Salve,
Há algum tempo atrás, quando surgiu um tópico falando de uma possível modernização argentina do FAL como um Fuzil mais leve e de calibre 5,56m! Fui praticamente crucificado quando dei minha opinião acerca do Brasil adquirir algum Fuzil de "última geração" e a minha proposta foi pela série AK-10# ou An-94.
Fui duramente crucificado, pq todos (se não me engano...) preferiram a utilização do Imbel MD-97L, que já deveria estar pronto nas décadas de 80/90! No mesmo tópico, defendi que o Brasil não apenas comprasse mas tentasse ter um contrato de produção local do Fuzil que escolhe-se.
Recentemente o Defesanet (valeu pela notícia Slip...) publicou um artigo bastante interessante sobre essa "antiga" arma da infantaria... o artigo chama-se:
"O Histórico da Evolução do Fuzil de Assalto, a Atualidade e o Contexto Brasileiro"
http://www.defesanet.com.br
No final do artigo, o autor assim como eu pensa é melhor adquirir material internacional com um contrato de produção local para estar envolvido com outras tecnologias, ao invés de projetar e dotar as FAs com um Fuzil que já passou do seu tempo. Cita como bons exemplos o AMX, já pensaram se tentássemos construir o AMX do "zero" ?!, e a Espanha que recentemente trocou um moderno fuzil de assalto de fabricação própria pelo H&K G36.
Vocês já leram o artigo ?! o que acham sobre isso ?! continuam preferindo o Imbel MD97L ?!
Imbel MD97L (art. do Defesanet)
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Imbel MD97L (art. do Defesanet)
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
Só uma coisa.. eu ADORO a G36! ê arma loka!
E o Brasil .. bom ...acha que todos os seus problemas serão resolvidos com coisas nacionais .... esse MD-97L .. é uma arma legal .. teoricamente boa .. calibre 5.56 um calibre que poderia ser padrão pras FA's ... mas como foi dito é uma arma que como muitas outras no Brasil FORAM boas (vide o Osorio que tdo mundo fica endeusando ele, que na minha opinião pode até ter sido bom, hj em dia não é nada para nós além de uma peça de museu) .. e o exercito vai continuar a ter uma arma de desenho ultrapassado (FAL) .. de conceito ultrapassado ... só pq acha que assim vai melhorar a industria nacinal .. que tirando o fato de todos acharem e quererem .. ninguém faz nada em relação a ela .. e uma coisa em relação ao FAL .. gente do próprio exercito endeusa ele, deve ser por isso que a gente tá nesse marasmo armamentista a anos ...
bão depois eu continuo pq to saindo FORA fuizz
E o Brasil .. bom ...acha que todos os seus problemas serão resolvidos com coisas nacionais .... esse MD-97L .. é uma arma legal .. teoricamente boa .. calibre 5.56 um calibre que poderia ser padrão pras FA's ... mas como foi dito é uma arma que como muitas outras no Brasil FORAM boas (vide o Osorio que tdo mundo fica endeusando ele, que na minha opinião pode até ter sido bom, hj em dia não é nada para nós além de uma peça de museu) .. e o exercito vai continuar a ter uma arma de desenho ultrapassado (FAL) .. de conceito ultrapassado ... só pq acha que assim vai melhorar a industria nacinal .. que tirando o fato de todos acharem e quererem .. ninguém faz nada em relação a ela .. e uma coisa em relação ao FAL .. gente do próprio exercito endeusa ele, deve ser por isso que a gente tá nesse marasmo armamentista a anos ...
bão depois eu continuo pq to saindo FORA fuizz
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Esse artigo é muito bom. Mas a idéia é muito ousada.
O MD-97L já está sendo considerado um lixo pela Força Nacional de Segurança Pública, que está sendo treinada pela PF para agir em qualquer lugar do Brasil, e que tem esse fuzil como padrão. A PM do RJ analisou essa arma em competição com o M4 e ficou com o último. Ele é construído basicamente de alumínio e a sua durabilidade é muito ruim. Chama atenção também o péssimo acabamento da arma, com soldas dignas de armas russas.
O MD-97L já está sendo considerado um lixo pela Força Nacional de Segurança Pública, que está sendo treinada pela PF para agir em qualquer lugar do Brasil, e que tem esse fuzil como padrão. A PM do RJ analisou essa arma em competição com o M4 e ficou com o último. Ele é construído basicamente de alumínio e a sua durabilidade é muito ruim. Chama atenção também o péssimo acabamento da arma, com soldas dignas de armas russas.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
rodrigo escreveu:Esse artigo é muito bom. Mas a idéia é muito ousada.
Você acha que partir para uma idéia de produção de um Fuzil de primeira linha aqui no Brasil ousada ?! Sei lá... acho relativamente simples, só precisamos negociar.
Eu lembro que nego quase me "bateu", quando eu disse que essa arma era uma merda, pois num tiroteio em que dois amigos do meu irmão estavam presentes... um SD da guarnição operava um fuzil destes e ele travou por 3 vezes num curto espaço de tempo. Cheguei até a gravar no PC e colocar na internet os .MP3 onde o soldado gritava "Meu fuzil está engasgando...", fico imaginando que se ele tem problemas para operar dentro da cidade e num regime de manutenção "apropriado"... imagina num ambiente desértico ou de selva.
As GATs e RPs estão em toda cidade!