".
Calculo que exista gente melhor informada aqui no DB do que o jornalista da Flight...
Alexandre... B........i... :twisted:


O que posso dizer é que nem os russos sabem que estão oferecendo tanto assim os Su-35... Mas estão no páreo. Rafale está bem cotado, sim. Mas os Gripen não estão fora do páreo.




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#404 Mensagem por Mapinguari » Sáb Dez 09, 2006 5:29 am

chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:
Bonita essa aviation art...

Tem DE VERDADE???


Eu tenho do Gripen + Meteor 8-]

Imagem


Sideshow, todo mundo sabe que isso foi em testes de integração com o gripen :) e que o meteor ta longe de entrar em operacao :D

Abs.


Mas, quando entrar, entrará primeiro em serviço com o Gripen.




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#405 Mensagem por Marino » Sáb Dez 09, 2006 10:16 am

Mapinguari escreveu:
Bolovo escreveu:Carlos, a MB rejeitou o RBS-15F e o Harpoon por outros motivos, não por causa de coleirinha ou coisa parecida.

Os RBS-15F já estavam escolhidos para as Niteroi MODFRAG se não me engano, mas...


Na verdade, os alemães não quiseram abrir o jogo da integração de seus sistema de controle para integrar um torpedo sueco. Ao contrário do que se disse, depois do episódio do Torpedo 2000, a reputação dos suecos só aumentou, pois eles rescindiram o contrato assinado e pagaram a multa até o último centavo sem dar um pio, pois não poderiam integrar o torpedo ao sistema alemão sem as informações dos alemães.
É por isso que, agora, no caso do U-214, o submarino, o sistema de controle de tiro ISUS-90 e o torpedo serão todos de origem alemã.

Caro Mapinguari
Não tenho como falar muito sobre o caso, mas uma pergunta: a Marinha sueca está usando o TP2000? O nosso seria uma versão de exportação do que eles usariam. Alguem já viu um folheto ou propaganda do uso do Tp pelos suecos???
Simplesmente não acabaram o desenvolvimento, ainda mais depois da explosão do Kursk russo. O Tp 2000 usaria o mesmo combustível.
Abraço
Marino




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