Governo reabre plano de compra de novos caças

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#316 Mensagem por Sideshow » Dom Dez 03, 2006 9:49 pm

chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:
marcelosobrado escreveu:Pessoal é realmente possivel um Su-30 ser usado como mini-awacs?

Fiquei imaginando, se os Su-30 da da FAV realmente vierem equipado com datalink um destes Su-30 poderia voar a média altitude com seu radar ligado e outros voariam a baixa altitude (para evitar os radares inimigos) com seus radares desligados recebendo informações do que voa a média altitude, então se o inimigo ñ perceber os Su-30 voando baixo a FAV teria um bom fator surpresa.

Isso é possivel?


Isso qualquer caça de 4ª geração pode fazer, mas tem desvantagens como denunciar a presença dos caças na área, os caças voando baixo tem menor alcance do que os voando a média altura, perde toda e eficiência se o outro país possuir aviões AEW&C......

Agora quero ver um Flanker disparar um R-77 que foi iluminado por outro, isso só o Gripen. 8-]


Se nao me engano, a russia ja tem essa tecnologia a anos...

Abs.


Até onde eu sei apenas o Gripen e o F-22 conseguem, mas se você tiver novas informações eu agradeço.




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#317 Mensagem por chm0d » Dom Dez 03, 2006 9:50 pm

tulio escreveu:
chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:
marcelosobrado escreveu:Pessoal é realmente possivel um Su-30 ser usado como mini-awacs?

Fiquei imaginando, se os Su-30 da da FAV realmente vierem equipado com datalink um destes Su-30 poderia voar a média altitude com seu radar ligado e outros voariam a baixa altitude (para evitar os radares inimigos) com seus radares desligados recebendo informações do que voa a média altitude, então se o inimigo ñ perceber os Su-30 voando baixo a FAV teria um bom fator surpresa.

Isso é possivel?


Isso qualquer caça de 4ª geração pode fazer, mas tem desvantagens como denunciar a presença dos caças na área, os caças voando baixo tem menor alcance do que os voando a média altura, perde toda e eficiência se o outro país possuir aviões AEW&C......

Agora quero ver um Flanker disparar um R-77 que foi iluminado por outro, isso só o Gripen. 8-]


Se nao me engano, a russia ja tem essa tecnologia a anos...

Abs.



Sistemas de Armas escreveu:Na tarefa de defesa aérea, O Flanker foi projetado para operar em conjunto com a rede defesa aérea em terra (AK-RLDN) e ar, uma pratica tradicional na Rússia, podendo usar o data link Biryuza (link de comando) para realizar interceptações "passivas", recebendo designação de alvos de outras plataformas ou bases em terra, e sem ligar o seu radar, prática iniciada com o Mig-31 que pode até controlar mísseis disparados por outras plataformas como o Flanker e Mig-29. O data link toma comando da aeronave que realiza a interceptação sem o auxílio do piloto, a não ser que este decida que é hora de tomar o comando.

O Flanker tem a capacidade de operar em "grupos de ação de combate", através de um data link à prova de interferência, para permitir que as aeronaves de uma esquadrilha (4 aeronaves) trabalhem em conjunto em cenários ar-ar e ar-superfície assegurando cooperação e concentração de esforços. Um caça de comando funciona como nave-mãe ou mini-AWACS, onde não existe infra-estrutura de Comando e Controle e no modo ar-terra servindo como plataforma de coordenação de um complexo de reconhecimento e ataque. A aeronave também pode controlar outros tipos de aeronaves. O grupo pode estar realizando missões de defesa aérea ou ataque.

Na Rússia, esse tipo de missão é realizado, principalmente, na Sibéria e região norte na força de defesa aérea. Uma frente de 800 km pode ser coberta por quatro Flanker (ou quatro Mig-31, originalmente). Se uma aeronave for derrubada, outra toma o controle da esquadrilha. O data link reduz a vulnerabilidade à interferência e pode cruzar dados para triangula informações enviadas pelos localizadores de emissões. O Su-30PU biplace de interceptação de longo alcance foi projetado para operar junto com os Mig-31 e por isso usa o mesmo data link digital seguro para terra AK-RLDN e o APD-518 entre aeronaves (Intra-Fligth Data Link - IFDL). Não foi adquirido pelos russos, que preferiram modernizar seus Mig-31 por motivos econômicos.

O data link pode ser acoplado ao piloto automático e voar sob total controle de terra ou de outra aeronave ou voar em modo pré-planejado com o data link de backup. O piloto automático e o data link podem voar a aeronave até o ponto de aproximação para pouso. O data link é capaz de manter comunicação com outros caças, radares em terra (GCI), postos de comando, aeronaves AWACS, navios, baterias de mísseis antiaéreos e tropas em terra, como observador aéreo avançado.





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#318 Mensagem por Sideshow » Dom Dez 03, 2006 9:58 pm

chm0d escreveu:
tulio escreveu:
chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:
marcelosobrado escreveu:Pessoal é realmente possivel um Su-30 ser usado como mini-awacs?

Fiquei imaginando, se os Su-30 da da FAV realmente vierem equipado com datalink um destes Su-30 poderia voar a média altitude com seu radar ligado e outros voariam a baixa altitude (para evitar os radares inimigos) com seus radares desligados recebendo informações do que voa a média altitude, então se o inimigo ñ perceber os Su-30 voando baixo a FAV teria um bom fator surpresa.

Isso é possivel?


Isso qualquer caça de 4ª geração pode fazer, mas tem desvantagens como denunciar a presença dos caças na área, os caças voando baixo tem menor alcance do que os voando a média altura, perde toda e eficiência se o outro país possuir aviões AEW&C......

Agora quero ver um Flanker disparar um R-77 que foi iluminado por outro, isso só o Gripen. 8-]


Se nao me engano, a russia ja tem essa tecnologia a anos...

Abs.



Sistemas de Armas escreveu:Na tarefa de defesa aérea, O Flanker foi projetado para operar em conjunto com a rede defesa aérea em terra (AK-RLDN) e ar, uma pratica tradicional na Rússia, podendo usar o data link Biryuza (link de comando) para realizar interceptações "passivas", recebendo designação de alvos de outras plataformas ou bases em terra, e sem ligar o seu radar, prática iniciada com o Mig-31 que pode até controlar mísseis disparados por outras plataformas como o Flanker e Mig-29. O data link toma comando da aeronave que realiza a interceptação sem o auxílio do piloto, a não ser que este decida que é hora de tomar o comando.

O Flanker tem a capacidade de operar em "grupos de ação de combate", através de um data link à prova de interferência, para permitir que as aeronaves de uma esquadrilha (4 aeronaves) trabalhem em conjunto em cenários ar-ar e ar-superfície assegurando cooperação e concentração de esforços. Um caça de comando funciona como nave-mãe ou mini-AWACS, onde não existe infra-estrutura de Comando e Controle e no modo ar-terra servindo como plataforma de coordenação de um complexo de reconhecimento e ataque. A aeronave também pode controlar outros tipos de aeronaves. O grupo pode estar realizando missões de defesa aérea ou ataque.

Na Rússia, esse tipo de missão é realizado, principalmente, na Sibéria e região norte na força de defesa aérea. Uma frente de 800 km pode ser coberta por quatro Flanker (ou quatro Mig-31, originalmente). Se uma aeronave for derrubada, outra toma o controle da esquadrilha. O data link reduz a vulnerabilidade à interferência e pode cruzar dados para triangula informações enviadas pelos localizadores de emissões. O Su-30PU biplace de interceptação de longo alcance foi projetado para operar junto com os Mig-31 e por isso usa o mesmo data link digital seguro para terra AK-RLDN e o APD-518 entre aeronaves (Intra-Fligth Data Link - IFDL). Não foi adquirido pelos russos, que preferiram modernizar seus Mig-31 por motivos econômicos.

O data link pode ser acoplado ao piloto automático e voar sob total controle de terra ou de outra aeronave ou voar em modo pré-planejado com o data link de backup. O piloto automático e o data link podem voar a aeronave até o ponto de aproximação para pouso. O data link é capaz de manter comunicação com outros caças, radares em terra (GCI), postos de comando, aeronaves AWACS, navios, baterias de mísseis antiaéreos e tropas em terra, como observador aéreo avançado.



Esse texto tem apenas um passagem rápida sobre a possibilidade de disparar um BVR iluminado por outro caça e o Sistemas de Armas é o site mais pro-Flanker que eu já vi. Acho até que o Carlos Mathias deve ser o webmaster.




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#319 Mensagem por Túlio » Dom Dez 03, 2006 10:02 pm

Calma...Degancito... :twisted:

No te gustan mis fuentes? :twisted: :twisted:

Pués entrega DATOS, NO BROMAS!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Saludos cordiales...

(((jejejejejejejejejejej)))




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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#320 Mensagem por chm0d » Dom Dez 03, 2006 10:03 pm

tulio escreveu:Calma...Degancito... :twisted:

No te gustan mis fuentes? :twisted: :twisted:

Pués entrega DATOS, NO BROMAS!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Saludos cordiales...

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#321 Mensagem por Sideshow » Dom Dez 03, 2006 10:05 pm

tulio escreveu:Calma...Degancito... :twisted:

No te gustan mis fuentes? :twisted: :twisted:

Pués entrega DATOS, NO BROMAS!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Saludos cordiales...

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#322 Mensagem por Túlio » Dom Dez 03, 2006 10:13 pm

Outro site 'parcial'...

Alide escreveu:Apesar de ter suas origens na década de 70, o Su-30MK é uma aeronave única e dificilmente capaz de ser igualada. Já tendo sido testado em operações com duração de até 10 horas e possuindo diversas capacidades únicas, um dos mais notáveis frutos da herança tecnológica soviética, o Su-30MK acabou se convertendo rapidamente na aeronave de combate russa mais temida na atualidade, e certamente apresenta diversas características que justificam tal fama. Sendo capaz de realizar uma ampla variedade de missões que vão desde a interceptação de alvos aéreos até a atuação como posto de controle avançado, o Su-30MK é a mais capaz e versátil aeronave russa já construída até a presente data.


http://www.alide.com.br/artigos/flanker ... /index.htm

Aí, cambada Flankeira, a Alide também é Russófila...HUAHAUHAUAHAUAHAUAHAU




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#323 Mensagem por chm0d » Dom Dez 03, 2006 10:17 pm

tulio escreveu:Outro site 'parcial'...

Alide escreveu:Apesar de ter suas origens na década de 70, o Su-30MK é uma aeronave única e dificilmente capaz de ser igualada. Já tendo sido testado em operações com duração de até 10 horas e possuindo diversas capacidades únicas, um dos mais notáveis frutos da herança tecnológica soviética, o Su-30MK acabou se convertendo rapidamente na aeronave de combate russa mais temida na atualidade, e certamente apresenta diversas características que justificam tal fama. Sendo capaz de realizar uma ampla variedade de missões que vão desde a interceptação de alvos aéreos até a atuação como posto de controle avançado, o Su-30MK é a mais capaz e versátil aeronave russa já construída até a presente data.


http://www.alide.com.br/artigos/flanker ... /index.htm

Aí, cambada Flankeira, a Alide também é Russófila...HUAHAUHAUAHAUAHAUAHAU


:lol: :lol: :lol:




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#324 Mensagem por Sideshow » Dom Dez 03, 2006 10:18 pm

tulio escreveu:Outro site 'parcial'...

Alide escreveu:Apesar de ter suas origens na década de 70, o Su-30MK é uma aeronave única e dificilmente capaz de ser igualada. Já tendo sido testado em operações com duração de até 10 horas e possuindo diversas capacidades únicas, um dos mais notáveis frutos da herança tecnológica soviética, o Su-30MK acabou se convertendo rapidamente na aeronave de combate russa mais temida na atualidade, e certamente apresenta diversas características que justificam tal fama. Sendo capaz de realizar uma ampla variedade de missões que vão desde a interceptação de alvos aéreos até a atuação como posto de controle avançado, o Su-30MK é a mais capaz e versátil aeronave russa já construída até a presente data.


http://www.alide.com.br/artigos/flanker ... /index.htm

Aí, cambada Flankeira, a Alide também é Russófila...HUAHAUHAUAHAUAHAUAHAU


Lá vai meu momento Degan 2....

Esse texto foi escrito pelo mesmo cara que viajou em um texto sobre um integração entre Russia, China, India e Brasil para construir o Pak-Fa. :roll:




Carlos Mathias

#325 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Dez 03, 2006 11:25 pm

Então vamos partir prá outro debate, no qual nós vamos validar ou não as fontes, temos também que criar um órgão certificador de verdades. Já existe o CHCD, Centro de Homologação e Certificação Degan, cujo único ente por ele certificado é o F-16net. :roll:

hahhahhahahah Qual é a força aérea que estamos falando mesmo? Será a FAB aquela que está sofrendo para comprar 38 Derby, 22 Magic II e 10 Super 530D.


Não, essa aqui ó:
quer mais algum motivo para irmos de Gripen "E" ou EF-2000+Meteor+Iris-T+RBS-15F+ALARM?


Tudo muito mais caro.

Realmente é lindo, você tem uma dele voando?


Olha o avatar do Luiz Henrique.

Fuentes? Só existe especulações sobre os TP2000, inclusive que o problema foi os alemães que dificultaram a integração........


Tá por fora...

Grande vantagem...


Que o todo poderoso F-22 usa e o Gripen não-sei-das-quantas está tentando com um versão fantasma das EJ-200. O SU-35 tem e operacional.

E bebe 3X mais que o Gripen.


Não chega a tanto, mas bebe mais sim. Assim como é muito mais caça.


Agora, sobre o despeito em relação a transferência de tecnologia por parte da Rússia, se nós tivéssemos ao invés de comprar eternamente os fraquíssimos Exocet(block I e II), poderíamos estar agora equipando nossos navios e submarinos com o BRAHMOS. A Índia não deu bola pra´conversa e tá lá, produzindo SU-30MKI e BRAHMOS, fora outras coisas. Nós, espertos, malandros, estamos de Exocet block I/II e Matusa.


O F-35 já está saindo do forno.....


E pelo visto vai encalhar, já que já tem gente pulando fora da canoa. Além do que, acho que o colega falou Europa e não EUA.

Como é a história? o Brasil vai comprar 100 Su-1000? blz

Agora é esperar uns 2 anos para começar a ver a nova safra de mísseis de cruzeiro, sam, canhões de phaser construidos pela venezuela, Vietnâ, Angola...... Rolling Eyes


Antes fosse... Estes países que você citou, apesar de bem mais pobres que nós, estão operando caças de primeira linha, e nós, os espertos brasileiros, estamos de Matusa como caça principal. Debochar de países pobres e ser um mulambo em termos de aviação de caça não parece fazer sentido. Primeiro temos que ter um caça decente pelo menos no GDA, aí depois partimos prá gosação em cima dos outros. A não ser que seja Bolívia, Uruguai, Paraguai...

Pergunte para os ucranianos?


Não precisa, é só ver a oferta americana para o FX, AIM-120 estocados lá e nada de tecnologia. Nem um parafuso. Mas somos espertos...

Quem não quer dinheiro? os suecos transferêm tecnologia também, podemos produzir RBS-23, RBS-15.....

Gripen N e depois F-35.




Desde que, como o TP-2000, os americanos permitam.

Até onde eu sei apenas o Gripen e o F-22 conseguem, mas se você tiver novas informações eu agradeço.


Eles levaram e troxeram a Buran do espaço tudo automaticamente, tudo na base do computador. Disparar um míssil BVR será um desafio prá eles? Detalhe, o Buran voou nos anos 80 se não me engano.

Esse texto tem apenas um passagem rápida sobre a possibilidade de disparar um BVR iluminado por outro caça e o Sistemas de Armas é o site mais pro-Flanker que eu já vi. Acho até que o Carlos Mathias deve ser o webmaster.


És candidato ao CHCTG(Centro de Homologação e Certificação Torcida Gripen? E naõ sou o webmaster não, não sei o que é isso e se for xingamento, é a mãe! :D




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#326 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Dez 03, 2006 11:41 pm

Acho que tem pelo menos um dos requerimentos originais do FX que comprometiam bastante a escolha do Gripen:

"- Independência tecnológica do ofertante em relação a outros países"

[]'s




Alberto -
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#327 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Dez 03, 2006 11:44 pm

Pois é, depois destes casos de TP-2000, F-5 e outros, acho que o Gripen tá meio queimado. Pela felicidade da oposição, espero que não.

Quero mais que esteja incinerado! :D




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#328 Mensagem por chm0d » Dom Dez 03, 2006 11:45 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é, depois destes casos de TP-2000, F-5 e outros, acho que o Gripen tá meio queimado. Pela felicidade da oposição, espero que não.

Quero mais que esteja incinerado! :D


Onde eu assino? :twisted:




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#329 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 04, 2006 12:04 am

Carlos Mathias escreveu:Não Bolovo, a coisa tava indo bem, mas você está descambando . Não é isso e você bem sabe, és inteligente. Estas armas não vieram porque eram americanas ou continham algo deles, e em determinado momento foi negado acesso a alguma parte, só isso. Ou ainda por serem extremamente caras para um país como o nosso. Por mais que o Gripen seja um excelente caça, e o é, se não tirarem esse recheio americano a FAB não compra, pelo mesmo motivo que não compra F-16, só isso. Jogar pedra nos outros não vai mudar isso nunca.

Por favor, me explique então o que a FAB está fazendo com o F-5EM, A-29 e A-1M, sendo que essas aeronaves tem componetes americanos e israelenses? Estavam bebados quando assinaram o contrato? Não, né? :roll:

Se a FAB não estivesse interessada em sistemas americanos, eles nem colocariam o F-16 como canditado ao F-X. E me explique com que base você afirma com toda essa certeza de que a FAB não quer sistemas americanos. Isso é suposição sua, certo? Ou tem um link OFICIAL mostrando que a FAB não quer sistemas americanos?




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#330 Mensagem por Túlio » Seg Dez 04, 2006 12:31 am

Y más fuentes:

ACIG escreveu:Avionics

The main sensor on the Su 30 MKI is the N011M Phased Array radar. It is a multi-mode dual frequency (X- and L-band channels, NATO I and D band) radar. It detects targets using a Non Co-operative Targeting method. It is designed to detect fighter-sized targets at 150-160 kms range, and can track 20 targets, while engaging 8. It is capable of interleaving air-to-air and air-to-ground modes. In an air-to-ground mode, it can acquire surface targets at ranges of up to 200 km (and for large resolution targets, upto 400 kms) and provide ground-mapping, terrain-following, and terrain-avoidance functions. Small ground targets, like tanks, could be detected out to 40-50 km.

- Air-to-Air Modes: Velocity Search, Range While Search, Track While Scan, target ID, close combat modes.

- Air-to-Surface Modes: Real beam mapping, DBS mapping, SAR mapping, moving ground target selection, tracking and measuring of ground target coordinates.

Anti-shipping Modes: Sea surface search, moving sea targets selection, tracking and measuring of sea target coordinates, sea target ID.

Antenna diameter is 1m, antenna gain 36dB, the main side lobe level is -25dB, average side lobe level is -48dB, beam width is 2.4 deg with 12 distinct beam shapes. The antenna weighs 100-110kg. It is both mechanically and electronically scanned to give increased field of view over a fixed phased array antenna.

The Bars radar uses an Indian Radar controller, under the Project Vetrivale (Lance of Victory). The project also has developed the mission computer and the display processors for the aircraft.

The radar can also serve as a command post for other aircraft, with target coordinates being automatically transferred to at least four other aircraft using a secure data link.

The aircraft has an opto-electronic surveillance & targeting system which consists of an IR direction finder, laser rangefinder and helmet mounted sight system. The OLS-30M, developed by UOMZ company has a vibration-proof receiver, micro-cryogenic system, improved service life and new software, with respect to the earlier OLS-27. Range is claimed to be 90km in pursuit and 40km head-on.

The communications equipment comprises VHF and HF radio sets, a secured digital telecommunications system, and antenna-feeder assembly. It mounts an automatic noise-proof target data exchange system, which provides for coordination of the actions of several fighter aircraft engaged in a group air combat. It is under the INCOM series, by HAL.


http://www.acig.org/artman/publish/article_407.shtml


VayuSena escreveu: (...) Many wrongly believe that the Su-27+ cannot perform all maneovres in combat load. To counter such talk designer Mikhail Simonov, at the 1994 Farnborough airshow, sanctioned a Su-30MK to perform the airshow routine with ordnance on all 12 pylons - a total of 7000 kg!! It did a complete fighter-like routine with this asymmetric load - including a tail slide!!.

(...)

Exercises with other Air Forces. In Feb 2004, an IAF-USAF DACT camp was held at Maharajpur AFS, Gwalior. Titled "Ex Cope India 2004"; it was the first time F-15s and Flankers faced off with each other under the public eye. The results were, much to the surprise of many, were heavily in the IAF's favour. Read more about this watershed event elsewhere on this site. Article and here.



http://vayu-sena.tripod.com/info-su30mki.html#6

Esses Russófilos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Estão em toda parte, POWS!!! :shock: :shock: :shock: :shock:




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