Governo reabre plano de compra de novos caças

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Penguin
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Governo reabre plano de compra de novos caças

#1 Mensagem por Penguin » Dom Nov 19, 2006 12:27 pm

OESP, 19-11 (NOTIMP)

Governo reabre plano de compra de novos caças

Projeto é mais abrangente que concorrência cancelada em 2005 e pode ter custo superior a US$ 1 bilhão

Roberto Godoy :roll:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reabriu a temporada de caça ao contrato para fornecimento de um novo jato supersônico de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB). O plano é mais abrangente que a concorrência FX, cancelada em fevereiro de 2005 depois de cinco anos de trabalho da comissão encarregada de selecionar um novo interceptador para a FAB. A dotação para essa licitação era de US$ 700 milhões, cobrindo 12 aeronaves. As primeiras decisões do novo processo serão tomadas no biênio 2007-2008, segundo revelou ao Estado um oficial da área de tecnologia do Comando da Aeronáutica.

O projeto preliminar em análise pelo governo considera a formação de dois novos grupos de defesa aérea - um na região Norte e outro no Nordeste.

Para essas unidades seriam enviados os 12 Mirage 2000C, usados, comprados na França em julho de 2005 por 80 milhões, eventualmente reforçados por mais aeronaves do mesmo tipo a serem adquiridas. O reforço pode vir também pela redistribuição dos F-5M revitalizados pela Embraer e pela Elbit, de Israel.

Os dois primeiros Mirage 2000C foram entregues em setembro. Na festa de recebimento pelo 1º Grupo de Defesa Aérea, na base de Anápolis, Lula anunciou a retomada dos estudos para incorporação de um novo caça de alta tecnologia. A intenção é definir a escolha e ter as encomendas assinadas até 2009, com possibilidade de entrega a partir de 2011. Como na licitação FX, o objetivo será a aquisição de uma frota de 12 jatos. A novidade, porém, é o custo. As cifram cresceram muito.

Tomando como referência os dois primeiros candidatos em consideração, o valor básico da operação passará para US$ 1 bilhão, no caso do francês Rafale, e para US$ 1,6 bilhão, se o escolhido vier a ser o Typhoon - caça europeu construído por um consórcio de quatro países - Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e Espanha. Nas duas hipóteses o pacote contém as peças e componentes de reposição, mais o treinamento do pessoal técnico e os manuais. Não se fala em transferência de tecnologia.

Os russos já anunciaram que estão novamente no páreo com o mesmo avião submetido a avaliação do ciclo FX, o Sukhoi-35, um novo arranjo do Sukhoi-30 comprado - 22 unidades - pela aviação de caça da Venezuela. "Esses são os primeiros movimentos. Haverá com certeza outras ofertas ao longo do tempo", acredita um militar, organizador da concorrência cancelada sem que houvesse vencedor.

O Rafale custa cerca de US$ 70 milhões pronto para entrar em ação. Escolhido pela Marinha e Aeronáutica da França (203 jatos, entre pedidos firmes e opções futuras) voa a 2.125 km/hora e cobre 3.125 quilômetros. Leva 8 toneladas de cargas externas. O radar é holográfico multidimensional. O Typhoon (710 caças negociados, inclusive 42 exportados para a Arábia Saudita) pode sair por até US$ 160 milhões cada. Velocidade na faixa dos 2.300 km/hora. Carga de 8 toneladas, alcance de 1.390 quilômetros.




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#2 Mensagem por 3rdMillhouse » Dom Nov 19, 2006 12:51 pm

O problema é a fonte. Abri um sorriso largo de orelha a orelha quando vi o tópico. Aí eu entro aqui e vejo isso:

Roberto Godoy


[024]




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#3 Mensagem por Pablo Maica » Dom Nov 19, 2006 1:05 pm

Millhouse não estou me referindo ao seu post, pq tbm sempre fico com o pé atraz quando se trata de Godoy... hehehe

Mas uma coisa que achei muito interessante... quando Godoy disse que o SNA ia ser cancelado todo mundo deu veracidade a noticia... ninguem questionou nada, mesmo sendo o Godoy, mas quando o cara diz que o FX vai ser reativado ou que o Brasil fará compars e etc... é sempre balela...


Um abraço e t+ :D




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#4 Mensagem por Matheus » Dom Nov 19, 2006 1:09 pm

Pelo menos essa notíca dele reafirma as declarações do Bueno.




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#5 Mensagem por Sniper » Dom Nov 19, 2006 2:28 pm

Pablo Maica escreveu:Millhouse não estou me referindo ao seu post, pq tbm sempre fico com o pé atraz quando se trata de Godoy... hehehe

Mas uma coisa que achei muito interessante... quando Godoy disse que o SNA ia ser cancelado todo mundo deu veracidade a noticia... ninguem questionou nada, mesmo sendo o Godoy, mas quando o cara diz que o FX vai ser reativado ou que o Brasil fará compars e etc... é sempre balela...


Um abraço e t+ :D


Não é bem assim amigoPablo... Eu meti o pau nesse puto lá no tópico sobre o SNA... :D

E essa matéria não traz absolutamente nada de novo, além das últimas especulações... :?

Abraços!




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#6 Mensagem por Sniper » Dom Nov 19, 2006 2:32 pm

A intenção é definir a escolha e ter as encomendas assinadas até 2009, com possibilidade de entrega a partir de 2011.


Isso é que revolta: 2 anos apenas para assinar a po%$a do contrato ! :evil:

O Flanker a FAB já conhece, o Rafale creio que também ja tenham muitas informações, o único que precisaría realmente ser estudado é o Typhoon !

Daí a levar 2 anos pra isso!? :evil:

Devem ser dois anos pra ouvir quem oferece os melhores Lobby's ! :evil:




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Pablo Maica
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#7 Mensagem por Pablo Maica » Dom Nov 19, 2006 2:54 pm

Sniper escreveu:
Pablo Maica escreveu:Millhouse não estou me referindo ao seu post, pq tbm sempre fico com o pé atraz quando se trata de Godoy... hehehe

Mas uma coisa que achei muito interessante... quando Godoy disse que o SNA ia ser cancelado todo mundo deu veracidade a noticia... ninguem questionou nada, mesmo sendo o Godoy, mas quando o cara diz que o FX vai ser reativado ou que o Brasil fará compars e etc... é sempre balela...


Um abraço e t+ :D


Não é bem assim amigoPablo... Eu meti o pau nesse puto lá no tópico sobre o SNA... :D

E essa matéria não traz absolutamente nada de novo, além das últimas especulações... :?

Abraços!


Sim... sim Sniper isso não passa de mais especulação, mas como a gente sabe o M-2000 é tampão, e eu não acredito que a FAB que vem acertando em tudo (F-5M Derby PODs Data-link A-darter) possa escolher essa aéronave como definitiva... e como esta previsto que o FX retorne... acho isso um presságio pois ja faz tempo que esse cara vem batendo nessa telca e até mesmo o Bueno ja falou e fala sobre o assunto.


Um abraço e t+ :D




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#8 Mensagem por WalterGaudério » Dom Nov 19, 2006 3:03 pm

Sniper escreveu:
A intenção é definir a escolha e ter as encomendas assinadas até 2009, com possibilidade de entrega a partir de 2011.


Isso é que revolta: 2 anos apenas para assinar a po%$a do contrato ! :evil:

O Flanker a FAB já conhece, o Rafale creio que também ja tenham muitas informações, o único que precisaría realmente ser estudado é o Typhoon !

Daí a levar 2 anos pra isso!? :evil:

Devem ser dois anos pra ouvir quem oferece os melhores Lobby's ! :evil:


Sniper, boa(na medida do possível) tarde.

O que mata na verdade é saber que Typhoon/Rafale só (talvez) em 2011...

Mas CASA 212BR já ja´, talvez em 2008 :? :shock:

Eu acho que para o bem da FAB, o programa CASA 212 deveria ser cancelado. A FAB poderia se virar com EMB-120K Brasília reformados por uns cinco anos a mais, e redirigir o din-din para por exemplo, os helicópteros(o 2o./10o. Grupo de Aviação usar UH-1H ainda hoje é inaceitável).

E lógico, aplicar mais na atividade fim.

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
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PRick

#9 Mensagem por PRick » Dom Nov 19, 2006 3:03 pm

Poxa! :roll:

Malho o Godoy desde a Guerra da Malvinas, quando ele ia pra TV falar besteiras incríveis.

Numa delas garantiu que o Cruzador Gal. Belgrano havia sido afundado pelo SUPER TORPEDO TIGERFISH!!!! :lol: :lol: :lol:

Sua coluna e seus textos são de realismo fantástico, tipo ILHA DA FANTASIA, ele de ter sido um dos redatores do seriado. :wink:

Esta especulação não é nova, todos nós sabemos disto, o galho é quando será tomada a decisão e os recursos para ela. Já que tem gente por aqui defendendo aumento do efetivo militar. Mais salários, aponsetadoria...

[ ]´s




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Pablo Maica
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#10 Mensagem por Pablo Maica » Dom Nov 19, 2006 3:12 pm

cicloneprojekt escreveu:
Sniper escreveu:
A intenção é definir a escolha e ter as encomendas assinadas até 2009, com possibilidade de entrega a partir de 2011.


Isso é que revolta: 2 anos apenas para assinar a po%$a do contrato ! :evil:

O Flanker a FAB já conhece, o Rafale creio que também ja tenham muitas informações, o único que precisaría realmente ser estudado é o Typhoon !

Daí a levar 2 anos pra isso!? :evil:

Devem ser dois anos pra ouvir quem oferece os melhores Lobby's ! :evil:


Sniper, boa(na medida do possível) tarde.

O que mata na verdade é saber que Typhoon/Rafale só (talvez) em 2011...

Mas CASA 212BR já ja´, talvez em 2008 :? :shock:

Eu acho que para o bem da FAB, o programa CASA 212 deveria ser cancelado. A FAB poderia se virar com EMB-120K Brasília reformados por uns cinco anos a mais, e redirigir o din-din para por exemplo, os helicópteros(o 2o./10o. Grupo de Aviação usar UH-1H ainda hoje é inaceitável).

E lógico, aplicar mais na atividade fim.

Walter


Pô Walter... esqueceu do 5º/8º :)


Um abraço e t+ :D




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Túlio
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#11 Mensagem por Túlio » Dom Nov 19, 2006 4:23 pm

PRick escreveu:Esta especulação não é nova, todos nós sabemos disto, o galho é quando será tomada a decisão e os recursos para ela. Já que tem gente por aqui defendendo aumento do efetivo militar. Mais salários, aponsetadoria...

[ ]´s


Brabo essa de 'aumento de efetivos', creio até que seria uma buena kôza, mas APENAS DEPOIS DE SE TER TREINADO E EQUIPADO MUITO QUE BEM O EFETIVO ATUAL E AINDA HAVER ORÇAMENTO PARA MAIS!

Fora isso... 8-]

Ah, e colhendo o ensejo deste tópico:

!!!VIVA!!!

Vai recomeçar o Flanker x resto...HUAHAUAHAUAHAUAHUAHAUAHAU




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#12 Mensagem por Sniper » Dom Nov 19, 2006 4:59 pm

cicloneprojekt escreveu:
Sniper escreveu:
A intenção é definir a escolha e ter as encomendas assinadas até 2009, com possibilidade de entrega a partir de 2011.


Isso é que revolta: 2 anos apenas para assinar a po%$a do contrato ! :evil:

O Flanker a FAB já conhece, o Rafale creio que também ja tenham muitas informações, o único que precisaría realmente ser estudado é o Typhoon !

Daí a levar 2 anos pra isso!? :evil:

Devem ser dois anos pra ouvir quem oferece os melhores Lobby's ! :evil:


Sniper, boa(na medida do possível) tarde.

O que mata na verdade é saber que Typhoon/Rafale só (talvez) em 2011...

Mas CASA 212BR já ja´, talvez em 2008 :? :shock:

Eu acho que para o bem da FAB, o programa CASA 212 deveria ser cancelado. A FAB poderia se virar com EMB-120K Brasília reformados por uns cinco anos a mais, e redirigir o din-din para por exemplo, os helicópteros(o 2o./10o. Grupo de Aviação usar UH-1H ainda hoje é inaceitável).

E lógico, aplicar mais na atividade fim.

Walter


Exato Walter! :wink:

Têm coisas que não dá pra entender... Quais são os critérios usados pela FAB :?: Acho que nem Deus sabe... :?

Estranhamente 3 programas dois deles de mais de US$ 500 Milhões foram simplesmente direcionados para a EADS/CASA !

Alguém tem dúvidas que o FX é muito mais importante que o P-3, C-295 e o C-212 ?

Estranhamente praticamente não houve concorrência para estes três programas...

Isso está me cheirando a algo podre... :?




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#13 Mensagem por Alitson » Dom Nov 19, 2006 5:55 pm

Sniper escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Sniper escreveu:
A intenção é definir a escolha e ter as encomendas assinadas até 2009, com possibilidade de entrega a partir de 2011.


Isso é que revolta: 2 anos apenas para assinar a po%$a do contrato ! :evil:

O Flanker a FAB já conhece, o Rafale creio que também ja tenham muitas informações, o único que precisaría realmente ser estudado é o Typhoon !

Daí a levar 2 anos pra isso!? :evil:

Devem ser dois anos pra ouvir quem oferece os melhores Lobby's ! :evil:


Sniper, boa(na medida do possível) tarde.

O que mata na verdade é saber que Typhoon/Rafale só (talvez) em 2011...

Mas CASA 212BR já ja´, talvez em 2008 :? :shock:

Eu acho que para o bem da FAB, o programa CASA 212 deveria ser cancelado. A FAB poderia se virar com EMB-120K Brasília reformados por uns cinco anos a mais, e redirigir o din-din para por exemplo, os helicópteros(o 2o./10o. Grupo de Aviação usar UH-1H ainda hoje é inaceitável).

E lógico, aplicar mais na atividade fim.

Walter


Exato Walter! :wink:

Têm coisas que não dá pra entender... Quais são os critérios usados pela FAB :?: Acho que nem Deus sabe... :?

Estranhamente 3 programas dois deles de mais de US$ 500 Milhões foram simplesmente direcionados para a EADS/CASA !

Alguém tem dúvidas que o FX é muito mais importante que o P-3, C-295 e o C-212 ?

Estranhamente praticamente não houve concorrência para estes três programas...

Isso está me cheirando a algo podre... :?


fala meu amigo...

olha o lado positivo das ultimas compras junto a EADS...

EF-2000 - EADS, F-X???
KC-310/330 - EADS, KC-X???
A-400M - EADS, KC-X low???
Merlin - Marinha, substituto dos Sea King???? Heli AEW da marinha????

PS: sobre os C-212 tenho uma opnião que vai junto com a de alguns, mas só depois que vc vê um C-95 de perto e de dentro, vc percebe o estado deploravel destes e realmente cai na realidade sobre a sua substituição... além de colocar que, os Bandeirulhas também tem de ser substituidos, vcs imaginam quem vai ganhar??? é claro que será o C-212-400MP com FITS, o lado positivo desta possivel escolha é a integração e a diminuição dos meios... apenas especulações... :wink:

Abraços...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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#14 Mensagem por Sniper » Dom Nov 19, 2006 6:07 pm

Alitson escreveu:
Sniper escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Sniper escreveu:
A intenção é definir a escolha e ter as encomendas assinadas até 2009, com possibilidade de entrega a partir de 2011.


Isso é que revolta: 2 anos apenas para assinar a po%$a do contrato ! :evil:

O Flanker a FAB já conhece, o Rafale creio que também ja tenham muitas informações, o único que precisaría realmente ser estudado é o Typhoon !

Daí a levar 2 anos pra isso!? :evil:

Devem ser dois anos pra ouvir quem oferece os melhores Lobby's ! :evil:


Sniper, boa(na medida do possível) tarde.

O que mata na verdade é saber que Typhoon/Rafale só (talvez) em 2011...

Mas CASA 212BR já ja´, talvez em 2008 :? :shock:

Eu acho que para o bem da FAB, o programa CASA 212 deveria ser cancelado. A FAB poderia se virar com EMB-120K Brasília reformados por uns cinco anos a mais, e redirigir o din-din para por exemplo, os helicópteros(o 2o./10o. Grupo de Aviação usar UH-1H ainda hoje é inaceitável).

E lógico, aplicar mais na atividade fim.

Walter


Exato Walter! :wink:

Têm coisas que não dá pra entender... Quais são os critérios usados pela FAB :?: Acho que nem Deus sabe... :?

Estranhamente 3 programas dois deles de mais de US$ 500 Milhões foram simplesmente direcionados para a EADS/CASA !

Alguém tem dúvidas que o FX é muito mais importante que o P-3, C-295 e o C-212 ?

Estranhamente praticamente não houve concorrência para estes três programas...

Isso está me cheirando a algo podre... :?


fala meu amigo...

olha o lado positivo das ultimas compras junto a EADS...

EF-2000 - EADS, F-X???
KC-310/330 - EADS, KC-X???
A-400M - EADS, KC-X low???
Merlin - Marinha, substituto dos Sea King???? Heli AEW da marinha????


O Pior é que roemos o osso mas não comemos o filé ! :wink:

Nem pra isso os brigadeiros são competentes... :lol: :evil:




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#15 Mensagem por juarez castro » Dom Nov 19, 2006 8:26 pm

Realmente continuamos no "Alice no país das maravilhas", pois enquanto se fala em aumentar o tamanho da estrutura, tem esquadões que estão vivendo na miséria absoluta,um exemplo são os ETAs, que a exceção do 7° e do 3°, o resto está tendo uma disponiblidade média de 40%, isto operando Bandeco com toda simplicidade e dominio técnico.
E o melhor é que não se sente nenhuma diferença, pois como já comentei aqui, a estrutura dos ETAs a exeção dos da Amazônia não tem o menor sentido, bem como esta compra "lesa patria" do C212.
realmente , como o Alitson falou,os C95A, e B tão no bagaço, os C um pouco melhor, mas com aquisição de mais meia dúzia de Gran Caravan e redistribuição dos !20K matava a charada, gastando nicas, mas alguém precisa levar o seu né........

Grande abraço




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