NA Europa, parece já estar em curso um facelift.
O face lift do Megane já foi feito:
_________________________________________
Eu vou falar da minha experiência:
O meu primeiro carro, foi um Opel Corsa (alemão), dos primeiros, um 1.1 a gasolina (aliás tive todos a gasolina) e achava o carro fiável, mas muito austero, duro e desconfortável.
Depois tive um Renault 11, de seguida um Renault 19 e finalmente um Mégane 1.4 RT, dos antigos, igual a esse daí, e da mesma côr:
Nunca deram problemas, e fartaram-se de andar km, muitos deles em viagens longas a Espanha, de uma vez o meu velho Mégane foi até Tolouse, em França, e a única avaria que teve até eu o vender, já com 130.000 kmfoi por uma vez um vazamento de óleo na direcção assistida, coisa que com 150 € se arranjou.
Depois comprei um Citroen Picasso 1.6 com 110 CV que ainda tenho, e actualmente está nos 6 anos de idade e 70.000 km.
Nunca me deu problemas, já viajou de norte a sul da Península.
E actualmente tenho um segundo carro para as voltinhas, um japonês Mitsubishi Colt CZ3, de 1.1 e 75CV, igual e esse aí, mas cinzento escuro:
Nada a opor, muito bem equipado, motor vivo, muito económico.
Já chegou a ir a Sevilha no ano passado, e tem agora 20.000 km.
Na verdade nunca tive problemas, e por isso a minha opção foi pelo carros franceses.
Antes do Mitsubishi, a minha mulher teve um Peugeaut 206.
Ora eu não sei se os 206 no Brasil são iguais aos daqui, mas por cá não há notícia de que sejam maus carros, nem a gasóleo nem a gasolina e nas diversas motorizações.
Tivemos o carro comprado usado durante uns meses, e portou-se sempre muito bem.
__________________________
O meu cunhado comprou em 2004 um Honda Civic ICDTI novo.
Ora a Honda não tem tradições no gasóleo, e na verdade, apesar de ser Honda e japonês (embora construido na Europa) ele já teve um problema no Turbo, e outro na embraiagem, e o que lhe valeu foi que o carro ainda estava na garantia.
Por isso, o meu voto vai para os franceses.
Acho a VW muito sobrevalorizada.
Quanto à Citroen acho muito bonitos os novos C-4 Picasso, de 7 lugares, mas a preços proibitivos (o mais barato ronda os 31.000 €), e tem um equipamento fora de série, com 7 air-bags, os 2 bancos traseiros são rebatíveis para carga, em vez de serem retirados da viatura, e tem 2 ares condicionados separados. Tem 140 CV e portanto uma motorização comum para o carro que é.
Mas acho que para entender toda aqule elecrónica associada se tem que fazer formação primeiro
Para mim, actualmente este é
O monovolume, apesar de gostar muito do meu velho Cxara Picasso e de gostar também dos Renault Mégane Sénic