Alexandre Beraldi escreveu:tulio escreveu:cabeça de martelo escreveu:tulio escreveu: E a minha queridinha, um doce de atirar:
Túlio esta pistola-metrelhadora é Chilena? É que houve umas quantas a serem compradas por Portugal e segundo me disseram os carregadores estragam-se facilmente e não são as coisas mais suaves do mundo (apesar de reconhecerem também algumas qualidades).
Bueno, não vi disso...
As armas são Chilenas feitas sob licença pela Taurus e me parecem bem suaves ao disparar - pudera, são cerca de 1 kg mais pesadas que as MP5 - e com muitcho buenos agrupamentos, inclusive em burst.
Ademais, a filosofia de tiro Brasileira para a Segurança Pública - ao menos a parte civil - preconiza economia em tudo, não se desperdiça munição, não se força a arma, não se atira carregador vazio no chão, dia desses ainda não se vai poder nem atirar, POWS!!!
Fala Túlio Doideira,
Olha, a experiência que eu e meus colegas temos com esta arma não é das melhores...
Meus colegas da PM de SP informaram que é uma M... em termos de confiabilidade e resistência: houve casos de armas desmontarem nas mãos do pessoal durante os treinamentos (Fonte: um colega de turma que atualmente está no GATE/SP)... Assim como ocorreu com as pistolas Taurus PT-100, os primeiros lotes tiveram que ser devolvidos ao fabricante por não preencherem os requisitos mínimos de "usabilidade"...
De minha experiência prática (umas sessões de tiro junto com o pessoal da PC de MT e da PRF/MT), digo o seguinte: a arma é pesada, a precisão somente aceitável e a cadência de fogo automático é simplesmente impraticável... Talvez seja por que eu sou um viciado na MP5 A5... ou não!!!
O pessoal simplesmente redimensionou uma sub 9mm para o .40 e não procurou colocar um "amortecedor" (buffer) para reduzir a cadência, ou ainda nem sequer aumentou o peso do ferrolho para aumentar a inércia e reduzir a cadência... o que também aumentaria AINDA MAIS o peso desta arma... talvez por isso não se seguiu por este caminho, mas deixar a arma com uma cadência cíclica de mais de 1000 tpm... fala sério: vai ficar muito mais suscetível de deitar as raias do cano antes da hora, quebrar componentes por excesso de stress e ter problemas de alimentação/ejeção...
Para resumir: como desenhistas de armas os chilenos fazem um excelente vinho cabernet souvignom (eu particularmente gosto do Concha y Toro/Sunrise)...
Sério, melhor seria a Taurus ter buscado o design da H&K UMP, ou até da Colt 635 (com buffer), para fazer uma sub em calibre .40 para uso policial... Sairia melhor, mais leve, etc...
Bueno, a BM fala bem da arma, eu mesmo gostei - aliás, o peso, meu cupincha, é mais ou menos o mesmo da MT12, nunca ouvi queixa disso; para mim, está bom...
A cadência é indubitavelmente alta, lembres que eu postei que verdadeiras rajadas NÃO são recomendadas, prefere-se o burst de 2 disparos.
Ademais, torno a lembrar que a SP por aqui num atira tanto em treinamento, aqui se economiza no treinamento, o governo acha que este tipo de GASTO é desnecessário, ainda estão imbuídos daquelas idéias politicamente corretas dos anos 80 que preconizam ser melhor SÓ AMEAÇAR mas NÃO ATIRAR...
Assim, a kôza mais braba de acontecer por aqui é detonar uma arma por excesso de disparos - um cupincha que tenho no GATE referiu problemas com o ferrolho da MP5 mas, a bem da verdade, referiu também que NÃO A TROCARIA por outra...