Volar en un F-14
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 1499
- Registrado em: Sáb Jan 22, 2005 10:26 pm
- Localização: GRANADA (España)
Volar en un F-14
http://www.4thperrus.com/gtr/artF14.pdf
José Terol es piloto del EdA y fotografo aficionado.
Tiene su propia página
http://web.jet.es/terol/
Saludos
José Terol es piloto del EdA y fotografo aficionado.
Tiene su propia página
http://web.jet.es/terol/
Saludos
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
O ADEUS DO MÍTICO F-14 "TOMCAT"
Os lendários F-14 ‘Tomcat’ desapareceram dos céus. Eternizados no cinema por filmes como ‘Top Gun’, que lançou Tom Cruise para a fama, os garbosos caças da Marinha norte-americana foram ‘chutados’ para as prateleiras em nome, está claro, da economia de meios.
Em seu lugar surgem agora os bem mais modernos F/A-18 ‘Super Hornet’, tecnologicamente quase perfeitos e de baixo custo operacional.
No passado dia 8 de Fevereiro, dois ‘Tomcat’ a bordo do porta-aviões ‘USS Theodore Roosevelt’, realizaram a sua última missão de combate.
Como sempre, de forma épica, com uma bomba sobre território iraquiano. Os F-14 entraram ao serviço da aviação naval dos EUA em Setembro de 1974, com dois esquadrões no porta-aviões ‘USS Enterprise’.
Durante os 30 anos que se seguiram, realizaram missões em múltiplos conflitos, desde a Líbia, aos Balcãs, passando pelo Iraque. Concebidos para neutralizarem aviões inimigos, os F-14 acabaram por substituir os também míticos ‘Phantom II’ e levar a cabo missões de ataque ao solo.
A decisão de ‘afastar’ os ‘Tomcat’ tem mais a ver com os seus elevados custos de manutenção do que propriamente com a evolução tecnológica: enquanto os F-14 necessitam de 50 horas de manutenção por cada hora de voo, os seus substitutos, os ‘Super Hornet’, necessitam apenas de dez horas de manutenção para o mesmo tempo de voo.
Pos "smeagol" in http://www.carvalhadas-on-line.blogspot.com/
- Poti Camarão
- Sênior
- Mensagens: 819
- Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
- Localização: Natal - Brasil
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
- MARCOS RIBEIRO
- Avançado
- Mensagens: 673
- Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
- Localização: RIO DE JANEIRO
- Contato:
pois é........
Eu não diria que andamos pra trás , simplesmente ambos os projetos foram aposentados por seus custos operacionais elevados. A manutenção de um phoenix e de um F-14 A/B/D é bem mais elevada que a de um AMRAAM - F-18 E/F...... apesar de preferir por beleza e por eficiência de combate o Tomcat. O caso do Concorde foi uma infelicidade.....após décadas sem apresentar um único defeito e levando as pessoas a uma velocidade de até mach 2, o Concorde(anglo-françes) foi aposentado por causa da fadiga de seus pneus michelin que explodiram, entraram na admissão de ar da turbina e incendiaram o avião todo na sua decolagem..........ou seja uma puta duma injustiça pra um avião muito a frente do seu tempo........meses após esse acidente tiraram todos de circulação.
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: pois é........
MARCOS RIBEIRO escreveu:Eu não diria que andamos pra trás , simplesmente ambos os projetos foram aposentados por seus custos operacionais elevados. A manutenção de um phoenix e de um F-14 A/B/D é bem mais elevada que a de um AMRAAM - F-18 E/F...... apesar de preferir por beleza e por eficiência de combate o Tomcat. O caso do Concorde foi uma infelicidade.....após décadas sem apresentar um único defeito e levando as pessoas a uma velocidade de até mach 2, o Concorde(anglo-françes) foi aposentado por causa da fadiga de seus pneus michelin que explodiram, entraram na admissão de ar da turbina e incendiaram o avião todo na sua decolagem..........ou seja uma puta duma injustiça pra um avião muito a frente do seu tempo........meses após esse acidente tiraram todos de circulação.
Marcosing, eu sei de tudo isso, eu disse no post acima que parece que andamos para trás, foi só uma observação curiosa.
AD ASTRA PER ASPERA