Não Bolovo, a coisa tava indo bem, mas você está descambando . Não é isso e você bem sabe, és inteligente. Estas armas não vieram porque eram americanas ou continham algo deles, e em determinado momento foi negado acesso a alguma parte, só isso. Ou ainda por serem extremamente caras para um país como o nosso. Por mais que o Gripen seja um excelente caça, e o é, se não tirarem esse recheio americano a FAB não compra, pelo mesmo motivo que não compra F-16, só isso. Jogar pedra nos outros não vai mudar isso nunca.
Se ficarmos nessa de "queremos tudo de tecnologia" vai demorar 20 anos para comprar alguma coisa, ou vai sair extremamente caro, como é o caso do UKL-214 da MB, porém a MB já tem alguns UKL-209 pra quebrar o galho. A FAB nem isso tem.
Isso você vai ter que explicar ao pessoal que decide as compras, pois eles querem sim tecnologia, nada de caixote lacrado. Você está falando dos nossos subs como se fossem meia boca e não são, são muito modernos aliás. A MB não pagou nada de absurdo, muito pelo contrário, por estes subs e conseguiu a tecnologia que quer/queria. Não vejo porque a FAB tenha que partir para a compra de caixas pretas. Nem precisa esperar vinte anos para ter tal tecnologia, pode ter hoje. Aliás, tem um vizinho que tá recebendo caças com armamento completo, completo mesmo, sem ter que esperar vinte anos, ou pelo menos dez, como vamos esperar pelos Matusa e seus S-530. E antes que falem, a Rússia abriu todas as tecnologias(do avião e das armas) prá nos já na época do FX.