Prenda Chinesa

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay
Agradeceu: 3 vezes

Prenda Chinesa

#1 Mensagem por midnight » Ter Nov 14, 2006 11:32 pm

Submarino chinês aparece sem convite junto a porta-aviões americano
14.11.2006
Imagem
Um submarino chinês da classe Song, provocou provavelmente mais uma dor de cabeça aos comandos militares americanos, ao ter emergido nas proximidades de um grupo de batalha americano, com o comando a bordo do porta-aviões nuclear Kitty Hawk.

A ocorrência, que teve lugar no dia 26 de Outubro, e na altura os militares americanos terão ficado surpreendidos por um submarino chinês ter aparecido do nada, a uma distância de 8 quilómetros do principal navio da esquadra, ou seja, dentro do alcance dos seus torpedos SAET-60, com alcance de 15Km e dos seus mísseis anti-navio C-801, com um alcance de 40Km[1].

O comando americano não esperava a presença de um navio chinês nas proximidades de Okinawa, porque normalmente os submarinos daquele país não se afastam muito das suas águas territoriais.

Mais grave ainda terá sido o facto de o submarino ter apenas sido detectado por um voo de rotina e não pelos sensores de nenhum dos navios do grupo de batalha.

Os submarinos da classe Song, são relativamente recentes e constituem um passo da China no sentido de desenvolver os seus próprios submarinos.
Eles têm um deslocamento em imersão de 2200 toneladas e são movidos por quatro motores MTU alemães que podem fazer o submarino atingir 22 nós submerso e 15 nós à superfície.
O submarino está equipado com seis tubos que tanto lançam torpedos como podem lançar mísseis anti-navio. A classe ainda está em construção estando operacionais pelo menos quatro unidades e estão em construção outros cinco. Não sendo submarinos especialmente sofisticados, eles podem ser comparados aos submarinos da classe U-209, com maiores dimensões. Os recentes acordos entre a China e a Rússia, podem segundo algumas fontes ter influenciado o futuro desta classe, pois a China pode ter optado por construir mais submarinos da classe Kilo. A China tem planos para adquirir um total de 12 Kilo, quatro dos quais já estão operacionais.

Não é a primeira vez que navios americanos são apanhados de surpresa por submarinos, tendo isso acontecido até com um submarino da marinha portuguesa, e durante um exercício, o que é ainda mais grave.

No entanto, quando este tipo de ocorrência, se passa com submarinos de países que não são aliados dos Estados Unidos, é sempre importante lembrar que as autoridades navais americanas nunca vão revelar se eventualmente por outros meios o submarino não tinha de facto sido detectado.

O submarino chinês, pode ali ter sido colocado apenas para testar as capacidades americanas para detectar o navio chinês, e neste caso, a opção mais lógica por parte dos americanos seria sempre fingir que não detectaram o submarino, deixando desta forma os chineses na dúvida. A arma mais eficiente, é sempre aquela cuja o inimigo ou não conhece, ou não sabe como funciona.


[1] Considera-se que o C-801 é um derivado do Exocet MM38 francês. A versão disparada de submarinos chama-se YJ-82.




Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2485
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#2 Mensagem por zela » Qua Nov 15, 2006 11:53 am

Já tem um tópico sobre isso aqui no forças navais




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55422
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2796 vezes
Agradeceram: 2465 vezes

#3 Mensagem por P44 » Qua Nov 15, 2006 11:59 am

zela escreveu:Já tem um tópico sobre isso aqui no forças navais


http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=7608

:wink:




*Turn on the news and eat their lies*
Responder