Atirador de Elite do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Spetsnaz
Sênior
Sênior

#46 Mensagem por Spetsnaz » Qui Set 02, 2004 7:00 pm

Clermont escreveu:Bem, em primeiro lugar, hoje em dia não se usa mais "agente laranja". Quanto à munição de urânio empobrecido a campanha para bani-la já está em andamento. Parece ser verdade que ela provoca danos terríveis que justificariam sua proibição, mas também é verdade que ela é imprescindível na luta antitanque.

Porém, enquanto uma decisão internacional não é tomada, o fato é que os americanos e outros países não estão cometendo nenhuma ilegalidade em utilizar tal armamento. Talvez estejam cometendo uma imoralidade, mas isso varia de acordo com pontos de vista.

Quanto ao uso de projéteis, deliberadamente envenenados, isso é ilegal há muito tempo. E também é imoral e sem valor militar nenhum. Afinal, o que importa é abater o inimigo, o mais rápido possível, para que não ofereça resistência. Envenenamento lento não garante tal objetivo.

Mas usaram.. any way ninguém respeita hj nada .. e outra cara esse veneno que eu citei é pego morreu não é processo lento não viu! é PÁ PUM

Balena
Intermediário
Intermediário

#47 Mensagem por Balena » Qui Set 02, 2004 10:27 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Abrindo só um parêntese na conversa - excelente por sinal -, Balena, dê-se por satisfeito que a moda em BH é calibre 22, espere só até chegar no 7,62 pra você ver que legal. hahaha :lol: :lol:

Infelizmente, em muitos lugares do Brasil o uso do calibre 22 se banalizou, tanto que por míseros R$ 10,00-15,00 você adquire uma pistola Bereta calibre 22 em alguns aglomerados da periferia.
Mas voltando ao assunto central que é atiradores de elite e suas armas, gostaria de pegar uma carona no comentário do Clermont sobre o calibre .22 LR (Long Rifle).

As duas fotos abaixo são da carabina (RIFLE) CBC 7022 Semi-automático que dispara munição 22 LR, existente nas opções coronha de madeira ou nylon conforme a vontade do comprador.

Imagem

Imagem

Abaixo uma mira Tasco 4x15 que se presta muito bem para este tipo de arma.

Imagem

Apenas algumas críticas a este gênero rifles (ou carabinas de "precisão") semi-automáticos, na verdade estas críticas não são minhas, mas que eu escuto qdo converso com pessoas experientes no assunto. Nota-se que a turma mais tradicional do ramo dos atiradores de elite possui uma preferência por rifles de precisão que empregam ferrolhos de trancamento manual como o do exemplo ilustrativo abaixo:

Imagem
Imagem

Atribuem esta opção devido ao fato de o deslocamento do ferrolho nas armas semi-automáticas após a detonação do cartucho interfiriria com a precisão. Outros são dá opinião de que o "Sniper" deve ser preciso e, para tanto, necessitaria de realizar apenas um disparo, mas no meu caso que sou ruim de mira, armas semi-automáticas seriam uma melhor escolha. Hahahaha!!!

Mesmo assim os rifles ou carabinas (como muitos preferem) calibre 22 LR são excelentes armas independente do mecanismo de funcionamento. Digo isso devido as razões já citadas aqui como: pouco ruído (invisibilidade no campo de batalha), pouco recuo (tiro confortável) e um considerável efeito vulnerante muito diferente do 22 curto.

Eu coloquei abaixo vários modelos de cartuchos 22 LR e Curto disponibilizados no mercado pela CBC:

Imagem

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Acima percebe-se vários tipos de configuração que o projetil cal. 22 pode assumir, ou seja, uns mais truncados (ponta chata), uns com ponta oca, outros ogivais, etc.

Alguns catálogos falam que o 22 LR é supersônico, chegando a atingir cerca de 400 m/s inicial.

Realmente o 22 LR ainda possuirá uma longa vida útil e, certamente, vai continuar presente em nossos Pronto Socorros, assim como seu irmão, o 22 curto.

Editado pela última vez por Balena em Seg Mar 27, 2006 10:04 am, em um total de 1 vez.
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#48 Mensagem por VICTOR » Qui Set 02, 2004 11:03 pm

Balena escreveu:Outra coisa que ocorre muito é chegarem casos de pessoas alvejadas por 22, 32 e até 38 na cabeça, mas felizmente o projetil não consegue adentrar a calota craniana tangenciando-a e ficando alojado sob o couro cabeludo; atribuo isto a cartuchos velhos e/ou projetis de baixa velocidade disparadas à distâncias maiores.

Yup, mesma coisa por aqui.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#49 Mensagem por rodrigo » Sex Set 03, 2004 10:17 am

O uso de armas cal. 22LR como sniper é comum nos países que têm técnicas sniper mais avançadas. Mas o cal. 22LR é restrito à engajamentos de curtíssima distância, dentro do universo sniper. Depois de 100m, a munição 22 carece de força e precisão. O país pioneiro no amplo emprego do sniper 22 é Israel. Os snipers israelenses usam o 22 para atingir os joelhos e as mãos dos líderes de manifestação, atingindo assim o comando do distúrbio, sem precisar matar. O 22, conforme já foi dito, possui as vantagens de ser barato, preciso e quando equipado com silenciador, faz um som igual um estalar de dedos.

Vigilância:
Imagem

Ação em combate:
Imagem

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#50 Mensagem por Slip Junior » Sex Set 03, 2004 10:39 am

VICTOR escreveu:De qualquer forma, a balestra continua sendo uma boa opção, já que muitos dizem que é melhor ferir do que matar, já que o ferido grave consome um ou dois companheiros que têm que atendê-lo. Sem contar as outras vantagens que o Balena citou, como o silêncio.

Sem querer retardar a discussão, mas já o fazendo, tem uma coisa que me deixou cismado: se a balestra é usada para ataques furtivos à sentinelas inimigas e a mesma não é uma arma que possa ser considerada verdadeiramente letal, qual seria a razão de usar a mesma se, quando fosse atingido pelo dardo, o infeliz do inimigo iria dar um puta de um "AAAAAAAIIIIIIIIIIII, FILHOS DA P.....!"?! Resumindo: estou inclinado a acreditar que as balestras servem mais para meter uma mala de guerrilheiro de selva do que para qualquer ação que tenha realmente valor militar. Ou será que eu estou esquecendo de algum detalhe importante?

Abraços

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#51 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Set 03, 2004 12:16 pm

Eu estou com o Spets, tenho quase que certeza que os dardos/flechas do EB são envenenadas e matam muito rapidamente.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#52 Mensagem por rodrigo » Sex Set 03, 2004 2:14 pm

os dardos/flechas do EB são envenenadas e matam muito rapidamente

Não é permitido o uso de veneno no armamento. Pode ser que individualmente existam elementos que usem, mas não é padrão do EB.
As bestas são potentes, têm luneta, e são usadas com o tiro no crânio, que dificulta a reação do inimigo. Mas não são empregadas em situações críticas, onde o normal é o uso de armas com silenciador. Além disso, na minha opinião seria um passo para a guerra com armas químicas em pequena escala, como por exemplo, envenenar as munições de fuzil.
Forças especiais portugueses:
Imagem
Forças especiais argentinas:
Imagem
Forças especiais da África do Sul:
Imagem
Força especial anfíbia francesa:
Imagem

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Diorgenes
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 59 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#53 Mensagem por Diorgenes » Sex Set 03, 2004 3:43 pm

Fala Balena :!:

Na chacara do meu pai nos temos um rifle cbc de de ferolho o modelo dela nçao me lembro qual é sei que ela não é mais vendida aqui no Brasil ela e propria para snper tem o cano um puco maior que as demais
Imagem
se parece com esta que vc colocou ja atirei com varias da muniçoes destaImagem
a mais interesante a 5 ela tem 13 a 15 bolinhas de chumbo dentro quando vc atira ela se abre e como se foce uma cartucheira as melheres são as numeros 4e 7 eu não sou muito bom de tiro mas com ela e quese imposivel de erra um tiro aceto uma galinha d'angola (é mais para isso que a utilizamos)a 60m ou mais ja acertei uma lata de oleo a 200m tenho um colega armeiro colega meu que me fornece as muniçoes que no geral é barata R$14 caixa com 50 mas tem munições que custa mais de R$100 a caixa com 50 ele me informou que esta munição e espécial e que mata um veado a mais de 300m.
valeu

Nascer Viver e no Santos morrer, uma alegria que nem todos podem ter.
Diorgenes
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 59 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#54 Mensagem por Diorgenes » Sex Set 03, 2004 3:50 pm

Continuando tambem tenho um amigo que tem um rifle 22 so que semi- automatico e com o camo normal (não é cbc) e não e nem de longe tão bao como a do meu velho.

Imagem

Nascer Viver e no Santos morrer, uma alegria que nem todos podem ter.
Balena
Intermediário
Intermediário

#55 Mensagem por Balena » Sex Set 03, 2004 7:49 pm

Fala Diorgenes,

Gosto muito dos rifles calibre 22 com ferrolho de trancamento manual, mas também não sou bom de mira. Já ouví muitas críticas acerca da carabina CBC 7022 pelo fato dela ser semi-automática, mas isso não faz dela uma arma menos perigosa. Apenas tenho dúvidas quanto à confiabilidade dessas armas em uma situação de combate ou mesmo em uma simples caçada que as submeta às condições do terreno.

ALFREDO ANDRÉ
Júnior
Júnior
Contato:

#56 Mensagem por ALFREDO ANDRÉ » Sáb Set 04, 2004 2:18 am

Salve Caros

Gostaria de fazer 2 comentários.

O Exército não usa veneno em dardos, pois isso é proibido em convenções internacionais de qual o Brasil é signatário. É comum operações conjuntas com outros países na Amazônia, e uma informação dessa já teria vindo à tona a muito tempo. O último registro do uso de dardos envenenados foi na Guerra do Vietnã, quando o Vietkong usava zarabatanas com flechas com veneno. Ocorre que a maioria dos feridos sobreviviam e logo isso foi noticiado a ONU, que impôs embargos ao Vietnã após a guerra. Logo haverá exceções que abordo no outro comentário.

Acerca do .22.

Trata-se de um calibre que nasceu para uma outra finalidade, a de tiro ao alvo e a caça de pequenos animais. Com o passar do tempo, seu diminuto tamanho propiciou para pequenas armas de defesa. Logo os militares tentaram tirar algum proveito dele. Os isralenses, apadrinhoados pelos EUA, usam alguns projeteis com pontas envenenadas para operações especiais.

Algumas unidades da SWAT usam uma arma interessante, uma submetralhadora SAR-180, de calibre .22LR, com capacidade para 177-200 tiros que opera em regime automático. Com o diminuto recuo, a controlabilidade da arma é de 100%. E já se mostrou mortífera em muitas situações.

E ainda, dentre a miríade de calibres .22, há o .22 Magnum. Somente para comparar:

.22LR: Projétil 40 grains, energia na boca do cano (6 pol) – 11 Kg.

.22 Magnum: Projétil 40 grains, energia na boca do cano (6 pol) – 27 Kg

.32ACP (7,65): Projétil 71 grains, energia na boca do cano (4 pol) – 18 Kg

.380ACP: Projétil 95 grains, energia na boca do cano (4 pol) - 26 Kg

.38 SPL: Projétil 158 grains, energia na boca do cano (4 pol) – 28 Kg

.357 Magnum: Projétil 158, energia na boca do cano ( 4 pol) – 50 Kg

E como curiosidade, há uma pistola para defesa no calibre .22Magnum que comporta no seu carregador míseros 30 tiros, trata-se da Grendel P-30.

Abraços
Alfredo André
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=41190

"Se necessário for, eu também irei"

Criança Paulista na Revolução Constitucionalista de 1932.
VICTOR
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por VICTOR » Sáb Set 04, 2004 10:12 am

rodrigo escreveu:Não é permitido o uso de veneno no armamento. Pode ser que individualmente existam elementos que usem, mas não é padrão do EB.
As bestas são potentes, têm luneta, e são usadas com o tiro no crânio, que dificulta a reação do inimigo. Mas não são empregadas em situações críticas, onde o normal é o uso de armas com silenciador. Além disso, na minha opinião seria um passo para a guerra com armas químicas em pequena escala, como por exemplo, envenenar as munições de fuzil.

Interessante Rodrigo, então o alvo é o crânio. Isso sim teria um efeito silencioso na imensa maioria das vezes. :wink:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Carlos Vulcano
Intermediário
Intermediário

#58 Mensagem por Carlos Vulcano » Sáb Set 04, 2004 4:43 pm

Pessoal, no ano passado ouvi um repostagem em um atirador de elite iraquiano, deu muito trabalho para as forças norte americanas, não sei bem ao certo, mais me parece que aos arredores de Faluja, o tal individuo conseguiu barrar o avanço de tropas inclusive M1 Abrams, ele não visava os soldados, mais sim os sensores dos carros de combate, somente depois de 45 minutos os soldados americanos localizaram e mataram o atirador que estava em cima de uma torre.
Isso mostra a utilidade e um Sniper, imaginem varios deles.

Obs. Existem umas matérias muito boas no site Tropas de Elite, onde conta até sobre um lendario atirador Russo em um confronto contra um alemão na 2º. Guerra Mundial. :lol:

VICTOR
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por VICTOR » Dom Set 05, 2004 11:51 am

Carlos Vulcano escreveu:Pessoal, no ano passado ouvi um repostagem em um atirador de elite iraquiano, deu muito trabalho para as forças norte americanas, não sei bem ao certo, mais me parece que aos arredores de Faluja, o tal individuo conseguiu barrar o avanço de tropas inclusive M1 Abrams, ele não visava os soldados, mais sim os sensores dos carros de combate, somente depois de 45 minutos os soldados americanos localizaram e mataram o atirador que estava em cima de uma torre.
Isso mostra a utilidade e um Sniper, imaginem varios deles.

Obs. Existem umas matérias muito boas no site Tropas de Elite, onde conta até sobre um lendario atirador Russo em um confronto contra um alemão na 2º. Guerra Mundial. :lol:

Seria o Vasily Zaitsev, o cara do filme "Enemy at the Gates"?

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Balena
Intermediário
Intermediário

#60 Mensagem por Balena » Dom Set 05, 2004 2:42 pm

ALFREDO ANDRÉ escreveu:.22 Magnum: Projétil 40 grains, energia na boca do cano (6 pol) – 27 Kg

Não conhecia acerca da existência desse cartucho, mas confesso que fiquei impressionado com a sua energia.

Sobre a pistola "Grendel P-30", pesquisei no Google e encontrei ótimas fotos.

Imagem
Pistola Grendel P-30 em sua caixa.

Imagem
Pistola Grendel P-30 mais carregador.

Imagem
Pistola Grendel P-30 com mira de ponto luminoso adaptada, repare "interruptor" adaptado com "fita-isolante" na empunhadura da arma.

Responder