Vinicius Pimenta escreveu:Abrindo só um parêntese na conversa - excelente por sinal -, Balena, dê-se por satisfeito que a moda em BH é calibre 22, espere só até chegar no 7,62 pra você ver que legal. hahaha
Infelizmente, em muitos lugares do Brasil o uso do calibre 22 se banalizou, tanto que por míseros R$ 10,00-15,00 você adquire uma pistola Bereta calibre 22 em alguns aglomerados da periferia.
Mas voltando ao assunto central que é atiradores de elite e suas armas, gostaria de pegar uma carona no comentário do Clermont sobre o calibre .22 LR (Long Rifle).
As duas fotos abaixo são da carabina (RIFLE) CBC 7022 Semi-automático que dispara munição 22 LR, existente nas opções coronha de madeira ou nylon conforme a vontade do comprador.
Abaixo uma mira Tasco 4x15 que se presta muito bem para este tipo de arma.
Apenas algumas críticas a este gênero rifles (ou carabinas de "precisão") semi-automáticos, na verdade estas críticas não são minhas, mas que eu escuto qdo converso com pessoas experientes no assunto. Nota-se que a turma mais tradicional do ramo dos atiradores de elite possui uma preferência por rifles de precisão que empregam ferrolhos de trancamento manual como o do exemplo ilustrativo abaixo:
Atribuem esta opção devido ao fato de o deslocamento do ferrolho nas armas semi-automáticas após a detonação do cartucho interfiriria com a precisão. Outros são dá opinião de que o "Sniper" deve ser preciso e, para tanto, necessitaria de realizar apenas um disparo, mas no meu caso que sou ruim de mira, armas semi-automáticas seriam uma melhor escolha. Hahahaha!!!
Mesmo assim os rifles ou carabinas (como muitos preferem) calibre 22 LR são excelentes armas independente do mecanismo de funcionamento. Digo isso devido as razões já citadas aqui como: pouco ruído (invisibilidade no campo de batalha), pouco recuo (tiro confortável) e um considerável efeito vulnerante muito diferente do 22 curto.
Eu coloquei abaixo vários modelos de cartuchos 22 LR e Curto disponibilizados no mercado pela CBC:
Acima percebe-se vários tipos de configuração que o projetil cal. 22 pode assumir, ou seja, uns mais truncados (ponta chata), uns com ponta oca, outros ogivais, etc.
Alguns catálogos falam que o 22 LR é supersônico, chegando a atingir cerca de 400 m/s inicial.
Realmente o 22 LR ainda possuirá uma longa vida útil e, certamente, vai continuar presente em nossos Pronto Socorros, assim como seu irmão, o 22 curto.