Submarino Nuclar Brasileiro
Moderador: Conselho de Moderação
Submarino Nuclar Brasileiro
É verdade essa historia que estamos contruindo um submarino nuclar secretamente ?
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
ultracentrifuga de Rezende
Acesso negado à centrífuga de enriquecimento de Urânio 20 / 07 / 2004
O Brasil não deve liberar o acesso a ultracentrifuga de enriquecimento de urânio de Rezende, no Rio de Janeiro, apesar das pressões dos EUA e da Agência Internacional de Energia Atômica. O diretor do Centro Tecnológico da Marinha, Almirante Alan Artur afirmou que a permissão de acesso a ultracentrifuga implicaria no risco de que informações caíssem em mãos erradas, como a de grupos terroristas que poderiam construir até mesmo uma bomba nuclear. “A responsabilidade pela segurança dessa informação é brasileira, é nossa”, diz ele.
A ultracentrifuga de Rezende deverá começar a funcionar em outubro. O equipamento custou 300 milhões de dólares ao Brasil. O almirante Alan Artur afirmou ainda que há como saber se o Brasil está ou não usando urânio para produzir armas sem precisar ver a centrifuga. Segundo ele, um equipamento que emite nêutrons permite detectar se está sendo desviado algum tipo de material.
https://www.defesa.gov.br/enternet/siti ... TERIA=2453
O Brasil não deve liberar o acesso a ultracentrifuga de enriquecimento de urânio de Rezende, no Rio de Janeiro, apesar das pressões dos EUA e da Agência Internacional de Energia Atômica. O diretor do Centro Tecnológico da Marinha, Almirante Alan Artur afirmou que a permissão de acesso a ultracentrifuga implicaria no risco de que informações caíssem em mãos erradas, como a de grupos terroristas que poderiam construir até mesmo uma bomba nuclear. “A responsabilidade pela segurança dessa informação é brasileira, é nossa”, diz ele.
A ultracentrifuga de Rezende deverá começar a funcionar em outubro. O equipamento custou 300 milhões de dólares ao Brasil. O almirante Alan Artur afirmou ainda que há como saber se o Brasil está ou não usando urânio para produzir armas sem precisar ver a centrifuga. Segundo ele, um equipamento que emite nêutrons permite detectar se está sendo desviado algum tipo de material.
https://www.defesa.gov.br/enternet/siti ... TERIA=2453
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
Jonas escreveu:Se nao podemos enrriquecer muito o uranio como vamos fazer pra abastecer nosso submarino quando estiver pronto ?
Ora, a taxa de enriquecimento para um SNA é em torno de 10%, o que nós podemos fazer. Para usinas nucleares, seria em torno de 4%, e para bombas atômicas, 95%!!!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
Olá Pessoal,
Deveríamos nos associar com a Índia, e porque não
com a China (seus SSN's são uns lixões) e Rússia (precisará de
parcerias para manter uma frotad de SSN's e SSBN's).
http://www.segurancaedefesa.com/Sub_Nucleares.html
Os Russos tem tecnologia de sobra. Os chinesses querem ter SSN's e
SSBN's de qualidade. A Índia e o Brasil estão tentando entrar nesse clube.
Isso poderia gerar ganhos de escala, o que seria proveitoso para todos!
Vamos ver qual seria, à grosso modo, a demanda:
- Rússia: estima-se que ela possuirá cerca de 16 SSN's por volta de
2020. Não sei se seriam novos, ou os seus próprios recauchutados;
- China: planeja contrir uma nova classe de SSN's, com cerca de 6
unidades;
- Índia: Planeja ter um sub nuclear multifunção, em número de 4
unidades, para ataque e para projeção estratégica. Seria um misto de
SSN e SSBN;
- Brasil: creio que o ideal seriam umas 4 unidades do SNA.
Aí, temos uma demanda de cerca de 30 unidades de um SSN. Obedecendo à nova tendência, de subs multifunção, ele poderia lançar SSM's e
Míssies de Cruzeiro (como o Scorpene), e poderia, talvez, atender às
necessidades indianas.
Além disso, o sub seria relativamente barato, pois teria "muita"
demanda (mais do que qualquer outro país, exceto os EUA), e contaria
com a tecnologia russa.
Não estou dizendo que é viável um rpograma desse, mas certamente seria
bastante inteligente!!!
O que acham??
Deveríamos nos associar com a Índia, e porque não
com a China (seus SSN's são uns lixões) e Rússia (precisará de
parcerias para manter uma frotad de SSN's e SSBN's).
http://www.segurancaedefesa.com/Sub_Nucleares.html
Os Russos tem tecnologia de sobra. Os chinesses querem ter SSN's e
SSBN's de qualidade. A Índia e o Brasil estão tentando entrar nesse clube.
Isso poderia gerar ganhos de escala, o que seria proveitoso para todos!
Vamos ver qual seria, à grosso modo, a demanda:
- Rússia: estima-se que ela possuirá cerca de 16 SSN's por volta de
2020. Não sei se seriam novos, ou os seus próprios recauchutados;
- China: planeja contrir uma nova classe de SSN's, com cerca de 6
unidades;
- Índia: Planeja ter um sub nuclear multifunção, em número de 4
unidades, para ataque e para projeção estratégica. Seria um misto de
SSN e SSBN;
- Brasil: creio que o ideal seriam umas 4 unidades do SNA.
Aí, temos uma demanda de cerca de 30 unidades de um SSN. Obedecendo à nova tendência, de subs multifunção, ele poderia lançar SSM's e
Míssies de Cruzeiro (como o Scorpene), e poderia, talvez, atender às
necessidades indianas.
Além disso, o sub seria relativamente barato, pois teria "muita"
demanda (mais do que qualquer outro país, exceto os EUA), e contaria
com a tecnologia russa.
Não estou dizendo que é viável um rpograma desse, mas certamente seria
bastante inteligente!!!
O que acham??
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
Tranqüilo Finken,
A idéia de unificar investimentos com a Índia é muito boa.
Entretanto acho mais viável que nos associemos com a Rússia.
Coisa que já deveria ter sido feita a anos.
Teríamos dado passos gigantescos e avançados anos no programa nuclear ( Marinha ).
Mas não sei das razoes eles projetam nosso 1º SNA para 2020.
E a Marinha esta ai a 30 anos neste desenvolvimento.
Mas acho tudo esbarra na falta de dinheiro.
Nossos Programas andam sempre atrasados, enquanto a dos países citados, podem ate atrasar, mas não tanto como aqui.
Esta lendo sobre aquele acidente do Submarino Chinês em 2003, no qual morreram 70 marinheiros. E muitos críticos internacionais dizem que os seus SSN's, são muito defasados e com sérios defeitos em seus programas.
Também não acredito que a Índia vá fazer um SSN com tanta qualidade assim. Mas como os Russos estão ajudando pode ser que o submarino seja de boa qualidade.
Abraços,
Teríamos dado passos gigantescos e avançados anos no programa nuclear ( Marinha ).
Nossos Programas andam sempre atrasados, enquanto a dos países citados, podem ate atrasar, mas não tanto como aqui.
Esta lendo sobre aquele acidente do Submarino Chinês em 2003, no qual morreram 70 marinheiros. E muitos críticos internacionais dizem que os seus SSN's, são muito defasados e com sérios defeitos em seus programas.
Também não acredito que a Índia vá fazer um SSN com tanta qualidade assim. Mas como os Russos estão ajudando pode ser que o submarino seja de boa qualidade.
Abraços,
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
Lauro Melo escreveu:Tranqüilo Finken,
Abraços,
Olá Lauro,
Acho que não compreendeu o que eu quis dizer. Eu sugeri que os quatro países (Rússia, Brasil, China e Índia) unissem esforços para um SSN único.
Dessa forma, ganharíamos em escala e custos, além, é claro, em qualidade!!!
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
FinkenHeinle,
Boa Noite FinkenHeinle,
Entendi sim, só desconsiderei a Intangível idéia de juntar Índia e China no mesmo projeto. Algo impossível né.......
Tipo juntar Rússia e EUA no mesmo projeto. Ou até pior.
Desconsiderando esta hipótese sobrou Brasil – Rússia ou Brasil e Índia, já que com a China a gente não ia andar muito para frente, em termos de Submarino.
Por isto minha analise foi baseada em fatos possível de acontecer nos dias atuais.
Agora juntar (Rússia, Brasil, China e Índia), no mesmo projeto para reduzir custo é meio impossível. Creio que saiba que China e Índia tenham muitas rivalidades; apesar de ambas comprarem material Russo.
sds,
Olá Lauro,
Acho que não compreendeu o que eu quis dizer. Eu sugeri que os quatro países (Rússia, Brasil, China e Índia) unissem esforços para um SSN único.
Dessa forma, ganharíamos em escala e custos, além, é claro, em qualidade!!!
Boa Noite FinkenHeinle,
Entendi sim, só desconsiderei a Intangível idéia de juntar Índia e China no mesmo projeto. Algo impossível né.......
Tipo juntar Rússia e EUA no mesmo projeto. Ou até pior.
Desconsiderando esta hipótese sobrou Brasil – Rússia ou Brasil e Índia, já que com a China a gente não ia andar muito para frente, em termos de Submarino.
Por isto minha analise foi baseada em fatos possível de acontecer nos dias atuais.
Agora juntar (Rússia, Brasil, China e Índia), no mesmo projeto para reduzir custo é meio impossível. Creio que saiba que China e Índia tenham muitas rivalidades; apesar de ambas comprarem material Russo.
sds,
Editado pela última vez por Lauro Melo em Seg Jul 26, 2004 9:47 pm, em um total de 2 vezes.
-
- Júnior
-
- Sênior
- Contato:
essa foto é muito conhecida na internet ela diz que sao os submarinos brasileiros na baia de guanabara mas o brasil nao possui apenas 4 submarinos
O 5 da foto é o antigo sub da classe "Oberon". Afundou vergonhosamente no porto por puro descaso.
Ele já estava bem velhinho também.
Abraço a todos
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
- Contato:
César escreveu:essa foto é muito conhecida na internet ela diz que sao os submarinos brasileiros na baia de guanabara mas o brasil nao possui apenas 4 submarinos
O 5 da foto é o antigo sub da classe "Oberon". Afundou vergonhosamente no porto por puro descaso.
Ele já estava bem velhinho também.
Abraço a todos
César
Nau gosto nem de lembrar!! Akeles incopetentes deviam de ter ido pro paredão!! Bala neles!!
- LEO
- Sênior
- Contato:
mais estavam com as baterias novinhas (tinham acabado de ser trocadas) e com um moderno sonar alemão (naum me lembro o nome!)
O sonar alemão no Toneleiro era o Atlas CSU 90-61, que diziam ser o "que havia de mais moderno na época". Se era, eu não sei. Mas pelo que me consta, os submarinos Tupi não utilizam este sonar.
"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43
Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
- LEO
- Sênior
- Contato:
Pessoal,
Agora mesmo me veio a pergunta que não quer calar:
- o Brasil tá desenvolvendo o Submarino Nuclear. Mas quanto aos seus sistemas, serão importados ou também serão desenvolvidos nacionalmente?
Agora mesmo me veio a pergunta que não quer calar:
- o Brasil tá desenvolvendo o Submarino Nuclear. Mas quanto aos seus sistemas, serão importados ou também serão desenvolvidos nacionalmente?
"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar