C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#31 Mensagem por Plinio Jr » Qua Nov 15, 2006 11:47 pm

cicloneprojekt escreveu:
Até onde eu sei, uma das prioridades do próximo ano é a seleção de 2 tipos de aeronaves de REVO, uma loW e outra higt...vamos aguardar..

Grande abraço


Fica minha torcida de dedos cruzados para os KC-330.
KC-777-200ER seria um sonho.
Mas tá parecendo AIRBUS mesmo.
KC-767 300 é azarão.

Walter


Acho que KC-330 e KC-777 são fora do pareo no momento, se optarem por jatos, KC-767 e A-310 devem ser as opções de momento que seriam as mais viáveis.




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#32 Mensagem por Mapinguari » Dom Nov 19, 2006 6:26 am

Sniper escreveu:
A-29 escreveu:A conversão de dois C-130 para tanker me parece a alternativa mais rápida e barata para aumentar nossa capacidade de reabastecimento.

Claro que a aquisição de uns A-330 seria bem melhor, mas vai lá ter dinheiro pra isso...


Quando um C-130 é convertido para tanker ele perde s uas capacidades "normais" de transporte ou os tanques de combustível podem ser retirados :?:

Abraços!



O KC-130H, além dos pods com as mangueiras, têm um sistema que conecta dois enormes tanques de combustível que são instalados no compartimento de carga do avião ao sistema de combustível da aeronave. Esses tanques podem ser removidos, mas numa operação que leva várias horas. Por isso a FAB só tem dois KC-130H. Nos KC-137, a coisa é mais simples e, neste ponto, são mais versáteis, pois podem levar carga, passageiros e ainda manterem a capacidade de avião-tanque, pois transferem uma parte de seu próprio combustível, uma vez que essa é monstruosa, perto da do C-130.
Entretanto, uma vez conversei com um Brigadeiro que disse que a FAB estudava equipar mais uns 6 KC-130H com os pods para REVO, mas sem equipá-los com os super-tanques. Assim, eles transfeririam parte de seu próprio combustível para os caças, para uso em emergências. Eles também receberiam probes para REVO para que eles próprios pudessem ser reabastecidos em vôo. Pra mim a coisa faz sentido e ainda acho que outras aeronaves da FAB precisam ter probe para REVO, como os R-99A/B, os C-105 Amazonas (C295), os K/C-130 e os P-3AM.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#33 Mensagem por Mapinguari » Dom Nov 19, 2006 6:37 am

Alitson escreveu:
será que a USAF tem pelo menos 4 KC-130H para nos vender??? hehehe ou doar??? hehehe...

abraços


A USAF, infelizmente, não tem nem mesmo um KC-130 para ela, quanto mais quatro para nos vender. É que, quem usa KC-130H nos EUA é a US Navy, não a USAF.
Em compensação, a USAF tem mais de 400 KC-135... Fora uns 60 KC-10 Extender...




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#34 Mensagem por A-29 » Ter Mar 20, 2007 12:14 am

Olha que bacana o que a ALIDE noticiou. Já são 7 Hércules modernizados :!: :!: :!:

Finalmente um programa que anda bem por aqui :lol:

No último dia 13 de março, o C-130 Hércules de matrícula FAB 2472 pousou pela primeira vez no continente gelado após ter recebido novos equipamentos no Programa de Modernização Aviônica da frota, em andamento. A missão do 1º/1º GT foi em cumprimento à rotina normal de apoio ao Programa Antártico.

A troca dos sistemas de comunicação, navegação, controle automático de vôo, radar e a inclusão dos sistemas de alerta de colisão com o solo e em vôo, além dos sistemas de autodefesa, torna a operação das aeronaves mais segura e coloca as tripulações em contato com as tecnologias aeronáuticas mais modernas.

Voando no País e no exterior, as sete aeronaves já entregues à Força cumprem integralmente as missões nas condições mais adversas possíveis, tais como a alta umidade e temperatura da Amazônia e, agora, as baixíssimas temperaturas do continente Antártico.



Fonte: CECOMSAER





Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#35 Mensagem por chm0d » Ter Mar 20, 2007 12:15 am

A-29 escreveu:Olha que bacana o que a ALIDE noticiou. Já são 7 Hércules modernizados :!: :!: :!:

Finalmente um programa que anda bem por aqui :lol:

No último dia 13 de março, o C-130 Hércules de matrícula FAB 2472 pousou pela primeira vez no continente gelado após ter recebido novos equipamentos no Programa de Modernização Aviônica da frota, em andamento. A missão do 1º/1º GT foi em cumprimento à rotina normal de apoio ao Programa Antártico.

A troca dos sistemas de comunicação, navegação, controle automático de vôo, radar e a inclusão dos sistemas de alerta de colisão com o solo e em vôo, além dos sistemas de autodefesa, torna a operação das aeronaves mais segura e coloca as tripulações em contato com as tecnologias aeronáuticas mais modernas.

Voando no País e no exterior, as sete aeronaves já entregues à Força cumprem integralmente as missões nas condições mais adversas possíveis, tais como a alta umidade e temperatura da Amazônia e, agora, as baixíssimas temperaturas do continente Antártico.



Fonte: CECOMSAER



Otima noticia, pena que so anda rapido com os cargueiros... caça que é bom, nada!! :(

Abs.




Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

pois e

#36 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Ter Mar 20, 2007 12:18 am

chm0d escreveu:
A-29 escreveu:Olha que bacana o que a ALIDE noticiou. Já são 7 Hércules modernizados :!: :!: :!:

Finalmente um programa que anda bem por aqui :lol:

No último dia 13 de março, o C-130 Hércules de matrícula FAB 2472 pousou pela primeira vez no continente gelado após ter recebido novos equipamentos no Programa de Modernização Aviônica da frota, em andamento. A missão do 1º/1º GT foi em cumprimento à rotina normal de apoio ao Programa Antártico.

A troca dos sistemas de comunicação, navegação, controle automático de vôo, radar e a inclusão dos sistemas de alerta de colisão com o solo e em vôo, além dos sistemas de autodefesa, torna a operação das aeronaves mais segura e coloca as tripulações em contato com as tecnologias aeronáuticas mais modernas.

Voando no País e no exterior, as sete aeronaves já entregues à Força cumprem integralmente as missões nas condições mais adversas possíveis, tais como a alta umidade e temperatura da Amazônia e, agora, as baixíssimas temperaturas do continente Antártico.



Fonte: CECOMSAER



Otima noticia, pena que so anda rapido com os cargueiros... caça que é bom, nada!! :(

Abs.


A TAB VAI MUITO BEM .......POREM A FAB..... :? :? :?




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: pois e

#37 Mensagem por chm0d » Ter Mar 20, 2007 12:20 am

MARCOS RIBEIRO escreveu:
chm0d escreveu:
A-29 escreveu:Olha que bacana o que a ALIDE noticiou. Já são 7 Hércules modernizados :!: :!: :!:

Finalmente um programa que anda bem por aqui :lol:

No último dia 13 de março, o C-130 Hércules de matrícula FAB 2472 pousou pela primeira vez no continente gelado após ter recebido novos equipamentos no Programa de Modernização Aviônica da frota, em andamento. A missão do 1º/1º GT foi em cumprimento à rotina normal de apoio ao Programa Antártico.

A troca dos sistemas de comunicação, navegação, controle automático de vôo, radar e a inclusão dos sistemas de alerta de colisão com o solo e em vôo, além dos sistemas de autodefesa, torna a operação das aeronaves mais segura e coloca as tripulações em contato com as tecnologias aeronáuticas mais modernas.

Voando no País e no exterior, as sete aeronaves já entregues à Força cumprem integralmente as missões nas condições mais adversas possíveis, tais como a alta umidade e temperatura da Amazônia e, agora, as baixíssimas temperaturas do continente Antártico.



Fonte: CECOMSAER



É, pelomenos uma coisa ta andando né? antes isso doque nada... hehehe
Otima noticia, pena que so anda rapido com os cargueiros... caça que é bom, nada!! :(

Abs.


A TAB VAI MUITO BEM .......POREM A FAB..... :? :? :?




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: pois e

#38 Mensagem por chm0d » Ter Mar 20, 2007 12:21 am

MARCOS RIBEIRO escreveu:
chm0d escreveu:
A-29 escreveu:Olha que bacana o que a ALIDE noticiou. Já são 7 Hércules modernizados :!: :!: :!:

Finalmente um programa que anda bem por aqui :lol:

No último dia 13 de março, o C-130 Hércules de matrícula FAB 2472 pousou pela primeira vez no continente gelado após ter recebido novos equipamentos no Programa de Modernização Aviônica da frota, em andamento. A missão do 1º/1º GT foi em cumprimento à rotina normal de apoio ao Programa Antártico.

A troca dos sistemas de comunicação, navegação, controle automático de vôo, radar e a inclusão dos sistemas de alerta de colisão com o solo e em vôo, além dos sistemas de autodefesa, torna a operação das aeronaves mais segura e coloca as tripulações em contato com as tecnologias aeronáuticas mais modernas.

Voando no País e no exterior, as sete aeronaves já entregues à Força cumprem integralmente as missões nas condições mais adversas possíveis, tais como a alta umidade e temperatura da Amazônia e, agora, as baixíssimas temperaturas do continente Antártico.



Fonte: CECOMSAER


Otima noticia, pena que so anda rapido com os cargueiros... caça que é bom, nada!! :(


A TAB VAI MUITO BEM .......POREM A FAB..... :? :? :?


É, pelomenos uma coisa ta andando né? antes isso doque nada... hehehe


Abs.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#39 Mensagem por Skyway » Ter Mar 20, 2007 12:37 am

Ê povo apressado! hehehehehehehe

Tô zuando. Os Hércules tem um papel importantíssimo para a FAB, e se pensar bem, num país, querendo ou não pacífico, e num continente HIPER pacífico, faz sentido em parte ela se peocupar dessa maneira com os cargueiros.

C-130 modernizados, C-99, Casa e C-212 ou Brasília. Tudo isso "Tinindo".
Depois os caças/bombardeiros, o novo F-X , ALX, e os F-5E e A-1 modernizados, e por fim o P-3 com equipamentos modernos.

Acredito que em menos de 10 anos, ninguem vai poder reclamar muito de nossa Força Aérea.

Lembrando que disso tudo que eu citei, só o F-X e o C-212 que ainda são incógnitas. Mas como o pessoal adora um caça, e com vizinhos botando lenha na fogueira. :lol:

Calma povão! :D




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#40 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 20, 2007 12:50 am

Tem muita gente que despreza a aviação de transporte mas se esquece que a logística é um dos pilares para uma Força Aérea. A aviação de caça é parte da cadeia, a parte com mais "glamour", mas não é nada sozinha. Deveriam achar ótimo termos pelo menos a frota de transporte em nível excelente. A aviação de caça chega lá. Cobertor curto. Questão de prioridade.

Só lembrando que os nossos C-130 voam o mundo em missões muito mais delicadas que a aviação de caça. Ou já esqueceram do resgate de brasileiros no Líbano? Ou esqueceram dos C-130 no Congo? Ou seja, essas atualizações são vitais para a Força sim.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Sd volcom
Avançado
Avançado
Mensagens: 651
Registrado em: Ter Jul 18, 2006 11:35 pm

#41 Mensagem por Sd volcom » Ter Mar 20, 2007 1:22 am

Vinicius Pimenta escreveu:Tem muita gente que despreza a aviação de transporte mas se esquece que a logística é um dos pilares para uma Força Aérea. A aviação de caça é parte da cadeia, a parte com mais "glamour", mas não é nada sozinha. Deveriam achar ótimo termos pelo menos a frota de transporte em nível excelente. A aviação de caça chega lá. Cobertor curto. Questão de prioridade.

Só lembrando que os nossos C-130 voam o mundo em missões muito mais delicadas que a aviação de caça. Ou já esqueceram do resgate de brasileiros no Líbano? Ou esqueceram dos C-130 no Congo? Ou seja, essas atualizações são vitais para a Força sim.


Costa do Marfin... tem uns FEs na segurança e coisas mais :twisted:

Vlws Abraços




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#42 Mensagem por Mapinguari » Ter Mar 20, 2007 9:03 am

A-29 escreveu:A conversão de dois C-130 para tanker me parece a alternativa mais rápida e barata para aumentar nossa capacidade de reabastecimento.

Claro que a aquisição de uns A-330 seria bem melhor, mas vai lá ter dinheiro pra isso...


O que sei é que a FAB está estudando não a conversão total de C-130 em KC-130, uma vez que isso anularia sua capacidade de carga, já que o comaprtimento de carga seria tomado pelos enormes tanques de combustível. A idéia é equipar de 4 a 6 unidades com os pods para REVO, com a aeronave transferindo parte de seu próprio combustível para os caças. Mas isso tudo ainda está em estudo, para se saber se vale a pena.




Mapinguari

Imagem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#43 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mar 20, 2007 10:09 am

Mapinguari escreveu:
A-29 escreveu:A conversão de dois C-130 para tanker me parece a alternativa mais rápida e barata para aumentar nossa capacidade de reabastecimento.

Claro que a aquisição de uns A-330 seria bem melhor, mas vai lá ter dinheiro pra isso...


O que sei é que a FAB está estudando não a conversão total de C-130 em KC-130, uma vez que isso anularia sua capacidade de carga, já que o comaprtimento de carga seria tomado pelos enormes tanques de combustível. A idéia é equipar de 4 a 6 unidades com os pods para REVO, com a aeronave transferindo parte de seu próprio combustível para os caças. Mas isso tudo ainda está em estudo, para se saber se vale a pena.


Mas eu acredito que a solução mais provável será esta.

Quanto a aeronave REVO "pesada" acho que a coisa pende para uma conversão de células comerciais usadas de 737 200/300 em KC-767.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#44 Mensagem por Skyway » Ter Mar 20, 2007 11:46 am

Vc não quis dizer 767 200/300? :lol:




AD ASTRA PER ASPERA
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#45 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mar 20, 2007 12:35 pm

Skyway escreveu:Vc não quis dizer 767 200/300? :lol:
:oops: :oops: :oops: :?

Perfeito, lapso meu. :lol:

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder