INFANTARIA / CAVALARIA BLINDADA

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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#31 Mensagem por jauro » Qua Nov 29, 2006 12:39 pm

Realmente esse é pau pra toda obra.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
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#32 Mensagem por jauro » Qua Nov 29, 2006 3:37 pm

Artigo da Revista VO

BLINDADOS - Viaturas Blindadas no Exército Brasileiro

Imagem

http://www.exercito.gov.br/VO/189/viaturas.htm




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Dúvidas!

#33 Mensagem por WSANTANA » Qui Nov 30, 2006 1:19 pm

Prezados,

Tenho algumas dúvidas sobre denominação, equipamentos e emprego da arma blindada. Mais uma vez conto com a costumeira gentileza dos especialistas.

A cavalaria Blindada diz respeito a que unidades?? BIB´s, RCC´s??

Os URUTUS e Cascaveis estão lotados em que tipo de unidade?? Cavalaria Blindada ou Mecanizada? E qual é a diferença entre estas unidades tanto do ponto de vista dos equipamentos quanto do emprego?!

Além disso, não consigo entender a distinção entre Infantaria Blindada, Infantaria Motorizada, etc!!!

Desculpas pela ignorância.

Sds.

Wanderson.




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Re: Dúvidas!

#34 Mensagem por jauro » Qui Nov 30, 2006 5:20 pm

WSANTANA escreveu:Prezados,

Tenho algumas dúvidas sobre denominação, equipamentos e emprego da arma blindada. Mais uma vez conto com a costumeira gentileza dos especialistas.


A cavalaria Blindada diz respeito a que unidades?? BIB´s, RCC´s??


2 BIB e 2 RCC

Os URUTUS e Cascaveis estão lotados em que tipo de unidade??


RCMec

Cavalaria Blindada ou Mecanizada? E qual é a diferença entre estas unidades tanto do ponto de vista dos equipamentos quanto do emprego?!


Eqp: Mec sobre rodas; Bld sobre lagartas
Emp. Mec Velocidade e amplas frentes. Bld: Poder de choque, QQ Terreno

Código: Selecionar todos

Além disso, não consigo entender a distinção entre Infantaria Blindada, Infantaria Motorizada, etc!!!


Na Inf Mtz as Vtr(caminhões) são para deslocamentos estratégicos , longe do inimigo; já as VBTP(M113) são para deslocamentos táticos ,próximos do inimigo e existe a possibilidade do combate embarcado.




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#35 Mensagem por jauro » Dom Dez 03, 2006 6:58 pm

1º R C C

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CISM




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#36 Mensagem por Marino » Seg Dez 04, 2006 10:09 pm

Não sei se já foi discutido em outro tópico, mas como anda a compra dos 240 Leopard 1A5 na Alemanha?
Somente os M-41 vão de baixa com esta compra ou outro material também?
Obrigado pelas respostas.




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#37 Mensagem por jauro » Ter Dez 05, 2006 1:29 pm

Marino escreveu:Não sei se já foi discutido em outro tópico, mas como anda a compra dos 240 Leopard 1A5 na Alemanha?
Somente os M-41 vão de baixa com esta compra ou outro material também?
Obrigado pelas respostas.



O exemplar nº 108 da revista T&D dá explicações.
Resumindo será assim:
Os 240 Leo 1A5 irão mobiliar os 4 RCC das Bda Bld. Os 128 Leo 1A1 com "upgrade" irão dotar os 4 RCB das Bda C Mec.
Os 112 M 41 e os 91 M 60 serão desativados, tudo em um espaço de 5 anos.

Usando os quadros de dotação atuais tem-se:
RCC
3x4=12+1=13x3=39+2=41
4x41=164
RCB
3x4=12+1=13x2=26+2=28
4x28=112
REsC
13
CIBld
6
AMAN
4
EsSA
4
EsMB
1
Vtr de Ap (gruas e drivers)
22
Necessidades
164+112+13+6+4+4+1+22=326
Disponibilidade
128+240=368
Conclusão
368-326=sobram 42 CC o que dá para reconstituir o extinto 2º RCC.

Na realidade, ainda não se sabe o destino certo dos M60 , mas já existem correntes na Cav querendo utilizá-lo até o fim da vida útil. Seriam mais 02 RCC.




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#38 Mensagem por Marino » Ter Dez 05, 2006 4:05 pm

jauro escreveu:
Marino escreveu:Não sei se já foi discutido em outro tópico, mas como anda a compra dos 240 Leopard 1A5 na Alemanha?
Somente os M-41 vão de baixa com esta compra ou outro material também?
Obrigado pelas respostas.



O exemplar nº 108 da revista T&D dá explicações.
Resumindo será assim:
Os 240 Leo 1A5 irão mobiliar os 4 RCC das Bda Bld. Os 128 Leo 1A1 com "upgrade" irão dotar os 4 RCB das Bda C Mec.
Os 112 M 41 e os 91 M 60 serão desativados, tudo em um espaço de 5 anos.

Usando os quadros de dotação atuais tem-se:
RCC
3x4=12+1=13x3=39+2=41
4x41=164
RCB
3x4=12+1=13x2=26+2=28
4x28=112
REsC
13
CIBld
6
AMAN
4
EsSA
4
EsMB
1
Vtr de Ap (gruas e drivers)
22
Necessidades
164+112+13+6+4+4+1+22=326
Disponibilidade
128+240=368
Conclusão
368-326=sobram 42 CC o que dá para reconstituir o extinto 2º RCC.

Na realidade, ainda não se sabe o destino certo dos M60 , mas já existem correntes na Cav querendo utilizá-lo até o fim da vida útil. Seriam mais 02 RCC.

Obrigado.
Podemos então dar como certa a compra. Parabéns ao EB.




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#39 Mensagem por Carlos Souza » Ter Dez 05, 2006 9:49 pm

Cel Jauro boa noite. Me diga uma coisa os RCC são as unidades mais importantes da cavalaria, pois sempre são os primeiros a receberem as novas aquisições? Outra coisa qual a diferença das atribuições dos RCCs e RCBs no campo de batalha?

sds.




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#40 Mensagem por Marino » Sex Dez 08, 2006 11:24 am

Outra pergunta:
O Leopard 2 não foi considerado para compra, em vez do Leopard 1?

http://www.youtube.com/watch?v=3uVXZS6oEhg




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#41 Mensagem por jauro » Sex Dez 08, 2006 2:06 pm

Carlos Souza escreveu:Cel Jauro boa noite. Me diga uma coisa os RCC são as unidades mais importantes da cavalaria, pois sempre são os primeiros a receberem as novas aquisições?


Eu diria que os RCC são o que o EB tem de mais importante em termos de arma de ação de choque.

Outra coisa qual a diferença das atribuições dos RCCs e RCBs no campo de batalha?


Os RCC tem 3 subunidades de carros de combate , por exmplo 41 Leo.
Os RCB tem 2 su de cc e 2 su de fzu em M113, o que dá a ele a capacidade de sózinho operar com carros e fuzileiros formando FT força tarefa.




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#42 Mensagem por Jorge Freire » Sex Dez 08, 2006 8:42 pm

Porque não aproveitar o chassis dos M 41 transformando-os em veículos blindados de transporte de pessoal, como o que é feito por Israel?

Apesar de todos os problemas dos canhões 90 mm dos M 41, porque não aproveitar as torres em embarcações fluviais blindadas como é feito na ex-URSS com os BK fluviais desde a 2ª GM.




Editado pela última vez por Jorge Freire em Sex Dez 08, 2006 9:53 pm, em um total de 1 vez.
Não se queixe, não se explique, não se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora.
B. Disraeli
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#43 Mensagem por Carlos Souza » Sex Dez 08, 2006 9:33 pm

Obrigado pelas explicações Cel Jauro. E quanto às idéias do Jorge Freire seriam viáveis?


Brasil.




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#44 Mensagem por jauro » Sáb Dez 09, 2006 10:13 am

Porque não aproveitar o chassis dos M 41 transformando-os em veículos blindados de transporte de pessoal, como o que é feito por Israel?

Os M41 tinham um problema crônico depois da repotencialização nas suas caixas de mudança, talvez por isso estão jogando fora. Não sei qual seria o custo benefício da repotencializão das hidramáticas dos M41.

Apesar de todos os problemas dos canhões 90 mm dos M 41, porque não aproveitar as torres em embarcações fluviais blindadas como é feito na ex-URSS com os BK fluviais desde a 2ª GM.

Esta é uma boa idéia , até porque na amazônia se experimenta de tudo para se desenvolver técnicas e táticas peculiares.




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#45 Mensagem por Marino » Sáb Dez 09, 2006 10:18 am

Marino escreveu:Outra pergunta:
O Leopard 2 não foi considerado para compra, em vez do Leopard 1?

http://www.youtube.com/watch?v=3uVXZS6oEhg

Alguem sabe o motivo?




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