Amazônia - Guerra de resistência

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#61 Mensagem por Spetsnaz » Sex Set 10, 2004 4:30 pm

rodrigo escreveu:
Em relação a capacidada dos Iraquianos de atirarem um RPG

Não foi um RPG, prestem atenção na explosão vindo debaixo do tanque,ou foi uma mina ou foi uma bomba, fraca por sinal, senão a câmera que estava filmando seria derrubada pelo deslocamento de ar.


Negativo.. observa pelo lado esquerdo mais para baixo do meio ... um rastro de foguete passando rapidamente




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#62 Mensagem por rodrigo » Sex Set 10, 2004 5:03 pm

Negativo.. observa pelo lado esquerdo mais para baixo do meio ... um rastro de foguete passando rapidamente

Tem razão, mas a explosão é muito fraca! Então é muito mais fraco do que eu pensava, não há como comparar com o AT-4 do EB. Esse dano causado por esse foguete deve destruir a esteira, dificilmente ultrapassa a blindagem, mesmo em um veículo mais leve. Eu não lembro onde vi na internet uns testes feitos pelos americanos, das principais armas russas em veículos americanos, o que me impressionou foi a ineficácia do RPG-7 e dos mísseis antitanque do helicóptero HIND(acho que é AT-2).




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#63 Mensagem por ZeRo4 » Sex Set 10, 2004 6:18 pm

Rodrigo,

Tem certeza que a WWII não foi vencida a Bala ?! Se não houvesse o desembarque dos Aliados na normandia, dificilmente os Aliados ganhariam a Guerra! V-2? Chegou muito "tarde" para determinar o destino da guerra. Como vetor "tecnológico" contribuiu muito na guerra... mas em capacidade estratégica só servia para assustar os Ingleses, lembre-se também que na segunda guerra mundial apareceram as chamadas "unidades ecpeciais"... principalmente a SAS e SBS

Eu sempre falei que o RPG-7 era mais fraco que o AT-4, que a maior vantagem dela era o fato de não ser descartável, permitindo múltiplos disparos... agora dizer que o RPG-7 não ultrapassa blindagem ?! Tu conhece pelo ao menos a maioria das granadas que podem ser usadas no RPG?! Acho que não né...

------------------------------------------------

Fonte: http://www.defense-update.com

Imagem

Above: M-1A1 destroyed by RPG ambush. Successful attacks are scored at stationary targets, primarily from side or rear attacks, at the less protected parts of the tanks. Below - Palestinian militants equipped with RPGs.

------------------------------------------------

Na Chechênia 225 Veículos Russos foram dados como perdas sem possíveis chances de reparo, causados por RPG-7 e IEDs, os Russos tiveram que passar a utilizar o ZSU-23-4 Shilka para escoltar os comboios de Tanques e APCs soviéticos, pois os mesmo não tinham inclinação suficiente para alcançar os chechenos tirando do alto dos prédios...

No próprio Iraque, o US Army teve que utilizar a blindagem de Gaiola para tentar fazer o Stryker mais efetivo contra as RPGs, infelizmente esse tipo de blindagem não resolve o problema... Basta o primeiro atirador atirar, e em seguida um segudo atirador procura acertar no mesmo ponto em que o primeiro atirador acertou... o que rompe a gaiola e a blindagem do veículo! Os rebeldes do Tadjikistão utilizaram esta mesma tática em 1992 quando lutavam contra tanques T-72 Russos.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#64 Mensagem por Lauro Melo » Sex Set 10, 2004 6:46 pm

ZeRo4 escreveu:Lauro Melo,
Depois as pessoas dizem que eu faço ofensas e etc, mas tu já
aprendeu a LER ?
ou melhor... já aprendeu a interpretar TEXTOS ?!
acho que não né ?
tu ouviu eu falar de morteiro ou aviões ?!

Zero4,
Antes de tudo, foi voce que iniciou as ofenças, veja o que disse de mim.
Certo.........!!!
Eu nunca me referi a sua pessoa e nem muito menos, ofendi voce.
Já que você tentou me ofender, me sinto no direito de
responder a você a sua indagação.
1 – Cara to aqui porque acho maneiro e gosto de ler sobre assuntos militares. Tenho uma admiração profunda e compro inúmeras revistas, visito sites, etc, e etc..
2 - Sou formado em Economia tenho pós em Gestão estratégica e a 3 anos trabalho como economista da Petrobras. E estou com 27 anos........
3 – Meu e-mail é lauro@br-petrobras.com.br
4 – Tem mais não escondo meu nome, nem sobrenome, nem meu endereço e se tu quiser a gente encara de frente qualquer parada.
Poderia estender isto, mas acho que não cabe aqui ficar falando disto ou daquilo, etc.......
Valeu........




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#65 Mensagem por ZeRo4 » Sex Set 10, 2004 7:06 pm

Lauro Melo

Sempre respondi as suas indagações com paciência e dedicação, apenas perguntei se tu aprendeu a LER ou melhor INTERPRETAR, já que sempre tira conclusões erradas das minhas mensagens e pra variar sempre que eu respondo uma indagação sua, você rápidamente muda o foco da discussão! mas tudo bem...

1. Sinceramente ?! Não perguntei pq você ta aqui, mas pra mim parece óbvio que só frequenta o fórum quem gosta de assuntos militares... ninguém que gosta de cozinhar vai frequentar esse fórum pq aqui não discutimos receitas! então pra que postar isso se não te perguntei ?! Mas para uma pessoa que compra revistas, visita sites e etc... não saber o que é um simples (e famoso... põe famoso nisso!) RPG-7 é realmente algo engraçado!

2. Também não perguntei em que você é formado e muito menos se tem pós graduação em alguma coisa... Não sou formado pq ainda não tenho idade, porém estou no quinto período de Direito e até ai você não ta me dizendo nada :) parabéns por suas conquistas!

3. Também não pedi o seu e-mail! mas se por ventura algum dia você desejar passar algum pra mim, o endereço é mvss04@terra.com.br! Não precisa colocar e-mail "br-pretrobras.com.br" pq se tu diz que é da Petrobrás eu acredito, pq acho que não estou conversando com crianças aqui no fórum... e se não faz o único a ser enganado é você mesmo.

4. Eu também não escondo meu nome, nem meu endereço! Meu nome é Marcos Vinícios Silva dos Santos (mvss...), tenho 21 anos, moro no Rio de Janeiro e não coloco meu endereço no fórum por motivos óbvios... Você tem alguma "parada" pra resolver comigo ?! Não ta achando que me entimidou não né? pq se você tiver alguma "parada" para resolver comigo, te passo fone (celular e residêncial), endereço e a gente resolve... mas da minha parte acredito não haver nada.

Obrigado!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#66 Mensagem por Slip Junior » Sex Set 10, 2004 7:29 pm

Pô, galera, pega leve, ok? Por favor, não levem as discussões para o lado pessoal porque certamente não é esse o caso aqui. Estou fazendo esse pedido em tom informal para os dois porque tenho certeza que os dois estão aqui com o único motivo de se informar e debater e não para, como diria Massaranduba, tentar provar sua masculinidade.

Bom, espero que os dois entendam esse pedido e voltem para a discussão até porque caso isso não seja feito medidas desagradaveis irão ser tomadas para que qualquer eventual troca de ameaças e/ou ofensas acabe, ok?

Abraços




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#67 Mensagem por Spetsnaz » Sex Set 10, 2004 9:06 pm

rodrigo escreveu:
Em relação a capacidada dos Iraquianos de atirarem um RPG

Não foi um RPG, prestem atenção na explosão vindo debaixo do tanque,ou foi uma mina ou foi uma bomba, fraca por sinal, senão a câmera que estava filmando seria derrubada pelo deslocamento de ar.


PAra cara.. vo até tira uma foto e posta aki...




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#68 Mensagem por Spetsnaz » Sex Set 10, 2004 9:11 pm

Se liga Rodrigo!

Imagem
Imagem
Imagem




Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#69 Mensagem por fredom » Sex Set 10, 2004 9:34 pm

realmente no video ficou claro que foi um rpg - ou algo parecido - mas e' como foi dito, parece que nao e' muito potente, eu ainda prefiro um AT-4 do que ter que carregar o rpg e as granadas.




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#70 Mensagem por Spetsnaz » Sex Set 10, 2004 9:48 pm

fredom escreveu:realmente no video ficou claro que foi um rpg - ou algo parecido - mas e' como foi dito, parece que nao e' muito potente, eu ainda prefiro um AT-4 do que ter que carregar o rpg e as granadas.


Po dai fica parada dura.. as "cabeças" novas pras granadas RPG se mostraram super eficientes em testes ,... as vezes tão eficientes quanto o Kornet-E ... mas as mesmas nunca foram usadas por rebeldes .. (AINDA)...




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#71 Mensagem por Slip Junior » Sex Set 10, 2004 10:02 pm

Alessandro, não sei se não tinha percebido, mas o Rodrigo já tinha postado uma mensagem Set 10, 2004 5:03 pm admitindo que a explosão foi realmente resultada por uma RPG. :wink:

OBS.: Acorda, maluco!! :lol: :lol:

Abraços




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#72 Mensagem por Spetsnaz » Sex Set 10, 2004 10:08 pm

Slip Junior escreveu:Alessandro, não sei se não tinha percebido, mas o Rodrigo já tinha postado uma mensagem Set 10, 2004 5:03 pm admitindo que a explosão foi realmente resultada por uma RPG. :wink:

OBS.: Acorda, maluco!! :lol: :lol:

Abraços



- mas e' como foi dito, parece que nao e' muito potente, eu ainda prefiro um AT-4 do que ter que carregar o rpg e as granadas.

Tava me referindo a levar AT-4 a levar os RPG seu imundaum :lol:




Balena
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 343
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 10:47 am

#73 Mensagem por Balena » Sex Set 10, 2004 10:28 pm

Não vejo a população do Iraque lutar militarmente contra a ocupação, o que existe é uma resistência militar sustentada por alguns grupos terroristas, outros grupos guerrilheiros e partidários do antigo regime. No mais a população iraquiana não precisou comparecer em massa para pegar armas e empreender sua resistência bélica. Não vejo isso nos Jornais, posso até estar enganado, mas não vejo uma luta de guerrilhas apaixonada envolvendo toda ou grande parte da população. O que pode existir é uma luta política, no campo das idéias onde o povo iraquiano, com certeza, irá desaprovar a invasão. Mas para partir da idéia e desbancar para a luta armada é um passo muito grande.

Considero o cidadão que morreu no vídeo tentando disparar seu RPG um infeliz, digno de pena, por sua inocência de se expor ao inimigo em campo aberto.

Acredito que a resistência aqui no Brasil poderia ser levada a cabo por um grupo de militares apoiados pela opinião pública. Certamente muitos civis iriam se somar aos esforços do Exército, inclusive jovens fanáticos com sentimentos antiamericano (comunistas, anarquistas, nacionalistas, idealistas), malucos, gente sem opinião, pessoas querendo vingança, sádicos, assassinos, etc. Considero que alguns grupos podem chegar "contaminar" o exército com ideologias perigosas, devendo os mesmos serem apoiados e subordinados ao EB, mas jamais orgânicos ao EB. Toda ajuda num momento de extrema necessidade deva ser bem vinda, mas de fato se constituirá em desafio tornar estes cidadãos aptos para a GUERRA incorporando neles a verdadeira doutrina militar de agir e pensar. Com eles ou sem eles o EB continuará sua luta apesar das deserções que historicamente sempre ocorreram e ocorrerão. Outra coisa que acredito é que o Brasil possui doutrina militar e equipamentos superiores aos do Iraque.




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#74 Mensagem por Lauro Melo » Qua Nov 03, 2004 1:24 pm

Operação militar

Em defesa da Amazônia
Trezentos oficiais do Exército participam desde ontem de ação para proteger o maior patrimônio natural brasileiro de possível invasão

O treinamento envolveu três mil pessoas
Foram usados 200 veículos e 170 embarcações
Os rios da Amazônia esconderam os soldados
Em 2003, O Exército treinou táticas de guerrilhaO Comando Militar da Amazônia iniciou ontem a Operação Ajuricaba III, manobra para treinar militares do Exército brasileiro na execução de operações de defesa da Amazônia, além de estabelecer atualização dos planejamentos operacionais para o emprego de forças na região. A operação vai até 15 de novembro. A ação começa pelo município de Nova Timboteua, nordeste do Pará. Ao todo, 300 oficiais participam do treinamento.

‘‘Esta operação é uma preparação para uma outra maior, que vai acontecer no ano que vem e deve envolver toda a tropa’’, explicou o Major Falcão. O exercício militar tem a participação de comandos e tropas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e contará com apoio da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. Sua execução permitirá a avaliação de procedimentos operacionais em áreas urbanas e rurais, controle de deslocamento terrestre, comando, inteligência, assuntos civis, apoio logístico e comunicações.

O nome da operação é uma homenagem ao índio Ajuricaba, chefe da tribo Manaés, que, no século 18, resistiu à tentativa portuguesa de escravizar a população indígena na Amazônia. Depois de muita resistência, Ajuricaba foi aprisionado e, ao ser conduzido para Belém, onde seria julgado, preferiu a morte à escravidão, jogando-se, ainda acorrentado, às águas do rio Amazonas.

Contra os EUA
A Operação Ajuricaba tem como objetivo preparar o Brasil para uma possível invasão da Amazônia por estrangeiros, conforme revelou o Estado de Minas em 10 de outubro deste ano. As Forças Armadas não admitem oficialmente, mas o perfil do invasor — um país militarmente muito mais forte — e o conhecido interesse norte-americano pela Amazônia indicam que os Estados Unidos são o inimigo hipotético.
A operação é do Exército, com apoio da Marinha e da Aeronáutica, e já teve duas etapas. A primeira foi no fim de 2002, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, e serviu para colher informações sobre a região. Na segunda etapa, ocorrida em novembro de 2003, foi feita uma simulação de combate.
O número de homens e o equipamento empregados na Operação Ajuricaba II mostram como a ameaça de invasão da Amazônia é levada a sério pelos militares brasileiros. O exercício envolveu três mil soldados, 35 aviões, 170 embarcações e 200 veículos de combate terrestre.


Mudança de orientação
A preparação para defender a Amazônia de uma invasão dos Estados Unidos reflete uma mudança de orientação das Forças Armadas do Brasil, iniciada em meados dos anos 80. Por mais de um século, os militares brasileiros alimentaram a hipótese de uma guerra com a Argentina.
A redemocratização do país vizinho, em 1985, e o início de uma parceria que resultou na criação do Mercosul fizeram com que as Forças Armadas mudassem o foco do planejamento militar e passassem a reforçar a segurança da Amazônia. Parte das tropas estacionadas na região Sul foram transferidas para o Norte. Os argentinos deixaram o posto de inimigo hipotético, agora ocupado pelos norte-americanos.
O planejamento das Forças Armadas brasileiras para a hipotética guerra na Amazônia prevê a transformação da região em um novo Vietnã. Assim como ocorreu no país asiático, nas décadas de 60 e 70, uma invasão norte-americana resultaria no confronto entre duas forças militares desiguais. Por isso, os militares brasileiros planejam reproduzir, se necessário, a estratégia utilizada pelos vietnamitas, ou seja, minar o inimigo com o prolongamento do conflito, táticas de guerrilha.
Na simulação realizada em 2003, os invasores foram chamados de Partido Vermelho e representados por tropas de Goiás, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Militares baseados nos estados da Amazônia, muitos deles de origem indígena, formaram o Partido Azul, que representou os brasileiros. A operação foi realizada em seis estados (Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Acre), numa área de 2,6 milhões de quilômetros quadrados.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9372
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 527 vezes

#75 Mensagem por Brasileiro » Qua Nov 03, 2004 6:48 pm

É bom o Exército se preparar mesmo, pois a longo prazo (bem longo) podemos considerar a hipótese de uma guerra na Amazônia, pois sabemos que ela concentra uma quantidade incalculável de riquezas minerais e vegetais. Acho que a nossa situação será pior do que no Vietnã, pois o Vientnã recebia diretamente a ajuda dos soviéticos, mas nós não temos de quem receber ajuda material, tá certo que a Argentina e o Chile poderia nos alimentar vendendo fuzis, morteiros e outros equipamentos, mas nada de tão sofisticado.
Será que em caso de uma guerra contra um inimigo as FARC possam nos ajudar?
Mas o fator que torna uma guerra na Amazônia improvável é o fato que dificilmente essa guerra envolveria somente o Brasil, mas envolveria outros países amazônicos como a Colômbia e Venezuela.




Responder