Luís Henrique escreveu:O Su-35BM estará disponível NOVO também. Ou seja, terá um kit de modernização para os Su-27 russos e terá o Su-35BM novo de fábrica para quem quiser comprar.
Sobre não existir, os russos afirmam que estará disponível em 2009, portanto 2 anos antes do FX que esta previsto para começar a chegar em 2011.
A minha lista é a seguinte
1) Su-35BM pra FAB e Su-33BM pra MB depois Pak-Fa
2) Rafale
3) Eurofighter
O Su-35BM vai manter a grande velocidade, grande alcance, grande capacidade de armamentos e terá um PEQUENO RCS. Se o Su-35 ja empata com o Rafale, um Su-35 discreto será avassalador.
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Sobre as brincadeiras com os R-77M, o Carlos pode esclarecer melhor, so não sei se ele terá saco pra isso.
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O RCS de qualquer versão do Flanker vai ser semelhante à dos Eurocanards no dia de São Nunca à tarde...
É muito simples, o RCS frontal está muitissimo dependente das entradas de ar dos motores, se estas são direitas, levam os sinais de radar em linha recta às "pás" dos motores que estão em funcionamento, o sinal de radar vai pura e simplesmente fazer ricochete e voltar 180º graus directamente para a antena emissora, é isto que se passa com o Flanker, ou o Eagle, ou o Mig29, ou o F14, ou o Tornado, etc, etc, etc
As entradas de ar dos Eurocanards, ou do F22, ou do B2, ou do SuperHornet são curvadas de forma a que os sinais de radar façam ricochete multiplas vezes nas paredes do tunel de ar, quando voltam a sair já não seguem em linha recta de volta à antena do Radar emissor.
Algo como isto:
E não é só isto, a percentagem de materiais compósitos utilizada na construção dos Eurocanards é enorme, é completamente impossivel igualar isto num Flanker... Mesmo os sistemas activos, como o Radar, o IFF, o terminal de Link16, os sistemas de guerra electrônica estão federados num sistema unico em que as ameaças de detecção são avaliadas, um exemplo, o DASS do Tiffie reconhece e prioriza as ameaças de detecção, assim, ele não só apresenta os "cones de detecção" de sistemas adversários ao piloto nos ecrâs do cockpit, como, automaticamente, diminui as emissões electrônicas dos seus sistemas (o MIDS LVT, ou o CAPTOR, por exemplo) em determinados angulos em que é considerado que a possibilidade de interceptação destes sinais é maior. O Flanker não tem nada que seja remotamente semelhante. Desde o inicio do desenho dos dois Eurocanards existiram departamentos dentro das equipas de desenho que visavam especificamente diminuir o RCS, o sinal IR e visual (tenho um artigo bastante longo numa Air International do inicio/meio dos anos 90 em que discutia a forma como estava estruturada a equipa de desenho do então EFA, e dentro da equipa existiam sub departamentos para a aerodinâmica, a motorização, a mecânica de fluidos, etc, etc, etc, e um dos que tinha mais elementos a trabalhar era precisamente o departamento encarregue da "Furtividade"), o Flanker foi desenhado numa altura em que não existiam estas preocupações. Não é à toa que os Eurocanards são tão caros...
Por muito RAM que coloquem num Flanker, por muito que lhe dêm a volta, o seu RCS será SEMPRE superior pelo menos na ordem de 10X (actualmente a diferença é bem maior). A unica forma de se diminuir radicalmente o RCS do aparelho é fazer o que os Americanos fizeram com o "Hornet", desenhar um avião novo e chamar-lhe "Super" (Flanker).
O Flanker tem pontos muitissimo fortes, quem quer que queira defender este aparelho deve frisar o baixo preço de aquisição, as belissimas caracteristicas de vôo, o bom "fuel Fraction" do mesmo, mas deve evitar como a peste pôr-se a discutir RCS...
Cumprimentos