análise do porta aviões são paulo

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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PRick

#151 Mensagem por PRick » Qui Nov 16, 2006 10:29 pm

JLRC escreveu:
Brasileiro escreveu:Outra coisa que não se pode esquecer é a compra de mais uns 5 ou 6 helicópteros Lynx (Super Lynx 300 usados e revitalizados) e modernização dos outros para o mesmo padrão, bem como um novo míssil anti-navio para estes, ou mais Sea Skua.
abraços]


E onde vai encontrar Super Lynx 300, usados, à venda?


O Linx é um excelente helo, provavelmente, o melhor de sua classe, mais é muito caro. Ele era o "caça" da esquadra, com seus mísseis antinavio, o galho é que não tem capacidade autônoma ASW, por escolha de MB.

Assim, preferia uma versão do Panther naval, muito mais em conta, ou mesmo um Fennec do tipo empregado pela ARA. Os helos ASW e de ataque naval a nossos ecoltas não operam, estão no SP.

A compra dos A-4, deveria ter sido seguida pela substituição dos Linx por helos mais baratos.

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juarez castro
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#152 Mensagem por juarez castro » Qui Nov 16, 2006 10:41 pm

Boa noite a todos! Essa hiostória da MB ter sido vitimada pelos cortes orçamentários do governo federal com todo o respeito aos colegas que defendem outro ponto de vista já me encheu o saco, porquê?

1. A MB não fez a lição de casa quando poderia ter feito a 10 anos atras, ou seja, buscando de imediato racionalizar seus meios e diminuir pessoal.

2. Alguns de nós aqui sabem que determinadas situações só estão sendo vividas por teimosia, manutenção de privilégios(cargos, postos, extensão de linhas de logistica que levam a compras superfaturadas e fraudolentas)

3. A falta de planejamento e de engenharia adequada no desenvolvimento de projetos navais que culminaram em projetos caquéticos e cagadas.

Srs! Por favor, não dá para ouvir essa história de falta de recursos para manter a operação da frota, enquanto para outras coisas, o $$$$$ rola a moda diabo.
Exemplifico: Para festas suntuosas regadas e escoçês de 18 anos champaganhe Francês e outras cositas mas não falta, para pagar diárias de "cursos" que são mais passeios turisticos com adicional de diárias do que qualquer outra coisa também não falta.

Porquê não priorizar as coisas mais simples que não estão sendo feitas como a patrulha efetiva do litoral e das fronteiras lacustres?

Porquê não desativar aquilo que dá prejuízo quando está em operação em detrimento de manter um nível mínimo de operação do que está up grade?

Porquê continuar a insistir com o SP?

Porquê tudo isto gera compras constantes e manutenções constantes e por conseguinte mantem cargos , postos e gente que deveriam não existir, mas por questões que eu prefiro não debater coninuam existindo.

Grande abraço




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Carlos Lima
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#153 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 16, 2006 11:07 pm

Sei lá Srs,

Você vive a vida admirando e idealizando as coisas quando de repente a realidade lhe dá um tapa na cara e diz, "acorda besta que amanhã é sexta" ;).

Pois é... o que comentar depois disso?

Talvez que sou um sonhador e ainda tenho esperença em sobrar mais dinheiro para a roubalheira seguir o seu curso 8-] e ainda sobrar um pouquinho mais para os projetos :wink: .

Questionar o porquê de FAs, já que roubalheira, concorrência, falha em projetos, e falta de verbas são coisas presentes em qualquer país do mundo que as possui...

...Isso partindo do principio que é muito díficil você controlar algo que é baseado na hipótese de um conflito que pode nunca vir a existir.

Acho que poucos países não tem esses problemas (honestamente acho que todos tem!)

Sei lá... eu prefiro sair pela tangente e acreditar que a racionalização de meios vai chegar, e que a MB sabe o que está fazendo.

Afinal de contas se por exemplo o A12 estiver sendo mantido para garantir vaga para almirante e verba para a cerveja e champagne... bom... aí realmente eu desisto mesmo... :(

Assim tá mal demais mesmo, daí eu radicalizo e lanço algumas perguntas:

Para que Submarino? (submarino vai la fazer patrulhamento de costa)?Para que Tanques? (Tanque vai patrulhar fronteira?)
Para que Caças? (j'a que só interceptamos avião de traficante)?
Para que o A12?

E a lista prossegue... etc, etc, etc, etc.

Entendo e respeito a suas opniões, mas acho que estamos sendo um pouco radicais aqui...

Espero que a situação não seja tão ruim assim... pq senão F$%deu!

:)

[]s
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#154 Mensagem por Degan » Sex Nov 17, 2006 10:06 am

Império Galático? Acho que na MB tudo normalmente é muito bem planejado e como disse se eles acham que tem que operar assim, eu respeito a decisão deles.


Estás diciendo con eso que la MB es inmune a los errores…???, y que las dediciones que toman son correctas por definición…???.
Yo creo que todas las FFAA (y todas las personas) cometen errores. Basta ver hoy como está el NAe y su ala aérea para ver como fue la planificación…

O problema com as verbas é que durante muitos anos a MB foi prometido um valor (inclusive com aprovação do governo), mas na hora da execução o valor foi bem menor (esse é um problema que afeta/ou vários ministérios no Brasil por conta da "estabilidade economica" e outros motivos.


Lamentablemente, si esa el la realidad en Brasil, hay que asumirla, pues de otra forma solo se transforma en excusa….

1, 2, 3, 4 - Os atrasos aí tem relação com a situação que o Brasil passava na época... por mais que a MB planejasse não havia como fazer nada por esses programas, pois o nosso país estava sendo afetado por inumeras crises economicas... por isso o ModFrag sofreu tanto


Es que si la MB planeaba cosas que estaban fuera de su orzamento….estaba planificando errado….
Lo primero es tener el mejor potencial posible, después se puede jugar a gastar en proyectos nucleares o de NAe…

2 - Eu acho que a MB nunca pensou em modernizar as Type 22 (nunca li isso em nenhum lugar), sendo assim acho que o que veio da Inglaterra cumpria com as necessidades da MB.


Eso es solo tu especulación….

3 - A Pará? - Se você se refere a isso, acho que a MB manteve essa por não ter mais nenhuma opção e essa Fragata ter um sonar muito bom para o que a MB queria. Essa é a minha conclusão depois de ler sobre ela.


Mantener una única y bija fragata, solo por su sonar…???, no sería mejor incluir ese sonar en alguna Niteroi…???.

4 - É verdade, eu nunca entendi muito o que aconteceu no caso das corvetas, mas olhando os anos 80/90 eu acho que tem mais a ver com as crises economicas do que com a vontade da MB.


El costo de desarrollo y fabricación de una corbeta sub-armada no es muy distinta a la de una fragata sub-armada, con la diferencia que la fragata tiene mucho más potencial de modernización y capacidad ofensiva…

5 - Aqui voltamos A12, eu acho que é aguardar para ver. Hoje eu acho que as coisas estão bem melhores nesse lado, e quanto a questão do potencial, as coisas estão melhorando (como disse antes, maquinário/eletrônicos/padronização), o resto de acordo com as notícias divulgadas pelos amigos do Fórum, vem quando a primeira etapa terminar.


Estas soñando con algo así como F-18…???.

Sim, a MB já trabalha a um tempo com a idéia de novas fragatas, mas até aonde se sabe no fim das contas vai depender do que é mais realista, projetar novas fragatas ou adquirir no exterior (assim como fez o seu país que decidiu no fim das contas realizar compras de oportunidade).


Chile tuvo MUCHA suerte…y eso no se puede planificar….
No hay hoy a la venta fragatas modernas y con vida útil larga, ni se ve en el futuro.
Que la MB entre en un plan de fabricación al estilo TRIDENTE no es sencillo, eso cuesta miles de millones de US$...

A surpresa é que no meio do caminho o governo federal diz que não pode usar mais o dinheiro anteriormente "aprovado" e o planejamento todo vai para o espaço... Por melhor planejamento que você faça é muito dificil lidar com o incerto.


Amigo, el problemas de los $$$$ es de todas las FFAA del mundo…¡hasta USA se queja!...
No puede ser que la MB viva “sorprendida” con su orzamento…..debería asumir un mínimo y planificar con eso, y si hay más (inesperadamente), pues no falta en que gastar.

1- O ModFrag praticamente acabou, só previa a modernização das 06 FFG da Classe Niterói:


Nunca he dicho lo contrario, además:

a) ModFrag duró inexplicables 10 años…!!!
b) Se obtiene, recién ahora, fragatas con capacidades solo similares a las demás de LA…, es decir, no se ganó ni potencial ni en tecnología relativa.
c) Se hace esto sobre plataformas de entre 20 y 26 años de vida….!!!

2- Nunca a MB pretendeu modernizar as Tipo 22, o pensamento sempre foi de substituir as mesmas, por outro modelo, com motores diesel de cruzeiros, ao invés de turbinas à gas:


Eso es solo tu especulación, además no veo que tiene de “terrible” tener barcos 100% a turbina si hoy se tiene una fragata y un NAe a vapor….

3- Quanto aos outros programas estão sendo tocados, como sempre depois de 1994, ou seja, pós Plano Real.


Están siendo "tocados" 10 años después del “plan”…

Helos para substituir os SH-3:


Estupendo…

O novo Sub e a modernização dos outros para o mesmo padrão:


Padrón similar, no el mismo. Es lo mismo que nuestro Scorpene y la modernización del resto de U-209…

A revalidação dos mísseis:


Eso es lo mínimo que se espera....no…???.

A Coverta Barroso:


Inexplicable….

O término da reforma no SP:


Digamos termino de su vuelta a la vida, con sus mismas limitaciones de potencial y capacidad…

Compra de ocasião das FFG´s:


Especulación…y no hay nada conocido en el mercado…

Os NPO´s:


Eso no es con fines policiales…???.

FFG da Classe Bremen ou similar para substituir o Pará e as Tipo 22:


Fragatas de 20 años de uso….sin aportes extras respecto a las Niteroi…

Modernização dos A-4 ou compra de um caça naval:


Especulación…

Mais Barrosos:


Más costos y mínimo potencial…

E novo projeto das FFG´s, substitutas da Classe Niterói:


Especulación…

Navios de Apoio e Projeção de Poder(novos e/ou usados).


Más especulación…




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
PRick

#155 Mensagem por PRick » Sex Nov 17, 2006 1:17 pm

Degan,

Vc leu o que falei, o sobre algumas coisas, não são especulações, mas fazem parte de uma Plano Naval, já divulgado faz um tempinho, sobre o resto tenho a dizer o seguinte:

VC AINDA NÃO ENTENDEU QUE: PARA A MB É FUNDAMENTAL TER CONTROLE DO QUE USA, AO CONTRÁRIO DO CHILE, AONDE AS TURBINAS A GÁS VÃO SER MANDADAS PARA O FABRICANTE NA INGLATERRA PARA MANUTENÇÃO.

Este é problema com as turbinas a gás da Classe Tyne, a MB faz todas as peças necessárias para os motores a diesel no Brasil, o que não ocorre com as turbinas. Assim, a MB não quer mais turbinas a gás para velocidade de cruzeiro.

O mesmo vale para o MODFRAG, apesar de ser ter um atraso, e o produto final não ser de tecnologia superior, quase toda a eletrônica da Classe Niterói agora é brasileira, ENTENDEU?

Não só os COC, com os consoles e os programas, mas os sistemas de avarias e máquinas ficou digital, tb com hardare e software brasileiros. O mesmo vale para toda a munição de tubo(canhões), os sistemas de chaff/flare e os foguetes dos morteiros Bofors ASW. O mesmo vale para o sonar e toda a suite de Guerra Eletrônica, agora, tudo é Brasileiro. Isto nenhum país na AL tem, a diferença é esta.

A mesma eletrônica, está sendo instalada no NAE SP, e na Corveta Barroso. Este é um dos motivos do atraso da Corveta, pq nela está sendo instalado o novo CIC ou COC, SICONTA MKIII. Que deverá ser a base da futura Classe de FFG´s.

O motivo da Classe Pará continuar na ativa é o fato de possuir o melhor sonar já instalado numa escolta, e a MB ter nacionalizado o foguete do ASROC. É um banco de testes para guerra ASW.

As outras coisas que falei estão no Plano Naval, não se trata de especulações, algumas vão sair do papel ano que vem. Eu tenho informações de dentro da MB, não preciso ficar lendo notícias em jornais e revistas. Moro no Rio de Janeiro, e volta e meia vou até o AMRJ.

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#156 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 17, 2006 5:00 pm

Valeu por deixar mais claro ainda o que acontece na MB, PRick!

[009]

E porque a MB não é a MCH e porque não tem como analizar as 2 da mesma forma :)

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#157 Mensagem por Túlio » Sex Nov 17, 2006 5:23 pm

Agora o PRick MATOU A PAU!!! :twisted:

Aliás, num sabia que a MB tinha alcançado tal nível de nacionalização nem que tinha objetivos tão ambiciosos neste sentido, meus pára-choques aos Almirantes... :wink:

Só essa de SeaHawk em substituição dos SK me parece meio que braba de entender...

A meu ver, nem é 6 por meia-dúzia, mas 6 por 5... :cry:

Nem tudo na vida são sensores... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#158 Mensagem por juarez castro » Sex Nov 17, 2006 6:48 pm

cb_lima escreveu:Sei lá Srs,

Você vive a vida admirando e idealizando as coisas quando de repente a realidade lhe dá um tapa na cara e diz, "acorda besta que amanhã é sexta" ;).

Pois é... o que comentar depois disso?

Talvez que sou um sonhador e ainda tenho esperença em sobrar mais dinheiro para a roubalheira seguir o seu curso 8-] e ainda sobrar um pouquinho mais para os projetos :wink: .

Questionar o porquê de FAs, já que roubalheira, concorrência, falha em projetos, e falta de verbas são coisas presentes em qualquer país do mundo que as possui...

...Isso partindo do principio que é muito díficil você controlar algo que é baseado na hipótese de um conflito que pode nunca vir a existir.

Acho que poucos países não tem esses problemas (honestamente acho que todos tem!)

Sei lá... eu prefiro sair pela tangente e acreditar que a racionalização de meios vai chegar, e que a MB sabe o que está fazendo.

Afinal de contas se por exemplo o A12 estiver sendo mantido para garantir vaga para almirante e verba para a cerveja e champagne... bom... aí realmente eu desisto mesmo... :(

Assim tá mal demais mesmo, daí eu radicalizo e lanço algumas perguntas:

Para que Submarino? (submarino vai la fazer patrulhamento de costa)?Para que Tanques? (Tanque vai patrulhar fronteira?)
Para que Caças? (j'a que só interceptamos avião de traficante)?
Para que o A12?

E a lista prossegue... etc, etc, etc, etc.

Entendo e respeito a suas opniões, mas acho que estamos sendo um pouco radicais aqui...

Espero que a situação não seja tão ruim assim... pq senão F$%deu!

:)

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Prezado CB Lima! Veja bem, não estou empunhando a bandeira que a MB deve virar uma BR Coast guard, apenas que deve estabelecer prioriades e que a sua missão consitucional seja cumprida, o que não está acontecendo hoje.
Bem, eu penso que ela primeiro deve stabelecer qual o tamanho que a esquadra deve ter e se isto está dentro do que ela pode bancar, ou seja, vamos supor com 12 escoltas (FFGs) eu consigo mante-las up datadas, manutenidas e pessoal treinado, Ok então é por aí.
o prick fez uma colocação que respeitosamente eu discordo, que é a manutenção do CT Para, para desenvolvimento de doutrina de sonar , pois ele tem um ótimo sonar, pois a começa os vazamentos no orçamento, tem que manter o navio, a tripulação, as loinhas de logística e por ai vai.
Tchê, eu reconheço, sou um bestunto em assuntos navais, mas tem coisas que estmpam na cara que dá para entender.
Pegando o gancho do Modfrag, els fizeram a modernização daS Niteroi, porquê não istalaram um sonar de qualidade equivalente ao da Para?
Sabiam que existia e EXISTE uma limitação de operação dos Sea King a um só navio, que na época era o MG, e agora é o SP, sabiam que o orçamento não iria mudar muito, que lhes permnitisse ter um Porta helis ou coisa parecida, fizeram todas modificações nas fragatas e não alteraram o convôo e o hangar para receber um heli de maior porte, SABENDO DAS LIMITAÇÕES TODAS.
O caso dos Linx, é um p... de um helicóptero, mas está sub utilizado, pois não podem por a bolinha na agua. Aí surge a explicação de que no "quente e úmido", os dois GEM dão pau com o peso do sonar e tripulação, porra sabendo disto foram lá e compraram mais, em uma Marinha que tem sérias limitações orçamentárias, ela deve ter vetôres o mais polivalentes possíveis.
A Formação de pilotos de helis é outra pia vazando agua, gente é infinitamente mais barato montar um centro de formação de pilotos de asa rotativa lá em Natal para as 03 forças mais as forças policiais, S 300 na formação primária e depois Esquilo, mas os caras bateram pé que não a alguns anos quando surgiu a idéia e vieram com balelas de doutrinas diferentes e não sei lá mais qual as bobagens.. gente aprender a voar é igual pra todos, depois com o aperfeiçoamento do vôo tem diferenças.
Imaginem a grana que ia sobrar desativando o HI 1, vendendo aqueles Jet Rangers e mandando parte do recurso de horas do vôo para os outros esquadrões poderem voar mais.

Hoje a MB tem 05 esquadrões de helis em São Pedro D'Aldeia com 8 tipos diferentes de helicópteros como segue:

HI 1 Jet Ranger II e III
HU 1 Esquilo Mono e Bi
HU 2 Super Puma e Cougar
HA1 Super Linx
HS 1 Sea King

Será que não seria mais viável extinguir o HI 1 e fazer a formação em Natal?

Será que não seria mais interessante fundir o HU 1 e o HU 2 em um só esquadrão com uma única doutrina, uma só manutenção, um só comandante, tendo 2 esqudrilhas uma com o esquilo para onde convergeriam os "novinhos" que viriam de Natal para aprender o vôo naval e uma 2ª esquadrilha composta ao invés da dupla Super Puma Cougar, o Sea Hank pelado para transporte, vertrep e operações especiais?

Sem muit dinheiro se reduziria de 08 modelos de helis para apenas 04, ou seja 04 linhas de fornecimento, 04 logísticas, 04 simuladores, 04 manuias para formação técnica e blá blá

Caro CB! muita coisa é possível ser feita, basta boa vontade.

Grande abraço




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#159 Mensagem por juarez castro » Sex Nov 17, 2006 6:51 pm

cb_lima escreveu:Sei lá Srs,

Você vive a vida admirando e idealizando as coisas quando de repente a realidade lhe dá um tapa na cara e diz, "acorda besta que amanhã é sexta" ;).

Pois é... o que comentar depois disso?

Talvez que sou um sonhador e ainda tenho esperença em sobrar mais dinheiro para a roubalheira seguir o seu curso 8-] e ainda sobrar um pouquinho mais para os projetos :wink: .

Questionar o porquê de FAs, já que roubalheira, concorrência, falha em projetos, e falta de verbas são coisas presentes em qualquer país do mundo que as possui...

...Isso partindo do principio que é muito díficil você controlar algo que é baseado na hipótese de um conflito que pode nunca vir a existir.

Acho que poucos países não tem esses problemas (honestamente acho que todos tem!)

Sei lá... eu prefiro sair pela tangente e acreditar que a racionalização de meios vai chegar, e que a MB sabe o que está fazendo.

Afinal de contas se por exemplo o A12 estiver sendo mantido para garantir vaga para almirante e verba para a cerveja e champagne... bom... aí realmente eu desisto mesmo... :(

Assim tá mal demais mesmo, daí eu radicalizo e lanço algumas perguntas:

Para que Submarino? (submarino vai la fazer patrulhamento de costa)?Para que Tanques? (Tanque vai patrulhar fronteira?)
Para que Caças? (j'a que só interceptamos avião de traficante)?
Para que o A12?

E a lista prossegue... etc, etc, etc, etc.

Entendo e respeito a suas opniões, mas acho que estamos sendo um pouco radicais aqui...

Espero que a situação não seja tão ruim assim... pq senão F$%deu!

:)

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Prezado CB Lima! Veja bem, não estou empunhando a bandeira que a MB deve virar uma BR Coast Guard, apenas que deve estabelecer prioriades e que a sua missão consitucional seja cumprida, o que não está acontecendo hoje.
Bem, eu penso que ela primeiro deve stabelecer qual o tamanho que a esquadra deve ter e se isto está dentro do que ela pode bancar, ou seja, vamos supor com 12 escoltas (FFGs) eu consigo mante-las up datadas, manutenidas e pessoal treinado, Ok então é por aí.
O Prick fez uma colocação que respeitosamente eu discordo, que é a manutenção do CT Para, para desenvolvimento de doutrina de sonar , pois ele tem um ótimo sonar, é aí quecomeça os vazamentos no orçamento, tem que manter o navio, a tripulação, as linhas de logística e por ai vai.
Tchê, eu reconheço, sou um bestunto em assuntos navais, mas tem coisas que estampam na cara que não dá para entender.
Pegando o gancho do Modfrag, eles fizeram a modernização das Niteroi, porquê não istalaram um sonar de qualidade equivalente ao da Para?
Sabiam que existia e EXISTE uma limitação de operação dos Sea King a um só navio, que na época era o MG, e agora é o SP, sabiam que o orçamento não iria mudar muito, que lhes permntisse ter um Porta helis ou coisa parecida, fizeram todas modificações nas fragatas e não alteraram o convôo e o hangar para receber um heli de maior porte, SABENDO DAS LIMITAÇÕES TODAS.
O caso dos Linx, é um p... de um helicóptero, mas está sub utilizado, pois não podem por a bolinha na agua. Aí surge a explicação de que no "quente e úmido", os dois GEM dão pau com o peso do sonar e tripulação, porra sabendo disto foram lá e compraram mais, em uma Marinha que tem sérias limitações orçamentárias, ela deve ter vetôres o mais polivalentes possíveis.
A Formação de pilotos de helis é outra pia vazando agua, gente é infinitamente mais barato montar um centro de formação de pilotos de asa rotativa lá em Natal para as 03 forças mais as forças policiais, S 300 na formação primária e depois Esquilo, mas os caras bateram pé que não a alguns anos quando surgiu a idéia e vieram com balelas de doutrinas diferentes e não sei lá mais qual as bobagens.. gente aprender a voar é igual pra todos, depois com o aperfeiçoamento do vôo tem diferenças.
Imaginem a grana que ia sobrar desativando o HI 1, vendendo aqueles Jet Rangers e mandando parte do recurso de horas do vôo para os outros esquadrões poderem voar mais.

Hoje a MB tem 05 esquadrões de helis em São Pedro D'Aldeia com 8 tipos diferentes de helicópteros como segue:

HI 1 Jet Ranger II e III
HU 1 Esquilo Mono e Bi
HU 2 Super Puma e Cougar
HA1 Super Linx
HS 1 Sea King

Será que não seria mais viável extinguir o HI 1 e fazer a formação em Natal?

Será que não seria mais interessante fundir o HU 1 e o HU 2 em um só esquadrão com uma única doutrina, uma só manutenção, um só comandante, tendo 2 esqudrilhas uma com o esquilo para onde convergeriam os "novinhos" que viriam de Natal para aprender o vôo naval e uma 2ª esquadrilha composta ao invés da dupla Super Puma Cougar, o Sea Hank pelado para transporte, vertrep e operações especiais?

Sem muito dinheiro se reduziria de 08 modelos de helis para apenas 04, ou seja 04 linhas de fornecimento, 04 logísticas, 04 simuladores, 04 manuais para formação técnica e blá blá

Caro CB! muita coisa é possível ser feita, basta boa vontade.

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#160 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 17, 2006 9:15 pm

Fala Juarez :)

Colocando dessa maneira eu concordo com você 100%.

Sou inteiramente a favor de racionalização, assim como você, mas acho que ela pode ser feita de outras formas, como por exemplo a unificação da formação dos pilotos.

Um dos problemas é a dor de cotovelo que as nossas FA tem em relação a outra para muitas coisas, como por exemplo a aviação orgânica. Acho esse monopólio e mando e desmando da FAB o fim do mundo... :cry: mas você conversa com os Brigadeiros e a velharia pensa assim :( poucos mudaram a cabeça... quem sabe um dia. :cry:

Só uma correção, acho que o Sea King pode também operar do Ceará/RJ e do Matoso Maia... :)

Algumas decisões realmente sob os nossos olhos não fazem muito sentido, mas pela sua proximidade com os caras você sabe muito bem que nem sempre as coisas são fáceis ou dificeis como aparentam. (forças ocultas :wink: )

O Lynx é o melhor helicóptero naval da sua categoria (com ou sem a limitação das GEM)... vai tentar operar o S-2 da Kamman que até hoje não entrou em serviço direito pois a sua disponibilidade está em 1/2 helicóptero na linha de vôo (os autralianos tão até processando os caras)?

Dauphin não é opção também pois aquilo é helicóptero cívil mascarado e iria parecer Cebion em copo dágua... se desmancha todo com o sal marinho.

Além disso a Niterói é um projeto inglês e como todo projeto inglês da época, nasceu para receber os Lynx... muito dificil de separar uma coisa da outra, essa tava dificil de separar.

Mas nunca foi dito que a MB queria que eles que os seus Lynx colocassem a "bola na água" (talvez por todos já saberem das limitações)... nesse caso eles foram lá e compraram mais, mas pelo menos é uma ótima águia.

Acho que o seu planejamento para os Helis faz todo o sentido, mas aí que está a histórica dor de cotovelo das nossas FA com relação a aviação organica... a mesma coisa diz respeito aos P-3 operando a partir de Salvador, aonde o mundo todo disse que esse não é o melhor lugar, mas "forças ocultas" vão colocar os bichos lá... é triste e confesso que é um problema de dificil solução pois requer um apoio muito grande e uma vontade de mudar maior ainda...

Mas é o problema que acontece muito na nossa sociedade... e conveniente as vezes não levar as coisas com seriedade.

:(
O bom disso que concordamos :)

[]s
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#161 Mensagem por Penguin » Sex Nov 17, 2006 10:47 pm

PRick escreveu:O motivo da Classe Pará continuar na ativa é o fato de possuir o melhor sonar já instalado numa escolta, e a MB ter nacionalizado o foguete do ASROC. É um banco de testes para guerra ASW.
[ ]´s


Prick,

O que o sonar SQS-26, da decada de 60, tem de tao especial que os sonares das Niteroi e Type 22 nao possuem?

[]´s

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#162 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 17, 2006 11:05 pm

O que o sonar SQS-26, da decada de 60, tem de tao especial que os sonares das Niteroi e Type 22 nao possuem?


Olá

"Potência..."

Lembro de uma história antiga que quando ele saia com a esquadra ele tinha que ir na frente para ligar o seu sonar, pois senão "borrava" o sonar de todo mundo por perto :)

Bom o bicho, né? :)

Acho que não dava para colocar nas Niterói, primeiro pq o Tio Sam ia dizer não :)

E segundo eu acho que pela idade ele ocupa um espaço maior do que disponível nas Niterói.

E terceiro (o meu predileto), $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ :) ehehehhee (isso é um chute é claro) :wink:

[]s
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#163 Mensagem por PRick » Sáb Nov 18, 2006 1:04 pm

jacquessantiago escreveu:
PRick escreveu:O motivo da Classe Pará continuar na ativa é o fato de possuir o melhor sonar já instalado numa escolta, e a MB ter nacionalizado o foguete do ASROC. É um banco de testes para guerra ASW.
[ ]´s


Prick,

O que o sonar SQS-26, da decada de 60, tem de tao especial que os sonares das Niteroi e Type 22 nao possuem?

[]´s

JAcques


Jacques,


O Sonar SQS 53, não passa de uma versão solid state do SQS-26. O desempenho de ambos é semelhante. Como vc deve saber o SQS-53 é o melhor sonar em uso hoje no mundo.

Como havia falando antes, o som não se propaga dentro da água em linha reta em todas as direções. Ele segue um padrão de ondas muito singular, de tal forma que um navio que esteja mais distante, pode perceber um submarino melhor do que um quase em cima dele, dependendo das condições do mar entre outras coisas.

Os sonares SQS-26/53 permitem padrões de busca de levantamento de fundo, zonas de convergências do som que os sonares média frequência não permitem(usados nas Niteróis e Inhaúmas). De tal forma que um SQS-26/53 pode detectar um sub a até uns 65 kms, equanto o alcance máximo dos outros não chega a 30 kms.

Só para vc ter uma idéia dos problemas, se existir na região uma ressurgência, um sub pode navegar desapercebido da maioria das escoltas. Este fenômeno ocorre quando uma corrente de água fria(geralmente fica abaixo), fica acima de uma corrente de água quente, nestas condições o som é refletido, e não sobe a superfície, como deveria se esperar.

[ ]´s




juarez castro
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#164 Mensagem por juarez castro » Sáb Nov 18, 2006 1:53 pm

cb_lima escreveu:Fala Juarez :)

Colocando dessa maneira eu concordo com você 100%.

Sou inteiramente a favor de racionalização, assim como você, mas acho que ela pode ser feita de outras formas, como por exemplo a unificação da formação dos pilotos.

Um dos problemas é a dor de cotovelo que as nossas FA tem em relação a outra para muitas coisas, como por exemplo a aviação orgânica. Acho esse monopólio e mando e desmando da FAB o fim do mundo... :cry: mas você conversa com os Brigadeiros e a velharia pensa assim :( poucos mudaram a cabeça... quem sabe um dia. :cry:

Só uma correção, acho que o Sea King pode também operar do Ceará/RJ e do Matoso Maia... :)

Algumas decisões realmente sob os nossos olhos não fazem muito sentido, mas pela sua proximidade com os caras você sabe muito bem que nem sempre as coisas são fáceis ou dificeis como aparentam. (forças ocultas :wink: )

O Lynx é o melhor helicóptero naval da sua categoria (com ou sem a limitação das GEM)... vai tentar operar o S-2 da Kamman que até hoje não entrou em serviço direito pois a sua disponibilidade está em 1/2 helicóptero na linha de vôo (os autralianos tão até processando os caras)?

Dauphin não é opção também pois aquilo é helicóptero cívil mascarado e iria parecer Cebion em copo dágua... se desmancha todo com o sal marinho.

Além disso a Niterói é um projeto inglês e como todo projeto inglês da época, nasceu para receber os Lynx... muito dificil de separar uma coisa da outra, essa tava dificil de separar.

Mas nunca foi dito que a MB queria que eles que os seus Lynx colocassem a "bola na água" (talvez por todos já saberem das limitações)... nesse caso eles foram lá e compraram mais, mas pelo menos é uma ótima águia.

Acho que o seu planejamento para os Helis faz todo o sentido, mas aí que está a histórica dor de cotovelo das nossas FA com relação a aviação organica... a mesma coisa diz respeito aos P-3 operando a partir de Salvador, aonde o mundo todo disse que esse não é o melhor lugar, mas "forças ocultas" vão colocar os bichos lá... é triste e confesso que é um problema de dificil solução pois requer um apoio muito grande e uma vontade de mudar maior ainda...

Mas é o problema que acontece muito na nossa sociedade... e conveniente as vezes não levar as coisas com seriedade.

:(
O bom disso que concordamos :)

[]s
CB_Lima


Caro CB Lima! Com relação a operação do Sea King pelo Matosão e pelos NDD, segundo o que o Prick comentou neste tópico, eles podem sim pousar e rabastecer no deck destes navios, mas operar é outra história, aí tem que se ter um hangar que os comporte para municia-los e fazer determinados niveis de manutenção, e aí, segundo o Prick, nenhuim deles dispõe, e ai voltamos novamente a um só navio para opera-los, o que na minha opinião é um coisa totalmente errada.
Esta é a minha briga, pô, se sabiam a mais tempo disto , porquê não preparam as Niterói para recebe-los?

Com relação so Super Linx, de acordo, é um dos melhores helis navais do mundo, mas está sendo sub aproveitado, tchê custa caro manter, tem que tirar tudo dele que é possivel para tornar a operação viável.

Grande abraço




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Koslova
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#165 Mensagem por Koslova » Sáb Nov 18, 2006 2:24 pm

juarez castro escreveu: Esta é a minha briga, pô, se sabiam a mais tempo disto , porquê não preparam as Niterói para recebe-los?


Ola Juarez. A alguns anos atrás fiz exatamente esta pergunta a um almirante da MB. "Afinal de contas, porque no processo ModFrag não se modificou o navio para operar o Sea King, seria problema de espaço no hangar? No convoo?"

A resposta que foi me passada é que pelo tipo de projeto estrutural da Niteroi, na "era do aluminio" na Royal Navy, o piso de convoo e outros itens associados a operação do helicoptero não teriam resistencia estrutural para operar um helicoptero daquele porte regularmente, e não valeria a pena economicamente mudar isto.




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